TOYOTA PROACE CITY VERSO 2019 Manual de utilização (in Portuguese)

Page 141 of 272

141
Condução
6
â–º Assuma imediatamente o controlo do veículo: o sistema não consegue gerir a situação atual."Ativação recusada, condições inadequadas". O sistema recusa a ativação do controlo da velocidade de cruzeiro, uma vez que as condições necessárias não estão reunidas.
Função de paragem
"Cruise control paused" (durante alguns segundos).O sistema parou completamente o veículo e mantém-no imobilizado: o controlo da velocidade de cruzeiro está suspenso.O condutor tem de acelerar para o veículo iniciar a marcha e, de seguida, reativar o controlo da velocidade de cruzeiro.
Limites de utilização
O controlo da velocidade de cruzeiro funciona de dia e de noite, em nevoeiro ou chuva moderada.Algumas situações não podem ser geridas pelo
sistema e requerem a intervenção do condutor.Elementos não detetados pelos sistema:– Peões, alguns ciclistas, animais.– Veículos estáticos (trânsito congestionado, avaria, etc.).

– Veículos a atravessar a sua faixa de rodagem.– Veículos a circular na direção oposta.Situações nas quais o condutor deve suspender o controlo da velocidade de cruzeiro:

– Curvas apertadas. – Quando se aproxima de uma rotunda.

– Quando circular atrás de um veículo estreito.Reative o controlo da velocidade de cruzeiro quando as condições assim o permitirem.Situações nas quais o condutor é advertido para retomar imediatamente o controlo:– Desaceleração excessiva do veículo que circula à sua frente.


– Quando um veículo passar subitamente para a sua frente.
WARNI NG
Preste muita atenção:– Quando existirem motociclos e veículos intercalados ao longo da faixa de rodagem.– Quando entrar num túnel ou atravessar uma ponte.
WARNI NG
Se ocorrer uma das avarias que se seguem, não utilize o sistema:– A seguir a um impacto no para-brisas perto da câmara.– As luzes dos travões não estão a funcionar.

Page 142 of 272

142
WARNI NG
Se o veículo tiver alguma das alterações que se seguem, não utilize o sistema: – Transportar objetos compridos nas barras no tejadilho.– Rebocar.– Parte da frente do veículo alterada (por exemplo, faróis ou pintura do para-choques da frente).
Avaria
Em caso de avaria do controlo da velocidade de cruzeiro são exibidas setas em vez da velocidade definida.Esta luz de aviso acende, sendo acompanhada por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã para indicar que existe uma avaria no sistema.Para que o sistema seja inspecionado por um TOYOTA concessionário ou oficina autorizada.
NOTIC E
O controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo é desativado automaticamente se for detetada a utilização de um pneu de reserva compacto ou em caso de avaria da luz do travão lateral ou das luzes dos travões do atrelado (atrelados aprovados).
Velocidades memorizadas
Esta função, utilizada apenas para o limitador de velocidade e controlo da velocidade de cruzeiro programável, permite-lhe memorizar a velocidade que será, subsequentemente, proposta como velocidade para estes 2 sistemas.Pode memorizar várias velocidades para cada um dos dois sistemas.Por defeito, algumas velocidades já estão memorizadas.
WARNI NG
Como medida de segurança, o condutor só pode engrenar outra velocidade quando estiver parado.
Alterar a velocidade definida
Em Driving / Veículo menu do ecrã tátil, selecione "Acessos rápidos" de seguida "Configurações da velocidade memorizada".
tecla "MEM"


Com esta tecla pode selecionar uma velocidade memorizada para utilizar com o limitador de velocidade ou controlo da velocidade de cruzeiro.Para mais informações sobre Limitador de velocidade ou Controlo da velocidade de cruzeiro programável, consulte a respetiva secção.

Page 143 of 272

143
Condução
6
Active Safety Brake
com Alerta de Risco de
Colisão e assistência
inteligente à travagem de
emergência
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.

Este sistema permite:– que o condutor seja avisado que o seu veículo está em risco de colisão com o veículo à sua frente,– é possível evitar uma colisão ou atenuar a gravidade da colisão reduzindo a velocidade.Este sistema é composto por 3 funções:– Alerta de Risco de Colisão,– Assistência inteligente à travagem de emergência– Active Safety Brake (travão de emergência automático).

O veículo tem uma câmara na parte superior do para-brisas.
W ARNI NG
Este sistema não substitui a vigilância por parte do condutor.Este sistema foi concebido para auxiliar o condutor e melhorar a segurança na estrada.É da responsabilidade do condutor monitorizar continuamente o estado do trânsito e cumprir com as normas de circulação.
NOTIC E
Assim que o sistema detetar um obstáculo potencial, prepara o circuito de travagem para o caso de ser necessária uma travagem automática. Isto pode provocar um ligeiro ruído e leve sensação de desaceleração.
Condições de
funcionamento e limites
O sistema ESC não pode ter nenhum tipo de problema.Os sistemas DSC/ASR não podem estar desativados.Todos os passageiros têm de ter os cintos de segurança colocados.É necessário circular a uma velocidade constante em estradas com poucas curvas.Nos casos que se seguem, é recomendável desativar o sistema através do menu das configurações do veículo:– rebocar um atrelado,– transportar objetos compridos nas barras no tejadilho,– com correntes instaladas,– antes de utilizar uma máquina de lavagem automática com o motor em funcionamento,– antes de colocar o veículo num banco de rolos numa oficina,– veículo rebocado, motor em funcionamento,
– A seguir a um impacto no para-brisas perto da câmara de deteção.

Page 144 of 272

144
NOTIC E
O sistema é automaticamente desativado se detetar a utilização de um pneu de reserva compacto (diâmetro mais pequeno).Este sistema é automaticamente desativado após a deteção de uma falha no interruptor do pedal do travão ou com, pelo menos, 2 luzes dos travões.
WARNI NG
É possível que os avisos não seja emitidos, que sejam tardios ou injustificados.Consequentemente, mantenha sempre o controlo do veículo e esteja preparado para reagir a qualquer momento a fim de evitar um acidente.
WARNI NG
Após um impacto, o funcionamento é interrompido automaticamente. Contacte um TOYOTA concessionário ou uma oficina devidamente qualificada para que esta proceda a uma verificação do sistema.
Alerta de Risco de Colisão
Avisa o condutor que o veículo está em risco de colisão com o veículo que circula à sua frente ou um peão que está na sua faixa de rodagem.
Funcionamento
Dependendo do nível de risco que for detetado pelo sistema e o nível de alerta escolhido pelo condutor, existem vários níveis de alerta que podem ser ativados e exibidos no painel de instrumentos.Estes levam em consideração a dinâmica do veículo, velocidade do seu veículo e do veículo que circula à sua frente, condições ambientais e estado do veículo (curva, utilização dos pedais, etc.) para despoletar o alerta no melhor momento.Nível 1 (cor de laranja): apenas alerta visual que sinaliza que o veículo à sua frente está muito próximo.A mensagem "Veículo próximo" é exibida.Nível 2 (vermelho): alerta visual e sonoro
que sinaliza que a colisão é iminente.A mensagem "Trave!" é exibida.Nível 3: finalmente, em alguns casos, um alerta tátil sob a forma de uma micro-travagem que confirma o risco de colisão.
NOTIC E
Quando a velocidade do seu veículo for demasiado elevada e se aproximar do veículo que circula à sua frente, o 1º nível do alerta
pode não ser exibido: o 2º nível do alerta pode ser exibido diretamente.Importante: o nível 1 do alerta nunca é exibido para um obstáculo estático ou quando "Próximo" nível de alerta tiver sido selecionado.
Alterar o limite de ativação do alerta
Este limite determina como pretende ser avisado da presença de veículos em movimento ou estáticos à sua frente ou de um peão na sua faixa de rodagem.O limite atual pode ser alterado através do menu de configuração do veículo.Pode selecionar 1 dos 3 limites predefinidos:– "Distante",– "Normal",– "Próximo".O último limite selecionado é memorizado quando desligar a ignição.
Assistência inteligente à
travagem de emergência
Se o condutor travar mas esta travagem não for suficiente para evitar uma colisão, este sistema presta uma travagem suplementar dentro dos limites da física.Esta assistência só será prestada se pressionar o pedal do travão.

Page 145 of 272

145
Condução
6
Active Safety Brake

Esta função, também denominada como travagem de emergência automática, interfere a seguir aos alertas no caso do condutor não reagir suficientemente depressa e não acionar os travões do veículo.
O seu objetivo é reduzir a velocidade do impacto ou evitar a colisão quando o condutor não reagir.
Funcionamento
O sistema entra em funcionamento mediante as seguintes condições:– A velocidade do veículo não é superior a 60 km/h (37 mph) quando é detetado um peão.
– A velocidade do veículo não é superior ad 80 km/h (50 mph) quando é detetado um veículo imóvel.– A velocidade do veículo está entre 10 km/h e 85 km/h (6 mph and 53 mph) quando for detetado um veículo em movimento.Esta luz de aviso começa a piscar (cerca de 10 segundos) assim que a função estiver a atuar sobre os travões do veículo.Com caixa de velocidades automática e em caso de travagem de emergência automática e até que o veículo pare completamente, mantenha o pedal do travão pressionado para evitar que o veículo se mova novamente.Com caixa de velocidades manual e em caso de travagem de emergência automática e até que o veículo pare completamente, o motor pode ir abaixo.
NOTIC E
O condutor pode manter o controlo do veículo sempre que assim o pretender movendo subitamente o volante da direção e/ou pressionando o pedal do acelerador.
NOTIC E
Pode sentir a intervenção da função através
de uma ligeira vibração do pedal do travão.Se o veículo parar completamente, a travagem automática mantém-se durante 1 a 2 segundos.
Desativação/Ativação
Por predefinição, o sistema é ativado automaticamente sempre que colocar o motor em funcionamento.Este sistema pode ser desativado ou ativado através do menu de configurações do veículo.A desativação do sistema é assinalada pela iluminação do indicador, sendo esta acompanhada de uma mensagem.
Avaria
Em caso de avaria do sistema, esta luz de aviso acende no painel de instrumentos, sendo acompanhada de uma mensagem e de um sinal sonoro.Contacte um TOYOTA concessionário ou uma oficina devidamente qualificada para que esta proceda a uma verificação do sistema.Se estas luzes de aviso acenderem depois de desligar o motor e o voltar a colocar em funcionamento,
contacte um TOYOTA concessionário ou uma oficina devidamente qualificada para que esta proceda a uma verificação do sistema.

Page 146 of 272

146
Alerta ativo de
transposição involuntária
de linha
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.Utilizando uma câmara que está na parte superior do para-brisas para identificar as linhas da faixa de rodagem e as extremidades da estrada (dependendo da versão), o sistema corrige a trajetória do veículo enquanto alerta o condutor se for detetado o risco de, inadvertidamente, atravessar uma linha ou de subir a berma (dependendo da versão).Este sistema é particularmente útil em autoestradas e estradas principais.

Condições de
funcionamento
– A velocidade do veículo tem de estar entre 65 e 180 km/h (40 e 112 mph).– A faixa de rodagem tem de estar delimitada por linhas.– O condutor deve agarrar o volante da direção com ambas as mãos.
– A alteração da trajetória tem de ser acompanhada do funcionamento dos indicadores de direção.– O sistema ESC tem de estar ativado e não pode ter nenhum tipo de problema.
WARNI NG
O sistema ajuda o condutor apenas quando houver perigo do veículo, inadvertidamente,
oscilar dentro da sua faixa de rodagem. Este sistema não gere a distância de segurança, velocidade do veículo nem os travões.O condutor deve agarrar o volante da direção com ambas as mãos de uma forma que permita manter o controlo em circunstâncias em que o sistema não pode intervir (por exemplo, se a linha delimitadora desaparecer).
Funcionamento
Assim que o sistema identificar que existe risco do veículo, inadvertidamente, atravessar uma das linhas delimitadoras ou se detetar o limite da faixa de rodagem (por ex. separador em relva), faz a correção necessária para reposicionar o veículo na sua trajetória inicial.O condutor vai sentir um ligeiro movimento do volante da direção.Esta luz de aviso pisca durante a correção da trajetória.
NOTIC E
O condutor pode evitar a correção da trajetória agarrando o volante da direção com firmeza (por ex. durante uma manobra).A correção será interrompida se os indicadores de direção forem acionados.


Enquanto os indicadores de direção estiverem em funcionamento e alguns segundos depois de os desligar, o sistema considera qualquer alteração à trajetória como sendo voluntária e não fez nenhum tipo de correção.
WARNI NG
Se o sistema detetar que o condutor está a agarrar o volante da direção com firmeza suficiente durante uma correção automática da trajetória, esta será interrompida. É
emitido um alerta para incentivar o condutor a retomar o controlo do veículo.

Page 147 of 272

147
Condução
6
Situações de condução e alertas relacionados
O quadro abaixo descreve os alertas e mensagens exibidos nas diferentes \
situações de condução.Estes alertas não são exibidos sequencialmente.
Estado da funçãoIndicadorMostrador e/ou mensagem associadaComentários
OFF (desligado)



(cinzento)
Função desativada.
ON (ligado)

(cinzento)
Sistema ativo, condições não reunidas:– velocidade inferior a 65 km/h (40 mph),– não são reconhecidas linhas delimitadores da faixa de rodagem,– sistemas ASR/DSC desativado ou funcionamento do sistema ESC é ativado– condução "desportiva".
ON (ligado)



(cinzento)
Desativação automática/standby da função (por exemplo, devido a deteção de oscilação do atrelado ou utilizaçã\
o de um pneu de reserva compacto fornecido juntamente com o veículo).
ON (ligado)

(verde)
Deteção das linhas delimitadoras da faixa de rodagem.Velocidade superior a 65 km/h (40 mph).
ON (ligado)



(laranja)/(verde)
O sistema corrige a trajetória do lado em que existe risco de, inadvertidamente, atravessar a delimitação (linha cor
de laranja).

Page 148 of 272

148
Estado da funçãoIndicadorMostrador e/ou mensagem associadaComentários
ON (ligado)




(laranja)/(verde)"Segure o volante"
– Se, enquanto corrige a trajetória, o sistema detetar que o condutor está a agarrar o volante da direção há alguns segundos, interrompe a correção e devolve o controlo ao condutor.– Se, durante a correção da trajetória o sistema determinar que esta correção não é suficiente e que o veículo vai atravessar uma linha contínua (linha cor de
laranja): o condutor é avisado de que tem de fazer uma correção adicional à trajetória.A duração dos avisos sonoros aumenta se fizer várias correções seguidas. Os avisos tornam-se contínuos e persistentes até que o condutor atue.Esta mensagem também pode ser exibida se tiver as mãos no volante da direção.
Limites de utilização
O sistema entra automaticamente em standby nos casos que se seguem:– ESC desativado ou funcionamento ativado,– velocidade inferior a 65 km/h (40 mph) ou superior a 180 km/h (112 mph),– ligação elétrica de um atrelado,– foi detetada a utilização de um pneu de reserva compacto (uma vez que a deteção não é imediata, recomendamos que desative o sistema),– foi detetado um estilo de condução dinâmica, pressão sobre o pedal do travão ou acelerador,
– condução em áreas onde não existem linhas delimitadoras,– ativação dos indicadores de direção,– atravessar uma linha interior numa curva,– em curva apertada,– detetada inatividade por parte do condutor durante a correção.
NOTIC E
Durante uma correção, se o condutor estiver inativo (não está a segurar o volante da direção há mais de 10 segundos), aparece
uma mensagem de aviso.Se o condutor continuar inativo (não está a segurar o volante da direção há mais de 2 segundos), a correção é interrompida.

Page 149 of 272

149
Condução
6
WARNI NG
As situações que se seguem podem interferir com o funcionamento do sistema ou impedir que este seja ativado:– contraste insuficiente entre a superfície da estrada e as bermas (por ex. sombra),– linhas delimitadoras desgastadas, ocultas (neve, lama) ou várias linhas (obras na estrada, etc.),– circular perto do veículo que circula à sua frente (as linhas delimitadoras podem não ser detetadas),– estradas que são estreitas, sinuosas, etc.
Risco de utilização não pretendida
Recomendamos a desativação do sistema nas situações que se seguem:– condução em superfícies de estrada danificadas, instáveis ou escorregadias (gelo),– condições meteorológicas desfavoráveis,– conduzir num circuito de velocidade,
– quando circular numa estrada com pedras soltas.
Desativação / Ativação


â–º Pressione esta tecla para desativar / reativar o sistema em qualquer momento. A desativação é assinalada pela iluminação do indicador na tecla e pela luz de aviso no painel de instrumentos.Este sistema é reativado automaticamente sempre que ligar a ignição.
Avaria
Em caso de avaria, estas luzes de aviso acendem no painel de instrumentos, sendo acompanhadas de uma mensagem e de um sinal sonoro.Para que o sistema seja inspecionado por um TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada.
Vigilância do ângulo
morto
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.

Este sistema inclui sensores nos cantos dos para-choques e avisa o condutor quando existe outro veículo que é potencialmente perigoso (veículo de passageiros, camião, motociclo) nos ângulos mortos do seu veículo (áreas ocultas desde campo de visão do condutor).

Aparece uma luz de aviso no espelho da porta do lado em questão:– fixa, imediatamente quando estiver a ser ultrapassado;

Page 150 of 272

150
– a piscar, 1 segundo depois quando ultrapassar lentamente um veículo e o indicador de direção estiver em funcionamento.
Ativação / Desativação
Ativação ou desativação através do menu de configuração do veículo.
NOTIC E
O estado do sistema fica memorizado quando desligar a ignição.
NOTIC E
O sistema desativa automaticamente quando rebocar com uma barra de reboque aprovada por TOYOTA.
Condições de
funcionamento
– Todos os veículos circulam na mesma direção em faixas de rodagem adjacentes.– A velocidade do veículo tem de estar entre 12 e 140 km/h (7 e 87 mph).– Quando ultrapassar um veículo, a diferença de velocidade é inferior a 10 km/h (6 mph).– Quando for ultrapassado por um veículo, a diferença de velocidade é inferior a 25 km/h (16 mph).
– O trânsito está a fluir normalmente.– Ultrapassar um veículo durante um determinado período de tempo e esse veículo permanecer no ângulo morto.– Está a circular numa estrada em linha reta ou com curvas pouco acentuadas.– O seu veículo está a puxar um atrelado, caravana, etc.
Limites de utilização


Não é emitido nenhum alerta nas condições que se seguem:– Na presença de objetos estáticos (veículos estacionamento, barreiras, iluminação pública, sinais de trânsito, etc.).– Trânsito em sentido contrário.– Circular numa estrada sinuoso ou com curvas apertadas.– Quando ultrapassar ou for ultrapassado por um veículo longo (camião, autocarro, etc.) que é detetado no ângulo morto mas que também está presente no campo de visão do condutor.– Quando ultrapassar rapidamente.– Em trânsito intenso: os veículos detetados à frente e atrás são confundidos com um camião
ou objeto estático.

Page:   < prev 1-10 ... 101-110 111-120 121-130 131-140 141-150 151-160 161-170 171-180 181-190 ... 280 next >