lock Hyundai Getz 2008 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2008, Model line: Getz, Model: Hyundai Getz 2008Pages: 262, PDF Size: 7.86 MB
Page 19 of 262

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 9
As portas podem ser trancadas sem a
chave. Primeiro, pressione o botão de bloqueio para a posição, "LOCK" de forma a que a marca vermelha nobotãode bloqueio não seja visivel, depois feche a porta.
A porta não fica trancada se a chave
for deixada no interruptor de igniçãoquando as portas da frente são fechadas. Esta situação é normal. B040C01FC-GPT BLOQUEAR DO EXTERIOR
SB040B1-FPTRANCAR USANDO A CHAVE Tranque a porta, rodando a chave no sentido da frente do veículo e destranque-a rodando-a no sentido inverso.
HTB056
HTB062
Desbloquear
Bloquear NOTA:
o Quando trancar as portas desta
forma, ter o cuidado de não deixar a chave de ignição esquecida nointerior do veículo.
o Para se proteger contra os roubos,
feche todos os vidros, e tranque todas as portas quando abandonar a viatura.
Page 20 of 262

1- 10 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B040G02FC-GPT FECHO CENTRAL DAS PORTAS (Se instalado)
HTB212
O fecho central das portas é accionado
ao pressionar o botão de bloqueio na porta do condutor, no interior de veículo.
Se as portas traseiras estão abertas
quando o fecho central das portas éaccionado, as portas trancarão depoisde fechadas sem ser necessário accionar o fecho central novamente, ou os botões individuais de bloqueio.
Se desejar abrir a porta do exterior, a abertura é feita normalmente, ou seja, utilizando o puxador para abrir a porta.
B040D01FC-GPT BLOQUEAR DO INTERIOR
Para trancar o seu Hyundai do interior,
feche a porta e pressione o botão de bloqueio para a posição "LOCK". Ao fazer isto a porta não pode ser abertausando os manípulos quer do interior quer do exterior.
NOTA: Ao destravar a porta, a marca
vermelha no comutador torna-se visível, aparecendo também as letras "LOCK". HTB057
B040E03A-APT FECHO DAS PORTAS
TRASEIRAS DE SEGURANÇA PARA AS CRIANÇAS (Apenas5 portas)
O seu Hyundai está equipado com
fecho das portas traseiras de segurança para as crianças. Quando o mecanismo é accionado as portas traseiras não podem ser abertas pordentro. O seu uso é recomendado sempre que estiverem crianças no banco traseiro. Para accionar o fechode protecção para as crianças, para que a porta não seja aberta por dentro, mova o alavanca da porta para aposição " " e feche a porta. Quando desejar o normal funcionamento
do fecho da porta, mova a alavancapara a posição oposta de "
".
HTB058
DesbloquearBloquear
Page 21 of 262

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 11
NOTA:
o Deslocando o comutador para trás, destravam-se todas as portas, assim como o portãotraseiro.Ao deslocá-lo para a frente, todasas portas ficam travadas, inclu- sive o portão traseiro.
o Ao destravar a porta, a marca vermelha no comutador torna-se visível, aparecendo também as letras "LOCK".
o O fecho central de portas
funciona virando a chave (comsistema anti-roubo: porta do condutor e do passageiro, sem sistema anti-roubo, apenas portado condutor) na direcção da traseira ou da dianteira do veículo.
o Se a porta for travada/ destravada diversas vezes rápida esucessivamente utilizando a chave do veículo ou o interruptorda porta, o sistema poderá deixar de funcionar temporariamente para proteger o circuito e evitardanos nos seus componentes. B070A01A-GPT SISTEMA DE ALARME ANTI
ROUBO (Se instalado) Este sistema foi concebido para oferecer protecção contra a entrada não autorizada no veículo. Este sistema é operado em três estágios:o primeiro é o estádio "Armado", o segundo é o estágio "Alarme" e o terceiro é o estádio "Desarmado". Seaccionado, o sistema produz um si- nal acústico através de uma sirene e acende e apaga alternadamente asluzes indicadoras de direcção.
B070B01O-APT Estadio Armado
Estacione o carro e desligue o motor.
arme o sistema como se descreve aseguir.
1) Retire a chave da ignição.
2) Certifique-se que o capot do motor e tampa da bagageira estão correctamente fechados.
3) Transque as portas utilizando o transmissor do sistema de abertura sem chave.
Após completar os passos descritos,
as luzes indicadoras de direcção acendem-se uma vez indicando que o sistema está armado.
B070B01TB
Page 23 of 262

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 13
NOTA: Uma vez o sistema desarmado, este só pode ser armado novamente repetindo os procedimentosanteriormente descritos em "Estágio de Alarme". B070F02TB-GPTSistema de Entrada sem Chave (Se instalado) Trancamento das portas
1. Fechar todas as portas.
2. Premir o botão do transmissor.
3. Simultaneamente, todas as portas
ficarão trancadas e as luzesindicadoras de direcção acendem- se uma vez indicando que o sistema está armado.
Destrancamento das portas
1. Premir o botão "UNLOCK" do transmissor.
2. Simultaneamente todas as portas de destrancarão e as luzes indicadoras de direcção acendem-se duas vezes indicando que o sistema está desarmado.
CUIDADO:
Só é possível desarmar o sistema
com o transmissor. Se o transmissor não funcionar, será necessário seguir os seguintes passos;
1. Abrir a porta com a chave,
provocando a activação do alarme.
2. Inserir a chave na ignição e rodá- la para a posição "ON".
3. Aguardar 30 segundos.
Completados os passos acima
descritos, o sistema ficadesarmado.
! NOTA: O transmissor não funciona nas seguintes situações:
- Chave no interruptor da ignição.
- Ultrapassagem da distância
limite de funcionamento (10 m).
- Pilha do transmissor com pouca carga.
- Bloqueio do sinal por outros veículos ou objectos.
- Tempo extremamente frio.
- Transmissor perto de um rádio transmissor de uma estação derádio ou de um aeroporto, que pode interferir no funcionamento normal do transmissor.
Se o transmissor não funcionarcorrectamente, abra e feche a portacom a chave da ignição.Se tiver algum problema com otransmissor, contacte umConcessionário Autorizado Hyundai. NOTA: Mantenha o transmissor afastado de água ou líquidos. Se o sistema de comando à distância ficarinoperacional devido à exposição à água ou a líquidos, a reparação não será coberta pela garantia dofabricante do veículo.
Page 53 of 262

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 43
o O SRS só pode funcionar quando
a chave de ignição está na posição "ON". Se o SRI (indicador de funcionamento) do SRS não se acender, ou se estiverpermanentemente aceso, após se ter acendido intermitentemente durante 6 segundos após ligar aignição ou após o motor entrar em funcionamento, ou se se acender enquanto conduz, o SRSnão está a funcionar correctamente. Se isto suceder, dirigir-se imediatamente a um Agente ou Oficina Autorizada Hyundai e mandar inspeccionaro sistema.
o Antes de substituir um fusível ou desligar a bateria, rodar a chavede ignição para a posição "LOCK" e retirar a chave. Nunca substituir os fusíveis relacionados com oair bag quando a chave de ignição está na posição "ON". O não cumprimento deste procedimentofará com que o indicador SRI do sistema SRS se acenda.!AVISO:
o Quando o SRS é activado, poderá haver um ruído muito elevado e uma poeira fina será libertada no habitáculo. Estas condições sãonormais e não representam qualquer perigo. No entanto, a poeira fina gerada durante oenchimento dos air bag pode causar irritações de pele. Ter o cuidado de lavar as mãos e a facecuidadosamente com água tépida e sabão após um acidente no qual os air bag tenham sido accionados. B990A01TB-GPTInterruptor para Activar/ Desactivar (ON/OFF) o Airbagdo Passageiro da Frente (Se Instalado) o airbag do passageiro da frente pode ser desactivado, bastando para isso utilizar o Interruptor ON/OFF do airbag do passageiro da frente (1), nos casosem que for instalada uma cadeira para crianças no banco do passageiro da frente ou quando o banco dopassageiro da frente não for ocupado por ninguém.
B990A01TB
Page 68 of 262

1- 58 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B260S01B-GPT
LUZ INDICADORA DE
PRÉ AQUECIMENTO MO-
TOR DIESEL-Âmbar
A lâmpada indicadora de cor âmbar acende-se quando o interruptor deignição é colocado na posição "ON". O motor pode ser colocado em funcionamento quando a luz se apaga.O tempo de iluminação varia com a temperatura do líquido de arrefecimento do motor, temperaturado ar ambiente e estado da bateria. NOTA: Se o motor não funcionar 10 segundos após o pré-aquecimento estar completo, rode a chave naignição mais uma vez para a posição "LOCK" e a seguir para a posição "ON" para préaquecernovamente. B265A01B-GPT
LUZ AVIS. DO FILTRO DE
COMBUSTÍVEL-Vermelha
Esta lâmpada acende-se quando ointerruptor da ignição se encontra na posição"ON" e apaga-se assim que o motor arranca.Se se acender com omotor em funcionamento,indica que se acumulou água no interior do filtro de combustível;se tal acontecer,retirara água do filtro.(Consulte o "6-32 p")
B260U01TB-GPT
LUZ INDICADORA DO IMOBILIZADOR (Se instalado)
Esta luz indicadora acende-se du- rante alguns segundos quando a chave de ignição é colocada na posição "ON" (Ligada). Nessa alturapoderá pôr o motor em marcha. A luz apaga-se assim que o motor começar a trabalhar. Se esta luz se apagarantes de ter posto o motor em marcha, deverá rodar a chave para a posição "LOCK" e repor o motor em marcha.Se esta luz piscar durante cinco segundos quando a chave é rodada para a posição 'ON', isso indica que osistema de imobilização está avariado. Deverá consultar a explicação referente à condução em situação deavaria (Ver página 1-5) ou consultar um concessionário Hyundai.
B290A02TB-APT Indicador da Temperatura do Líquido de Arrefecimento
! AVISO:
Nunca retire a tampa do radiador se o motor estiver quente. O líquido de arrefecimento está sob pressão epode esguichar e provocar queimaduras graves. Espere que o motor arrefeça para retirar a tampado radiador.
Page 153 of 262

2- 4 Conduzindo o seu HYUNDAI
C040A02A-APT POSIÇÕES DA CHAVE NA IGNIÇÃO o "ARRANQUE"
O motor pega nesta posição. O motor
girará até libertar a chave desta posição.
NOTA: Não mantenha a chave de ignição
mais do que 15 segundos na posição "START".
o "ON"
Quando a chave estiver na posição
"ON" Significa que todos os circuitos estão ligados. Se o motor não estiver a trabalhar, a ignição não deve estar naposição "ON", pois pode descarregar a bateria e danificar o sistema de ignição.
o Para pôr o motor em funcionamento,
insira a chave da ignição, girando-a até à posição "START" e largue-alogo que se aperceba que o motor está em funcionamento. Não mantenha a chave de ignição maisdo que 15 segundos na posição "START".
NOTA: Para sua segurança, o motor só arranca se a alavanca das mudançasestiver nas posições "P" ou "N".(Se estiver equipado com transmissão automática).
C040A01E
LOCK
ACC
ON
START o "ACC"
Nesta posição, o rádio e outros
acessórios podem ser ligados.
o "LOCK"
A chave pode ser inserida e removida
nesta posição. A direcção é trancada logo que retire a chave do canhão da ignição. Para destrancar a direcção insira a chave e ao mesmo temporode a chave e o volante.
NOTA: Em caso de dificuldade em rodar o
botão da ignição para a posição ACC, rodar a chave ao mesmo tempoque faz mover ligeiramente o volante para a direita e para a esquerda, a fim de libertar a tensão.
AVISO:
O motor não deve ser desligado
nem a chave da ignição deve ser retirada da ignição, com o veículo em movimento.!
Page 154 of 262

Conduzindo o seu HYUNDAI 2- 5
C050A01A-GPT
ARRANQUE Para motor MPI
AVISO:
Nunca deixe o motor a trabalhar
dentro de uma área fechada ou pouco ventilada durante mais tempo que o necessário para retirara viatura. A libertação de monóxido de carbono é inodora e por isso pode ser fatal.
SC090D2-FP
PARA TIRAR A CHAVE DA IGNIÇÃO
1. Gire a chave da ignição para a posição "ACC".
2. Simultâneamente, empurre e gire a chave da ignição no sentido
inverso ao dos pontos d orelógio, da posição "ACC" até à posição "LOCK".
3. A chave pode ser retirada quando estiver na posição "LOCK". C051A01O-APT
ARRANQUE (MOTOR DIESEL) MOTOR FRIO
o Mova a chave para a posição "ON"
e espere que a luz de pré- aquecimento se apague.
o Mova a chave para a posição "START" para ligar o motor atéeste começar a funcionar.
MOTOR QUENTE
o Mova a chave para a posição "START". Se o motor não pegar àprimeira tentativa, espere uns segundos e tente de novo utilizando a luz de pré-aquecimento.
C070C01E
LOCK
ACC
ON
STARTC050A01E
!
Page 155 of 262

2- 6 Conduzindo o seu HYUNDAI
C050B01HP
âmbar vermelha ACESA
âmbar vermelha APAGADA
C050B02S-GPT CONDIÇÕES NORMAIS Processo de arranque:
1. Introduza a chave e coloque o cinto
de segurança.
2. Coloque a alavanca das mudanças em ponto morto ( caixa de velocidades manual) ou na posição "P" ( Park ) ( caixa de velocidadesautomática ).
3. Depois de pôr a chave da ignição na posição "ON", certifique-se de que todas as luzes de aviso e manómetros estão a funcionarcorrectamente, antes de ligar o motor.
4. Nos veículos com motor diesel, rodar a chave da ignição para aposição ON. A âmbar indicadora de pré-incandescência iluminar-se-á a vermelho e, passados alguns segundos, passará a verde, indicando que o pré-aquecimentose encontra concluído. NOTA: Se o motor não arrancar 10
segundos depois de completado o pré-aquecimento, rode a chave na ignição para a posição "LOCK"seguidamente para a posição "ON" e recomece o pré-aquecimento. AVISO:
Assegure-se de que carregou no
pedal da embraiagem a fundo an- tes de meter qualquer mudança, pois caso isso não aconteça, poderá causar sérios danos ao seuautomóvel ou inclusivamente, magoar alguém que se encontre dentro ou perto do veículo, emresultado do movimento que este possa fazer caso o pedal da embraiagem não esteja totalmenteno fundo.
5. Gire a chave até à posição "START" e largue assim que omotor entre em funcionamento.
!
Page 188 of 262

3- 14 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
D080D01TB-APT
REBOQUE DE EMERGÊNCIA
HTB209
!
!
CUIDADO:
Não reboque o veículo sem a chave na ignição ou com a chave daignição na posição "LOCK" especialmente quando estiver a rebocar o veículo pela parte traseirae sem utilizar um carrinho de reboque.
Um veículo com uma caixa develocidades automática nunca deve ser rebocado pela traseira com asrodas dianteiras assentes no chão. Isto pode causar sérios danos na caixa de velocidades.
3) É recomendável que o seu veículo seja rebocado com as quatro rodas fora do chão. HTB4004
o Caixa de Velocidades Manual:
Se não utilizar um carrinho de reboque, coloque a chave da ignição na posição "ACC" e a alavanca da caixa de velocidades na posição "N(Neutra)".
HTB4005
o Caixa de Velocidades Automática:
Certifique-se de que utiliza um carrinho de reboque colocado por baixo das rodas dianteiras.
CUIDADO: