PEUGEOT 2008 2014 Manual de utilização (in Portuguese)

Page 81 of 336

79
4
Condução
Arranque-Paragem do motor
 Inserir a chave na ignição. O sistema reconhece o código de arranque.  Rodar a chave a fundo para o quadro de bordo na posição 3 (Arranque) .  Assim que o motor ligar, soltar a chave.
Arranque do veículo
Um objecto pesado (porta-chaves...), preso à chave, tornando-a pesada sobre o seu eixo no contactor, poderá provocar um problema de funcionamento.
Esquecimento da chave
Ao abrir a porta do condutor, é apresentada uma mensagem de alerta, acompanhada por um sinal sonoro, para o informar de que a chave permanece no contactor na posição 1 (Stop) .
 Imobilizar o veículo.  Rodar a chave a fundo para si na posição 1 (Stop) .  Retirar a chave da ignição.
Paragem do veículo
Em caso de esquecimento da chave no contactor na posição 2 (Contacto) , o corte de ignição ocorre automaticamente ao fim de uma hora. Para ligar novamente a ignição, rode a chave para a posição 1 (Stop) e, de seguida, novamente para a posição 2 (Contacto) .
Roda livre
Por razões de segurança, não conduzir em roda livre. Porque algumas funções do veículo podem não estar activadas.
Quando se desliga o motor perde-se a assistência à travagem.
Com uma caixa de velocidades manual , posicione a alavanca de velocidades no ponto morto. Com uma caixa de velocidades pilotada , posicione a alavanca de velocidades em N . Com uma caixa de velocidades automática , posicione a alavanca de velocidades em P ou N .

Page 82 of 336

80
Condução

Travão de estacionamento manual
Engrenar
 Puxe a alavanca do travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
Desengrenar
Com o pé no travão, puxe ligeiramente a alavanca do travão de estacionamento, prima o gatilho e baixe totalmente a alavanca.
Sempre que estacionar numa zona inclinada, vire as rodas para as imobilizar contra o passeio, accione o travão de estacionamento, engrene uma velocidade e desligue o contacto.
Com o veículo em andamento, este avisador e o avisador STOP acendem-se e são acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã se o travão estiver engrenado ou mal desengrenado.
Em terreno plano, não é necessário puxar a alavanca do travão de
estacionamento no máximo.

Page 83 of 336

81
4
Condução
Caixa manual de
6 velocidades
Passagem para marcha-
atrás
Engrene a marcha-atrás apenas com o veículo parado e o motor em ralenti.
Por motivos de segurança e para facilitar o arranque do motor: - seleccione sempre o ponto-morto, - carregue no pedal da embraiagem.
Caixa manual de
5 velocidades
 Empurre a alavanca das velocidades para a direita e depois para trás.
Passagem para
marcha-atrás
Passagem da 5 ª ou da
6 ª velocidade
 Desloque completamente a alavanca de velocidades para a direita para engrenar correctamente a 5ª ou 6ª velocidade.
 Levante o anel sob o manípulo e desloque a alavanca de velocidades para a esquerda e depois para a frente.
Por motivos de segurança e para facilitar o arranque do motor:
- seleccione sempre o ponto-morto, - carregue no pedal da embraiagem.
Engrene a marcha-atrás apenas com o veículo parado e o motor em ralenti.

Page 84 of 336

82
Condução
Caixa de velocidades pilotada de cinco velocidades oferecendo, à escolha, o conforto do automatismo ou o prazer da passagem manual das velocidades. Três modos de condução lhe são portanto propostos : - o modo automático para a gestão automática das velocidades através da caixa de velocidades, sem intervenção do condutor, - o modo sequencial para a passagem manual das velocidades pelo condutor, com a alavanca de velocidades ou com os comandos situados sob o volante, - o modo auto sequencial para efectuar uma ultrapassagem, por exemplo, permanecendo em modo automatizado e utilizando ao mesmo tempo as funcionalidades do modo sequencial.
Caixa de velocidades pilotada de 5 velocidades
Alavanca de velocidades
R. Marcha-atrás  Pé no travão, desloque a alavanca para cima para seleccionar esta posição. N. Ponto morto.  Pé no travão, seleccione esta posição para arrancar. A. Modo automático.  Desloque a alavanca para trás para seleccionar este modo. M. + / - Modo sequencial com passagem manual das velocidades.  Desloque a alavanca para trás, em seguida para a esquerda para seleccionar este modo, depois: - dê um impulso para a frente para aumentar as velocidades, - ou dê um impulso para trás para diminuir
as velocidades.
Comandos sob o volante
+. Comando de aumento da velocidade.  Carregue no comando situado sob o volante "+" para engrenar a velocidade superior. -. Comando de diminuição da velocidade.  Carregue no comando situado sob o volante "-" para engrenar a velocidade inferior.
Os comandos no volante não permitem seleccionar o ponto morto, nem passar ou desengrenar a marcha atrás.
Não conduzir com a mão permanentemente sobre a alavanca de velocidades porque isso pode danificar a caixa de velocidades.

Page 85 of 336

83
4
Condução
Visualização no quadro de bordo
Posições da alavanca de velocidades
N. Neutro (Ponto morto) R. Reverse (Marcha atrás) 1, 2, 3, 4, 5. Velocidades em modo sequencial AUTO . Acende ao seleccionar o modo automático. Apaga-se à passagem ao modo sequencial.
 Seleccione a posição N .  Pressione a fundo o pedal do travão.  Efectue o arranque do motor.
Arranque do veículo
N acende-se de forma intermitente no quadro de bordo, se a alavanca de velocidades não estiver na posição N no momento do arranque.
 Coloque o pé no travão quando este avisador se acender de forma intermitente (ex: arranque do motor).
Ao engrenar a marcha atrás, é emitido um sinal sonoro.
Em caso de arranque em subida, acelerar
progressivamente, soltando simultaneamente o travão de estacionamento.
 Seleccione a primeira velocidade (posição M ou A ) ou a marcha atrás (posição A ) ou a marcha atrás (posição AR ). R ). R Desengrene o travão de estacionamento.  Retire progressivamente o pé do pedal do travão e acelere em seguida.
AUTO e 1 ou R aparecem no quadro de bordo.
Parragem - Arranque em subida
Em caso de paragem em subida, é aconselhável não utilizar o acelerador para manter o veículo imobilizado; engrene de preferência o travão de estacionamento.
Modo sequencial
AUTO desaparece e as velocidades engrenadas aparecem sucessivamente no quadro de bordo.
 Após o arranque do veículo, seleccione a posição M para passar ao modo sequencial.
Os pedidos de passagem de velocidade fazem-se unicamente se o regime do motor assim o permitir. Em caso de velocidade reduzida, ao aproximar-se de um stop ou de um semáforo, por exemplo, a caixa velocidade reduz automaticamente até à primeira velocidade.
Deve pressionar obrigatoriamente e completamente o pedal do travão a fundo durante o arranque do motor.
Modo automatizado
 Após a utilização do modo sequencial, seleccione a posição A para regressar ao modo automático.
AUTO e a velocidade engrenada são
apresentados no quadro de bordo.
A caixa de velocidades funciona então em modo auto-activo, sem a intervenção do condutor. Ela selecciona permanentemente a velocidade que melhor se adaptada aos parâmetros seguintes: - optimização do consumo, - estilo de condução,
- per fil da estrada, - carga do veículo.
N é apresentado no quadro de bordo.

Page 86 of 336

84
Condução
Nunca seleccione a posição N com o veículo em andamento. Engrene unicamente a marcha-atrás R , com o veículo imobilizado com o pé sobre o pedal do travão. Em todos os casos, é imperativo accionar o travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
Modo "auto sequencial"
No modo automatizado, é possível a qualquer momento retomar temporariamente os comandos situados sob o volante. A utilização destes comandos permite seleccionar manualmente as velocidades para as situações que necessitam uma aceleração mais rápida que o modo automatizado (rotundas, saída de parques de estacionamento com fortes declives, ultrapassagens...).
A caixa de velocidades engrena a velocidade pedida se o regime do motor o permitir. AUTOpermanece no ecrã. Após alguns instantes, a caixa de velocidades gere de novo, automaticamente, as velocidades.
Paragem do veículo
Antes de desligar o motor, pode passar para a posição N para ficar em ponto morto. Nesse caso, deve engrenar imperativamente o travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
AUTO - e - aparecem no quadro de bordo.
Anomalia de funcionamento
Com a ignição ligada, o acendimento e o funcionamento intermitente de AUTOintermitente de AUTOintermitente de , acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã, indicam um problema de funcionamento da caixa de velocidades. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Para obter uma aceleração ideal, por exemplo em caso de ultrapassagem de outro veículo, carregue com força o pedal do aceledor e passe o ponto de resistência.
 Seleccione a posição N .  Carregue a fundo no pedal do travão.  Espere cerca de 30 segundos para que Nou uma velocidade apareçam no quadro de bordo.  Solte o pedal do travão. A caixa de velocidades está de novo operacional.
Reinicialização
Após ter desligado a bateria, deve reinicializar a caixa de velocidades.  Ligue a ignição.

Page 87 of 336

85
4
Condução
Caixa de velocidades pilotada de 6 velocidades
Caixa de velocidades pilotada de seis velocidades que oferecem, à escolha, o conforto do automatismo ou o prazer da passagem manual das velocidades. São propostos dois modos de condução: - o modo automatizado para a gestão automática das velocidades pela caixa, - o modo manual para a passagem sequencial das velocidades pelo condutor, Em modo automatizado, é possível alterar a velocidade utilizando, pontualmente, os comandos no volante, por exemplo, para efectuar uma ultrapassagem.
Alavanca das velocidades
R. Marcha-atrás  Com o pé no pedal do travão, desloque a alavanca para a frente. N. Ponto morto.  Com o pé no pedal do travão, seleccione esta posição para efectuar o arranque. A. Modo automatizado.  Desloque a alavanca para trás para seleccionar este modo. M. +/- . Modo manual com passagem sequencial das velocidades.  Desloque a alavanca para trás para seleccionar este modo e, em seguida: - dê um impulso para a frente oara aumentar as velocidades, - ou dê um impulso para trás para diminuir as velocidades.
+. Comando de aumento das velocidades.  Prima por trás do comando sob o volante "+" para engrenar para a velocidade superior. -. Comando de redução das velocidades.  Prima por trás do comando sob o volante "-" para engrenar para a velocidade inferior.
Comandos sob o volante
Os comandos sob o volante não permitem seleccionar o ponto morto, nem engrenar ou desengrenar a marcha-atrás.
Não conduzir com a mão permanentemente sobre a alavanca de velocidades porque isso pode danificar a caixa de velocidades.

Page 88 of 336

86
Condução
Ao engrenar a marcha-atrás é emitido um sinal sonoro.
N acende-se de forma intermitente no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no quadro de bordo, se a alavanca de velocidades não estiver na posição Nno momento do arranque.
Para obter uma aceleração ideal, por exemplo ao ultrapassar outro veículo, pressione a fundo o pedal do acelerador e passe o ponto de resistência.
Visualização no quadro de bordo Arranque do veículo Modo automatizado
Posições da alavanca de velocidades Posições da alavanca de velocidades Posições da alavanca de
N. Neutral (Ponto morto) R. Reverse (Marcha-atrás) 1, 2, 3, 4, 5, 6. Velocidades em modo manual AUTO. Acende ao seleccionar o modo AUTO. Acende ao seleccionar o modo AUTO. automático. Apaga-se à passagem ao modo manual.
 Coloque o pé no travão quando este avisador se acender de forma intermitente (ex: arranque do motor).
 Seleccione a posição N .  Pressione a fundo o pedal do travão.  Efectue o arranque do motor.
N é apresentado no quadro de bordo.
 Seleccione o modo automatizado (posição A(posição A(posição ), o modo manual (posição A ), o modo manual (posição AM ) ou o modo marcha-atrás (posição R).  Desengrene o travão de estacionamento.  Retire o pé do pedal do travão e, em seguida, acelere.
AUTO e 1 , 1 ou R são apresentados no quadro de bordo.
 Após o arranque do veículo, seleccione a posição A para passar ao modo automático.
AUTO e a velocidade engrenada são apresentados no quadro de bordo.
A caixa de velocidades funciona em modo auto-activo, sem intervenção do condutor. Selecciona permanentemente a velocidade que melhor se adaptar aos seguintes parâmetros: - estilo de condução, - per fil da estrada. Pé no travão acende-se de forma intermitente no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no quadro de bordo, se o pedal do travão não estiver completamente pressionado no arranque.

Page 89 of 336

87
4
Condução
A uma baixa velocidade, se a marcha-atrás for solicitada, esta apenas será tomada em conta quando o veículo se encontrar imobilizado. Uma indicação é apresentada no quadro de bordo.
Passagem manual das
velocidades
Modo manual
Em caso de forte aceleração, a velocidade superior não passa sem acção do condutor nos comandos no volante. Com o veículo em movimento nunca seleccione ponto morto N . Engrene apenas a marcha-atrás R com o veículo imobilizado e o pé no pedal do travão.
Esta alteração das velocidades pontual permite efectuar uma ultrapassagem, por exemplo, permanecendo no modo automático.  Accione os comandos sob o volante + ou - . A caixa de velocidades engrena a velocidade solicitada se o regime do motor o permitir. AUTO permanece indicado no quadro de bordo.
Após alguns instantes sem acção nos comandos, a caixa de velocidades gera novamente as velocidades automaticamente.
 Após o arranque do veículo, seleccione a posição M para passar ao modo manual.  Puxe a alavanca para o símbolo + para passar à velocidade superior.  Empurrar a alavanca para o símbolo - para
passar à velocidade inferior.
As velocidades engrenadas são apresentadas sucessivamente no visor do quadro de bordo.
Os pedidos de alteração da velocidade apenas se efectuam se o regime do motor o permitir. Não é necessário soltar o acelerador durante alterações de velocidade. Aquando de uma travagem ou ao abrandar, a caixa de velocidades regride automaticamente para permitir colocar o veículo na velocidade adequada.

Page 90 of 336

88
Condução
Anomalia de funcionamento
Em caso de imobilização do veículo, com o motor em funcionamento, coloque sistematicamente a alavanca de velocidades em ponto morto N . Antes de qualquer intervenção no compartimento do motor, verifique se a alavanca de velocidades se encontra em ponto morto N e se o travão de estacionamento está engrenado.
Com a ignição ligada, o acendimento e o funcionamento intermitente de AUTO , acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções, indicam um problema de funcionamento da caixa de velocidades. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Pressione obrigatoriamente e completamente o pedal do travão durante o arranque do motor. Em todos os casos de estacionamento, engrene imperativamente o travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
Paragem do veículo
Antes de desligar o motor, é possível optar por: - passar para a posição N para ficar em ponto morto, - deixar a velocidade engrenada; neste caso, o veículo não poderá ser deslocado. Em ambos os casos, é imperativo engrenar o travão de estacionamento para imobilizar o veículo.

Page:   < prev 1-10 ... 41-50 51-60 61-70 71-80 81-90 91-100 101-110 111-120 121-130 ... 340 next >