Hyundai Getz 2003 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2003, Model line: Getz, Model: Hyundai Getz 2003Pages: 249, PDF Size: 8.11 MB
Page 11 of 249

O SEU VEÍCULO NUM PISCAR DE OLHOS
B250B01TB-GPT INSTRUMENTOS E COMANDOS (VOLANTE À DIREITA)HTB032A-D
123 45
6 7
8 9
10 11
12 13 14 15 1617 18 19 20
Page 12 of 249

O SEU VEÍCULO NUM PISCAR DE OLHOS
1. Porta-Luvas
2. Módulo de Airbag do lado do passageiro(Se instalado)
3. Painel do controle do aquecimento/ar condicionado (Se instalado)
4. Interruptor dos farois de nevoeiro traseiro
(Se instalado)
5. Interruptor dos farois de nevoeiro da frente
(Se instalado)
6. Interruptor de luzes de emergéncia
7. Interruptor Limpa Pára-brisas
8. Buzina/Módulo de Airbag do lado do condutor (Se instalado)
9. Grupo de instrumentos 10.Interruptor multi-funções de iluminação
11.Sistema de nivelação dos farois de iluminação
(Se instalado)
12.Suporte Traseiro para Bebidas
13.Isqueiro
14.Travão de estacionamento
15.Aquecimento do banco (Se instalado)
16.Alavanca selectora (Se instalado) 17.Suporte dianteiro para Bebidas
18.Cinzeiro
19.Relaiskasten
20.Alavanca de abertura do capot
CUIDADO:
Quando da montagem do recipiente com o ambientador líquido no interior do veículo, não o colocarna proximidade do painel de instrumentos ou na superfície do painel de bordo. Se houver uma fuga de líquido ambientador nua destas zonas (painel de instrumentos, painel de bordo ou ventiladores), pode danificar estes componentes. Se houver uma fuga de líquido ambientador numa destas zonas, lavá-lascom água imediatamente.
!
Page 13 of 249

O SEU VEÍCULO NUM PISCAR DE OLHOS
B255A01TB-GPT SÍMBOLOS INDICADORES NO PAINEL DE INSTRUMENTOS * Explicações detalhadas sobre estes itens podem ser consultadas na página 1-48
Indicador De Aviso de Assistência (SRI) Do Sistema Suplementar de Limitação (SRS) Luz Avisadora Do Sistema de Travagem ABS
Luzes Avisadoras dos Indicadore De Direcção Luz Avisadora de Máximos Luz de Aviso de Pressão de Óleo Luz de Aviso Do Nível Do Óleo Dos Travões / Travão De Mão Luz de Aviso do Sistema Eléctrico de Carga Luz Avisadora da Tampa da Bagageira Aberta Luz de Aviso de Porta Mal Fechada
Luz De Aviso de Nível de Combustível Baixo Aviso Luminoso do Motor Luz Avisadora do Cinto de Seguronça
Inicador de Overrive Desligado
Luz de Aviso do Sistema Eléctrico da Direcção Assistida (EPS)Luz Indicadora de Pré Aquecimento MotorDiesel-âmbar
Luz avis. do Filtro de Combustível-Vermelha
Luz do Indicador do Imobilizador
Page 14 of 249

1. UMA VISITA GUIADACaracterísticas do seu HYUNDAI
1
Recomendações de combustível ................................................... 1-2
A rodagem no seu hyundai ........................................................... 1-4
Chaves (sistema de imobilização) ................................................. 1-5
Fechaduras das portas (sistema de alarme anti roubo) .............. 1-8
Elevadores eléctricos dos vidros ................................................. 1-14
Bancos .......................................................................................... 1-15
Cintos de segurança .................................................................... 1-24
Sistema de retenção para crianças (cadeira de segurança) ..... 1-28
Sistema suplementar de limitação (air bag) ............................... 1-38
Grupo de instrumentos e luzes avisadoras ................................ 1-45
Computador de bordo .................................................................. 1-57
Interruptor combinado de sinal de mudança de
direcção e de comutador de luzes máximos/médios .............. 1-59
Interruptor de lava/limpa pára-brisas ........................................... 1-60
Tecto de abrir ............................................................................... 1-67
Espelhos ....................................................................................... 1-71
Abertura do capot ........................................................................ 1-74
Como utilizar o compartimento para Bagagens ......................... 1-77
Comandos de aquecimento e refrigeração ................................. 1-83
Sistema de som estéreo .............................................................. 1-93
Antena ........................................................................................ 1-120
Page 15 of 249

1- 2 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
chumbo e não pode ser introduzido no bocal de enchimento do depósito de combustível.
B010A01O-GPT RECOMENDAÇÕES DE COMBUSTÍVELUse gasolina sem chumbo
Deve ser usada uma gasolina sem chumbo com a graduação de 87 octanas (Número de Octanas dePesquisa de 91-RON) ou mais alta no seu veículo Hyundai. Se usar gasolina com chumbo, o catalizadornão actuará e o sistema de ontrolo de emissöes não funcionará devidamente.Para evitar o uso acidental de gasolinacom chumbo, o terminal dasmangueiras de gasolina com chumbo é maior que o de gasolina sem Use Combustível Diesel Para veículos Hyundai use
combustível Diesel de 52 a 54 Octanas. No caso de existirem dois tipos de
Diesel, use o Diesel de verão ou inverno de acordo com as seguintes condições de temperatura.
o Acima de -5°C (23°F) .... Combustível Diesel de verão.
o Abaixo de -5°C (23°F) ...
Combustível Diesel de inverno.
Tenha a máxima AVISO ao nível de
combustível Diesel : No caso de o motor deixar de funcionar devido à falta de combustível Diesel, todo osistema de alimentação terá de ser purgado (sangrado) para o motor voltar a funcionar. CUIDADO:
o Não deixe entrar nenhuma água ou gasolina no depósito de combustível. Se isto acontecer, será necessário drená-lo esangrar as linhas de alimentação para evitar a rotura da bomba injectora e danificando tembémo motor.
o No inverno, para reduzir a possibilidade de acidentes devido a congelamento, óleo parafinado pode ser adicionadoao combustível no caso de a temperatura ser menor que - 10°C. Nunca usar mais do que20% de óleo parafinado na mistura com o combustível.
HTB187
!
Page 16 of 249

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 3
ZB010B1-AP Utilização de Gasohol O gasohol (mistura de 90% de
gasolina sem chumbo e 10% de etanol) pode ser usado no seu Hyundai. No entanto, se o motorapresentar problemas de perfor- mance, recomenda-se a utilização
de gasolina sem chumbo a 100%. A utilização de combustíveis sem a indicação da percentagem de álcool ou álcoois que não sejam o etanol,não devem ser usados.
ZB010C1-AP Não utilize o Metanol Os combustíveis que contenham
Metanol (álcool de madeira), não devem ser usados no seu Hyundai. Este tipo de combustível pode afectara perfomance do veículo e danificar certos componentes do sistema de alimentação de combustível. CUIDADO:
A Garantia do seu Hyundai poderá
não abranger danos causados no sistema de alimentação, bem como problemas de perfomance,causados pela utilização de Metanol ou outros combustíveis que contenham este produto.
SB010D1-FP USO EM PAÍSES ESTRANGEIROS Se vai conduzir o seu HYUNDAI
noutro país, certifique-se de que:
o Cumpre todas as regras com
relação a seguros e registos.
o Certifique-se de que existe o combustível recomendado. SB010E1-FP GASOLINA PARA AR MAIS PURO Na contribuiçäo para melhoria do ambiente a Hyundai recomenda a utilizaçäo de gasolina tratada com aditivos de caracteristicas detergentesque ajudam na prevençäo de formaçäo de sedimentos no motor. Este tipo de gasolina ajuda o motor atrabalhar de forma menos poluente e na obtençäo de um controle de emissões atmosféncas mais eficaz.
!
Page 17 of 249

1- 4 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B020B01FC-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Diesel) Durante os primeiros 1000 Km (600 milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai.Ne entanto, poderá contribuir para ouso económico e durável do seuHyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros 1000 Km (600 milhas):
B020A01S-GPT A RODAGEM NO SEU HYUNDAI (Motor Gasolina) Durante os primeiros 2000 Km (1200
milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai. Ne entanto, poderá contribuir para o
uso económico e durável do seuHyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros 2000 Km (1200 milhas):
o Não conduza a mais de 88 Km/h (55 mph)
o Ao conduzir, manteha as rotações
do seu motor entre as 2000 e as 4000 rotações por minuto.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200
milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use uma mudança baixa quando em velocidade reduzida. o Ao conduzir depressa ou devagar,
varie a sua velocidade de vez emquando.
o Não deixe o motor equipado com
catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade
de reboque durante os primeiros2000 Km (1200 milhas). o Durante a condução, manter a
velocidade do motor (rpm, rotaçõespor minuto) na zona das 3 000rpm.
o Durante a condução manter a velocidade abaixo dos três quartos do valor máximo.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200 milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use umamudança baixa quando em velocidade reduzida.
o Ao conduzir depressa ou devagar, varie a sua velocidade de vez emquando.
o Não deixe o motor equipado com catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade de reboque durante os primeiros 1000 Km (600 milhas).
Page 18 of 249

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 5
B030B01S-APT Registe o Número da Sua Chave
B030A01A-APTCHAVES Para maior conveniência, a mesma chave funciona em todas as fechaduras do seu Hyundai. Contudo, como as portas podem ser trancadassem utilização da mesma, recomenda-se que traga uma chave sobresselente, para o caso de a prin-cipal ficar no interior da viatura. Existe um código gravado na placa
que acompanha as chaves do seu Hyundai. A placa deve ser guardada em lugar seguro, fora do veículo. Onúmero da chave também deverá ser guardado em local acessível, em caso de emergência.
No caso de necessitar de mais
exemplares da chave ou tiver perdido a original, o seu concessionário Hyundai pode fazer chaves novas selhe indicar o respectivo número.
B030A01E B030B01E6SB035A1-FP SISTEMA DE IMOBILIZAÇÃO (Se instalado) O sistema de imobilização é um mecanisco anti-roubo designado para prevenir e deter assaltantes de automóveis. B880B03A-GPT Chaves Todas as fechaduras que equipam o veículo são accionadas pela mesmachave. No entanto, e uma vez que é possível trancar as portas sem utilizar a chave, deverá ser tomada precaução a fim de evitar que as chaves fiquem inadvertidamente nointerior do veículo após trancar as portas. NOTA: Se fizer o seu duplicado da chave da ignição não será possivelultrapassar o sistema imibilisador e colocar o motor em funcionamento.
Page 19 of 249

1- 6 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B880D02A-GPT Procedimento em caso de
avaria
O número das chaves vem registado
numa etiqueta metálica que vem juntacom as chaves quando da entrega da viatura.
O número das chaves deve ser
guardado num local seguro para ocaso de ser necessário encomendarmais chaves no futuro. As chaves novas estão disponíveis em qualquer concessionário Hyundai indicando onúmero das chaves originais.
Para garantir a segurança, a etiqueta
metálica com o número das chaves deve ser destacada do porta chaves após receber o seu novo veículo. Emadição, o número das chaves não B880C02A-GPT Número das chaves
B880C01L
pode ser fornecido pela Hyundai por motivos de segurança.
Se necessitar de chaves adicionais
ou se perder as chaves, o seu concessionário autorizado Hyundaipode produzir as chaves.
HTB197 Se a luz de aviso do sistema de
imobilização do motor se acender e apagar durante cinco segundosquando a chave é rodada para a posição "ON", o sistema de imobilização do motor está avariado.O motor não pode ser colocado em funcionamento sem efectuar o procedimento "em caso de avaria"com a chave de ignição.
O procedimento seguinte descreve o
método para colocar o motor em funcionamento em caso de avaria do imobilizador. (0, 1, 2, 3 é um exemplode "password")
NOTA: Em caso de avaria deverá consultar
o seu concessionário autorizado Hyundai, que poderá fornecer a"password" se solicitado.
Page 20 of 249

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 7
CUIDADO:
o Se errar o procedimento em caso de avaria três vezes seguidas terá que aguardar cerca uma hora para repetir o procedimento de avaria novamente.
o Se não conseguir colocar o motor em funcionamento,mesmo após ter efectuado o procedimento em caso de avaria, mandar rebocar a viatura paraum concessionário autorizado Hyundai.
NOTA: Se o motor pára enquanto conduz
após ter efectuado o procedimento em caso de avaria, pode accionaro motor de arranque nos 8 segundos seguintes sem ter que efectuar o procedimento em casode avaria novamente.
5. Se a luz de aviso do sistema de imobilização se acender e apagar durante 5 segundos, terá queefectuar novamente o procedimento em caso de avaria desde o princípio.
Após ter efectuado o procedimento
em caso de avaria, deverá consultar o seu concessionário autorizado Hyundai, o mais breve possível.
1. Rodar a chave de ignição para
"ON" e depois para OFF", deacordo com o numero de dígitos",a luz de aviso do sistema de imobilização acende-se e apaga- se em simultâneo de acordo com aoperação da chave de ignição. Por exemplo, rodar a chave de ignição para "ON" uma vez para o dígito"1", duas vezes para o dígito "2" e assim sucessivamente. No caso do dígito numero "0", deverá rodara chave de ignição 10 vezes.
2. Aguardar 3~10 segundos.
3. Efectuar o mesmo procedimento para os restantes dígitos.
4. Se todos os dígitos forem introduzidos correctamente, rodar a chave para a posição "ON" everificar se a luz indicadora do sistema de imobilização se acende. Neste momento, tem que accionaro motor de arranque nos 30 segundos seguintes. Se accionar o motor de arranque após terempassado os 30 segundos o motor não entrará em funcionamento.!