Engate Hyundai Azera 2011 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2011, Model line: Azera, Model: Hyundai Azera 2011Pages: 313, PDF Size: 10.57 MB
Page 210 of 313

2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
9
C090N05O-AAT Boas Práticas de Condução
o Nunca movimente a alavanca de
marcha da posição P ou N para
qualquer outra posição com o pedal do acelerador pressionado.
o Nunca mova a alavanca de mudan-
ça de marchas para P com o veículo
em movimento.
o Assegure-se que o veículo está com- pletamente parado antes de movi- mentar para a posição R ou D.
o Nunca desengate a marcha em des- cidas longas. Isto é extremamente perigoso. Deixe sempre a marcha engatada quando em movimento.
o Não mantenha constantemente o pé no freio, pois isso pode causar superaquecimento e irregularidades no funcionamento. Em vez disso, em um declive longo, diminua a velocidade e mude para uma mar- cha reduzida. Ao fazer isso, o freio motor ajuda a desacelerar o veículo.
o Diminua a velocidade antes de mu- dar para uma marcha reduzida. Caso contrário, poderá não ser possível engatar a marcha reduzida.
OTG030111
Se não for possível mover a alavanca de mudanças da posição P (estacio-
namento) para qualquer outra posiçãocom o pedal do freio pressionado e a chave de ignição na posição ON (liga- do), utilize um objeto fino (chave de ignição por exemplo) e empurre o bo- tão de liberação da alavanca. Em se- guida, com o pedal do freio pressiona- do, mova a alavanca de mudanças para a posição desejada, a seguir o botão desbloqueio retornará automa- ticamente para sua posição original após mudar a alavanca da posição P.
Caso seja necessário desbloquearnovamente a alavanca de mudanças,
C090J01TG-GAT
LIBERAÇÃO DO BLOQUEIO DA
ALAVANCA DE MUDANÇAS (Seequipado)
o Sempre use o freio de estaciona-
mento. Não dependa unicamente do posicionamento da transmissão em P para impedir que o veículo se
movimente.
o Tenha extremo cuidado ao condu-
zir em uma superfície escorrega-dia. Tenha especial cuidado ao frear, acelerar ou mudar as mar- chas. A alteração da velocidade do veículo, numa superfície escorre- gadia, pode causar perda de tração das rodas e deixar o veículo fora de controle.
o Para obter um ótimo desmpenho do
veículo e economia de combustívelpressione e libere suavemente o pedal do acelerador.
isso indica que o veículo está apresen- tando uma falha. Procure o seu Re- vendedor Hyundai para que o veículo seja verificado.
!ADVERTÊNCIA:
o Evite fazer curvas em alta veloci- dade.
o Não faça movimentos rápidos com o volante durante mudanças de pista ou em curvas fechadas.
o Use os cintos de segurança. Em uma colisão, uma pessoa sem cin-to de segurança tem maior proba- bilidade de morrer do que umapessoa que esteja usando o cinto.
Page 216 of 313

2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
15CONDUÇÃO ECONÔMICA
o Não conduza em declives com o veículo desengatado; fazer isso é extremamente perigoso. Mantenhao veículo engatado todo o tempo, use os freios para reduzir a veloci- dade e, em seguida, mude parauma marcha reduzida de maneira que o freio motor possa ajudar a manter uma velocidade segura.
o Não mantenha constantemente o pé no freio. Descansar o pé no pedal dofreio durante a condução pode serperigoso, pois pode resultar no su- peraquecimento e perda da eficiên- cia dos freios. Aumenta também odesgaste dos componentes do freio.
o Se um pneu furar durante a condu-
ção, aplique suavemente os freios emantenha o veículo direcionado para frente enquanto reduz a velo- cidade. Quando o movimento doveículo for suficientemente lento para fazê-lo com segurança, en- coste e pare em um local seguro.
o Se o veículo com transmissão auto- mática tem a tendência de movi-mentar-se para frente. Para evitar omovimento, mantenha o pedal do freio quando aplicado.
o Tenha cuidado ao estacionar em
uma rampa. Aplique o freio de esta-cionamento e coloque a alavanca de marcha em “P” (transmissão au-tomática) ou engate a primeira mar- cha ou a marcha à ré (transmissão manual). Se o seu carro estivervoltado para a descida, gire as ro- das dianteiras para o meio-fio a fimde evitar que o veículo se movimen- te. Se o seu carro estiver voltado para a subida, gire as rodas diantei-ras afastando-as do meio-fio a fim de evitar que o veículo se movimen- te. Caso não exista o meio-fio ou seexigido por outras condições, blo- queie as rodas para evitar que o veículo se movimente.
o Sob algumas condições, o freio de estacionamento pode congelar naposição aplicado. Há maior probabi-lidade disso ocorre quando neve ou gelo se acumulam ao redor ou nas proximidades dos freios traseiros,ou se os freios estiverem molhados. Caso exista um risco de congela- mento do freio de estacionamento,aplique-o apenas temporariamente enquanto coloca a alavanca de
mudança em “P” (automática) ou emprimeira ou em marcha à ré (trans- missão manual), e bloqueie as rodas traseiras de maneira que o carro nãopossa se movimentar. Em seguida, libere o freio de estacionamento.
o Não segure o veículo em uma subi- da com o pedal do acelerador, poisisto pode causar superaquecimen- to da transmissão. Use sempre opedal do freio ou o freio de estacio- namento. C140A01A-AAT Você pode obter uma maior autono- mia de combustível seguindo estas sugestões:
o Conduza suavemente. Acelere a
uma taxa moderada. Não saia rapi- damente nem faça mudanças com aceleração total, e mantenha umavelocidade de percurso constante. Não acelere rápido entre os semá- foros. Tente ajustar sua velocidadeà velocidade dos veículos em trân- sito, para que não precise mudar as marchas desnecessariamente. Evi-te trânsito pesado sempre que pos- sível. Mantenha sempre uma dis- tância segura de outros veículos,para que possa evitar frenagens desnecessárias. Isto também re- duz o desgaste dos freios.
o Conduza o veículo a uma velocidade moderada. Quanto maior a velocida-de, mais combustível é utilizado.Conduzir em velocidade moderada, especialmente em estradas, é uma das maneiras mais eficientes de re-duzir o consumo de combustível.
Page 221 of 313

2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
20USO DAS LUZESREBOQUE DE TRAILER OU VEÍCULO
C190A01A-GAT Caso esteja planejando instalar rebo- que no veículo, verifique junto ao De- partamento de Trânsito as exigências legais.Em virtude das leis variarem de um país para outro, as exigências para reboque de trailers, carros, ou outrostipos de veículos ou aparelhos podem divergir. Antes de rebocar, solicite mais detalhes ao seu Revendedor Hyundai.
!
C180A01A-AAT Verifique regularmente o funcionamen- to correto das luzes e mantenha as lentes limpas. Ao conduzir durante o dia em condições de má visibilidade,faça-o com a luz baixa dos faróis ace- sa. Isto possibilita que você possa ver e ser visto.
C190B01S-AAT Engates para Trailer Escolha a combinação adequada de engate e esfera, certificando-se deque a localização do mesmo seja com- patível com a do trailer ou do veículo a ser rebocado.Use engate de boa qualidade que dis- tribua uniformemente o peso da haste por todo o chassi. O engate deve ser firmemente apa- rafusado no veículo e instalado porum técnico qualificado. NÃO USE UM ENGATE PROJETADO PARA INSTALAÇÃO TEMPORÁRIA E NUN-CA USE UM ENGATE QUE SEJA INSTALADO APENAS AO PÁRA- CHOQUE.
ATENÇÃO:
Não use o seu veículo para reboque nos primeiros 2000 km a fim de permitir o amaciamento adequadodo motor. A não observação desta instrução poderá resultar em danos sérios ao motor ou à transmissão. C190C02Y-GAT Freios do Trailer Se o trailer está equipado com um sistema de freio, certifique-se de queesteja em conformidade com os regu- lamentos federais e/ou locais, ade- quadamente instalado e funcionandocorretamente.
Page 222 of 313

2
DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
21
ATENÇÃO:
o Nunca conecte um sistema de freio do trailer diretamente ao sis- tema de freio do veículo.
o Ao rebocar um trailer em inclina- ções acentuadas (superiores a6%), observe atentamente o indi- cador de temperatura do líquidode arrefecimento do motor para certificar-se de que o motor não fique superaquecido. Se o pon-teiro do medidor de temperatura do líquido de arrefecimento al- cançar a faixa H (QUENTE), en-coste e pare logo que seja seguro fazê-lo, e deixe o motor funcionar em marcha lenta até arrefecer.Depois que o motor tiver arrefeci- do suficientemente, você pode continuar.
! C190D01A-GAT Correntes de Segurança Para evitar uma falha no engate do trailer instale correntes de segurançaentre o veículo e o trailer ou veículo rebocado de acordo com as exigên- cias locais.
Peso total
do trailer
C190E01JM
NOTA: O processo de rebocar um trailer ou veículo exigirá manutenção mais freqüente devido à carga adicional.Consulte “Manutenção sob condi- ções severas de uso”, na página 5-6. C190E02TG-GAT Limite de Peso do Trailer
Carga sobrea haste
É possível aumentar ou diminuir as cargas sobre a haste redistribuindo a carga no trailer.Isso pode ser constatado verificando- se o peso total do trailer carregado e, em seguida, verificando-se a cargasobre a haste. NOTA:
1. Nunca carregue o trailer colocan- do mais peso na parte traseira do que na dianteira. Cerca de 60% da carga do trailer deve estar na me- tade dianteira e os 40% restantesna traseira.
Page 223 of 313

2 DIRIGINDO O SEU HYUNDAI
22
!
C190E02JM
Peso Bruto
do Eixo Peso Bruto
do Veículo
OTG070111kg
!
ADVERTÊNCIA:
A colocação de peso excessivo e a distribuição inadequada da carga emseu veículo e trailer podem afetar o desempenho da direção e dos freios
podendo causar um acidente e re-sultar em ferimentos ou morte.
Ponto de acoplamento
5. O prolongamento máximo permi- tido do ponto de acoplamento é de 1255 mm.
2. O peso bruto total do veículo com
o trailer não deve ultrapassar oÍndice de Peso Bruto do Veículo (GVWR) mostrado na plaqueta de identificação do veículo (veja apágina 8-2). O peso bruto total do veículo é o peso combinado do veículo, motorista, todos os pas-sageiros e respectivas bagagens, carga, engate, carga da haste do trailer e outros equipamentosopcionais.
3. O peso do eixo dianteiro ou tra-
seiro não deve ultrapassar o Índi-ce de Peso Bruto do Eixo (GAWR) mostrado na plaqueta de identifi- cação do veículo (veja a página 8-2). É possível que o seu reboque não ultrapasse o GVWR, mas ul-trapasse o GAWR. A carga inade-quada do trailer e/ou excesso de bagagem no porta-malas podem sobrecarregar o eixo traseiro.Redistribua a carga e verifique novamente o eixo traseiro.
4. A carga máxima vertical estática
permitida sobre o dispositivo deacoplamento (engate) é de 90 kg. ATENÇÃO:
As especificações a seguir são re- comendadas ao rebocar um trailer. O peso do trailer carregado não pode ultrapassar os valores no qua-dro abaixo.
Haste90
Reboque
1800750
Peso máximo
Sem freioCom freio