Hyundai Accent 2009 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2009, Model line: Accent, Model: Hyundai Accent 2009Pages: 304, PDF Size: 10.27 MB
Page 201 of 304

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
22CONDUÇÃO DE INVERNOADERÊNCIA NAS CURVAS
SC160A1-FP Evite travar ou engrenar mudanças
nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus. SC170A1-FP No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizarestes problemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos:
Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte aligar só quando se preparar para partir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período deaquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancarcom o carro. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimento prévio, durantealgum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços em mudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quandoconduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar uma mudança mais baixa.Sobrecarregar o motor é, pois, obrigálo a trabalhar em rotações mais baixas que as dos limitesrecomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida quando utilizado.
Page 202 of 304

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
23
SC170C1-FP
UTILIZE ANTICONGELANTE DE ALTA QUALIDADE
O seu HYUNDAI vem provido de
fábrica com anticongelante de alta qualidade no sistema de refrigeração. É o único tipo de anticongelante quedeve ser utilizado porque previne a óxidação dos componentes do sistema de refrigeração, lubrifica abomba de água e evita o congelamento. Verifique sempre o nível do anticongelante, de acordocom as instruções do Capítulo 5. Antes de começar o inverno, deve
rever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente as temperaturas do inverno. SC170D1-FP CONTROLE DA BATERIA E DOS CABOS O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mentea bateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve ser verificadopelo seu serviço HYUNDAI. SC170F2-FP VERIFIQUE AS VELAS E O SISTEMA DA IGNIÇÃO Verifique as velas e substitua-as se necessário. Verifique também, todos os cabos e componentes do sistemade ignição, para prevenir qualquer dano.
SC170E1-FP MUDE O ÓLEO PARA UM ÓLEO DE INVERNO, SE NECESSÁRIO Em alguns climas, é recomendável, usar durante o inverno, um óleo comíndice de viscosidade mais baixa. Para recomendações consulte o Capítulo 9. Caso não saiba que tipode óleo deve usar, consulte o seu representante HYUNDAI.
NOTA: O uso de correntes não é permitido
em todos os locais. Antes de as utilizar, reveja a legislação de cada localidade sobre o assunto.
C160B01A-GPT
CONDIÇÕES DE GELO OU NEVE
Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios paraa neve ou protegê-los com correntes. Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionarpneus equivalentes em tamanho e tipo aos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurançada viatura e a sua manutenção. Por outro lado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, tambémpoderão ser muito perigosas. Durante a desaceleração, trave com o motor. Travagens bruscas na neve ou nogelo podem levar o carro a perder aderência, por isso,convém que mantenha uma distânciasuficientemente segura em relação ao carro da frente, para além de travar muito suavemente. Lembre queas correntes dão mais força ao veículo mas não impedem de perder a aderência.
Page 203 of 304

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
24
C160G02A-APT Para evitar o congelamento das fechaduras Para evitar o congelamento as fechaduras, aplicar um fluidodescongelante aprovado ou glicerina na ranhura da fechadura. Se a fechadura estiver coberta de gelo,pulverizá-la com um fluido descongelante aprovado para remover o gelo. Se a fechadura estivercongelada internamente, poderá descongelá-la utilizando uma chave aquecida. Manobrar a chave aquecidacom cuidado para evitar queimar ou dedos. NOTA: A temperatura de utilização da chave equipada com imobilizador éde -40°C a +80°C. Se aquecer a chave equipada com imobilizador a mais de +80°C para abrir umafechadura congelada, poderá provocar danos no transmissor existente no seu interior. SC170I1-FP
NÃO DEIXE O TRAVÃO DE MÃO CONGELAR ACCIONADO
Sob certas condições, o travão de
mão pode vir a congelar, impedindo o mecanismo de trabalhar. Esta situação acontece facilmente quando há uma acumulação de neve ou geloperto dos tambores de travão traseiros ou quando o sistema está húmido/ molhado. Se achar que o travão demão pode vir a congelar, utilize-o temporáriamente, enquanto põe o se- lector de mudanças na posição "P"(caixa automática) ou na 1ª ou em marcha atràs (caixa manual), bloqueando as rodas para que o carronão se mova. Pode então, inactivar o travão de mão.
SC170H1-FP
UTILIZE SÓ ANTICONGELAN- TES APROVADOS PARA OS LIMPAPARABRISAS
Mantenha a água dos limpa-
parabrisas com anticongelantes aprovados, de acordo com as instruções de utilização. O anticonge- lante dos limpa-parabrisas encontra-se à sua disposição nos concessionários HYUNDAI e na maioria das lojas de peças para automóveis.Não utilize anticongelante de motor, pois pode danificar os acabamentos.
Page 204 of 304

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
25USO DE LUZES
SC190A1-FP Para o correcto funcionamento, verifique regularmente todas as luzes do seu automóvel, mantendo-as sempre limpas. Em dias de poucavisibilidade, ligue os mínimos para o ajudar na condução. Lembre-se de que deve vêr e ser visto.
SC170K1-FP
EQUIPAMENTO DE EMERGÊNCIA
Dependendo da severidade do clima, deve sempre levar equipamento de emergência adequado. Alguns dos elementos imprescindíveis são:correntes, cabos para reboque, lanterna, luzes de emergência, pá, limpa vidros, luvas, roupa de trabalho,quebra-neve, martelo, cobertor, etc. SC180A1-FP Inspecção antes de uma viagem:
1. Pneus: Verifique a pressão dos pneus para viajar a auto-estrada. A baixa pressão dos pneus ocasiona-lhessobreaquecimento e a possibilidade de rebentamento. Evite a utilização de pneus já gastos, pois podem perdera aderência e até mesmo rebentar. NOTA: Nunca exceda a pressão do ar indicada no pneu.
2. Combustível, refrigerante do
motor e óleo:
Conduzir a alta velocidade implica um consumo 1.5 vezes maior que o dacondução urbana. Não se esqueça de verificar, tanto o óleo como o refrigerante do motor.
3. Correia do ventilador: A correia solta ou danificada pode provocar o sobreaquecimento do mo- tor.
SC170J1-FP
NÃO DEIXE ACUMULAR GELO OU NEVE POR BAIXO DO CARRO
Em algumas condições, pode acumular-se neve ou gelo por baixodos guarda lamas, o que poderá interferir no sistema da direcção. É possível acontecer quando ascondições climatéricas são muito se- veras, nesse caso, convém verificar periódicamente se não existenenhuma obstrução aos componentes do sistema de direcção. VIAGENS EM AUTO- ESTRADAS
Page 205 of 304

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
26REBOCAR UM ATRELADO OU UM VEÍCULO
YC200A1-AP Se tenciona rebocar com o seu veículo, certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais em vigorno país.
CUIDADO:
Não realize nenhuma actividade de
reboque durante os primeiros 2,000Kms. Se não respeitar esteprocedimento, poderá provocar sérios danos no motor e transmissão de seu automóvel.
! YC200B2-AP
GANCHOS PARA REBOQUE
Selecione o gancho e a articulação de encaixe certificando-se da compatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como noreboque. Utilize um gancho não equalizador que tenha a lingueta de carga centrada uniformemente, emrelação ao chassis de veículo.O gancho deve ser encaixado nocarro com toda a segurança pelo quedeve ser instalado por um técnico qualificado. NÃO UTILIZE GANCHOS PARA INSTALAÇZÃOTEMPORÁRIA UEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA-CHOQUES. YC200C2-AP
TRAVÕES DE REBOQUE
Se o seu reboque está equipado com
um sistema de travões certifique-se de que está em conformidade com asregulamentações locais e assegure- se de que está devidamente instalado e a funcionar correctamente. NOTA: Se rebocar um atrelado ou um
veículo, o seu automóvel necessitará de um melhor e mais frequente serviço de manutenção, devido ao peso adicional.
Refira-se ao capitulo "Manutenção
em condições de dificil utilizaçã",pág. 5-7.
CUIDADO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamenteao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado circulando por pisos inclinados(excedendo 6%) preste muita AVISO no manómetro de temperautura de água no motorpara se certificar de que o motor não aquece demasiado. Se o ponteiro do manómetro detemperatura se maver em direcção a "H" (HOT), pare o carro e encoste rápidamente emantenha o motor em ralentim até arrefecer. Poderá seguir viagem uma vez o motorsuficientemente arrefecido.
!
Page 206 of 304

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
27
C190E02JM
C190E01JM
2. O peso bruto total do veículo
com o atrelado não deve exceder a repartição do peso bruto do veículo (GVWR) indicado na placa de identificação do veículo (ver pág. 8-2). O peso bruto totalcarga, gancho, lingueta de carga e outro equipamento opcional.
3. O peso do eixo frontal ou traseiro nunca deverá exceder a repartiçãodo peso bruto sobre cada eixo (GAWR) indicado na placa deidentificação do veículo (ver pág. 8-2). É possível que o peso da carga a rebocar não exceda oGVWR mas exceda o GAWR.Peso bruto
da barra Peso bruto
de veículo
C190E01MC-GPT LIMITE DE PESO DO ATRELADO O peso nas linguetas pode ser aumentado ou diminuído redistribuindo o peso da carga no reboque. Para isso verifique o peso total da carga noreboque e o peso absorvido pela lingueta. NOTA:
1. Não deve carregar o atrelado com
mais paso atrás do que à frente. Cerca de 60% da carga no atrelado deverá estar na metade da frente do atrelado e os restantes 40%atrás.
YC200D2-AP
CORRENTES DE SEGURANÇA
Se o gancho de ligação entre oreboque e o automóvel falhar, o reboque irá certamente desviar-se da sua faixa de rodagem pondo emperigo a circulação dos outros veículos. Para evitar esta perigosa situação é recomendável o uso de correntes de segurança entre o automóvel e o reboque.Lingueta de carge Peso total do
reboque
Page 207 of 304

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
28
!
C190E03MC
5. Vão máximo permitido no ponto de engate: 3 Portas : 824 mm 4 Portas :1056 mm
!
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e/oudemasiada bagagem na bagageira podem sobrecarregar o eixo traseiro. Redestribua a carga everifique novamente o peso do eixo.
4. A máxima carga vertical estática no sistema de acoplamento é50 kg.
Ponto de união CUIDADO:
As especificações a seguir
indicadas são as recomendadas para rebocar um atrelado. O peso decarga do atrelado não pode exceder os valores no quadro abaixo.
Carga máxima rebocável kg. (Lbs)
M/T* 1 1100
(2425) 700
(1543)
800
(1763)
453 (998) Atrelado
Gancho
50
(110)
Com travões
Sem travões
A/T* 2
(Gasolina) 1, 4L
1, 6L
AVISO:
Uma distribuição imprópria da carga
no interior do atrelado e do seu carro pode afectar sériamente a per- formance da direcção e dos travõescausando um grave acidente.
* 1) M/T : Manual transmissão
* 2) A/T : Automática transmissão
Page 208 of 304

2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
29
11.Evite arranques e travagens bruscas.
12.Evite mudanças de direcção repentinas.
13.Evite manter o pedal de travão pressionado longamente ou frequentemente. Isto poderácausar sobreaquecimento dos travões reduzindo a eficiência dos travões.
14.Use uma mudança baixa e utilize o efeito de redução do motor emdescidas. Em subidas utilize umamudança baixa e reduza a velocidade.
15.Se tiver de para numa subida, não mantenha o veículo no lugar pressionando o acelarador. Istopode causar um sobreaquecimento da caixa automática. Use o travão de mão ou o pedal de travão.
NOTA: Quando rebocar verifique o nível de óleo da caixa de velocidades mais frequentement.
C190F02A-GPT
CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estado
do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzesavisadoras (travões, mudança de direcção e de presença).
2. Conduza o veículo sempre a uma velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais combustível do que em condições normais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de redução do motor e o rendimentode carga eléctrica não utilize a 5 a
velocidade (ca. velocidades manu- al) ou "overdrive" (caixa automática).
5. Mantenha os objectos dentro do atrelado devidamente arrumadospara evitar que se desloquem du- rante a condução. 6. Verifique a condição e a pressão de
ar dos pneus do atrelado e do carro. Verifique também o pneu sobressalente.
7. A combinação veículo/atrelado é mais afectada por ventos cruzadosou laterais. Quando passar por um veículo de maiores dimensões,mantenha uma velocidade constante e a direcção a direito. Se existir demasiado vento lateralabrande para sair da turbuléncia de ar provocada pelo outro veículo.
8. Quando estacionar, especialmente numa colina, siga todas as precauções normais. Vire as rodasde frente para a periferia, accione o travão de mão firmemente e engate a 1 a
velocidade ou marcha
atrás. Adicionalmente coloque calços nos pneus do atrelado.
9. Verifique os sitema eléctrico dos travões do atrelado.
10.Durante a viagem, venifique
ocasionalmente se a carga estásegura e se as luzes do atrelado funcionam.
Page 209 of 304

2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
30
CUIDADO:
Se houver sobreaquecimento do motor durante o reboque (ponteirodo manómetro de temperatura próximo da zona vermelha), tomando as seguintes precauçõespoderá reduzir ou eliminar o problema.
1. Desligue o ar condicionado.
2. Reduza a velocidade.
3. Use mudança baixa quando em subidas.
4. Em tráfego congestionado e quando parado, coloque a caixade velocidades em neutro e mantenha o motor ligeiramente acelerado.
!
Page 210 of 304

3
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
3
Se o motor não arrancar ............................................... 3-2
Utilização de bateria auxiliar para arranque do motor ... 3-3
Se o motor sobreaquecer .............................................. 3-4
Pneu sobresselente ...................................................... 3-6
Se tiver um furo ............................................................. 3-8
Mudança de uma roda ................................................... 3-8
Se o seu veículo necessitar de ser rebocado.............3-13
Se perder as suas chaves .......................................... 3-17