Peugeot 208 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
Page 191 of 336
189
8
Verificações
PEUGEOT e TOTAL
Parceiros no desempenho
e na redução de consumo
de combustível
A inovação ao serviço do desempenho
As equipas de Investigação e de Desenvolvimento TOTAL elaboram para a PEUGEOT lubrificantes respondendo às últimas inovações técnicas dos veículos PEUGEOT. É para si a garantia de obter os melhores desempenhos e uma duração de vida máxima do motor.
RECOMENDAÇÃO
Redução das emissões poluentes
O lubrificantes TOTAL são formulados para optimizar o rendimento das motorizações e a protecção dos sistemas de pós-tratamento. É crucial respeitar as instruções de manutenção da PEUGEOT para garantir o bom funcionamento.
Page 192 of 336
190
Verificações
Capot
A implantação do comando interior impede a abertura do capot enquanto a porta dianteira esquerda estiver fechada.
Antes de qualquer intervenção sob o capot, neutralize o Stop & Start para evitar riscos de lesões associados a um accionamento automático do modo S TA R T.
Fecho
Retire a vareta de suporte do entalhe. Volte a colocar a vareta no seu lugar. Baixar o capot e deixe-o cair para trancar. Puxe o capot para verificar se o trancamento se processou correctamente
Desencaixe a vareta de suporte e fixe-a no entalhe para manter o capot aberto.
Em caso de vento forte, não abra o capot. Com o motor quente, manobre com cuidado a patilha exterior e a vareta de suporte do capot (risco de queimadura).
Abertura
Accione a patilha e levante o capot.
Abra a porta dianteira esquerda. Puxe para si o comando, situado na parte inferior do enquadramento da porta.
Devido à existência de equipamentos eléctricos no compartimento do motor, recomenda-se limitar a exposição à água (chuva, lavagem, etc.).
Page 193 of 336
191
8
Verificações
Estes motores permitem verificar o nível de diferentes líquidos e substituir determinados elementos.
Motores a gasolina
1. Depósito do lava-vidros. 2. Depósito do líquido de arrefecimento. 3. Depósito do líquido dos travões.
4. Bateria/fusíveis. 5. Caixa de fusíveis. 6. Filtro de ar. 7. Manómetro de óleo do motor. 8. Abastecimento de óleo do motor.
Page 194 of 336
192
Verificações
Estes motores permitem verificar o nível de diferentes líquidos, substituir determinados elementos e purgar o combustível.
Motores Diesel
1. Depósito do lava-vidros. 2. Depósito do líquido de arrefecimento. 3. Depósito do líquido dos travões.
4. Bateria/fusíveis. 5. Caixa de fusíveis. 6. Filtro de ar. 7. Vareta de óleo do motor. 8. Abastecimento de óleo do motor.
Page 195 of 336
193
8
Verificações
Nível mínimo de combustível
Quando o nível mínimo do depósito for atingido, esta luz avisadora acende-se no quadro de bordo. Restam-lhe cerca de 5 litros de combustível no depósito. Quando a luz de aviso começa a piscar, resta muito pouco combustível no depósito.
Enquanto o tampão não for colocado novamente no depósito, a chave não pode ser retirada da fechadura. A abertura do tampão pode dar origem a um ruído de aspiração de ar. Esta depressão, completamente normal, é provocada pela estanqueidade do circuito de combustível.
Depósito de combustível
Capacidade do depósito: cerca de 50 litros.
Uma etiqueta colada no interior da tampa, indica-lhe o tipo de combustível a utlizar em função da sua motorização. Os complementos de combustível deverão ser superiores a 5 litros para serem levados em consideração pela sonda de combustível.
Enchimento
Para realizar o enchimento em total segurança: desligue imperativamente o motor, abra a tampa do depósito de combustível, introduza a chave no tampão e, em seguida, rode para a esquerda, retire o tampão e prenda-o à patilha situada na face interna da tampa, encha o depósito, mas não insista para além do 3º cor te da pistola ; isso poderia originar problemas de funcionamento.
Com o Stop & Start, nunca efectue um
enchimento de combustível quando o motor se encontrar no modo STOP; desligue imperativamente a ignição com a chave.
Proceda imperativamente a um complemento de combustível para evitar qualquer avaria. Em caso de falta total de combustível (Diesel), consulte a rubrica "Falta de combustível (Diesel)".
Page 196 of 336
194
Verificações
No caso de introdução de combustível desadequado à motorização do seu veículo o esvaziamento do reservatório é indispensável antes do arranque do motor.
Corte de alimentação de
combustível
O seu veículo está equipado com um dispositivo de segurança que corta a alimentação de combustível para o motor em caso de embate.
Uma vez terminado o enchimento: coloque novamente o tampão no lugar adequado, rode a chave para a direita e, em seguida, retire-a do tampão, feche novamente a tampa.
Page 197 of 336
195
8
Verificações
Funcionamento
Aquando da sua introdução no depósito Diesel, a pistola de gasolina é bloqueada na tampa. O sistema permanece bloqueado e impede o respectivo enchimento. Não insista e introduza uma pistola de tipo Diesel.
Bloqueador de combustível (Diesel) * Dispositivo mecânico para impedir o enchimento de combustível gasolina num depósito de um veículo que funciona a gasóleo. Evita, assim, a degradação do motor associada a este tipo de incidente. Situado à entrada do depósito, o bloqueador surge quando o tampão é retirado.
* Conforme o destino.
A utilização de um bidão permanece possível para o enchimento do depósito. Para assegurar um escoamento adequado do combustível, aproxime a ponteira do bidão sem a colocar directamente contra a tampa do desenganador e verta lentamente.
Deslocações ao estrangeiro
As pistolas de Diesel podem ser diferentes conforme os países. A presença de um bloqueador pode tornar impossível o abastecimento do reservatório. Antes de uma deslocação ao estrangeiro, aconselhamos que verifique junto de um agente PEUGEOT se o seu veículo está adaptado ao material de abastecimento de combustível existente no país para onde pretende ir.
Page 198 of 336
196
Verificações
Qualidade do combustível
utilizado pelos motores a gasolina
Os motores a gasolina são per feitamente compatíveis com os biocombustíveis a gasolina do tipo E10 ou E24 (com 10% ou 24% de etanol), em conformidade com as normas europeias EN 228 e EN 15376. Os combustíveis do tipo E85 (com até 85% de etanol) são exclusivamente reservados aos veículos comercializados para a utilização deste tipo de combustível (veículos BioFlex). A qualidade do etanol deve respeitar a norma europeia EN 15293. Apenas para o Brasil, os veículos especificados são comercializados para funcionar com os combustíveis com até 100% de etanol (tipo E100).
Qualidade do combustível
utilizado para os motores Diesel
Os motores Diesel são per feitamente compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras (gasóleo em conformidade com a norma EN 590 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN 14214) podendo ser distribuídos na bomba (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácidos Gordos). A utilização de biocombustível B30 é possível em determinados motores a Diesel; no entanto, esta utilização é condicionada pela aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada. A utilização de um outro tipo de (bio)combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico...) é formalmente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).
Page 199 of 336
197
8
Verificações
Para os veículos equipados com um motor HDi, em caso de falta de combustível, é necessário purgar o circuito de combustível; consulte o desenho da parte inferior do capot do motor correspondente na rubrica "Motores Diesel". Se o depósito do seu veículo estiver equipado com um desenganador de combustível, consulte a rubrica correspondente.
Falta de combustível (Diesel)
Se não for possível efectuar o arranque do motor à primeira, não insista no motor de arranque; reinicie o procedimento.
Encher o depósito de combustível com pelo menos 5 litros de gasóleo. Abrir o capot do motor. Accionar a bomba de purga até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura). Accionar o motor de arranque até à ligação do motor. Fechar o capot do motor.
Motor 1,4 litros HDi
Encha o depósito de combustível com, pelo menos, 5 litros de gasóleo. Abra o capot do motor. Se necessário, desencaixe a tampa embelezadora para aceder à bomba de purga. Accione a bomba de purga até obter o seu endurecimento (a primeira pressão pode ser dura). Accione o motor de arranque até ao accionamento do motor (caso o motor não arranque à primeira, aguarde cerca de 15 segundos e volte a tentar). Sem resultado após algumas tentativas, reaccione a bomba de reescorvamento e, depois, o motor de arranque. Volte a instalar e engate a tampa embelezadora.
Feche o capot do motor.
Motor 1,6 litros HDi
Page 200 of 336
198
Verificações
V e r i fi c a ç ã o d o s n í v e i s
Nível de óleo
Esta verificação é efectuada quer ao ligar a ignição, com o indicador de nível de óleo no quadro de bordo, quer com a vareta manual.
Mudança de óleo do motor
Consulte o livro de manutenção e de garantias para conhecer a periodicidade desta operação. Para preservar a fiabilidade dos motores e dispositivos antipoluição, a utilização de aditivo no óleo motor é desaconselhada.
Características do óleo
O óleo deve corresponder à motorização e estar em conformidade com as
recomendações do construtor.
O nível deste líquido deve situar-se próximo da marca "MA XI". Caso contrário, verifique o desgaste das pastilhas de travão.
Nível do líquido de travões
Mudança de óleo do circuito
Consulte o livro de manutenção e de garantias para conhecer a periodicidade desta operação.
Características do líquido
Este líquido deve estar em conformidade com as recomendações do construtor.
Tenha atenção durante as intervenções sob o capot, uma vez que determinadas zonas do motor podem estar extremamente quentes (risco de queimadura) e o motoventilador pode ser accionado a qualquer instante (mesmo com a ignição desligada).
Verifique com regularidade todos estes níveis segundo o livro de manutenção e de garantias. Reponha o nível, se for necessário, salvo indicação em contrário. Em caso de diminuição importante de um nível, solicite a verificação do circuito correspondente pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
É normal que sejam necessárias reposições do nível de óleo entre duas revisões (ou mudanças de óleo). A PEUGEOT recomenda um controlo, com abastecimento, se necessário, a cada 5.000 kms.
Após uma reposição do nível de óleo, a verificação feita após ligar a ignição, com o indicador do nível do óleo no quadro de bordo, não é válida nos 30 minutos posteriores à
reposição.
É válida apenas com o veículo num piso horizontal, com o motor desligado há mais de 30 minutos.