Hyundai Accent 2004 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 41 of 228

1- 28 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
o Se a criança não tiver estatura
suficiente para utilizar o cinto de segurança, recomenda-se autilização de um banco aprovado para elevação da criança no banco traseiro por forma a elevara criança podendo esta utilizar o cinto de segurança da viatura correctamente.
o Nunca permita que uma criança esteja de pé ou de joelhos no banco.
o Nunca utilize um porta bebés ou banco para crianças que utilize ganchos de fixação no encosto do banco traseiro; este pode não oferecer condições desegurança suficientes em caso de acidente.
o Num permita que uma criança seja mantida nos braços ou colo de uma pessoa enquanto a viatura está em movimento, isto pode resultar em ferimentos graves nacriança no caso de um acidente ou paragem brusca. Segurar uma criança no colo numa viatura emmovimento não oferece qualquer protecção durante um acidente, mesmo que a pessoa quetransporta a criança esteja a utilizar o cinto de segurança.
o Se o assento de segurança não estiver devidamente seguro, aumenta grandemente o risco de ferimentos graves ou morte em caso de colisão.
B230F01A-APT Instalação no Banco Traseiro
na Posição Central Utilize o cinto de segurança central
do banco traseiro para fixar o sistema de retenção para crianças como seilustra. Após a instalação do sistema de retenção para crianças, abanar o banco da criança para a frente e paratrás, e de um lado para o outro para verificar se está correctamente fixo pelo cinto de segurança.
Se o banco da criança se mover,
reajustar o comprimento do cinto de segurança. Depois, se equipado, inserir a cinta de fixação no ganchodo banco e no gancho de fixação da viatura e apertá-la para fixar o banco da criança. Consultar sempre asinstruções do fabricante do sistema de retenção para crianças antes de instalar o sistema na viatura.
B230F01A-E

Page 42 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 29
B230B02A-APT Utilizando o sistema de assento
de criança "Correia Dentada"
Parafuso, Suporte (5/16"-30 mm)Anilha, Mola Cónica
Suporte, Gancho do Sistema de Retenção de Crianças Espaçador (4 Portas:6mm ou 3/5 Portas:10mm), Suporte para o Gancho da Cadeira para Crianças
Anilha de Retenção B230B01A
B230G01A-APT Instalação Lateral nos Bancos Traseiros Para instalar um sistema de retenção para crianças nos bancos traseiroslaterais, puxar o cinto de segurança do seu enrolador. Instalar o sistema de retenção para crianças, e ficar ocinto de segurança no seu encaixe deixando o cinto sem folga excessiva. Certifique-se que o cinto fica justo emtorno do sistema de retenção para crianças e que a parte superior do cinto de segurança fica posicionadapor forma a não interferir com a cabeça ou pescoço da criança. Após a instalação o sistema de retençãopara crianças tente mover o sistema B230G01Aem todas as direcções para se assegurar que este está correctamente instalado.
Se necessitar de ajustar o cinto, puxá-
lo no sentido do enrolador. Quandodesapertar o encaixe do cinto de segurança e permitir que este seja recolhido pelo enrolador, este retomaautomaticamente o funcionamento normal de bloqueio de emergência do passageiro sentado.
NOTA:
o Antes de instalar o sistema de retenção para crianças, ler as instruções fornecidas pelo fabricante do sistema deretenção.
o Se o cinto de segurança não
funcionar como descrito,mandar inspeccionar o sistema imediatamente por um concessionário autorizadoHyundai. AVISO:
Não instalar qualquer sistema deretenção para crianças no banco do passageiro da frente. No caso de ocorrência de um acidente e oairbag lateral for accionado, este pode ferir gravemente ou matar a criança ou bebé sentado nosistema de retenção para crianças. Portanto, utilize os sistemas de retenção para crianças no bancotraseiro da sua viatura.
!

Page 43 of 228

1- 30 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B230C03A-GPT Fixar o assento de criança com o sistema de "Correia Dentada" (4 Portas) Para fixação da cadeira para crianças estão instaladas três fixações para ganchos no tabuleiro para arrumações do banco traseiro.
B230C01A
1. Abra a tampa da passagem dascintas existente no tabuleiro para bagagens do banco traseiro.
Tampa da fixação Gancho retençãoda cadeira
2. Faça passar as cintas da cadeirapara criança por cima das costasda cadeira. B230C02A-EGanchos das cintasGancho retenção da cadeira
Frente do veículo
Para crianças pequenas e bebés, recomenda-se fortemente a utilização de bancos ou cadeiras para crianças.Estes bancos ou cadeiras para crianças devem ter a dimensão correcta para a criança e devem serinstalados de acordo com as instruções do fabricante. Também é recomendável que o banco ou cadeirapara crianças seja instalada no banco traseiro uma vez que isso pode representar uma contribuiçãoimportante para a segurança da criança. O seu veículo está equipado com três ganchos de retenção paramontagem de cadeiras para crianças ou alcofas para bebes.

Page 44 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 31
Nos veículos com apoio para a cabeça ajustável, faça passar a cinta por baixo do apoio para acabeça e no meio dos respectivos suportes, nos outros casos, faça passar as cintas por cima dascostas do assento.
3. Fixe os ganchos das cintas aos pontos de fixação para a cadeira para crianças e ajuste para fixar bem a cadeira. B230E03A-GPT Fixar o assento de criança com
o sistema de "Correia Dentada"
(3/5 Portas) Existem três pontos de fixação para
os ganchos de instalação da cadeira para crianças, no painel traseiro ver- tical (por trás da barra do pára-choques traseiro)
1. Faça passar as cintas da cadeira para criança por cima das costas da cadeira. Nos veículos com apoio para a cabeça ajustável, faça passar a cinta por baixo do apoio para acabeça e no meio dos respectivos suportes, nos outros casos, faça passar as cintas por cima dascostas do assento.
B230E03A
Frente do veículo
Painel traseiro Tampa do espaço de carga
Ganchos das cintas
2. Retire a tampa do espaço de carga.
3. Fixe os ganchos das cintas aos
pontos de fixação para a cadeira para crianças e ajuste para fixarbem a cadeira.

Page 45 of 228

1- 32 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B230D03E-GPT Fixar o Sistema de transporte de criança com o Sistema"ISOFIX" ou Sistema "Ancoragem por Correia" ISOFIX é um sistema estandardizado de fixação de assentos de criançaque elimina a necessidade da utilização do cinto de segurança de adulto para a fixação do assento noveículo. Proporcionando uma muito maior segurança e melhor localização com o benefício acrescido de umamais fácil e rápida instalação. Fixação ISOFIX
B230D01A
B230D02A-E
O assento ISOFIX só pode ser
instalado se possuir uma aprovação específica para o veículo de acordocom as exigências da norma ECE- R44. Para o seu Hyundai, o Hyundai ISOFIX GR1 / Hyundai Duo/ RömerISOFIX GR1 e o Römer Duo ISOFIX / Britax Duo ISOFIX possuem as aprovações de acordo com asexigências da norma ECE-R44. Este assento foi longamente testado pela Hyundai e é recomendado para o seuHyundai.
NOTA: Actualmente este assento é o único
que satisfaz estas disposições. No caso de outros fabricantesfornecerem dados sobre uma respectiva certificação, a Hyundai avaliará o assento cuidadosamentee poderá recomendá-lo caso esteja em conformidade com a legislação. Solicite informações relativamentea esta questão ao seu concessionário Hyundai. Fixação ISOFIX Indicador de Posição
De cada um dos lados dos assentos
traseiros, entre os estofos e o apoio para o cotovelo, estão localizados dois pontos de fixação ISOFIXjuntamente com uma correia superior montada no compartimento do porta- bagagens. Durante a instalação, oassento deverá ser ajustado nos pontos de fixação pelo que deverá ouvir o clique do encaixe (verifiquepuxando!) tendo ainda de ser fixo com uma correia superior montada no compartimento do porta-bagagens.A instalação e utilização de um assento de criança deverão ser feitas de acordo com o manual deinstalação, que é fornecido com o assento ISOFIX.

Page 46 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 33
NOTA: O assento de criança ISOFIX só pode ser instalado se possuir a aprovação específica do veículoECE-R44. Antes de utilizar um assento de criança ISOFIX, que tenha sido comprado para outroautomóvel, pergunte ao seu agente Hyundai se esse tipo de assento é recomendado ou aprovado para oseu Hyundai. Para fixar o assento de criança o Não deve montar mais do que
uma cadeira num ponto de fixação. O aumento indevido de carga pode provocar a rotura da corrente ou do ponto de fixação,tendo como resultado ferimentos graves ou mesmo a morte.
o As cadeiras de segurança ISOFIX ou compatíveis apenasdevem ser montadas nos locaisindicados.
o Siga sempre as instruções do
fabricante para a instalação das cadeiras de segurança.
!AVISO:
o Não deve instalar uma cadeira de segurança para crianças no lugar central do banco traseiro utilizando as ligações ISOFIX.Estas destinam-se apenas aos lugares esquerdo e direito. Não dê uma utilização incorrecta aospontos de fixação ISOFIX tentando instalar uma cadeira no lugar central. Em caso dechoque, as ligações ISOFIX podem não ter a força suficiente para suster a cadeira instaladana referida posição e há a possibilidade de rotura, provocando ferimentos gravesou mesmo a morte.
1. Para fixar o assento de criança nofixador ISOFIX, insira o trinco do assento de criança no encaixeISOFIX. Certifique-se que ouve um "clique".
2. Ligue o gancho da correia dentada ao suporte do assento de criança e aperte até fixar. Consulte "Fixarassento de criança com o sistema de correia dentada " página 1-30.
B230D03A

Page 47 of 228

1- 34 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B230H04A-GPT Sistemas de Retenção Para
Crianças em Função da Posição Sentada
Utilize bancos de segurança para
crianças que tenham sido aprovados oficialmente e que sejam apropriados para a criança.
Quando utilizar bancos de
seguranças, consultar a tabela seguinte. U : Conveniente para a categoria de
sistema de retenção "universal"aprovados para utilização comeste grupo de peso
UF : Conveniente para a categoria de sistema de retenção "universal" virados para a frente aprovados para utilização com este grupode peso
L1 : Indicado para "Römer ISOFIX
GR1" Aprovado para utilizaçãoneste grupo(Aprovação No: E1 R44-03301133)
X : Posição sentada não conveniente para crianças neste grupo depeso
Traseiro
Central
Grupo de
Idade Posição Sentada
UX
XUX
X U, L1 UF XU FUF
Traseiro
Lateral
Passageiro
dianteiro
0 : Até 10 kg (0 ~ 9 meses)0+ : Até 13 kg (0 ~ 2 anos) I : 9kg a 18kg(9 meses ~ 4
anos)
II & III : 15kg a
36kg (4 ~ 12 anos) X
B180C01A-GPT Cintos de Segurança com Pré-
Tensores (Sem A/BAG)
(Se instalado) Habitualmente os cintos de segurança
com pré-tensores actuam do mesma forma que o enrolador de bloqueio de emergência (E.L.R. Emergency Lock-ing Retractor). (Quando os veículos param de repente, o cinto bloqueia nessa posição. Bloquear-se-á, seinclinar bruscamente para a frente). No entanto, numa situação de choque, o enrolador enrola o cinto desegurança. Desta forma impedirá o movimento rápido do passageiro e manterá o passageiro de encontro àscostas do banco.
NOTA:
o Quando os cintos de segurança com pré-tensores são activados,poderá dar-se um ruídosemelhante ao de uma explosão. Este ruído é normal e não é perigoso.

Page 48 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 35
o Os cintos de segurança com pré-
tensores foram concebidos para agir apenas quando se dá umimpacto suficientemente forte e só são activados uma vez.
AVISO:
Se o cinto de segurança tiver sido activado, nunca deve tentar substituí-lo. Deverá dirigir-se a um concessionário Hyundaiautorizado.
!
1Airbag do lado docondutor Airbag do lado do passageiro
O pré-tensor dos cintos de segurança
funciona da mesma forma que o Bloqueio de Emergência do Enrolador(ELR) do cinto de segurança. Quando o veículo pára bruscamente, ou se o ocupante tenta deslocar-se para afrente muito rapidamente, o enrolador do cinto de segurança fica bloqueado.
No entanto, em certas colisões
frontais, o pré-tensor é activado, puxando o cinto de segurança, paraobter um melhor contacto deste com o corpo de ocupante.
B180D01A
23
O sistema de pré-tensor do cinto de segurança é composto basicamente pelos seguintes componentes. A sualocalização é ilustrada na imagem.
B180B01A-GPT Cinto de Segurança com Pré-
tensor (Com A/BAG)
(Se instalado) O seu veículo Hyundai está equipado
com pré-tensores dos cintos de segurança nos bancos do condutor e passageiro dianteiro. A finalidade do pré-tensor é garantir
que os cintos de segurança ficamjustos em relação ao corpo dos ocupantes em certas colisões frontais.
B180B02AOs cintos de segurança com pré- tensores podem ser activados com os airbags.

Page 49 of 228

1- 36 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
1. Luz de aviso do SRS airbag
2. Conjunto do pré-tensor do cinto de
segurança
3. Módulo de comando SRS
AVISO:
Para obter o máximo de benefícios do pré-tensor do cinto de segurança:
1. O cinto de segurança deve ser utilizado correctamente.
2. O cinto de segurança deve ser
ajustado na posição correcta.
NOTA:
o Ambos os pré-tensores dos cintos de segurança do condutore do passageiro dianteiro podemser activados em certas colisões frontais. Os cintos de segurança com pré-tensores podem seractivados com os airbags. Os pré-tensores serão activados nestas condições mesmo noscasos em que os cintos de segurança não estiverem a ser utilizados no momento dacolisão.
!
o Quando os pré-tensores doscintos de segurança são activados, será ouvido um ruídoforte e um pó fino, que pode assemelhar-se a fumo, será visível no habitáculo. Estas sãocondições normais de funcionamento e não representam qualquer perigo.
o Embora inofensivo, o pó fino pode causar irritações de pele enão deve ser respirado durante longos períodos. Lavar as mãos e a face cuidadosamente apósum acidente no qual os pré- tensores tenham sido activados. CUIDADO:
o Pelo motivo de o sensor que activa o SRS "airbag" estar ligado ao pré-tensor do cinto de segurança, a luz de aviso do SRS "airbag", localizada nopainel de instrumentos, acende- se e apaga-se durante aproximadamente 6 segundosapós a chave de ignição ter sido rodada para a posição "ON", e depois deverá apagar-se.
o Se os pré-tensores dos cintos de segurança não estiverem afuncionar correctamente, estaluz de aviso acende-se, mesmo que não exista qualquer avaria no sistema SRS "airbag". Se a luz de aviso do SRS "airbag" não se acende quando a chave de ignição é rodadapara a posição "ON", ou se fica acesa após se ter acendido e apagado durante cerca de 6segundos, ou se acende enquanto conduz o veículo, por favor dirija-se com a maior
AIR
BAG
!

Page 50 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 37
brevidade possível a um concessionário autorizadoHyundai e mande efectuar uma verificação do sistema de pré- tensores dos cintos desegurança e do SRS "airbag".
AVISO:
o Os pré-tensores estão concebidos para funcionarapenas uma vez. Após a sua activação, os pré-tensores dos cintos de segurança devem sersubstituídos. Todos os cintos de segurança, de qualquer tipo, e que tenham sido utilizadosdurante uma colisão, também devem ser substituídos.
o O conjunto do mecanismo do pré-tensor do cinto de segurança fica quente durante a sua activação. Não tocar nos conjuntos dos pré-tensores du-rante vários minutos após estes terem sido activados.
!
B240A03F-GPT SISTEMA SUPLEMENTAR DE
LIMITAÇÃO (AIR BAG) (Se instalado) O seu Hyundai está equipado com um Sistema Suplementar de Limitação (Suplemental Restraint System-SRS).A indicação da presença do sistema é dada pelas letras "SRS Air Bag" em relevo na almofada do volante. O SRS da Hyundai é constituido por um air bag montado por baixo do forro da almofada no centro do volante.
o Não tentar inspeccionar ou
substituir o pré-tensor doscintos de segurança. Este procedimento deve ser realizado exclusivamente por umconcessionário autorizado Hyundai.
o Não dar pancadas no conjunto do pré-tensor do cinto de segurança.
o Não tentar efectuar qualquer tipo de manutenção ou reparação dosistema de pré-tensores doscintos de segurança.
o O manuseamento incorrecto dos conjuntos dos pré-tensores doscintos de segurança, e a nãoleitura dos avisos para não aplicar pancadas, modificar, inspeccionar, substituir oureparar pode provocar uma utilização incorrecta ou activação inadvertida com riscode ferimentos graves.
o Utilizar sempre os cintos de segurança quando conduz ouutiliza um veículo motorizado.
B240A03A
Airbag do lado do condutor

Page:   < prev 1-10 ... 11-20 21-30 31-40 41-50 51-60 61-70 71-80 81-90 ... 230 next >