ABS Hyundai Accent 2005 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 13 of 254

O SEU VEÍCULO NUM PISCAR DE OLHOS
B255A01A-GPT SÍMBOLOS INDICADORES NO PAINEL DE INSTRUMENTOS * Explicações detalhadas sobre estes itens podem ser consultadas na página 1-53.Indicador de Aviso de Assistência (SRI) do Sistema Suplementar de Limitação (SRS)(Se instalado)
Luz Avisadora do Sistema de Travagem ABS (Se instalado)
Luzes Avisadoras dos Indicadore de Direcção Luz Avisadora de Máximos Luz de Aviso de Pressão de Óleo Luz de Aviso do Nível do Óleo dos Travões / Travão de Mão Luz de Aviso do Sistema Eléctrico de Carga Luz de Aviso de Porta Mal Fechada
Luz de Aviso de Nível de Combustível Baixo Aviso Luminoso do Motor (Se instalado) Luz Avisadora do Cinto de Seguronça (Se instalado)
Inicador de Overdrive Desligado(Se instalado)
Luz Indicadora de Pré-aquecimento Motor Die-sel (Motor Diesel)
Luz Avis. do Filtro de Combustível(Motor Diesel)
Luz do Indicador do Imobilizador(Se instalado)

Page 64 of 254

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 51
B260A03A-GPT GRUPO DE INSTRUMENTOS E LUZES AVISADORAS Motor Gasolina
1. Tacómetro (Se instalado)
2. Indicadores luminosos de mudança de direcção
3. Velocímetro
4. Conta-quilómetros/Conta-quilómetros parcial/Computador de viagem(Se instalado)
5. Indicador do nivel de combustível
6. Indicador de temperatura
7. Luz avisadora do sistema suplementar de limitação SRS (Airbag)(Se instalado)
B260A02A
1
23 2
4 56
7891011121314 8. Luz avisadora do sistema de ABS(Se instalado)
9. Luz de aviso do sistema de imobilização do motor (Se instalado)
10. Luz avisadora de overdrive (Só caixa automática)
11. Luz avisadora de máximos
12. Luz avisadora de porta aberta
13. Luz avisadora do nível de óleo dos travões
14. Luz avisadora de sistema de carga da bateria 15. Luz Avisadora do cinto de segurança
(Se instalado)
16. Luz avisadora da pressão do óleo
17. Interruptor de reinicialização do conta- quilómetros parcial/Interruptor de
reposição de c omputador de viagem
(Se instalado)
18. Luz avisadora do nível de combustível baixo
19. Aviso luminoso do motor (Se instalado)
15 16 17 18 19

Page 65 of 254

1- 52 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B260B02A-GPT Motor Diesel
1. Tacómetro (Se instalado)
2. Indicadores luminosos de mudança
de direcção
3. Velocímetro
4. Conta-quilómetros/Conta-quilómetros parcial/Computador de viagem(Se instalado)
5. Indicador do nivel de combustível
6. Indicador de temperatura
7. Luz avisadora do sistema suplementar
de limitação SRS (Airbag) (Se instalado) B260B02A
123 2
4 56
789 1011121314151617
18 19
8. Luz avisadora do sistema de ABS
(Se instalado)
9. Luz de aviso do sistema de imobilização do motor (Se instalado)
10. Luz avisadora de máximos
11. Luz avisadora de porta aberta
12. Luz avisadora do nível de óleo dos travões
13. Luz avisadora de sistema de carga da bateria 14. Interruptor de reinicialização do conta-
quilómetros parcial/Interruptor de
reposição de c omputador de viagem
(Se instalado)
15. Luz avisadora da pressão do óleo
16. Luz avisadora de filtro do combustível
17. Luz avisadora do nível de combustível baixo
18. Luz indicadora de pré do motor diesel
19. Aviso luminoso do motor
(Se instalado)

Page 66 of 254

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 53
SB210C1-FP
INDICADOR DE AVISO DE
ASSISTÊNCIA (SRI) DO
SISTEMA SUPLEMENTARDE LIMITAÇÃO (SRS)
(Se instalado)
O indicador de aviso de assistência (SRI) do SRS acende-se e pisca du-rante cerca de 6 segundos depois de se ter girado a chave da ignição para a posição "ON" ou ligado o motor,devendo apagar-se depois. Esta luz tanbém se acende se o SRS não estiver a funcionar devidamente. Se o SRI não acender ou permanecer continuamente ligado depois de piscar por cerca de 6 segundos quando se gira a chave de ignição para a posição"ON" ou depois de ter ligado o motor, ou se acender durante a condução, deverá inspeccionar o SRS numconcessionáio Hyundai autorizado. SB210E1-FP
INICADOR DE OVER- DRIVE DESLIGADO (Só caixa automática)
Quando se liga o interruptor do Over- drive e está engrenada a 4ª velocidade, esta luz deve apagar. Por outro lado, deve acender quando sedesligao Overdrive. SB210G1-FP LUZES AVISADORAS DOS INDICADORE DE DIRECÇÃO
Estas setas verdes a piscar, indicam qual o indicador de direcção que está a funcionar. Se a seta acender mas não piscar ou piscar a um ritmo supe-rior ao normal ou não acender, é sinal que há algum problema no sistema dos indicadores. SB210J1-FP LUZ AVISADORA DE
MÁXIMOS
Esta luz acende quando se ligam os máximos ou na posição de sinais de luzes.
B260P02Y-GPT
LUZ AVISADORA DO SISTEMA DE TRAVAGEMABS (Se instalado)
Quando se liga a ignição, esta luz
deve acender e apagar-se passados alguns segundos. Se continuar acesa durante a condução normal, isto significa que há algum problema como sistema ABS. Se tal acontecer leve o seu carro a um concessionário Hyundai para ser inspeccionado omais brevemente possivel. O seu sistema normal de travagem
estará operacional mas sem a assistencia do ABS.
AVISO:
Se a luz ABS SRI e nível do óleo
dos travões/travão de mão ficar permanentemente acesa ou acender durante a condução, in-dica uma possível anomalia no E.B.D (Distribuidor Electrónico da Força Travagem). Se tal acontecerevite parar bruscamente e leve o veículo a um concessionário oficial Hyundai o mais rápido possível.!

Page 148 of 254

2- 16 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
AVISO:
O sistema de travões ABS não evitaré acidentes devido amanobras de condução impróprias e perigosas. Mesmo que o controlo do veiculo seja melhorado com osistema ABS em travagens de emergência, mantenha sempre uma distancia segura para osveículos de frente. A velocidade do veiculo deve ser sempre moderada em estradas decondições difíceis. As distancias de travagem em veículos equipados com o sistema anti-bloqueio das rodas são maiores do que em veículos sem este sistema nas seguintes condições:
o Condução em estradas em más condições, estradas com terra ou estradas cobertas de neve.
o Condução com correntes para o gelo.
o Condução em estradas em que a superfície da estrada é picadaou com alturas diferentes no asfalto.!
SC150A1-FP
CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
Pode economizar bastante
combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter umavelocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos. Tente ajustar a velocidade àvelocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações de velocidade desnecessárias.
Nestas estradas a condução deve
ser feita em velocidades reduzidas.A segurança de um veiculo equipado com o sistema ABS não deve ser testado em condução dealta velocidade ou em curvas. Este procedimento pode pôr em perigo a sua segurança bem como a deoutros.
C120A02A-APT SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI- BLOQUEIO (Se instalado) O sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) destina-se a evitar o bloqueiode uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muito irregulares. Um computador controlaa velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas. Nestas circunstências, numasituação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens. NOTA: Durante o funcionamento do sistema ABS, poderá sentir-se um ligeiro pulsar ou vibração no pedal dos travões, durante travagensbruscas ou quando o piso da estrada é muito irregular. Poderá também ouvir-se um ruido nocompartimento do motor. Estas situações são normais e indicam que o ABS está a funcionar emcondições.

Page 154 of 254

2- 22 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
C190E01A
C190E03A-GPT
LIMITE DE PESO DO ATRELADO
Lingueta decarge Peso total do
reboque
O peso nas linguetas pode ser aumentado ou diminuído redistribuindo o peso da carga no reboque. Para isso verifique o peso total da carga noreboque e o peso absorvido pela lingueta. NOTA:
1. Não deve carregar o atrelado com mais paso atrás do que à frente. Cerca de 60% da carga no atrelado deverá estar na metade da frente do atrelado e os restantes 40%atrás.
YC200D2-AP
CORRENTES DE SEGURANÇA
Se o gancho de ligação entre oreboque e o automóvel falhar, oreboque irá certamente desviar-se da sua faixa de rodagem pondo em perigo a circulação dos outrosveículos.Para evitar esta perigosa situação érecomendável o uso de correntes de segurança entre o automóvel e o reboque.
NOTA: Se rebocar um atrelado ou um veículo, o seu automóvel necessitará de um melhor e maisfrequente serviço de manutenção, devido ao peso adicional. Refira-se ao capitulo "Manutenção em condições de dificil utilizaçã", pág. 5-7.
CUIDADO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamente ao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado circulando por pisos inclinados (excedendo 12%) preste muitaAVISO no manómetro de temperautura de água no motor para se certificar de que o motornão aquece demasiado. Se o ponteiro do manómetro de temperatura se maver emdirecção a "H" (HOT), pare o carro e encoste rápidamente e mantenha o motor em ralentimaté arrefecer. Poderá seguir viagem uma vez o motor suficientemente arrefecido.
!

Page 176 of 254

PREVENÇÃO DE CORROSÃO E CUIDADOS NA APARÊNCIA 4- 5
Depois de retirar a água, seque o carro com uma camurça húmida queabsorve a água. A razão de secar o automóvel, é precisamente o de tirar toda a água possível que se encontraà superfície.Não esfregue, pois pode danificar apintura. Se encontrar qual-quer risco, use a pintura de retoque, prevenindo assim a corrosão. Para proteger a pintura do carro con- tra contaminação e corrosão deve limpar o seu Hyundai pelo menosuma vez por mês. Dê especial AVISO à remoção de sal, lama e outras substâncias por baixo do pára-lamas do seu carro. Certifique-se de que as saídas sob as portas estãodesobstruídas. A danificação da pintura pode ser causada pela acumulação de alcatrão, resina,insectos, etc., quando não removidos imediatamente. A lavagem do carro sómente com água limpa não ésuficiente, deve usar sempre um produto de limpeza próprio para carros. Depois de lavar o carro com oproduto deve passar o carro com água limpa. Não deixe o produto de limpeza secar na pintura do carro. SE040C1-FP
ENCERAR E POLIR
Lave e seque sempre o seu automóvel
antes de inicir a enceração ou o polimento. Use um produto comercial de boa qualidade e siga atentamenteas instruções do fabricante. O polish e a cera conservam tão bem quanto a pintura. SE040D1-FP QUANDO ENCERAR DE NOVO Só deve polir e encerar o automóvel, quando este já não contiver gotas deágua na superfície. Quando aplicar a cera, faça-o em superfície muito amplas. SE040E1-FP MANUTENÇÃO DOS PARACHOQUES Para manter uma boa aparência dos parachoques do seu Hyundai, deve observar as seguintes regras:
o Não deixe cair eléctrólito da bateria
sobre eles, se o fizer lave-os imediatamente com água limpa.
o Quando limpar os parachoques,
faça-o suavemente, eles sãofabricados em plástico macio e podem danificar-se. Não use produtos abrasivos. Recomenda-se o uso de soluções próprias ou de sabão suave.
o Não exponha os parachoques a altas temperaturas. Por exemplo, se o seu veículo for pintar,desmonte os parachoques antes do veículo entrar na estufa.
SE040B1-FP
PARA LIMPAR AS MANCHAS
Não utilize gasolina, dissolventes
fortes ou agentes corrosivos. Para tirar as manchas de alcatrão, use com cuidado óleo de Terebentina e um pano seco. Para retirar insectosmortos ou manchas de resina das árvores, use água quente e solução saponária suave. Esfregue comcuidado, sómente a mancha. Se a pintura perder o brilho, use um polish para a limpeza de automóveis.

Page 230 of 254

6- 42 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
G200C02A-GPT
DESCRIÇÃO DO PAINEL DOS FUSÍVEIS Compartimento do Motor (Motor Gasolina)
NOTA: A descrição do painel de fusíveis constante deste manual pode não se aplicar inteiramente ao seu veículo.
Estava correcta à data da publicação. Ao inspeccionar a caixa de fusíveis, convém consultar a etiqueta respectiva. HLC5027
ALT
BATTERY
LAMP
ECUIGN
RAD FAN BLOWER ABSABS
P/WDW
COND FAN CALIBRE DO
FUSÍVEL
120A50A 50A 20A 30A 20A30A30A30A30A20A Carga (Gerador)Fusível 6, 7, 8, 9, Fusível da buzina, Fusível da luz interiorFusível dos faróis, Fusível do farol de nevoeiro dianteiro,Relé da luz traseira, Fusível do lavador dos faróisRelé de controlo do motor, Gerador, Relé da bomba de combustível,Fusível da ECU #3
Alimentação da ignição, Relé de arranque
Controlo do ventilador do radiador
Controlo do ventiladorControlo do ABS, Ficha de purga do ABSControlo do ABS, Ficha de purga do ABS
Vidros eléctricos
Controlo do ventilador do condensador
LIGAÇÃO
FUSÍVEL
DESCRIÇÃOCOMPONENTES PROTEGIDOS

Page 232 of 254

6- 44 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
G200D02A-GPT
Compartimento do Motor (Motor Diesel)
ALT
BATTERY
LAMP
ECU (DSL) IGN
RAD FAN BLOWER ABS ABS
P/WDW
COND FAN HTRHTR
GLOW F/HTR
HLC5026 CALIBRE DO
FUSÍVEL120A50A 50A 30A 30A 20A30A30A30A30A20A60A30A80A30A Carga (Gerador)Fusível 6, 7, 8, 9, Fusível da buzina, Fusível da luz interiorFusível dos faróis, Fusível do farol de nevoeiro dianteiro,relé da luz traseira, Fusível do lavador dos faróisRelé de controlo do motor, gerador, Relé da bomba de combustível,Fusível da ECU #3
Alimentação da ignição, Relé de arranque
Controlo do ventilador do radiador
Controlo do ventiladorControlo do ABS, Ficha de purga do ABSControlo do ABS, Ficha de purga do ABS
Vidros eléctricos
Controlo do ventilador do condensadorAquecedor auxiliarAquecedor auxiliar
Relé da vela de aquecimento
Aquecedor de combustível
LIGAÇÃO
FUSÍVEL
DESCRIÇÃOCOMPONENTES PROTEGIDOS

Page 234 of 254

6- 46 FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
G200E01A-GPT Painel Interior
HLC5031 COMPONENTES PROTEGIDOS
Luz sinalizadora de emergências, Interruptor do farol de marcha-atrás, Interruptor da gama
da transmissão, Módulo de comutação da T/A e controlo do bloqueio da fechadura
ETACM, resistência de Pré-excitação, Painel de instrumentos, Temporizador do cinto de
segurança
Painel de instrumentosAirbagECM, Alavanca de comutação da T/A, Interruptor da gama da transmissão, Sensor docaudal de massa de ar, Sensor de velocidade do veículo, Sensor de água
Fechadura eléctrica da porta
Luz sinalizadora de emergências, ETACMLâmpada dos travões, Alavanca de comutação da T/A, Solenóide de interbloqueamento da
chave da T/A
Desembaciador do vidro traseiro
Farol dianteiro, Vidro eléctrico, Nivelamento dos faróis, Lavador dos faróis, ETACM, Farolde nevoeiro dianteiro, Controlo do ventilador, Lavador intermitente do vidro traseiro, Relé dofiltro de combustível
Limpa/lava pára-brisas dianteiroAquecedor dos assentos
Controlo do ABS, purga do ABSRelógio digital, Comutação da T/A e módulo de controlo da fechaduraIsqueiro
Retrovisor exterior eléctrico
Desembaciador do vidro traseiro e do retrovisor exterior
Limpa-vidros traseiro
FUSÍVEL
CALIBRE DO FUSÍVEL
10A 10A 10A 15A 10A10A 10A 10A20A 10A20A 20A10A10A15A10A10A20A
FUSÍVEL
1 2 3 4 56 7 89
10 11 12131415161718

Page:   1-10 11-20 next >