temperatura Hyundai Azera 2011 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2011, Model line: Azera, Model: Hyundai Azera 2011Pages: 313, PDF Size: 10.57 MB
Page 262 of 313

6
MANUTENÇÃO QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER
5
NOTA:
o Para prolongar a vida útil do mo- tor, mantenha sempre o correto nível de óleo.
o Caso o óleo para motor não este- ja disponível, use alternativa re-comendada para a faixa de tem-peratura correspondente.
o Verifique especificações do veí-
culo.
ADVERTÊNCIA:
Tenha muito cuidado para não tocar na mangueira do radiador ao trocar o óleo do motor, pois ela pode estarquente o suficiente para causar quei- maduras.!
G030C02TG-GAT
Para Verificar o Nível do Óleo Antes de verificar o óleo, aqueça o motor à temperatura normal de opera-ção e estacione o veículo em solo nivelado. Desligue o motor. Aguarde cerca de cinco minutos e, em seguida, remova a vareta medidora, limpe-a, recoloque a vareta e remo-va-a novamente. Em seguida, verifi- que o nível alcançado pelo óleo na vareta. O nível deve estar entre asfaixas F (superior) e L (inferior).
OTG079004
Page 265 of 313

6 MANUTENÇÃO QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER
8
OTG078004
!
Quanto à concentração correta ao adi- cionar ou substituir o líquido de arrefe-cimento do motor, consulte o quadro abaixo.
G050B01A-AAT Líquido de Arrefecimento Recomendado Para deitar o líquido de refrigeração, utilize apenas água desionizada ou águadoce no seu veículo. Nunca misture água dura com o líquido de refrigeração vindo de fábrica. Uma mistura de líquidode refrigeração incorrecta pode dar origem a uma avaria grave ou danificar o motor.Use líquido de arrefecimento de Etilenoglicol de alta qualidade, na pro- porção de 50/50 de água. O líquido dearrefecimento deve ser compatível com as peças de alumínio do motor. Não use inibidores de corrosão nem aditivosadicionais. O sistema de arrefecimento deve ser mantido com a concentração e o tipo de líquido de arrefecimento domotor corretos, para evitar congela- mento e corrosão. ATENÇÃO:
Nunca permita que a concentração de anticongelante ultrapasse o ní-vel de 60% ou caia abaixo do nível de 35%, para não causar dano ao sistema de arrefecimento. G050C01TG-GAT Para Verificar o Nível do Líquido de Arrefecimento O nível do líquido de arrefecimento pode
ser observado pelo lado do reservatório de plástico. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as li-nhas
L e F, com o motor quente e
funcionando em marcha lenta. Se onível estiver abaixo da marca L, adi-
cione líquido de arrefecimento até a linha F. Se o nível estiver baixo, inspe-
cione quanto a vazamentos de líquido e verifique novamente o nível com fre- qüência. Se o nível cair novamente, visite o seu Revendedor Hyundai para
uma inspeção e diagnóstico do motivo.
Temperatura ambiente C ( F) Concentração do Líquido de
Arrefecimento do Motor
Solução
Anticongelante Água
-15 (5) 35% 65%
-25 (-13) 40% 60%
-35 (-31) 50% 50%-45 (-4 9) 60% 40%
Page 266 of 313

6
MANUTENÇÃO QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER
9
!
ATENÇÃO:
o O líquido de arrefecimento do motor pode danificar a pintura do seu veículo. Se derramar, lave-ocompletamente com água limpa.
o O motor do seu veículo possui
peças em alumínio e precisa serprotegido por um líquido de arre- fecimento à base de Etilenoglicol para evitar corrosão e congela-mento. Além disso, não use água com cloro (com excesso de sais mine-rais). A água com cloro pode dani- ficar o motor por corrosão, supe- raquecimento ou congelamento.
TROCA DO FILTRO DE AR
HTG5013
G070A03Y-AAT A substituição do filtro de ar é realizada da seguinte maneira:
1. Solte as presilhas ao redor da tam-
pa.
2. Ao fazer isso, é possível levantar a tampa, remover o filtro antigo e colocar o filtro novo em seu lugar.
Recomenda-se o uso de peças de repo-sição genuínas Hyundai.
!ADVERTÊNCIA:
O ventilador de arrefecimento é con- trolado pela temperatura do líquido de arrefecimento do motor e, àsvezes, funciona mesmo quando o motor não está em funcionamento. Tenha extremo cuidado ao traba-lhar nas proximidades da ventoinha do ventilador, para que não seja ferido pela rotação da ventoinha. Àmedida que a temperatura do líqui- do de arrefecimento diminui, o ven- tilador será desligado automatica-mente. É uma condição normal.
Page 280 of 313

6
MANUTENÇÃO QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER
23
!
VERIFICAÇÃO DOS VENTI- LADORES ELÉTRICOS
ADVERTÊNCIA:
O ventilador de arrefecimento é con- trolado pela temperatura do líquidode arrefecimento do motor e, às vezes, funciona mesmo quando o motor não está em funcionamento.Tenha extremo cuidado ao traba- lhar nas proximidades da ventoinha do ventilador, para que não sejaferido pela rotação da ventoinha. À medida que a temperatura do líqui- do de arrefecimento diminui, o ven-tilador será desligado automatica- mente. É uma condição normal. G220B01NF-GAT Verificação do Ventilador do Motor A ventilador do motor deve ligar auto- maticamente se a temperatura do lí-quido de arrefecimento estiver alta ou sempre que o ar condicionado estiver em funcionamento.
G220A01A-AATNÍVEL DE FLUIDO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA
OTG078005
G230A03A-GAT Verifique regularmente o nível de flui- do da direção hidráulica. Para verificar o nível de fluido da dire-ção hidráulica, desligue a ignição e, em seguida, verifique para comprovar que o nível de fluido está entre asmarcas MAX e MIN no reservatório.
Page 282 of 313

6
MANUTENÇÃO QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER
25
!
ATENÇÃO:
o O alinhamento dos faróis deve ser verificado por um Revende- dor Hyundai após a substituiçãodas lâmpadas.
o Após dirigir em uma chuva forte
ou lavar o veículo as lentes dosfaróis e lanternas podem emba- çar. Esta condição é causada pela diferença de temperatura interna e externa e não indica um proble- ma com o veículo. Se houver in-filtração de água dentro do farol solicite a um Revendedor Hyundai para inspecionar o sistema.
G270A02TG-GAT FARÓIS E FARÓIS DE NEBLINA
!ADVERTÊNCIA: Luzes de médios dosfaróis HID (se equipado)
Não tente substituir ou examinar as luzes de médios (lâmpada XENON) devido ao perigo de choque eléctrico. Se os médios (lâmpada XENON) nãofuncionarem, dirija-se a um concessionário Hyundai autorizado. NOTA: As lâmpadas HID têm um melhor desempenho quando comparadascom as lâmpadas de halogéneo. Os fabricantes estimam que as lâmpadas HID durem cerca de duas vezes mais,ou mesmo mais, do que as lâmpadas de halogéneo, dependendo da sua frequência de utilização. Em algumponto do tempo de vida útil do veículo, as lâmpadas terão, provavelmente, de ser substituídas.Ligar e desligar as lâmpadas repetidamente, mais do que o previsto numa utilização normal,poderá reduzir o tempo de vida das lâmpadas HID. As lâmpadas HID não falham do mesmo modo que aslâmpadas incandescentes de halogéneo. Se um farol se desligar após um determinado período defuncionamento para, logo de imediato, se reacender, assim que premir o interruptor do farol, éprovável que a lâmpada HID tenha de ser substituída. Os componentes da iluminação HID são mais complexosdo que as lâmpadas de halogéneo, encarecendo, assim, os custos de substituição.
Page 299 of 313

7
SISTEMAS DE CONTROLE DE EMISSÕES
3
!
CATALISADOR
H020A02A-AAT
ADVERTÊNCIA:
o Use somente combustível sem chumbo.
o Mantenha o motor em boas con-
dições de funcionamento. A ope- ração incorreta do sistema elétri- co, ignição ou injeção eletrônica de combustível multiponto poderesultar em temperaturas extre- mamente altas do catalisador.
o Se o motor morrer, engasgar, ba-
ter ou apresentar dificuldades napartida, procure um Revendedor Hyundai para inspecionar e repa-rar o problema o quanto antes possível.
o Evite conduzir com o nível de
combustível muito baixo. Ficarsem gasolina pode causar falha na ignição e resultar em dano aocatalisador.
o Evite acionar o motor em marcha
lenta por períodos maiores que10 minutos.
(Se Equipado) Para motor a gasolina Veículos Hyundai são equipados com um catalisador de três vias do tipo monolítico, para reduzir o monóxido decarbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio contidos nos gases do esca- pamento. Os gases de escape quepassam através do catalisador fazem com que o mesmo funcione a uma temperatura muito alta. A introdução degrandes quantidades de gasolina não queimada no escapamento pode cau- sar superaquecimento do catalisador ecriar um risco de incêndio. Para minimizar esse risco, observe as se- guintes instruções:
o Não empurre nem puxe o veículo
para dar partida. Fazer isso pode causar superaquecimento do catalisador e criar um risco deincêndio.
o Não toque no catalisador ou em
qualquer outro componente dosistema de escapamento enquan- to está quente. Desligue o motor, aguarde pelo menos uma horaantes de tocar no catalisador ou em qualquer componente do sis- tema de escapamento.
o Lembre-se de que o seu Reven-
dedor Hyundai é a sua melhorfonte de assistência.
o Não estacione, deixe em marcha
lenta, ou dirija seu veículo sobremateriais inflamáveis como grama, papel, folhas secas ou trapos. Estes materiais podementrar em contato com o conversor catalítico e provocar um incêndio.
Page 311 of 313

10
ÍNDICE GERAL
3
E
Espelho retrovisor interno ........................................ 1-112
Espelhos retrovisores externos ............................... 1-109
Aquecimento do espelho retrovisor externo .......... 1-110
Escamoteamento dos espelhos retrovisores
externos (tipo elétrico) .......................................... 1-111
Escamoteamento dos espelhos retrovisores
externos (tipo manual) .......................................... 1-111
Explicação dos itens da manutenção programada ...... 5-7 Extintor de incêndio ................................................... 3-14
FFiltro de ar do sist ema de climatização .................. 1-151
Freio de estacionamento ......................................... 1-113
I Interruptor das luzes de neblina ................................ 1-90
Interruptor do controle remoto do sistema de áudio ........................................................................ 1-130
Interruptor do limpador e lavador do pára-brisa ......... 1-91
Interruptor multifuncional das luzes ...........................1-87
Interruptor combinado - indicador de direção
e faróis ................................................................... 1-87
Intervalos de manutenção ........................................... 5-2 LLavador dos
faróis ..................................................... 1-94
Lavagem e aplicação de cera ...................................... 4-4
Liberação do capô................................................... 1-120
Limpeza do i nterior ...................................................... 4-6
Luz de advertência de porta aberta ......................... 1-124
Luz de freio elevada ................................................ 1-117
Luzes indicadoras de advertência ............................. 1-70
Luzes internas ......................................................... 1-105
MManutenção programada ............................................ 5-4
Manutenção sob condições severas de uso .............. 5-6
N
Nível de fluido da direção hidráulica .......................... 6-23
Mangueiras da direção hidráulica ...........................6-24
Número de identificação veículo (VIN) ........................ 8-2
Número do mot or ......................................................... 8-2
OO motor não dá partida .............................................. 3-2
PPainel de instrumentos .............................................. 1-79
Hodômetro (ODO) ................................................... 1-81
Indicador de com bustível ....................................... 1-79
Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor ........................................... 1-80
Tacômetro .............................................................. 1-81