Hyundai Accent 2007 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 201 of 307

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
18
Tipos de sons de aviso
o Quando um objecto está a uma distância de 120 cm a 81 cm do pára-choques traseiro: Besouro intermitente
o Quando um objecto está a uma
distância de 80 cm a 41 cm do pára-choques traseiro: Besouro com bips mais frequentes
o Quando um objecto está a uma distância de 40 cm do pára-choquestraseiro: Besouro com som contínuo.
Situações de não Operacionalidade do Sistema deAviso de Marcha-atrás O sistema de aviso de marcha-atrás poderá não funcionar correctamente quando: 1. A humidade tiver congelado o sen-
sor. (Voltará a funcionar normalmente quando a humidade derreter.)
2. O sensor estiver coberto com matérias estranhas, como porexemplo neve ou água, ou se a cobertura do sensor estiverbloqueada. (Voltará a funcionar normalmente quando as matérias estranhas forem removidas ou osensor deixar de estar bloqueado.)
3. Estiver a conduzir em estradas com superfícies irregulares (estradas não pavimentadas, gravilha, piso irregu- lar, ladeiras).
4. Quando existirem nas proximidades objectos que produzam ruídoexcessivo (buzinas de veículos,motores de motociclos ruidosos ou travões a ar de camiões) que possam interferir com ofuncionamento do sensor.
5. Durante chuvas fortes ou pulverização de água.
6. Existirem transmissores de rádio
ou telemóveis junto do sensor. 7. O sensor esteja coberto com neve.
8. Estiver a rebocar um atrelado.
A distância de detecção pode ser reduzida quando:
1. O sensor estiver manchado com matérias estranhas, tais como neve ou água. (A sensibilidade voltará ao normal quando forem removidasessas matérias)
2. A temperatura do ar exterior estiver demasiado quente ou demasiadofria.
Os seguintes objectos poderão não ser reconhecidos pelo sensor:
1. Objectos afiados ou estreitos tais como cordas, correntes ou mastros de pequenas dimensões.
2. Objectos, que tenham tendência a absorver as frequências emitidaspelo sensor tais como vestuário emateriais esponjosos ou neve.
3. Objectos não detectáveis com tamanho inferior a 1 m e com um diâmetro inferior a 14 cm.

Page 202 of 307

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
19
CUIDADO:
1. O aviso de marcha-atrás poderá não soar de forma sequencial consoante a velocidade e forma dos objectos detectados.
2. O sistema de aviso de marcha- atrás poderá não funcionarcorrectamente se a altura do pára-choques ou a instalação do sensor tiverem sido alteradas ou danificadas. Qualquerequipamento ou acessório não instalado na fábrica poderá interferir com o funcionamento do sensor.
3. O sensor poderá não reconhecer objectos que estejam a umadistância inferior a 40 cm do sen- sor, ou o sensor poderá detectaruma distância incorrecta. Tenha cuidado.
4. Quando o sensor estiver congelado ou coberto com neve, sujidade ou água, o sensor poderá nãofuncionar até que essas matérias sejam removidas devendo para isso utilizar um pano macio.
5. Não empurre, risque ou bata no sensor. Poderá danificar o sensor. CUIDADO:
Este sistema só pode detectarobjectos que estejam dentro da sua área de detecção. Não pode detectar objectos localizados noutras áreasnão cobertas pelos sensores. Igualmente, os objectos pequenos ou estreitos, tais como mastros ouobjectos localizados entre os sensores poderão não ser detectados pelos sensores. Verifique sempre o espaço atrás do veículo ao fazer uma manobra de marcha-atrás.Certifique-se de que informa outroscondutores do veículo que possamnão estar familiarizados com o sistema sobre as suas capacidades e limitações.A garantia do seu novo veículo nãocobre quaisquer acidentes ou danosao veículo ou aos seus ocupantes devidos a qualquer avaria do sistema de aviso de marcha-atrás. Conduzasempre em segurança e com cuidado.
!!!AVISO:
Preste grande atenção quando
conduzir o veículo junto a objectos na estrada, especialmente pedestres e particularmente crianças. Tenha em atenção que alguns objectospoderão não ser detectados pelos sensores, devido à distância a que se encontram, à sua dimensão ouaos materiais de que são feitos, que podem limitar a eficiência do sen- sor. Faça sempre uma inspecçãovisual para se certificar de que não existem obstruções antes de deslocar o veículo em qualquer direcção.
NOTA: Se não ouvir nenhum som de aviso
ou se o besouro estiver a emitir um som intermitente quando estiver afazer uma passagem de caixa para a posição "R" (marcha-atrás), isto poderá indicar uma avaria nosistema de aviso de marcha-atrás. Se esta situação ocorrer, solicite a verificação do seu veículo por umconcessionário autorizado Hyundai, o mais rapidamente possível.

Page 203 of 307

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
20
Se, depois desta operação, os travões não voltarem ao normal,pare assim que puder, como medida de segurança, chame o seu serviço HYUNDAI para lhe resolver oproblema.
o Não desça um piso muito inclinado sem ter uma mudança engrenada, pois pode ser perigoso. Use os travões para diminuir a ve-locidade e meta uma mudança mais baixa para que, desta forma, possa utilizar a capacidade de travagemdo motor.
o Não conduza com o pé "em cima" do pedal do travão. Descansar opé em cima do pedal do travão pode ser perigoso pois pode resultar num sobreaquecimento dostravões e, consequentemente, na perda de eficiência. Além disso, faz com que o tempo de duraçãodos componentes seja encurtado.
o Se tiver um furo enquanto fôr a conduzir, carregue suavemente no travão e mantenha o carro alinhado enquanto abranda. Quandoa velocidade já fôr suficientemente lenta para uma total parar em segurança, encoste á berma e estacione o carro num local seguro.
o Se o carro estiver equipado com
caixa de velocidades automática,não o deixe deslizar lentamente
quando parar, trave-o.
o Quando parar num piso inclinado, tenha cuidado. Engrene a mudança na posição "P" ( para caixas automáticas ) ou em 1ª, se a caixafôr manual e utilize o travão de mão. Se fôr numa curva a descer, vire as rodas para o lado de forada estrada de modo a manter o veículo fora da via de rodagem e pará-lo. Na mesma situação, masnuma recta, deve pôr um calço nas rodas para as bloquear.PRÁTICAS PARA UMA BOA TRAVAGEM
SC140A1-FP
o Depois de ter estado parado, certifique-se de que o travão de mão não ficou accionado e que a luz do indicador do travão de mão seapagou, antes de iniciar a condução.
o Conduzir por cima da água pode
humedecer os travões. Tambémpodem ficar húmidos quando o carro é lavado. Os travões húmidos não são fiáveis!! Com os travõesmolhados, o seu carro não travará tão bem quanto o desejável e, além disso, podem bloquear.Para secar os travões, deve pressionar o pedal suavemente, repetidas vezes, até que os travõesvoltem ao normal, tendo o cuidado, durante esta operação, de manter o carro sob control.
!AVISO:
Não deverá transportar nada na
tampa da bagageira, por tràs do banco traseiro, pois caso haja um acidente ou uma travagem brusca,os objectos podem ser projectados para a frente do veículo e causar sérias lesões aos ocupantes.

Page 204 of 307

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
21
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir- lhes eficácia, levando ás maissérias consequências.
o Tenha sempre a preocupação de
verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus.Reveja a pressão dos pneus pelomenos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto podecausar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível. o Mantenha o seu automóvel em boas
condições. Para uma maior economia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço maiscuidado de limpeza ou prevençãode materiais corrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. É especialmente importante queresíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parte inferior do carro, pois este pesoextra pode levar a um maior consumo de combustível e também pode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso possível. O peso é um inimigopara a economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para além do tempo necessário.CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
SC150A1-FP Pode economizar bastante
combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem trave bruscamente, tente manter uma velocidade constante. Nãoacelere com semáforos vermelhos. Tente ajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assimnão precisar de fazer alterações de velocidade desnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfegocongestionado. Mantenha-se sempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitartravar repentinamente, o que causará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade moderada. Quanto mais depressa conduzir, mais combustível gasta.Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto- estradas, é uma das formas maiseficazes de economizar combustível.

Page 205 of 307

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
22CONDUÇÃO DE INVERNOADERÊNCIA NAS CURVAS
SC160A1-FP Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus. SC170A1-FP No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos:
Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte aligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período deaquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancarcom o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimento prévio, durantealgum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços em mudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigálo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida quando utilizado.

Page 206 of 307

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
23
SC170C1-FP
UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE
O seu HYUNDAI vem provido de
fábrica com anticongelante de alta qualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de anticongelante quedeve ser utilizado porque previne a óxidação dos componentes do sistema de refrigeração, lubrifica abomba de água e evita o congelamento. Verifique sempre o nível do anticongelante, de acordocom as instruções do Capítulo 5. Antes de começar o inverno, deve
rever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente as temperaturas do inverno. SC170D1-FP CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mentea bateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificadopelo seu serviço HYUNDAI. SC170F1-FP VERIFIQUE AS VELAS E O SISTEMA DA IGNIÇÃO Verifique as velas como é indicado na Capítulo 6 e substitua-as se necessário. Verifique também, todosos cabos e componentes do sistema de ignição, para prevenir qualquer dano.
SC170E1-FP MUDE O ÓLEO PARA UM ÓLEO DE INVERNO, SE NECESSÁRIO Em alguns climas, é recomendável, usar durante o inverno, um óleo comíndice de viscosidade mais baixa. Para recomendações consulte o Capítulo 9. Caso não saiba que tipode óleo deve usar, consulte o seu representante HYUNDAI.
NOTA: O uso de correntes não é permitido
em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cada localidade sobre o assunto.
C160B01A-GPT
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios paraa neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurançada viatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante a desaceleração, trave com o motor. Travagens bruscas na neve ou nogelo podem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distânciasuficientemente segura em relação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre queas correntes dão mais força ao veículo mas não impedem de perder a aderência.

Page 207 of 307

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
24
C160G02A-APT Para evitar o congelamento das fechaduras Para evitar o congelamento as fechaduras, aplicar um fluidodescongelante aprovado ou glicerina na ranhura da fechadura. Se a fechadura estiver coberta de gelo,pulverizá-la com um fluido descongelante aprovado para remover o gelo. Se a fechadura estivercongelada internamente, poderá descongelá-la utilizando uma chave aquecida. Manobrar a chave aquecidacom cuidado para evitar queimar ou dedos. NOTA: A temperatura de utilização da chave equipada com imobilizador éde -40°C a +80°C. Se aquecer a chave equipada com imobilizador a mais de +80°C para abrir umafechadura congelada, poderá provocar danos no transmissor existente no seu interior. SC170I1-FP
NÃO DEIXE O TRAVÃO DE MÃO CONGELAR ACCIONADO
Sob certas condições, o travão de
mão pode vir a congelar, impedindo o mecanismo de trabalhar. Esta situação acontece facilmente quando há uma acumulação de neve ou geloperto dos tambores de travão traseiros ou quando o sistema está húmido/ molhado. Se achar que o travão demão pode vir a congelar, utilize-o temporáriamente, enquanto põe o se- lector de mudanças na posição "P"(caixa automática) ou na 1ª ou em marcha atràs (caixa manual), bloqueando as rodas para que o carronão se mova. Pode então, inactivar o travão de mão.
SC170H1-FP
UTILIZE SÓ ANTICONGELAN- TES APROVADOS PARA OS LIMPAPARABRISAS
Mantenha a água dos limpa-
parabrisas com anticongelantes aprovados, de acordo com as instruções de utilização. O anticonge- lante dos limpa-parabrisas encontra-se à sua disposição nos concessionários HYUNDAI e na maioria das lojas de peças para automóveis.Não utilize anticongelante de motor, pois pode danificar os acabamentos.

Page 208 of 307

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
25USO DE LUZES
SC190A1-FP Para o correcto funcionamento, verifique regularmente todas as luzes do seu automóvel, mantendo-as sempre limpas. Em dias de poucavisibilidade, ligue os mínimos para o ajudar na condução. Lembre-se de que deve vêr e ser visto.
SC170K1-FP
EQUIPAMENTO DE EMERGÊNCIA
Dependendo da severidade do clima, deve sempre levar equipamento de emergência adequado. Alguns dos elementos imprescindíveis são:correntes, cabos para reboque, lanterna, luzes de emergência, pá, limpa vidros, luvas, roupa de trabalho,quebra-neve, martelo, cobertor, etc. SC180A1-FP Inspecção antes de uma viagem:
1. Pneus: Verifique a pressão dos pneus para viajar a auto-estrada. A baixa pressão dos pneus ocasiona-lhessobreaquecimento e a possibilidade de rebentamento. Evite a utilização de pneus já gastos, pois podem perdera aderência e até mesmo rebentar. NOTA: Nunca exceda a pressão do ar indicada no pneu.
2. Combustível, refrigerante do
motor e óleo:
Conduzir a alta velocidade implica um consumo 1.5 vezes maior que o dacondução urbana. Não se esqueça de verificar, tanto o óleo como o refrigerante do motor.
3. Correia do ventilador: A correia solta ou danificada pode provocar o sobreaquecimento do mo- tor.
SC170J1-FP
NÃO DEIXE ACUMULAR GELO OU NEVE POR BAIXO DO CARRO
Em algumas condições, pode acumular-se neve ou gelo por baixodos guarda lamas, o que poderá interferir no sistema da direcção. É possível acontecer quando ascondições climatéricas são muito se- veras, nesse caso, convém verificar periódicamente se não existenenhuma obstrução aos componentes do sistema de direcção. VIAGENS EM AUTO- ESTRADAS

Page 209 of 307

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
26REBOCAR UM ATRELADO OU UM VEÍCULO
YC200A1-AP Se tenciona rebocar com o seu veículo, certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais em vigorno país.
CUIDADO:
Não realize nenhuma actividade de
reboque durante os primeiros 2,000Kms. Se não respeitar esteprocedimento, poderá provocar sérios danos no motor e transmissão de seu automóvel.
! YC200B2-AP
GANCHOS PARA REBOQUE
Selecione o gancho e a articulação de encaixe certificando-se da compatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como noreboque. Utilize um gancho não equalizador que tenha a lingueta de carga centrada uniformemente, emrelação ao chassis de veículo.O gancho deve ser encaixado nocarro com toda a segurança pelo quedeve ser instalado por um técnico qualificado. NÃO UTILIZE GANCHOS PARA INSTALAÇZÃOTEMPORÁRIA UEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA-CHOQUES. YC200C2-AP
TRAVÕES DE REBOQUE
Se o seu reboque está equipado com
um sistema de travões certifique-se de que está em conformidade com asregulamentações locais e assegure- se de que está devidamente instalado e a funcionar correctamente. NOTA: Se rebocar um atrelado ou um
veículo, o seu automóvel necessitará de um melhor e mais frequente serviço de manutenção, devido ao peso adicional.
Refira-se ao capitulo "Manutenção
em condições de dificil utilizaçã",pág. 5-7.
CUIDADO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamenteao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado circulando por pisos inclinados(excedendo 6%) preste muita AVISO no manómetro de temperautura de água no motorpara se certificar de que o motor não aquece demasiado. Se o ponteiro do manómetro detemperatura se maver em direcção a "H" (HOT), pare o carro e encoste rápidamente emantenha o motor em ralentim até arrefecer. Poderá seguir viagem uma vez o motorsuficientemente arrefecido.
!

Page 210 of 307

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
27
C190E02JM
C190E01JM
2. O peso bruto total do veículo
com o atrelado não deve exceder a repartição do peso bruto do veículo (GVWR) indicado na placa de identificação do veículo (ver pág. 8-2). O peso bruto totalcarga, gancho, lingueta de carga e outro equipamento opcional.
3. O peso do eixo frontal ou traseiro nunca deverá exceder a repartiçãodo peso bruto sobre cada eixo (GAWR) indicado na placa deidentificação do veículo (ver pág. 8-2). É possível que o peso da carga a rebocar não exceda oGVWR mas exceda o GAWR.Peso bruto
da barra Peso bruto
de veículo
C190E01MC-GPT LIMITE DE PESO DO ATRELADO O peso nas linguetas pode ser aumentado ou diminuído redistribuindo o peso da carga no reboque. Para isso verifique o peso total da carga noreboque e o peso absorvido pela lingueta. NOTA:
1. Não deve carregar o atrelado com
mais paso atrás do que à frente. Cerca de 60% da carga no atrelado deverá estar na metade da frente do atrelado e os restantes 40%atrás.
YC200D2-AP
CORRENTES DE SEGURANÇA
Se o gancho de ligação entre oreboque e o automóvel falhar, o reboque irá certamente desviar-se da sua faixa de rodagem pondo emperigo a circulação dos outros veículos. Para evitar esta perigosa situação é recomendável o uso de correntes de segurança entre o automóvel e o reboque.Lingueta de carge Peso total do
reboque

Page:   < prev 1-10 ... 161-170 171-180 181-190 191-200 201-210 211-220 221-230 231-240 241-250 ... 310 next >