ECO mode Hyundai Santa Fe 2006 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2006, Model line: Santa Fe, Model: Hyundai Santa Fe 2006Pages: 349, PDF Size: 11.25 MB
Page 19 of 349

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
6A RODAGEM NO SEU HYUNDAI
B020A01S-GPT (Motor Gasolina) Durante os primeiros 2000 Km (1200 milhas), não é recomendado nenhumprocedimento de rodagem para o seu Hyundai. Ne entanto, poderá contribuir para ouso económico e durável do seu Hyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros2000 Km (1200 milhas):
o Não conduza a mais de 88 Km/h (55
mph)
o Ao conduzir, manteha as rotações
do seu motor entre as 2000 e as 4000 rotações por minuto.
o Acelere moderadamente. Não
acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200 milhas), tente não fazer travagensbruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use umamudança baixa quando emvelocidade reduzida.
ZB010D1-AP Uso em países estrangeiros Se vai conduzir o seu HYUNDAI noutro país, certifique-se de que:
o Cumpre todas as regras com relação
a seguros e registos.
o Certifique-se de que existe o combustível recomendado.
ZB010F1-AP Gasolina para ar mais puro Na contribuição para melhoria do ambiente, a Hyundai recomenda autilização de gasolina tratada com aditivos de caracteristicas detergentes que ajudam na prevenção de formaçãode sedimentos no motor. Este tipo de gasolina ajuda o motor a trabalhar de forma menos poluente e na obtençãode um controle de emissões atmosféricas.
Page 20 of 349

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
7CHAVES
o Ao conduzir depressa ou devagar, varie a sua velocidade de vez em quando.
o Não deixe o motor equipado com
catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade de
reboque durante os primeiros 2000Km (1200 milhas).
B020B01FC-GPT (Motor Diesel) Durante os primeiros 1000 Km (600 milhas), não é recomendado nenhumprocedimento de rodagem para o seu Hyundai. Ne entanto, poderá contribuir para ouso económico e durável do seu Hyundai, cumprindo as seguintes recomendações durante os primeiros1000 Km (600 milhas):
o Durante a condução, manter a velocidade do motor (rpm, rotações por minuto) na zona das 3 000 rpm.
o Durante a condução manter a velocidade abaixo dos três quartosdo valor máximo. o Acelere moderadamente. Não
acelere a fundo.
o Durante os primeiros 300 Km (200 milhas), tente não fazer travagens bruscas.
o Não conduza com o motor devagar em mudanças altas, use umamudança baixa quando emvelocidade reduzida.
o Ao conduzir depressa ou devagar,
varie a sua velocidade de vez emquando.
o Não deixe o motor equipado com
catalizador a trabalhar ao ralentidurante mais de minutos.
o Não realize nenhuma actividade de
reboque durante os primeiros 1000Km (600 milhas). OMC025001
B030A01A-APT
Para maior conveniência, a mesmachave funciona em todas as fechadurasdo seu Hyundai. Contudo, como as portas podem ser trancadas sem utilização da mesma, recomenda-seque traga uma chave sobresselente, para o caso de a principal ficar no interior da viatura.
Page 240 of 349

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
25
o Nunca descanse o pé em cima dos pedais de embraiagem ou acelerador, pois para além de os desgastar e de causar o sobreaque- cimento dos travões, também iráaumentar o consumo de combustível. Poderá, ainda, reduzir- lhes eficácia, levando ás mais sériasconsequências.
o Tenha sempre a preocupação de
verificar o estado dos seus pneus.Mantenha a pressão recomendada, pois a pressão incorrecta, quer seja superior ou inferior, resulta numdesgaste prematuro dos pneus. Reveja a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
o Certifique-se do alinhamento correcto do eixo das rodas.O alinhamento incorrecto podecausar um desgaste prematuro dos
pneus, para além do consumo excessivo de combustível. o Mantenha o seu automóvel em boas
condições. Para uma maioreconomia de combustível e reduzidos custos de manutenção, mantenha o seu carro de acordocom o plano de manuntenção descrito no capítulo 5. Quanto mais severas forem as condições decondução, mais frequente deve ser a manutenção do seu veículo. (Vêr capítulo 5 para mais detalhes).
o Conserve o seu carro sempre limpo. Para um serviço mais cuidado delimpeza ou prevenção de materiaiscorrosivos, recorra ao seu serviço HYUNDAI. É especialmente importante que resíduos como alama, pó, gelo, etc. não se acumulem na parte inferior do carro, pois este peso extra pode levar a um maiorconsumo de combustível e também pode contribuir para a corrosão.
o Viaje com o mínimo de peso
possível. O peso é um inimigo paraa economia de combustível.CONDUZIR NA FORMA ECONOMICA
C140A02A-GPT Pode economizar bastante combustível se seguir estas indicações:
o Conduza devagar. Acelere
moderadamente. Não faça grandes acelerações nem travebruscamente, tente manter uma velocidade constante. Não acelere com semáforos vermelhos.Tente ajustar a velocidade à velocidade do trânsito para assim não precisar de fazer alterações develocidade desnecessárias. Evite, sempre que possível, tráfego congestionado. Mantenha-sesempre a uma distância segura dos veículos que o precedem para evitar travar repentinamente, o quecausará um desgaste nos travões.
o Conduza a uma velocidade
moderada. Quanto mais depressaconduzir, mais combustível gasta. Conduzir a uma velocidade moderada, especialmente em auto-estradas, é uma das formas mais eficazes de economizar combustível.
Page 241 of 349

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
26CONDUÇÃO DE INVERNO
ZC170A1-AP No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizar estesproblemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos: C160B01A-GPT Condições de gelo ou neve Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes.Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionar pneus equivalentes em tamanho e tipoaos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurança da viatura e a sua manutenção. Por outrolado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, também poderão ser muito perigosas. Durante adesaceleração, trave com o motor.
Travagens bruscas na neve ou no gelo podem levar o carro a perder aderência,por isso,convém que mantenha uma distância suficientemente segura em relação ao carro da frente, paraalém de travar muito suavemente.ADERÊNCIA NAS CURVAS
ZC160A1-AP Evite travar ou engrenar mudanças nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário.Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quando se preparar parapartir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não
necessita de um longo período deaquecimento. Depois de pôr o motor em funcionamento, deixe-o trabalhar durante 10 a 20 segundos antes deengrenar qualquer velocidade. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimentoprévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja,
não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quando conduzir a uma velocidade maismoderada, deve utilizar uma mudança mais baixa. Sobrecarregar o motor é, pois, obrigálo a trabalharem rotações mais baixas que as dos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
Page 247 of 349

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
32
C190F01A-GPT CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estadodo gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras (travões, mudança de direcção e depresença).
2. Conduza o veículo sempre a uma
velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais
combustível do que em condiçõesnormais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de
redução do motor e o rendimento decarga eléctrica não utilize a 5 a
velocidade (ca. velocidades manu-al) ou "overdrive" (caixa automática).
5. Mantenha os objectos dentro do atrelado devidamente arrumadospara evitar que se desloquem du-rante a condução.
6. Verifique a condição e a pressão de
ar dos pneus do atrelado e do carro.Verifique também o pneu sobressalente.
!!CUIDADO:
As especificações a seguir indicadas são as recomendadas para rebocar um atrelado. O peso de carga doatrelado não pode exceder os valores no quadro abaixo. AVISO:
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e do seu carropode afectar sériamente a perfor- mance da direcção e dos travões causando um grave acidente.
Motor
Gasolina Gasolina T/M
T/A
Diesel Atrelado
2000(4.409) 2200(4.850)2000(4.409)
750(1.653) kg. (Lbs)
Carga máxima rebocável
Com travões Sem travões(com ABS)
Gancho
80(176)88(194) 80(176)
30(66)
T/MT/A
Diesel