TOYOTA PROACE CITY VERSO 2019 Manual de utilização (in Portuguese)

Page 151 of 272

151
Condução
6
Avaria
Em caso de avaria, esta luz de aviso acende no painel de instrumentos, sendo acompanhada de uma mensagem.Contacte um TOYOTA concessionário ou uma oficina devidamente qualificada para que esta proceda a uma verificação do sistema.
NOTIC E
O sistema pode sofrer a interferência de determinadas condições meteorológicas (chuva, granizo, etc.).Em particular, se circular numa estrada molhada ou se passar de uma área seca para uma área molhada, os alertas podem não funcionar (por exemplo, acumulação de gotas de água no ângulo morto podem ser identificadas como sendo um veículo).Em condições meteorológicas adversas ou invernosas, certifique-se que os sensores não estão cobertos com lama, gelo ou neve.Tenha cuidado para não cobrir a zona de reconhecimento nos espelhos da porta ou nas zonas de deteção nos para-choques da frente e traseiros com etiquetas adesivas ou outros objetos; estes podem comprometer o funcionamento do sistema.
Sistema ativo de
vigilância do ângulo morto
Para além da luz de aviso no espelho da porta em questão, pode sentir a correção à trajetória se tentar atravessar a linha delimitadora da faixa de rodagem com os indicadores de direção em funcionamento para o ajudar a evitar uma colisão.Este sistema é a combinação de Alerta ativo de transposição involuntária de linha e Vigilância do ângulo morto.Estas 2 funções têm de estar ativadas e em funcionamento.A velocidade do veículo tem de estar entre 65 e 140 km/h (40 e 87 mph), inclusive.Estas funções são particularmente adequadas para condução em autoestradas e estradas principais.Para mais informações sobre Alerta ativo de transposição involuntária de linha e Vigilância do ângulo morto, consulte as respetivas secções.
WARNI NG
Este sistema é um apoio à condução que não pode, em nenhuma circunstância, substituir a atenção que o condutor tem de prestar.
Deteção de distração
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.Se se sentir cansado, faça uma pausa ou faça pausas a cada 2 horas.Dependendo da versão, a função consiste apenas no sistema "Coffee Break Alert" ("Alerta para fazer uma pausa") ou na combinação deste com o sistema "Driver Attention Warning" ("Aviso de atenção do condutor").
WARNI NG
Estes sistemas não foram concebidos para manter o condutor atento nem para evitar que o condutor adormeça ao volante. O condutor é responsável por parar caso se sinta cansado.
Ativação/Desativação
A função é ativada ou desativada através do menu de configuração do veículo.O estado do sistema fica memorizado quando desligar a ignição.

Page 152 of 272

152
Alerta para descanso
O sistema emite um alerta assim que detetar que o veículo não faz uma pausa há mais de 2 horas de condução a uma velocidade superior a 65 km/h (40 mph).Este alerta é feito via mensagem no mostrador que incentiva o condutor a fazer uma pausa, sendo acompanhado de um sinal sonoro.Se o condutor não seguir esta recomendação, o alerta é repetido a cada hora até o veículo parar.O sistema é redefinido quando as condições que se seguem estiverem reunidas:– motor em funcionamento, veículo parado há mais de 15 minutos,– a ignição está desligada há alguns minutos,– o cinto do condutor não está colocado e a respetiva porta está aberta.
NOTIC E
Assim que a velocidade do veículo descer para um valor inferior a 65 km/h (40 mph), o sistema entra em standby.O tempo de condução é novamente contabilizado assim que a velocidade for superior a 65 km/h (40 mph).
Aviso de atenção do
condutor
Dependendo da versão, o sistema "Coffee Break Alert" ("Alerta para fazer uma pausa") está associado ao sistema "Driver Attention Warning" ("Aviso de atenção do condutor").

Utilizando a câmara na parte superior do para-brisas, o sistema avalia o nível de atenção do condutor, cansaço ou distração através das variações da trajetória por comparação com as linhas delimitadoras da
faixa de rodagem.Este sistema é particularmente adequado a estradas de elevadas velocidades (velocidade superior a 65 km/h (40 mph)).No 1º nível de alerta, o condutor é avisado por uma mensagem “Seja vigilante!”, acompanhada de um sinal sonoro.Depois de 3 avisos de nível 1, o sistema ativa a mensagem "Condução perigosa: faça uma
pausa", que é acompanhada de um sinal sonoro mais pronunciado.
WARNI NG
As situações que se seguem podem interferir com o funcionamento do sistema ou impedir que este seja ativado:– fraca visibilidade (iluminação inadequada da estrada, queda de neve, chuva intensa,
nevoeiro denso, etc.);– encandeamento (faróis dos veículos que circulam em sentido contrário, sol baixo, reflexo na estrada molhada, sair de um túnel, alternância entre sombra e luz, etc.);– na área do para-brisas em frente à câmara: sujidade, humidade, coberta com gele, coberta de neve, danificada ou com autocolante.– linhas delimitadoras ausentes, desgastadas, ocultas (neve, lama) ou várias linhas (obras na estrada, etc.),– próximo do veículo que circula à sua frente (não são detetadas linhas);– estradas que são estreitas, sinuosas, etc.
NOTIC E
Em determinadas condições de condução (estradas irregulares ou ventos fortes), o sistema pode emitir determinados alertas independentemente do nível de atenção do condutor.

Page 153 of 272

153
Condução
6
WARNI NG
As situações que se seguem podem interferir com o funcionamento do sistema ou impedir que este seja ativado:– linhas delimitadoras ausentes, desgastadas, ocultas (neve, lama) ou várias linhas (obras na estrada),– próximo do veículo que circula à sua frente (não são detetadas linhas delimitadoras),– estradas que são estreitas, sinuosas, etc.
Sensores de
estacionamento
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.

Se utilizar os sensores do para-choques, este sistema sinaliza a sua proximidade face a obstáculos (por ex. peões, veículos, árvores, barreiras) presentes na sua área de deteção.
Sensores de
estacionamento traseiros
O sistema é ativado quando engrenar marcha-atrás, o que será confirmado por um sinal sonoro.O sistema é desativado quando desengrenar a marcha-atrás.
Assistência sonora

O sistema sinaliza a presença de obstáculos que estão dentro da zona de deteção dos sensores e na trajetória do veículo definida pela direção do volante da direção.

Dependendo da versão, no exemplo apresentado, apenas os obstáculos presentes na área sombreada serão sinalizados pela assistência sonora.
A informação de proximidade é prestada por um sinal sonoro intermitente cuja frequência aumenta à medida que o veículo se aproxima do obstáculo.Quando a distância entre o veículo e o obstáculo for inferior a 30 cm (0 ft 11"), o sinal sonoro passa a contínuo.O som emitido pela coluna (esquerda ou direita) indica o lado em que o obstáculo está.
NOTIC E
Ajustar o sinal sonoroCom TOYOTA Connect Radio ou TOYOTA Connect Nav, se pressionar esta tecla abre o vidro para ajustar o volume do sinal sonoro.
Assistência visual

A assistência visual complementa a assistência sonora, sem levar em consideração a trajetória do veículo apresentando barras no ecrã que representam a distância entre o obstáculo e o veículo (branco: mais distância face aos

Page 154 of 272

154
obstáculos, laranja: os obstáculos estão perto, vermelho:os obstáculos estão muito perto).Quando o obstáculo estiver muito perto, o símbolo "Perigo" é exibido no ecrã.
Sensores de
estacionamento à frente
Para além dos sensores de estacionamento traseiros, os sensores de estacionamento à frente são ativados quando for detetado um obstáculo à frente do veículo e se estiver a circular a uma velocidade inferior a 10 km/h (6 mph).O funcionamento dos sensores de estacionamento à frente é interrompido se o veículo parar durante mais de 2 ou 3 segundos com uma velocidade de avanço para a frente engrenada, se um obstáculo deixar de ser detetado ou se a velocidade do veículo exceder os 10 km/h (6 mph).
NOTIC E
O som emitido pelo altifalante (à frente ou atrás) localiza o obstáculo em relação ao veículo, na sua trajetória, à frente ou atrás.
Sensores de
estacionamento laterais

Se utilizar os sensores adicionais nas laterais dos para-choques da frente e traseiro, o sistema regista a posição dos obstáculos fixo durante a manobra e avisa-o quando estes estiverem nas laterais do veículo.
WARNI NG
Só é possível assinalar os obstáculos fixos. Os obstáculos que estavam em movimento no início da manobra podem ser erradamente assinalados e os obstáculos em movimento que aparecerem nas laterais do veículo e que não foram previamente registados não serão assinalados.
WARNI NG
Os objetos memorizados durante a manobra não ficam registados quando desligar a ignição.
Desativação / Ativação
Sem sistema áudio


► Para desativar ou ativar o sistema, pressione esta tecla.O indicador está aceso quando o sistema está desativado.
Com sistema áudio ou ecrã tátil
A configuração é feita no menu de configuração do veículo.O estado do sistema fica memorizado quando desligar a ignição.

Page 155 of 272

155
Condução
6
NOTIC E
Os sensores de estacionamento traseiros serão desativados automaticamente se um atrelado ou suporte para bicicletas estiver ligado a um dispositivo de reboque instalado de acordo com as recomendações do fabricante.Neste caso, o desenho do atrelado é exibido na parte traseira da imagem do veículo.
Os sensores de estacionamento são desativados enquanto a Park Assist função estiver a medir um espaço.Para mais informações sobre Park Assist, consulte a respetiva secção.
Limites de utilização
Se carregar muito o compartimento da bagagem, o veículo pode ficar inclinado, o que irá afetar a avaliação das distâncias.
Avaria
Em caso de avaria quando engrenar a marcha-atrás, esta luz de aviso acende no painel de instrumentos, sendo acompanhada de uma mensagem e de um sinal sonoro (curto).Contacte um TOYOTA concessionário ou uma oficina devidamente qualificada para que esta proceda a uma verificação do sistema.
Top Rear Vision
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.

Assim que engrenar a marcha-atrás com o veículo em funcionamento, este sistema apresenta a vista das imediações do seu veículo no ecrã tátil utilizando a câmara localizada na parte traseira do veículo.


O ecrã é dividido em 2 partes com uma vista contextual e uma vista de cima e das imediações do veículo.Os sensores de estacionamento suplementam a informação da vista de cima do veículo.Podem ser exibidas várias vistas contextuais:– Vista padrão.– Vista 180° – Vista ampliada.O modo AUTO é ativado como predefinição.Neste modo, o sistema escolhe a vista mais adequada (padrão ou ampliada).Pode alterar o tipo de vista a qualquer momento da manobra.O estado da função não é memorizado quando a ignição estiver desligada.
Princípio de funcionamento

Utilizando a câmara traseira, o veículo grava as imediações do mesmo durante as manobras a
baixa velocidade.Uma imagem da vista de cima e das imediações (representada entre parênteses) é reconstruída

Page 156 of 272

156
em tempo real e à medida que a manobra avança.Facilita o alinhamento do veículo quando estacionar e permite ver os obstáculos que estão próximos do veículo. Detetado automaticamente se o veículo permanecer estático durante demasiado tempo.
Vista traseira

Para ativar a câmara do taipal traseiro, engrene marcha-atrás e mantenha a velocidade do veículo a uma velocidade inferior a 10 km/h (6 mph).O sistema é desativado:– Automaticamente a velocidades superiores a 10 km/h (6 mph),– Automaticamente se abrir o taipal traseiro.– Quando desengrenar a marcha-atrás (a imagem permanece durante 7 segundos).– Se pressionar a seta branca no canto superior esquerdo do ecrã tátil.
Modo AUTO

Este modo é ativado como predefinição.Utilizando os sensores no para-choques traseiro, a vista altera automaticamente de vista traseira (padrão) para vista de cima (ampliada) à medida que se aproximar de um obstáculo que está ao nível da linha vermelha (inferior a 30 cm (0 ft 11")) durante uma manobra.
Vista padrão

A área atrás do veículo é exibida no ecrã.As linhas azuis 1 representa a largura do veículo com os espelhos estendidos; a orientação varia dependendo da posição do volante da direção.A linha vermelha 2 representa uma distância de 30 cm (0 ft 11") a partir do para-choques traseiro; as 2 linhas azuis 3 e 4 representa 1 m e 2 m (3 ft 3" e 6 ft 6"), respetivamente.Esta vista está disponível com o modo AUTO ou no menu de seleção da vista.
Vista ampliada

A câmara grava as imediações do veículo durante a manobra para criar uma vista de cima a partir da parte traseira do veículo das imediações do veículo, o que lhe permite manobrar o veículo tendo em consideração os obstáculos que estão nas imediações.Esta vista está disponível com o modo AUTO ou no menu de seleção da vista.

Page 157 of 272

157
Condução
6
NOTIC E
Obstáculos que podem aparentar estar mais longe do que estão na realidade.É importante verificar as laterais do veículo durante a manobra utilizando os espelhos.Os sensores de estacionamento traseiros também dão informação sobre as imediações do veículo.
Vista 180°

A vista 180° facilita-lhe a manobra de marcha-atrás quando sai de um estacionamento tipo baia uma vez que lhe permite ver os veículos, peões e ciclistas que se aproximam.
Esta vista não é recomendada para fazer a manobra completa.Consistem em 3 áreas: esquerda A, central B e direita C.Esta vista só está disponível a partir do menu de seleção da vista.
Park Assist
Consulte Recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.Este sistema presta uma assistência ativa ao estacionamento nos veículos com caixa de velocidades manual: deteta um espaço para estacionamento e, de seguida, orienta o veículo na direção adequada para estacionamento enquanto o condutor controla a direção, engrenamento de velocidades e travagem.Para ajudar o condutor na monitorização das manobras, o sistema ativa automaticamente a visualização de Top Rear Vision e ativação dos sensores de estacionamento.
O sistema mede os espaços para estacionamento disponíveis e calcula as distâncias aos obstáculos utilizando os sensores ultrassónicos integrados no para-choques da frente e traseiro.

O sistema presta auxílio com as manobras que se seguem:
A.Entrar num espaço para estacionamento "paralelo"
B.Sair de um espaço para estacionamento "paralelo"
C.Entrar num espaço para estacionamento tipo baia
Funcionamento
► Quando se aproximar do espaço para estacionamento, reduza para uma velocidade igual ou inferior a 30 km/h (19 mph).
Ativação da função
A função é ativada através do menu de configuração do veículo.
WARNI NG
Quando ativar a função, desativa Vigilância do ângulo morto.

Page 158 of 272

158
NOTIC E
Pode desativar a função a qualquer momento antes da manobra de entrada ou saída do espaço para estacionamento começar, pressionando a seta no canto superior esquerdo do mostrador.
Escolher o tipo de manobra

A página de seleção de manobras é exibida no ecrã tátil: por predefinição, a página "Entry"
("Entrada") se o veículo tiver circulado desde que ligou a ignição ou, caso contrário, página "Exit" ("Saída").► Escolha e tipo e lado da manobra para ativar a pesquisa de espaço para estacionamento.Pode alterar a manobra selecionada a qualquer momento, até mesmo durante a pesquisa de um espaço para estacionamento disponível.
Este indicador acende para confirmar a seleção.
Pesquisa de espaço para
estacionamento
► Deve circular uma distância entre 0,50 m e 1,50 m (1 ft 7" e 4 ft 11") desde a fila de veículos estacionados sem nunca exceder os 30 km/h (19 mph) até que o sistema encontre um espaço disponível.A pesquisa de um lugar de estacionamento é suspensa quando circular a velocidades superiores. A função é desativada automaticamente se a velocidade do veículo exceder os 50 km/h (31 mph).
NOTIC E
Para estacionamento "paralelo", o espaço deve ter, pelo menos, o comprimento do veículo mais 0,60 m (1 ft 11").Para estacionamento tipo baixa, o espaço tem de ter, pelo menos, a largura do veículo mais 0,70 m (2 ft 3").
NOTIC E
Se os sensores de estacionamento tiverem sido desativos no Condução/Veículo menu
do ecrã tátil, serão reativados automaticamente quando o sistema for ativado.


Quando sistema encontrar um espaço disponível, a indicação "OK" for exibida na vista de estacionamento juntamente com um sinal sonoro.
Preparar a manobra
► Mover mais lentamente até que o pedido para parar o veículo seja exibido: "Pare o veículo“, juntamente com o sinal “STOP” e um sinal sonoro.Assim que o veículo parar, a página de instruções é exibida no ecrã.► Para preparar a manobra, siga as instruções. O início da manobra é indicado pela mensagem "Manobra a ser executada" e por um sinal sonoro. A marcha-atrás é indicada por esta mensagem: “Liberte o volante da direção, marcha-atrás”.O Top Rear Vision e os sensores de estacionamento são ativados automaticamente

Page 159 of 272

159
Condução
6
para o ajudar a monitorizar a área que circunda o seu veículo durante a manobra.
Durante a manobra
O sistema controla a direção do veículo. Dá instruções relativamente à direção da manobra quando iniciar a entrada e saída de um estacionamento em "paralelo" e em todas as manobras de entrada no caso do estacionamento tipo baia.Estas instruções são exibidas sob a forma de símbolo juntamente com uma mensagem:"Marcha-atrás".
“Avance".
O estado da manobra é indicado por estes símbolos:Manobra a ser executada (verde).
Manobra cancelada ou terminada (vermelho) (as setas indicam que o condutor deve retomar o controlo do veículo).
As velocidades máximas durante as manobras estão indicadas pelos símbolos que se seguem:
77 km/h ou 5 mph, para entrada no espaço para estacionamento.
55 km/h ou 3 mph, para saída do espaço para estacionamento.
WARNI NG
Durante as várias fases da manobra, o volante da direção move-se rapidamente: não agarre o volante da direção nem coloque as mãos entre os respetivos raios. Tenha cuidado com os objetos que possam interferir com a manobra (vestuário largo, lenços, gravatas, etc.). Risco de ferimentos!O condutor é responsável por avaliar constantemente o trânsito, sobretudo os veículos que circulam em sentido contrário.O condutor deve confirmar que não existem objetos nem pessoas na trajetória do veículo.
NOTIC E
As imagens da(s) câmara(s) exibidas no ecrã tátil podem ficar distorcidas. Em áreas escurecidas (sombreadas) ou em condições de luz solar ou iluminação inadequada, a imagem pode ser escurecida e ter menos contraste
A manobra pode ser definitivamente interrompida a qualquer momento pelo condutor ou pelo sistema.Interrupção pelo condutor:– assume o controlo da direção.– ativa os indicadores de direção no lado oposto ao da manobra.– desaperta o cinto de segurança do condutor.
– desliga a ignição.Interrupção pelo sistema:– o veículo circula a uma velocidade superior à velocidade limite de 7 km/h (5 mph) durante as manobras de entrada no espaço de estacionamento ou 5 km/h (3 mph) durante as manobras de saída do espaço de estacionamento.– ativação da regulação anti-derrapagem numa estrada escorregadia.– quando abrir uma porta ou a bagageira.– o motor vai abaixo.– avaria do sistema.– depois de 10 manobras para entrar ou sair do espaço para estacionamento paralelo ou ao fim de 7 manobras para entrar num estacionamento tipo baia.A interrupção automática da manobra desativa a função.O símbolo da manobra é exibido a vermelho juntamento com a mensagem "Manobra cancelada" no ecrã tátil.Uma mensagem adverte o condutor a retomar o
controlo do veículo.A função é desativada ao fim de poucos segundos; a luz de aviso apaga e a função retoma o mostrador inicial.

Page 160 of 272

160
Termine a manobra de entrada ou
saída do espaço para estacionamento
O veículo para assim que a manobra terminar.O símbolo da manobra é exibido a vermelho juntamente com a mensagem "Manobra terminada" no ecrã tátil.Quando a função for desativada, este indicador apaga e soa um sinal sonoro. Quando entrar num espaço para estacionamento, pode ser necessário que o condutor termine a manobra.
Limites de utilização
– O sistema pode sugerir um espaço para estacionamento que não é adequado (sem área para estacionamento, obras a decorrer numa estrada danificada, ao lado de uma sarjeta, etc.).– O sistema pode indicar que encontrou um espaço para estacionamento mas não o apresentar como uma possibilidade para estacionamento porque foi detetado um obstáculo fixo do lado oposto à manobra que
pode comprometer a trajetória do veículo para estacionar.– O sistema pode indicar que encontrou um espaço para estacionamento mas não prepara a manobra porque a estrada é demasiado estreita.– O sistema não foi concebido para fazer manobras de estacionamento numa curva apertada.
– O sistema não deteta espaços que são muito maiores do que veículo nem espaços que estão delimitados por obstáculos baixos (pavimentos, pernos, etc.) ou objetos muito finos (árvores, postes, vedações, etc.).– Determinados obstáculos nos ângulos mortos dos sensores podem não ser detetados ou podem deixar de ser detetados durante a manobra.– Determinados materiais (tecidos) absorvem as ondas de som: os peões podem não ser detetados.– Um impacto frontal ou traseiro pode afetar as configurações dos sensores. Essa alteração nem sempre é detetada pelo sistema: a avaliação das distâncias pode ficar comprometida.– Se carregar muito o compartimento da bagagem, o veículo pode ficar inclinado, o que irá afetar a avaliação das distâncias.O funcionamento do(s) sensor(es) pode ficar comprometido por:– neve ou folhas acumuladas na estrada,
– condições meteorológicas adversas (chuva intensa, nevoeiro denso, queda de neve),– interferência de ruído de veículos e máquinas (camiões, martelo pneumático, etc.).
WARNI NG
Não utilize a função nas condições exteriores que se seguem:– Ao lado de um passeio macio (por exemplo, vala) ou cais ou à beira de uma queda.– Quando a estrada está escorregadia (por ex. gelo).
WARNI NG
Se ocorrer uma das avarias que se seguem, não utilize o sistema:– Se tiver um pneu com pressão baixa demais.– Se um dos para-choques estiver danificado.– Se uma das câmaras estiver com problemas.

Page:   < prev 1-10 ... 111-120 121-130 131-140 141-150 151-160 161-170 171-180 181-190 191-200 ... 280 next >