ECO mode Hyundai Coupe 2004 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2004, Model line: Coupe, Model: Hyundai Coupe 2004Pages: 238, PDF Size: 8.92 MB
Page 15 of 238

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
3A RODAGEM NO SEU HYUNDAI
B010F01A-APT USO EM PAÍSES ESTRANGEIROS Se vai conduzir o seu HYUNDAI noutro país, certifique-se de que:
o Cumpre todas as regras com relação a seguros e registos;
o Certifique-se de que existe o combustível recomendado.
B010E01A-APT GASCLINA PARA AR MAIS PURO Na contribuiçäo para melhoria do ambiente a Hyundai recomenda autilizaçäo de gasolina tratada com aditivos de caracteristicas detergentes que ajudam na prevençäo de formaçäode sedimentos no motor. Este tipo de gasolina ajuda o motor a trabalhar de forma menos poluente e na obtençäode um controle de emissões atmosféncas mais eficaz.
B020A01S-GPT Durante os primeiros 2,000 Km (1,200 milhas), não é recomendado nenhum procedimento de rodagem para o seu Hyundai.Ne entanto, poderá contribuir para o uso económico e durável do seu Hyundai, cumprindo as seguintesrecomendações durante os primeiros 2,000 Km (1,200 milhas):
o Não conduza a mais de 88 Km/h (55
mph)
o Ao conduzir, manteha as rotações do seu motor entre as 2,000 e as 4,000 rotações por minuto.
o Acelere moderadamente. Não acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200
milhas), tente não fazer travagens bruscas.
o Não conduza com o motor devagar
em mudanças altas, use umamudança baixa quando em velocidade reduzida. o Ao conduzir depressa ou devagar,
varie a sua velocidade de vez em quando.
o Não deixe o motor equipado com
catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade de
reboque durante os primeiros 2,000Km (1,200 milhas).
Page 138 of 238

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
17
C140A01A-GPT Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos.Tente ajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações develocidade desnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado. Mantenha-sesempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travar repentinamente, o quecausará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade
moderada. Quanto mais depressaconduzir, mais combustível gasta. Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto-estradas, é uma das formas mais eficazes de economizar combustível.
CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
o Nunca descanse o pé em cima dospedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir- lhes eficácia, levando ás mais sériasconsequências.
o Tenha sempre a preocupação de
verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto podecausar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível.
o Mantenha o seu automóvel em boas condições. Para uma maioreconomia de combustível ereduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntençãodescrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições de condução, mais frequente deve sera manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço mais cuidado delimpeza ou prevenção de materiais corrosivos, recorra ao seu serviçoHYUNDAI. É especialmente importante que resíduos como a lama, pó, gelo, etc. não se acumulemna parte inferior do car- ro, pois este peso extra pode levar a um maior consumo de combustível e tambémpode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso
possível. O peso é um inimigo paraa economia de combustível.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário.Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quando se preparar parapartir.
Page 139 of 238

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
18
C160A01A-APT No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemaspara a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizar estes problemas da condução de inverno,siga os seguintes conselhos:CONDUÇÃO DE INVERNO
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não necessita de um longo período deaquecimento. Assim que o motor esteja a trabalhar, pode arrancar com o carro. Contudo, em climasmais frios, é aconselhável fazer um aquecimento prévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja, não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindoa baixa velocidade. Quando conduzir a uma velocidade mais moderada, deve utilizar umamudança mais baixa. Sobrecarregar o motor é, pois, obrigá-lo a trabalhar em rotações mais baixas que asdos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma
moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida.C150A01A-APT Evite travar ou engrenar mudanças nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.ADERÊNCIA NAS CURVAS
Page 146 of 238

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
25
YC200E2-AP CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estado do gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras (travões, mudança dedirecção e de presença).
2. Conduza o veículo sempre a uma
velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais
combustível do que em condiçõesnormais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de
redução do motor e o rendimentode carga eléctrica não utilize a 5a velocidade (ca. velocidades manual) ou "overdrive" (caixaautomática).
5. Mantenha os objectos dentro do
atrelado devidamente arrumadospara evitar que se desloquem du- rante a condução.
6. Verifique a condição e a pressão de ar dos pneus do atrelado e docarro. Verifique também o pneu sobressalente. 7. A combinação veículo/atrelado é
mais afectada por ventos cruzadosou laterais. Quando passar por um veículo de maiores dimensões, mantenha uma velocidadeconstante e a direcção a direito. Se existir demasiado vento lateral abrande para sair da turbuléncia dear provocada pelo outro veículo.
8. Quando estacionar, especialmente
numa colina, siga todas asprecauções normais. Vire as rodas de frente para a periferia, accione o travão de mão firmemente e engatea 1a velocidade ou marcha atrás. Adicionalmente coloque calços nos pneus do atrelado.
9. Verifique os sitema eléctrico dos travões do atrelado.
10.Durante a viagem, venifique ocasionalmente se a carga está segura e se as luzes do atrelado funcionam.
11.Evite arranques e travagens bruscas.
12.Evite mudanças de direcção repentinas. 13.Evite manter o pedal de travão
pressionado longamente oufrequentemente. Isto poderá causar sobreaquecimento dos travões reduzindo a eficiência dos travões.
14.Use uma mudança baixa e utilize o efeito de redução do motor emdescidas. Em subidas utilize umamudança baixa e reduza a velocidade.
15.Se tiver de para numa subida, não
mantenha o veículo no lugarpressionando o acelarador. Isto pode causar um sobreaquecimentoda caixa automática. Use o travão de mão ou o pedal de travão.
NOTA: Quando rebocar verifique o nível de óleo da caixa de velocidades mais frequentement.
Page 189 of 238

6
FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
11
G050B01A-APT
REFRIGERANTE RECOMENDADO
Use um anticongelante de alta qualidade etileno-glicol misturado com água na propoção de 50%. O anticongelante deverá ser compatívelcom as peças de alúminio do motor. Não deverá usar aditivos ou anti- corrosivos adicionais. O sistema derefrigeração deverá ser mantido com a concentração correcta do tipo de refrigerante para evitar congelaçãoou corrosão.NUNCA permita que a concentraçãode anti-congelante exceda o nível de60% ou baixe aos 35%. pois isso poderá ocasionar estragos no sistema de refrigeração. Para umaconcentração apropriada, quando acrescentar ou substituir o refrigerante, refira-se à tabelaseguinte:
Água 65% 60%50%40%
35%40%50%60%
Temperatura
ambiente°C (°F)
-15 (5)
-25 (-13) -35 (-31)-45 (-49) CONCENTRAÇÃO LIQUIDO
REFRIGE RANTE
Solução anti- congelante G050C01A-APT PARA VERIFICAR O NÍVEL DO REFRIGERANTE DO MOTOR
HGK4006
O nível de refrigernte pode ser visto dentro do reservatório de plástico. O nível deverá estar entre as linhas "L" e "F" do reservatório. Se o nível estiverabaixo da marca "L", junto refrigerante de mode a que o nível suba entre "L" e "F". Se o nível fôr mais baixo,procure fugas de refrigerante e verifique o nível frequentemente. Se o nível cair de novo, visite o Serviçode Assistência Hyundai para uma inspecção e diagnóstico de causa.
Page 191 of 238

6
FAÇA A SUA PRÓPRIA MANUTENÇÃO
13SUBSTITUIÇÃO DAS VELAS
G060A01GK-GPT O seu motor foi originalmente
equipado com velas de ignição com ponta de platina (2.0L/2.7L) ou ponta de irídio (apenas modelos F ou 2.7L).
As velas de ignição com ponta de
platina ou irídio duram mais tempo doque as velas normais. As velas de ignição com ponta de platina podemser identificadas pelas linhas azuis no isolador em cerâmica.
NOTA: Não limpe nem ajuste a folga das
velas de ignição com ponta de platina ou irídio.
1.0~1.1 mm (0.039 ~ 0.043 in.) *0.7~0.8 mm (0.028 ~ 0.032 in.)
!
HSM392
1.6L/2.0L 2.7L
*: leaded one
1.0~1.1 mm (0.039 ~ 0.043 in.) *0.7~0.8 mm (0.028 ~ 0.032 in.)
AVISO:
A ventoinha do radiador é
controlada pela temperatura da água do motor e pode funcionarmesmo com o motor parado. Tenha especial cuidado ao trabalhar junto da hélice da ventoinha. Quando atemperatura diminuir, a ventoinha desligar-se-à sózinha. Este é o funcionamento normal.
HGK5066
G060C01GK-GPT MUDANÇA DAS VELAS Será fácil proceder à mudança das velas se o motor estiver frio. Mude sempre as velas uma de cada vez. Isso evitará que se engane na colocação dos cabos.
1. Remover a tampa central (1.6/2.0L)
da tampa de válvulas.
NOTA: É recomendável que as velas de ignição (Para o Motor 2.7 L) sejam substituídas por umconcessionário Hyundai.