Peugeot 308 2007.5 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 121 of 228

1. Luz avisadora de cintos não apertados/desapertados à frente e/ou atrás.
2. Luz avisadora do cinto dianteiro esquerdo.
3. Luz avisadora do cinto dianteiro direito.
4. Luz avisadora do cinto traseiro direito.
5. Luz avisadora do cinto traseiro central.
6. Luz avisadora do cinto traseiro esquerdo.
No painel das luzes avisadoras de cinto e do airbag frontal do passageiro, a luz avisadora correspondente 2 ou 3 acen-de-se a vermelho se o cinto não estiver apertado ou for desapertado.
Painel das luzes avisadoras de cinto não apertado/desapertadoCintos de segurança traseiros
Os bancos traseiros estão equipados com um cinto cada um, incluindo três pontos de fi xação e um enrolador com limitador de esforço (excepto o passa-geiro no banco traseiro central).
Luz avisadora de cinto desapertado
Esta luz avisadora acende-se, tanto no quadrante, como no painel das luzes avisadoras do cinto e do airbag frontal do pas-sageiro, quando um ou vários passa-geiros nos bancos de trás desapertam o cinto.
A partir de cerca de 20 km/h e duran-te dois minutos, esta luz avisadora fi ca intermitente acompanhada de um sinal sonoro crescente. Passado dois mi-nutos, esta luz avisadora permanece acesa quando um ou vários passagei-ros nos bancos de trás não apertarem o cinto.
Apertar
 Puxar a correia e inserir a lingueta no fecho.
 Verifi car o fecho correcto puxando a correia.
Painel das luzes avisadorasde cinto desapertado
Aquando da ligação da ignição, as lu-zes avisadoras correspondentes 4, 5 e 6acendem-se durante cerca de 30 segun-dos a vermelho, se o cinto não estiver apertado.
Com o motor em rotação ou o veículo em circulação, a luz avisadora correspon-dente 4, 5 ou 6 acende-se a vermelho, acompanhado de um sinal sonoro e de uma mensagem no ecrã multifunções, quando um passageiro dos bancos de trás desapertar o cinto de segurança.
Desapertar
 Premir o botão vermelho do fecho.

Page 122 of 228

i
110

Page 123 of 228

i
!
111
OS AIRBAGS
Sistema concebido para optimizar a segurança dos ocupantes (excepto o passageiro traseiro central) em caso de colisões violentas. Este sistema com-pleta a acção dos cintos de seguran-ça equipados com limitador de esforço (excepto o passageiro no banco central traseiro).
Nesse caso, os sensores electrónicos registam e analisam os embates dian-teiros e laterais nas zonas de detecção de embates:
- em caso de embate violento, os air-bags disparam instantaneamente e protegem os ocupantes do veículo (excepto o passageiro traseiro cen-tral); imediatamente após o choque, os airbags esvaziam-se rapidamente, a fi m de não incomodar a visibilidade, nem a eventual saída dos ocupantes;- em caso de um ambiente pouco vio-lento, de impacto no lado traseiro e em determinadas condições de ca-potamento, os airbags não disparam. O cinto de segurança por si só é sufi -ciente para assegurar uma protecção optimizada nestas situações.
Airbags frontais
Sistema que protege, em caso de choque frontal violento, o condutor e o passagei-ro da frente, a fi m de limitar os riscos de traumatismo.
Para o condutor, está integrado no cen-tro do volante; para o passageiro da frente, no painel de instrumentos por cima do porta-luvas.
Activação
Disparam simultaneamente, excepto se o airbag frontal do passageiro esti-ver neutralizado, em caso de um cho-que frontal violento aplicado em toda ou parte da zona de impacto frontal A, consoante o eixo longitudinal do veí-culo num plano horizontal e de sentido dianteiro para a traseira do veículo.
O airbag frontal interpõe-se entre o ocupante dianteiro do veículo e o ta-blier, para amortecer a sua projecção para a frente.
Zonas de detecção de embate
A. Zona de impacto frontal.
B. Zona de impacto lateral.

Page 124 of 228

!
!
112
Anomalia de funcionamento
Se esta luz avisadora acender no quadrante, acompanhada por um sinal sonoro e por uma men-sagem no ecrã multifunções, consultar um Representante Autorizado PEUGEOT para verifi cação do sistema. Os airbags podem deixar de ser activa-dos em caso de embate violento.
Airbag para os joelhos*
Sistema protegendo, em caso de cho-que frontal violento, os joelhos do con-dutor.
Este airbag está integrado no painel de bordo, sob a coluna de direcção.
Activação
Dispara simultâneamente com os air-bags frontais.
Reactivação
Assim que retirar o banco para crianças, rodar o comando 1 para a posição "ON"para activar de novo o airbag e assegu-rar assim a segurança do seu passagei-ro da frente em caso de choque.
Com a ignição ligada, esta luz avisadora acende-se no painel de luzes avisadoras do cinto de segurança e do airbag frontal do passageiro durante cerca de um mi-nuto, se o airbag frontal do passageiro for activado.Consoante a sua versão, esta luz avisadora acende, seja no quadrante ou no painel de luzes avisadoras do cinto de segu-rança e do airbag frontal do passageiro, com a ignição ligada e durante todo o período de duração da neutralização.
Se esta luz avisadora fi car in-termitente, contactar um Repre-sentante AutorizadoPEUGEOT. O airbag frontal do passageiro pode deixar de ser activado em caso de embate violento.
Neutralização
Só o airbag frontal do passageiro pode ser neutralizado:
com a ignição desligada, introduza a chave no comando de neutraliza-ção do airbag passageiro 1,
 rodá-la para a posição "OFF",
 depois, retirá-la mantendo-a nesta posição.
* Consoante o destino.

Page 125 of 228

!
113
Airbags laterais
Sistema que protege, em caso de cho-que lateral violento, o condutor e os pas-sageiros (excepto o passageiro no banco central traseiro) da frente para limitar os riscos de traumatismo no tórax.
Cada airbag lateral está integrado:
- à frente, na estrutura do encosto do banco, no lado da porta,- atrás, no revestimento lateral (excep-to 3 portas).
Activação
Os airbags são activados unilateralmen-te em caso de choque lateral violento aplicado na totalidade ou em parte da zona de impacto lateral B, perpendicu-larmente ao eixo longitudinal do veículo num plano horizontal e do exterior para o interior do veículo.
Airbags cortina
Sistema que protege, em caso de cho-que lateral violento, o condutor e os pas-sageiros (excepto o passageiro no banco central traseiro) para limitar os riscos de traumatismo na cabeça.
Cada airbag cortina está integrado nos pilares e na parte superior do habitáculo:
Anomalia de funcionamento
Activação
Os airbags cortina activam-se em simul-tâneo com os airbags laterais corres-pondentes em caso de choque lateral violento aplicado na totalidade ou em parte da zona de impacto lateral B, per-pendicularmente ao eixo longitudinal do veículo num plano horizontal e do exte-rior para o interior do veículo.
O airbag cortina interpõem-se entre o ocupante à frente ou atrás no veículo e os vidros.
Zonas de detecção do choque
A. Zona de impacto frontal.
B. Zona de impacto lateral.
Se esta luz avisadora se acen-der no quadrante, acompanha-da por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã multifunções, consultar um Representante Autorizado PEUGEOT para proceder à verifi cação do sistema. Os airbags podem deixar de ser activados em caso de embate violento.
O airbag lateral interpõe-se entre o ocu-pante à frente ou atrás no veículo e o painel da porta correspondente.

Page 126 of 228

!
114

Page 127 of 228

!
i
!
115
O TRAVÃO DE MÃO
Dispositivo mecânico para manter o ve-ículo imobilizado.
Para accionar o travão
 Puxar o travão de mão para imobili-zar o veículo.
Com o veículo em movimento, o acendimento desta luz avisa-dora e da luz avisadora STOP, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções, indica que o travão per-manece apertado ou que foi mal afrou-xado.
Para desengatar o travão
 Puxar a alavanca e carregar no bo-tão A para desapertar o travão de mão.
CAIXA MANUAL DE
6 VELOCIDADES
Passagem para marcha-atrás
 Levantar o anel sob o manípulo e empurrar a alavanca das velocida-des para a esquerda e depois para a frente.

Page 128 of 228

i
116
CAIXA MANUAL PILOTADA DE
6 VELOCIDADES
Caixa de velocidades manual pilotada de seis velocidades oferecendo, à es-colha, o conforto do automatismo ou o prazer da passagem manual das velo-cidades.
São propostos três modos de condu-ção:
- o modo automático para a gestão automática das velocidades pela cai-xa,- o modo sequencial para a passagem manual das velocidades pelo condu-tor,- o modo auto-sequencial para efectu-ar uma ultrapassagem, por exemplo, permanecendo no modo automático utilizando as funcionalidades do modo sequencial.Está disponível uma função Sport no modo automático ou sequencial para permitir um estilo de condução mais di-nâmico.
A utilização desta caixa de velocidades permite usufruir de uma funcionalidade suplementar: ajuda ao arranque em inclinação.
Alavanca das velocidades
R. Marcha-atrás
 Com o pé no pedal do travão, deslo-car a alavanca para cima para selec-cionar esta posição.
N. Ponto-morto.
 Com o pé no pedal do travão, selec-cionar esta posição para arrancar.
A. Modo automático.
 Deslocar a alavanca para baixo para seleccionar este modo.
M. +/- Modo sequencial com passa-gem manual das velocidades.
 Deslocar a alavanca para baixo, para a esquerda para seleccionar este modo e, de seguida:
- dar um impulso para a frente para aumentar a relação,- ou dar um impulso para trás para reduzir a relação.S. Tipo Sport.
 Premir este botão para o activar ou neutralizar.
Comandos sob o volante
+. Comando de aumento da relação à direita do volante.
 Premir atrás do comando sob o vo-lante "+" para aumentar a relação.
-. Comando de redução da relação à esquerda do volante.
 Premir atrás do comando sob o vo-lante "-" para reduzir a relação.

Page 129 of 228

i
i
!i
117
Indicações no quadrante
Posições da alavanca das velocidades
Arranque do veículo
N. Neutral (ponto-morto)
R. Reverse (marcha-atrás)
1, 2, 3, 4, 5, 6. Relações em modo sequencial
AUTO. Acende-se quando O. O. se selecciona o modo automático. Apaga-se quando se passa ao modo sequencial.
S. Sport (tipo Sport)
 Pousar o pé sobre o travãoquando a luz avisadora fi car intermitente (por exemplo: arranque do motor).
 Seleccionar a posição N.
 Carregar a fundo no pedal do tra-vão.
 Ligar o motor.
 Seleccionar a primeira velocidade (posição M ou A) ou marcha-atrás (posição R).
 Desactivar o travão de estaciona-mento.
 Levantar o pé do pedal do travão e acelerar.
AUTO e 1 ou R aparecem no visor do quadrante.
Ajuda ao arranque em inclinação
Esta funcionalidade é complementar e está associada a esta caixa de veloci-dades.
Ela permite imobilizar temporariamente o veículo, pois mantém os travões ac-cionados durante um curto período, o tempo em que passa do pedal do tra-vão ao pedal do acelerador.
Esta funcionalidade activa-se se o veí-culo estiver imobilizado pelo facto de se carregar no pedal do travão e em fun-ção da inclinação:
- em subidas, com o veículo parado, alavanca de velocidades em A ou M, o veículo é mantido por um curto perí-odo ao soltar o pedal do travão,- em descidas, com o veículo parado, alavanca de velocidades em R, o ve-ículo é mantido por um curto período ao soltar o pedal do travão.
N aparece no visor do qua-drante.

Page 130 of 228

i
!i
118
Modo sequencial
 Após o arranque do veículo, selec-cionar a posição M para passar ao modo sequencial.
AUTO desaparece e as re-lações engatadas aparecem sucessivamente no visor do quadrante.
Os pedidos de alteração da relação apenas se efectuam se o regime do motor o permitir.
Não é necessário soltar o acelerador durante alterações de relação.
Aquando de uma travagem ou ao abran-dar, a caixa de velocidades regride au-tomaticamente para permitir colocar o veículo na relação adequada.
A caixa de velocidades funciona em modo auto-activo, sem intervenção do condutor. Ela selecciona permanente-mente a relação de velocidades que melhor se adapte aos seguintes parâ-metros:
- estilo de condução,- perfi l da estrada.
AUTO e a relação engatada aparecem no visor do qua-drante.
Modo automático
 Após utilização do modo sequencial, seleccionar a posição A para voltar ao modo automático.
Modo "auto-sequencial"
Este modo permite efectuar uma ultra-passagem, por exemplo, permanecen-do no modo automático utilizando as funcionalidades do modo sequencial.
 Accionar as posições + ou - dos co-mandos sob o volante.
A caixa de velocidades engata a rela-ção solicitada se o regime do motor o permitir. AUTO permanece indicado no quadrante.
Após alguns momentos sem acção nos comandos, a caixa de velocidades gera novamente as relações automatica-mente.

Page:   < prev 1-10 ... 81-90 91-100 101-110 111-120 121-130 131-140 141-150 151-160 161-170 ... 230 next >