ABS Peugeot 308 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: PEUGEOT, Model Year: 2014, Model line: 308, Model: Peugeot 308 2014Pages: 400, PDF Size: 10.19 MB
Page 23 of 400

21
1
O controlo de funcionamento
308_pt_Chap01_controle de marche_ed02-2013
AvisadorEstadoCausaAcções / Observações
Antibloqueio das rodas (ABS) fixo. O sistema de antibloqueio das rodas encontra-se avariado. O veículo conserva uma travagem clássica. Circule com cuidado a uma velocidade moderada e consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Controlo dinâmico de estabilidade (CDS/ASR)
intermitente. A regulação do CDS/ASR activa-se. O sistema optimiza a motricidade e permite melhorar a estabilidade direccional do veículo, em caso de perda de aderência ou de trajetória
fixo. O sistema CDS/ASR encontra-se avariado. Solicite a verificação pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Tr a v a g e m fixo. A descida do nível no circuito de travagem é significativa. A paragem é obrigatória nas melhores condições de segurança. Repor o nível com um líquido referenciado PEUGEOT. Se o problema persistir, solicite a verificação do circuito numa oficina qualificada ou pela rede PEUGEOT.
+ fixo, associado ao
avisador ABS.
O repartidor electrónico de travagem
(REF) encontra-se avariado.
A paragem é obrigatória nas melhores condições de
segurança. Mandar verificar pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Page 120 of 400

118
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Travagem de emergência
Em caso de avaria de travagem pelo pedal do travão ou numa situação excepcional (exemplo: doença do condutor, em condução acompanhada...), puxar, de forma contínua, o manípulo permite travar o veículo. A travagem fica activa enquanto o manípulo estiver puxado e é interrompida quando o manípulo for libertado. Os sistemas ABS e CDS garantem a estabilidade do veículo aquando da travagem de emergência. Em caso de avaria da travagem de emergência, a mensagem "Defeito do travão de estacionamento" é apresentada.
A travagem de emergência deverá ser utilizada apenas em situações excepcionais.
Aplique novamente este procedimento para reactivar o funcionamento automático. A reactivação do funcionamento automático é confirmada pela extinção do avisador no quadro de bordo.
Neutralização do funcionamento automático
Em determinadas situações, como com tempo de muito frio ou reboque (caravana, desempanagem), pode ser necessário desactivar o funcionamento automático do sistema. Efectue o arranque do motor. Engrene, através do manípulo, o travão de estacionamento se este estiver desengrenado. Liberte completamente o pedal de travão. Mantenha o manípulo pressionado no sentido de desengrenamento durante, pelo menos, 10 segundos e, no máximo, 15 segundos. Liberte o manípulo. Pressione o pedal de travão e mantenha-o pressionado. Puxe o manípulo no sentido de engrenamento durante 2 segundos.
A desactivação das funções automáticas é confirmada pelo acendimento deste avisador no quadro de bordo.
Liberte o manípulo e o pedal de travão.
A partir deste momento, apenas os comandos manuais, através do manípulo de comando, permitem engrenar e desengrenar o travão de estacionamento.
Em caso de avaria dos sistemas ABS e CDS, assinalada pelo acendimento de um ou ambos os avisadores correspondentes no quadro de bordo, a estabilidade do veículo deixa de ser assegurada. Neste caso, a estabilidade deverá ser assegurada pelo condutor, repetindo sucessivamente a acção de "puxar-soltar" o manípulo até à imobilização do veículo.
Page 189 of 400

187
6
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Acendimento automático
das luzes de perigo
Indicadores de
direcção
Esquerda: baixar o comando de iluminação passando pelo ponto de resistência. Direita: levantar o comando de iluminação passando pelo ponto de resistência.
Três acendimentos intermitentes
Luzes de perigo
Sistema de aviso visual através das luzes de mudança de direcção para prevenir os outros utentes da estrada no caso de avaria, reboque ou de acidente de um veículo. Premindo este botão, todas as luzes de mudança de direcção piscam. Podem funcionar com a ignição desligada.
Dê um simples impulso para cima ou para baixo, sem passar o ponto de resistência; as luzes de mudança de direcção acender-se-ão três vezes.
Numa travagem de emergência e em função da desaceleração, bem como aquando da regulação do ABS ou de uma colisão, as luzes de perigo acendem-se automaticamente. Apagam-se automaticamente à primeira aceleração. Pode também apagá-las ao premir o botão.
Page 195 of 400

193
6
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Programa de estabilidade electrónica (ESC: Electronic Stability Control) integra os seguintes sistemas : - antibloqueio das rodas (ABS) e o repartidor eletrónico de travagem (REF), - assistência à travagem de emergência (AFU), - a antipatinagem das rodas (ASR), - o controlo dinâmico de estabilidade (CDS).
Programa de estabilidade electrónica (ESC)
Definições
Antibloqueio das rodas (ABS) e repartidor eletrónico de travagem (REF)
Este sistema acresce a estabilidade e a maneabilidade do seu veículo aquando da travagem e assegura um melhor controlo nas curvas, em particular sobre um revestimento defeituoso ou escorregadio. O ABS impede o bloqueio das rodas em caso de travagem de emergência. O REF assegura uma gestão integral da pressão de travagem roda por roda.
Assistência à travagem de emergência (AFU)
Este sistema permite, em caso de emergência, atingir mais rapidamente a pressão optimizada de travagem e reduzir, por conseguinte, a distância de paragem. Activa-se em função da rapidez de accionamento do pedal dos travões e manifesta-se por uma diminuição da resistência do pedal e um aumento da eficácia da travagem.
Antipatinagem das rodas (ASR)
O sistema ASR optimiza a motricidade, para limitar a patinagem das rodas, agindo sobre os travões das rodas motrizes e sobre o motor. Permite também melhorar a estabilidade direccional do veículo na aceleração.
Controlo dinâmico de estabilidade (CDS)
Em caso de afastamento da trajectória seguida pelo veículo e a que é desejada pelo condutor, o sistema CDS vigia roda por roda e age automaticamente no travão de uma ou várias rodas e no motor para inscrever o veículo na trajetória desejada, no limite das leis da física.
Page 196 of 400

194
Segurança
308_pt_Chap06_securite_ed02-2013
Funcionamento
Sistema de antibloqueio das rodas (ABS) e repartidor electrónico de travagem (REF)
Em caso de travagem de emergência, pressione com força o pedal sem nunca diminuir o esforço.
Em caso de substituição de rodas (pneus e jantes) tenha atenção para que estas estejam homologadas para o seu veículo. O funcionamento normal do sistema ABS pode manifestar-se por ligeiras vibrações no pedal dos travões.
O acendimento deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica uma anomalia do sistema ABS o que pode provocar uma perda de controlo do veículo durante a travagem.
O acendimento deste avisador, associado ao avisador de STOP , STOP , STOPacompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica um
Controlo de tracção
inteligente
Numa estrada com pouca aderência, é aconselhável utilizar pneus de neve.
problema de funcionamento do repartidor electrónico de travagem (REF) o que pode provocar uma perda de controlo do veículo durante a travagem. A paragem é imperativa. Em ambos os casos, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Consoante a versão, o seu veículo dispõe de um sistema de ajuda à motricidade na neve: o controlo de tracção inteligente . Esta função detecta as situações de fraca aderência que possam dificultar os arranques e o avanço do veículo, por exemplo em neve profunda acabada de cair ou neve compacta. Nestas situações, o controlo de tracção inteligente regula a patinagem das rodas dianteiras para optimizar a motricidade e o seguimento da trajectória do seu veículo. Em condições extremamente severas (neve profunda, lama, ...), em caso de tentativas de arranque sem sucesso, pode tornar-se útil neutralizar pontualmente os sistemas ESP/ASR para fazer as rodas patinar livremente, permitindo, assim, o movimento do veículo.