PEUGEOT 2008 2014 Manual de utilização (in Portuguese)
Page 91 of 336
89
4
Condução
Caixa de velocidades de quatro velocidades que proporciona o conforto do automatismo total, enriquecido com programa sport e neve, ou a passagem manual das velocidades. São propostos quatro modos de condução: - o funcionamento automático para a gestão electrónica das velocidades pela caixa, - o programa sport para proporcionar um estilo de condução mais dinâmico, - o programa neve para melhorar a condução em caso de má aderência, - o funcionamento manual para a passagem sequencial das velocidades por parte do condutor.
A caixa de velocidades automática
1. Alavanca de velocidades. 2. Te c l a "S" (spor t) . 3. Te c l a " " (neve) .
Platina da caixa de
velocidades
Alavanca de velocidades
P. Estacionamento. - Imobilização do veículo, com travão de estacionamento engrenado ou desengrenado. - Arranque do motor. R. Marcha-atrás. - Manobras de marcha-atrás, veículo parado, motor em funcionamento ao "ralenti". N. Ponto morto. - Imobilização do veículo, travão de estacionamento engrenado. - Arranque do motor. D. Funcionamento automático. M+ /-. Funcionamento manual com passagem sequencial das quatro velocidades. Empurre uma vez para a frente para seleccionar a velocidade seguinte. ou Empurre uma vez para trás para seleccionar a velocidade anterior.
Indicações no quadro de bordo
Quando deslocar a alavanca na grelha para seleccionar uma posição, acende-se o respectivo indicador no visor do quadro de bordo. P. Parking (Estacionamento) R. Reverse (Marcha-atrás) N. Neutral (Ponto morto)
D. Drive (Condução automática) S. Programa sport . Programa neve 1 2 3 4 . Velocidade engrenada em funcionamento manual -. Valor inválido em funcionamento manual
Pé no travão
Quando este avisador for apresentado no quadro de bordo, pressione o pedal de travão (ex: arranque do motor).
Page 92 of 336
90
Condução
Engrene o travão de estacionamento. Seleccione a posição P ou N . Efectue o arranque do motor. Caso contrário, será emitido um sinal sonoro, acompanhado por uma mensagem de alerta. Com o motor em funcionamento, pressione o pedal do travão. Desengrene o travão de estacionamento. Seleccione a posição R , D ou M , Liberte progressivamente o pedal de travão. O veículo começa a deslocar-se:
Arranque do veículo
Quando o motor estiver em funcionamento ao "ralenti", sem pressionar o travão, se for seleccionada a posição R , D ou M , o veículo desloca-se, mesmo que não pressione o acelerador. Com o motor em funcionamento, nunca deixe crianças sem vigilância no interior do veículo. Com o motor em funcionamento, e em caso de operações de manutenção, accione o travão de estacionamento e seleccione a posição P . P . P
Se, em andamento, a posição N for seleccionada inadvertidamente, deixe o motor diminuir de rotações e seleccione a posição D para acelerar.
Nunca seleccione a posição N com o veículo em andamento. Nunca seleccione as posições P ou R , se o veículo não estiver totalmente imobilizado.
Funcionamento
automático
Seleccione a posição D para a passagem automática das quatro velocidades. A caixa de velocidades funcionará em modo auto-activo, sem intervenção do condutor. Esta selecciona permanentemente a velocidade que
melhor se adapta ao estilo de condução, ao per fil da estrada e à carga do veículo. Para obter uma aceleração máxima sem tocar na alavanca, pressione a fundo o pedal do acelerador (kick down). A caixa de velocidades selecciona automaticamente a velocidade inferior ou mantém a velocidade seleccionada até ao regime máximo do motor. Aquando da travagem, a caixa de velocidades selecciona automaticamente a velocidade inferior, para proporcionar uma eficácia de travão motor. Se tirar bruscamente o pé do acelerador, a caixa de velocidades não passará para a velocidade superior, para melhorar a segurança.
Programas sport e neve
Programa sport "S"
Carregue na tecla "S" , com o motor em funcionamento. A caixa de velocidades adopta automaticamente um estilo de condução dinâmico.
É apresentado S no visor do quadro de bordo.
Programa neve " "
Carregue na tecla " ", com o motor em funcionamento. A caixa de velocidades adapta-se à condução em estradas com más condições de aderência. Este programa facilita os arranques e a motricidade quando as condições de aderência são fracas.
É apresentado no visor do quadro de bordo.
Regresso ao funcionamento
automático
A qualquer momento, prima novamente o botão seleccionado para abandonar o programa accionado e regressar ao modo auto-activo.
Estes dois programas específicos completam o funcionamento automático em caso de utilizações particulares.
Page 93 of 336
91
4
Condução
Funcionamento manual
Seleccione a posição M para a passagem sequêncial das quatro velocidades. Empurre a alavanca para o sinal + para passar à velocidade superior. Puxe a alavanca para o sinal - para passar
à velocidade inferior. A passagem de uma velocidade para a outra só tem lugar se as condições de velocidade do veículo e do regime do motor o permitirem; caso contrário, aplicam-se momentaneamente as regras do funcionamento automático.
O D desaparece e as velocidades engrenadas são apresentadas sucessivamente no visor do quadro de bordo.
Valor inválido em funcionamento manual
Este símbolo é apresentado se uma velocidade se encontrar engrenada incorrectamente (selector entre duas posições).
Paragem do motor
Antes de desligar o motor, pode passar para a posição P ou N para ficar em ponto morto. Em ambos os casos, engrene o travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
Anomalia de
funcionamento
Com a ignição ligada, acompanhada por um sinal sonoro e por uma mensagem de alerta no ecrã, indica um problema de funcionamento da caixa de velocidades. Nesse caso, esta passa para o modo de emergência, ficando bloqueada na 3ª velocidade. Poderá sentir um impacto significativo ao passar de P para R e de N para R . Este impacto não constitui um risco para a caixa de velocidades. Não ultrapasse a velocidade de 100 km/h, no limite da legislação local. Consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Em regimes baixos ou altos, a velocidade seleccionada funciona de forma intermitente durante alguns segundos, sendo de seguida apresentada a velocidade realmente engrenada. A passagem da posição D (automática) à posição M (manual) pode ser efectuada a qualquer momento. Aquando da paragem ou a muito baixa velocidade, a caixa de velocidades selecciona automaticamente a velocidade M1 . Em funcionamento manual, os programas sport e neve não funcionam.
Corre o risco de deteriorar a caixa de velocidades: - se pressionar simultaneamente os
pedais do acelerador e de travão, - se forçar, em caso de avaria da bateria, a passagem da alavanca da posição P para outra posição. Para limitar o consumo de combustível durante uma paragem prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento...), posicione a alavanca de velocidades na posição N
e engrene o travão de estacionamento.
Se a alavanca não estiver na posição P , P , Pquando a porta de condutor for aberta ou cerca de 45 segundos após a ignição ser desligada, é apresentada uma mensagem de alerta. Reposicione a alavanca na posição P ; a mensagem desaparece.
Page 94 of 336
92
Condução
Indicador de alteração de velocidade
Funcionamento
- O veículo encontra-se na terceira velocidade.
Exemplo :
- Pressione o pedal do acelerador.
- O sistema pode propor o engrenamento de uma velocidade superior.
A informação é apresentada no quadro de bordo sob a forma de uma seta.
O sistema adapta as instruções de alteração de velocidade em função das condições de deslocação (inclinação, carga,...) e das solicitações do condutor (solicitação de potência, aceleração, travagem,...). O sistema não propõe, em caso algum: - o engrenamento da primeira velocidade, - o engrenamento da marcha-atrás, - a redução.
Consoante a situação de condução e o equipamento do veículo, o sistema pode preconizar que salte uma (ou várias) velocidade(s). Pode seguir esta indicação sem passar pelas velocidades intermédias. As indicações de engrenamento de uma velocidade não devem ser consideradas obrigatórias. Com efeito, a configuração da estrada, a densidade da circulação e a segurança constituem elementos determinantes na escolha da melhor velocidade. É da responsabilidade do condutor seguir ou não as indicações do sistema. Esta função não pode ser desactivada.
Com uma caixa de velocidades pilotada ou automática, o sistema apenas fica activo em modo manual.
Nos veículos equipados com uma caixa de velocidades manual, a seta pode ser acompanhada pela velocidade preconizada.
Sistema que permite reduzir o consumo de combustível ao preconizar o engrenamento de uma velocidade superior.
Page 95 of 336
93
4
Condução
Stop & Start
Funcionamento
Passagem para o modo STOP do
motor
O avisador "ECO" acende-se no quadro de bordo e o motor é colocado em espera:
- com uma caixa de velocidades manual , a uma velocidade inferior a 20 km/h, quando coloca a alavanca de velocidades no ponto morto e quando liberta o pedal da embraiagem.
- com uma caixa de velocidades pilotada,a uma velocidade inferior a 6 km/h, quando pressiona o pedal de travão ou coloca a alavanca de velocidades na posição N . Nunca efectue uma reposição do nível do depósito de combustível quando o motor se encontrar em modo STOP; desligue imperativamente a ignição
com a chave.
Para seu conforto, em manobras de estacionamento, o modo STOP fica indisponível durante alguns segundos após o desengrenamento da marcha-atrás. O modo STOP não modifica as funcionalidades do veículo, como, por exemplo, a travagem, a direcção assistida...
Casos particulares: modo STOP indisponível
O modo STOP não é activado quando: - a porta do condutor se encontrar aberta, - o cinto de segurança do condutor se encontrar removido, - a velocidade do veículo não tiver ultrapassado os 10 km/h desde o último arranque com a chave, - a manutenção do conforto térmico no habitáculo o exigir, - o desembaciamento se encontrar activado, - determinadas condições pontuais (carga da bateria, temperatura do motor, assistência à travagem, temperatura exterior...) o exigirem para assegurar o controlo do sistema. Um contador de tempo acumula as durações da colocação no modo STOP durante o trajecto. É reposto a zeros sempre que a ignição for ligada com a chave.
O avisador "ECO" acende-se de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.
Este funcionamento é perfeitamente normal.
O sistema Stop & Start coloca o motor momentaneamente em espera - modo STOP - nas fases de paragem durante a deslocação do veículo (semáforos vermelhos, engarrafamentos, outros...). É efectuado o arranque do motor automaticamente - modo START - assim que pretender colocar novamente o veículo em movimento. O motor volta a arrancar instantaneamente, de modo rápido e silencioso. Per feitamente adaptado a uma utilização urbana, o sistema Stop & Start permite reduzir o consumo de combustível, as emissões de gases poluentes e o nível sonoro com o veículo parado.
Page 96 of 336
94
Condução
Passagem para o modo START do motor
O avisador "ECO" apaga-se e o arranque do motor é efectuado novamente:
- com uma caixa de velocidades manual , quando pressionar o pedal de embraiagem, - com uma caixa de velocidades pilotada: ● alavanca de velocidades na posição Aou M , quando soltar o pedal de travão, ● ou alavanca de velocidades na posição N e sem o pedal de travão ser pressionado, quando colocar a alavanca de velocidades na posição A ou M , ● ou quando engrenar a marcha-atrás.
Por motivos de segurança ou de conforto, o modo START é accionado automaticamente quando:
Casos particulares: accionamento automático do modo START
- abrir a porta do condutor, - remover o cinto de segurança do condutor, - determinadas condições particulares (carga da bateria, temperatura do motor, assistência à travagem, regulação do ar condicionado...) o exigirem para assegurar o controlo do sistema ou do veículo.
Caso tenha desactivado a função em modo STOP, o arranque do motor é efectuado imediatamente.
Poderá, a qualquer momento neutralizar o sistema pressionando o comando "ECO OFF"para neutralizar o sistema. Esta situação é assinalada pela activação do avisador do comando, acompanhado por uma mensagem no ecrã.
Neutralização
O avisador "ECO" funciona de
forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.
Este funcionamento é perfeitamente normal.
Page 97 of 336
95
4
Condução
O sistema reactiva-se automaticamente em cada novo arranque com a chave.
Reactivação
Pressione novamente o comando "ECO OFF" . O sistema encontra-se novamente activo; o avisador do comando desaparece e aparece então uma mensagem no ecrã.
Anomalia de funcionamento
Em caso de problema de funcionamento do sistema, o avisador do comando "ECO OFF"funciona de forma intermitente e, em seguida, acende-se fixamente. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Em caso de anomalia no modo STOP, é possível que o veículo bloqueie. Todos os avisadores do quadro de bordo acendem-se. É, então, necessário desligar a ignição e, em seguida, efectuar o arranque novamente com a chave.
Antes de qualquer intervenção sob o capot, neutralize o sistema Stop & Start para evitar qualquer risco de lesão associado a um accionamento automático do modo START.
Este sistema necessita de uma bateria de tecnologia e características específicas (referências disponíveis junto da rede PEUGEOT ou de uma oficina qualificada). A montagem de uma bateria não referenciada pela PEUGEOT pode causar problemas de funcionamento do sistema.
Manutenção
O sistema Stop & Start recorre a uma tecnologia avançada. Qualquer intervenção neste tipo de bateria deverá ser efectuada exclusivamente na rede PEUGEOT ou numa oficina qualificada.
Page 98 of 336
96
Condução
Ajuda ao arranque em zona inclinada
Sistema que mantém o veículo imobilizado durante um curto espaço de tempo (cerca de 2 segundos) aquando de um arranque numa zona inclinada, o tempo de passar o seu pé do pedal de travão para o pedal do acelerador. Esta função só está activa quando: - o veículo estiver completamente imobilizado com o pé no pedal de travão, - estiverem reunidas determinadas condições de inclinação, - a porta do condutor se encontrar fechada. A ajuda ao arranque em zona inclinada não pode ser neutralizada.
Em subidas, com o veículo imobilizado, este é mantido durante um cur to instante, aquando da liber tação do pedal de travão: - se estiver em primeira velocidade ou em ponto morto numa caixa de velocidade manual * , - se estiver na posição A ou M numa caixa de velocidades pilotada, - se estiver na posição D ou M numa caixa de velocidades automática.
Funcionamento
Em descidas, com o veículo imobilizado e marcha-atrás engrenada, este é mantido durante um cur to instante, aquando da liber tação do pedal de travão.
Não saia do veículo durante a fase de manutenção temporária de ajuda ao arranque em subida. Caso precise de sair do veículo com o motor em funcionamento, engrene manualmente o travão de estacionamento. Em seguida, certifique-se de que o avisador do travão de estacionamento se encontra aceso de forma fixa no quadro de bordo.
Anomalia de funcionamento
Quando ocorre uma anomalia no sistema, os avisadores acendem-se. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada para verificação do sistema. * Consoante a versão.
Page 99 of 336
97
4
Condução
Limitador de velocidade
Sistema que impede que o veículo ultrapasse a velocidade programada pelo condutor. Quando a velocidade limite for atingida, o pedal do acelerador não produz qualquer efeito.
A activação do limitador é manual: a velocidade programada deve ser de pelo menos 30 km/h.
A desactivação do limitador é obtida por acção manual no comando.
Ao pressionar fortemente no pedal do acelerador, é possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada. Para regressar à velocidade programada, basta reduzir para uma velocidade inferior à programada.
O limitador não pode, em caso algum, substituir o respeito pelos limites de velocidade, nem a vigilância, nem a responsabilidade do condutor.
1. Selecção do modo limitador.
Comandos sob o volante
As informações programadas estão agrupadas no ecrã do quadro de bordo. 5. Indicação para activar / desactivar a limitação. 6. Indicação de selecção do modo limitador. 7. Valor da velocidade programada. 8. Selecção de uma velocidade memorizada.
Visualizações no quadro de bordo
O valor da velocidade programada permanece em memória após desligar a ignição.
2. Aumento do valor programado. 3. Diminuição do valor programado. 4. Activar / Desactivar a limitação.
Page 100 of 336
98
Condução
Rode o botão 1 para a posição "LIMIT" : a selecção do modo limitador é efectuada, sem que ele seja accionado (PAUSE). Não é necessário accionar o limitador para ajustar a velocidade.
Programação
Uma pressão no pedal do acelerador para ultrapassar a velocidade programada não terá qualquer efeito, excepto se premir fortementeno pedal e ultrapassar o ponto de resistência . O limitador neutraliza-se momentaneamente e a velocidade
programada que permanece visualizada fica intermitente. O regresso à velocidade programada, através de uma menor aceleração voluntária ou não do veículo, anula automaticamente o funcionamento intermitente.
Saída do modo limitador
Rode o botão 1 para a posição "0" : o modo limitador deixa de estar seleccionado. A visualização regressa ao totalizador quilométrico.
Anomalia de funcionamento
Regule o valor da velocidade premindo a tecla 2 ou 3 . Pode, em seguida, modificar a velocidade programada através das teclas 2 e 3 : - de + ou - 1 km/h = pressão breve, - de + ou - 5 km/h = pressão contínua, - por etapas de + ou - 5 km/h = pressão demorada.
Ultrapassagem da velocidade programada
Volte a accionar o limitador, pressionando novamente a tecla 4 .
Accione o limitador, através da tecla 4 .
Pare o limitador através da tecla 4 : o ecrã confirma a paragem (PAUSA).
Em caso de problema de funcionamento do limitador, a velocidade desaparece e são apresentados traços. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
No caso de descida acentuada ou de forte aceleração, o limitador de velocidade não poderá impedir o veículo de ultrapassar a velocidade programada. Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais: - verifique o posicionamento correcto do tapete, - nunca sobreponha vários tapetes.