TOYOTA PROACE VERSO 2020 Manual de utilização (in Portuguese)
Page 321 of 418
321
ProaceVerso_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
F No pára-choques dianteiro, pressionar a protecção (como representado acima) para a libertar.F Enroscar o olhal de reboque até ao limite.F Instalar a barra de reboque.F Acender o sinal de perigo no veículo rebocado.F Arranque lentamente e conduza devagar
durante uma curta distância.
Reboque do seu veículo
F No pára-choques traseiro, pressionar a protecção (como representado acima) para a libertar.F Enroscar o olhal de reboque até ao limite.F Instalar a barra de reboque.F Acender o sinal de perigo no veículo rebocado.F Arranque lentamente e conduza devagar durante uma curta distância.
Reboque de outro veículoInstruções gerais
Respeite a legislação em vigor no seu país.Certifique-se de que o peso do veículo tractor é superior ao peso do veículo rebocado.O condutor deverá permanecer ao volante do veículo rebocado e deve ter carta de condução válida.Aquando de um reboque com as quatro
rodas no solo, utilize sempre uma barra de reboque homologada; as cordas e as correias são proibidasO veículo rebocador deve arrancar progressivamente.Aquando de um reboque com o motor desligado, deixa de existir assistência de travagem e de direcção.Nos casos seguintes, contacte um profissional para efectuar o reboque:- veículo avariado na auto-estrada ou na via rápida,- veículos de quatro rodas motrizes,- impossibilidade de colocar a caixa de velocidades em ponto
morto, de desbloquear a direcção, de desactivar o travão de estacionamento,- reboque apenas com duas rodas no
solo,- ausência de barra de reboque homologada...
8
Em caso de avaria
Page 322 of 418
322
ProaceVerso_pt_Chap08_En-cas-de-panne_ed2019_V02
Para os veículos equipados com um motor Diesel, em caso de falta de combustível, é necessário purgar o circuito de combustível.Para todas as versões que não sejam com AdBlue, consulte a respetiva vista do compartimento do motor.
Falta de combustível (Diesel)
Para mais informações sobre o Restritor de abastecimento incorreto Diesel, consulte a rubrica correspondente.
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Abra o capot.F Se necessário, desencaixe a tampa para aceder à bomba manual.F Acione a bomba manual até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura).F Acione o motor de arranque para ligar o motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar).F Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba manual e, depois, o motor de arranque.F Volte a instalar a tampa e encaixe-a.F Feche o capot.
Motor 1.6 D
(excepto versão AdBlue)
Se não for possível efectuar o arranque do motor à primeira, não insista e reinicie o procedimento.
Motor AdBlue
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Ligue a ignição (sem accionar o motor).F Aguarde cerca de 6 segundos e desligue a ignição.F Repita o processo 10 vezes.F Accione o motor de arranque para accionar
o motor.
Outros motores
F Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo.F Abra o capot.F Se necessário, desencaixe a tampa para aceder à bomba manual.F Acione a bomba manual até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura).F Acione o motor de arranque para ligar
o motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar).F Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba manual e, depois, o motor de arranque.F Volte a instalar a tampa e encaixe-a.F Feche o capot.
Em caso de avaria
Page 323 of 418
323
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed2019_V02
Retrovisores rebatidos
Portas da retaguarda divididas com vidroPorta da retaguarda
Compacto (L0)
P a d r ã o ( L1)
Longo (L2)
* Carga útil acrescida.** Carga útil acrescida com elevação.*** Consoante o país de comercialização.
Dimensões (em mm)
Estas dimensões foram tiradas num veículo sem carga.
9
Características técnicas
Page 324 of 418
324
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed2019_V02
Motorizações
Características das
motorizações
As características da motorização (capacidade, potência máxima, velocidade máxima, combustível, emissão de CO2...) relativas à sua viatura estão indicadas no livrete, bem como na documentação comercial.Estes características correspondem aos valores homologados no banco do motor, consoante as condições definidas pela Regulamentação Europeia (directiva 1999/99/CE).Para mais informação, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Pesos
A tara em vazio é igual ao peso do veículo descarregado + condutor (75 kg).Os valores de MTR A e das cargas rebocáveis indicados são válidos para uma altitude máxima de 1 000 metros. O valor da carga rebocável mencionado deve ser reduzido de 10% por patamares de 1 000 metros suplementares.O peso do reboque travado pode ser, no limite da MTR A, na condição do GV W do veículo que está a rebocar ser reduzido para o mesmo va l o r.O peso recomendado sobre o ponto de engate corresponde ao peso máximo permitido na rótula de engate (desmontável com ou sem ferramentas).
Temperaturas exteriores elevadas podem provocar uma diminuição do desempenho do veículo de forma a proteger o motor. Quando a temperatura exterior for superior a 37 °C, limitar a carga rebocada.
Quando a temperatura exterior for elevada, é aconselhável que deixe o motor em funcionamento durante 1 a 2 minutos após a paragem do veículo para facilitar o seu arrefecimento.
Rebocar com um veículo pouco carregado pode degradar o seu comportamento na estrada.Durante o reboque a distância de travagem aumenta.No caso de um veículo tractor, nunca ultrapassar a velocidade de 100 km/h quando rebocar um atrelado (respeitar a legislação em vigor no seu p aís).
M TAC : massa máxima tecnicamente admissível em carga.MTR A : massa total rolante admissível.
Pesos e cargas rebocáveis
Os valores dos pesos e das cargas rebocáveis relativos à sua viatura estão indicados no livrete, bem como na documentação comercial.Estes valores estão igualmente presentes na placa ou etiqueta do construtor.Para mais informação, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Características técnicas
Page 325 of 418
325
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed2019_V02
Motores diesel EURO 5 (apenas Ucrânia)
* Carga útil aumentada.
MotoresCódigos motoresCaixa de velocidades
Capacidades de óleo do motor com substituição do filtro (litros)ComprimentosPeso reboque sem travão (kg) 8-9 lugares
Carga ver tical no engate de reboque (kg) 8-9 lugares
1.6D- 4D 95HP3 W Z-T V(DV6FDU)
Manual
5 velocidades(BVM5)5,6
L0, L1, L2
750
72
L1 *, L 2 *80
2.0D- 4D150HP4W Z- F T V(DW10FD)Manual (6-velocidades)6 ,1
L0, L1, L292
L1 *, L 2 *10 0
2.0D- 4D150HP4W Z- F T V(DW10FD)
E AT 6 automática (6-velocidades)6 ,1
L0, L1, L280
L1 *, L 2 *88
9
Características técnicas
Page 326 of 418
326
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed2019_V02
* Carga útil aumentada.
Motores diesel EURO 6.2
MotoresCódigos motoresCaixa de velocidades
Capacidades de óleo do motor com substituição do filtro (litros)ComprimentosP eso reboque sem travão (kg) 8-9 lugares
Carga ver tical no engate de reboque (kg) 8-9 lugares
1. 5 D - 4D10 0HP5 W Z-T V(DV5RUCd)Manual (6-velocidades)-L0, L1, L2
750
72
L1 *, L 2 *80
1. 5 D - 4D120 H P5 W Z- H V(DV5RUC)Manual (6-velocidades)-L0, L1, L272
L1 *, L 2 *80
2.0D- 4D120 H P4W Z- F T V(DW10FEU)
E AT 8 automática (8-velocidades)-
L0, L1, L272
L1 *, L 2 *80
2.0D- 4D150HP4W Z- F T V(DW10FDU)Manual (6-velocidades)-
L0, L1, L292
L1 *, L 2 *10 0
2.0D- 4D180HP4W Z- FH V(DW10FDCU)
E AT 8 automática (8-velocidades)-
L0, L1, L280
L1 *, L 2 *88
Características técnicas
Page 327 of 418
327
ProaceVerso_pt_Chap09_caracteristiques-techniques_ed2019_V02
Elementos de identificaçãoDiferentes dispositivos de marcação visíveis para a identificação e a procura do veículo.
A. Número de identificação do veículo (V.I.N.), sob o capot. Este número está gravado no chassis, junto à cava da roda dianteira direita.
O controlo da pressão de enchimento dos pneus deve ser efectuado a frio e, pelo menos, todos os meses.
Uma pressão de enchimento dos pneus insuficiente aumenta o consumo de combustível.
B. Número de identificação do veículo (V.I.N.), na travessa inferior do pára-brisas. Este número encontra-se indicado numa etiqueta colada e visível através do pára-
brisas.
C. Etiqueta do construtor. Esta etiqueta autodestrutiva, colada no pilar central, do lado direito ou esquerdo, apresenta as seguintes informações:- nome do construtor,- número de recepção comunitária,- número de identificação do veículo (V.I.N.),- peso máximo tecnicamente admissível em carga,- peso total de circulação admissível,- peso máximo no eixo dianteiro,- peso máximo no eixo traseiro.
D. Etiqueta dos pneus/pintura. Esta etiqueta, colada no pilar central, do lado do condutor, apresenta as seguintes informações:- pressões de enchimento com o veículo vazio e carregado,- dimensões dos pneus (incluindo índice de carga e símbolo de velocidade dos pneus),- pressão de enchimento do pneu de reserva,- referência da cor da pintura,
9
Características técnicas
Page 328 of 418
328
ProaceVerso_pt_Chap10a_BTA_ed2019_V02
Sistema de chamada de emergência ERA-GLONASS (se equipado)
Em caso de colisão detectada pela unidade de controlo do airbag e independentemente dos eventuais accionamentos de airbag, é automaticamente efectuada uma chamada de urgência.
Chamada de Urgência Localizada
Em caso de emergência, prima durante mais de 2 segundos esta tecla.O díodo verde pisca e uma mensagem vocal confirmam que foi iniciada uma chamada para a plataforma "Chamada de Urgência Localizada"*.
Uma nova pressão imediata nesta tecla anula o pedido.O díodo verde apaga-se.A qualquer momento, uma pressão durante mais de 8 segundos nesta tecla anula o pedido.
O díodo verde permanece aceso (sem se acender de forma intermitente) quando a comunicação é estabelecida.Apaga-se no final da comunicação.
Esta chamada é efectuada pela plataforma "Chamada de Urgência Localizada" que recebe as informações de localização do veículo e pode transmitir um alerta qualificado para os serviços de emergência competentes.Nos países onde a plataforma não está operacional ou quando o ser viço de localização foi expressamente recusado, a chamada é efectuada directamente pelos serviços de emergência (112) sem localização.
* Estes ser viços encontram-se sujeitos a condições e disponibilidade. Consultar a Toyota.
Áudio e Telemática
Page 329 of 418
329
ProaceVerso_pt_Chap10a_BTA_ed2019_V02
Chamada de Assistência Localizada
Por motivos técnicos, nomeadamente para uma melhor qualidade dos serviços telemáticos que trazem benefícios para o cliente, o construtor reser va-se ao direito de efectuar a qualquer momento actualizações do sistema telemático do veículo.O problema de funcionamento do sistema não impede a deslocação do veículo.
Prima durante mais de 2 segundos esta tecla para pedir uma assistência em caso de imobilização do veículo.Uma mensagem de voz confirma que a chamada é efectuada*.
Uma nova pressão imediata nesta tecla anula o pedido.A anulação é confirmada por uma mensagem de voz.
Geolocalização
Pode desactivar a geolocalização através de uma pressão simultânea nas teclas "Chamada de Urgência Localizada" e "Chamada de Assistência Localizada" acompanhada de uma pressão em "Chamada de Assistência Localizada" para validar.Para reactivar a geolocalização, volte a pressionar simultaneamente as teclas "Chamada de Urgência Localizada" e "Chamada de Assistência Localizada" acompanhada de uma pressão em "Chamada
de Assistência Localizada" para validar.
A luz avisadora laranja está acesa de forma fixa: a pilha sobresselente deve ser substituída.Em ambos os casos, os ser viços de chamada de emergência e assistência correm o risco de não funcionar.Consulte um reparador qualificado o mais
rapidamente possível.
Funcionamento do sistema
Quando a ignição é ligada, a luz avisadora verde acende-se durante 3 segundos indicando o funcionamento correcto do sistema.
A luz avisadora laranja acende-se de forma intermitente e, em seguida, apaga-se: o sistema apresenta um problema de funcionamento.
* Estes ser viços estão submetidos às condições e disponibilidade. Consultar a Toyota.
.
Áudio e Telemática