Peugeot 3008 Hybrid 4 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 41 of 378

.Sistema híbrido39
Climatização
PerguntaResposta
Tenho a sensação que quando a climatização ou o aquecimento funciona o veículo funciona menos frequentemente em modo eléctrico. É
verdade?
A necessidade de climatização ou de aquecimento pode exigir o arranque do motor diesel até se alcançar o nível de conforto térmico desejado. O funcionamento híbrido normal é simplesmente retardado. Este tempo será superior por
temperaturas exteriores frias ou muito quentes.
Tenho a impressão que, com temperaturas muito quentes e com a climatização a funcionar, o veículo circula em modo eléctrico por durações mais curtas. É verdade?
Quando está muito calor, a duração de espera do motor Diesel e da circulação em modo eléctrico será necessariamente restrita para limitar a diferença de temperatura em relação ao nível de conforto térmico pré-seleccionado. Havendo muito calor, é sempre possível activar o push Eco OFF (que faz sair de modo ZEV e proíbe circular em modo eléctrico e as paragens do motor) para privilegiar o conforto térmico (mantendo a função de ar condicionado).
Características HYbrid4
PerguntaResposta
É possível rebocar com um veículo híbrido e que peso? Um veículo HYbrid4 permite rebocar entre 500 e 800 kg (ver a rubrica "Reboque"). Isto permite puxar um JetSki ou uma mota por exemplo. A razão "técnica" do limite está ligada à possibilidade de manter uma boa capacidade de arrefecimento do motor térmico, bem como os elementos híbridos que são igualmente arrefecidos pelo circuito de água do motor.
Porque é que o travão do motor parece tão for te? Com o pé levantado, a travagem com o motor resulta essencialmente da recuperação de energia pelo motor eléctrico. Isto provoca uma desaceleração mais importante do que num veículo clássico e permite assim
uma recuperação de energia gratuita.

Page 42 of 378

40Sistema híbrido
A condução ecológica adaptada
ao seu veículo HYbrid4
Utilize a posição A do selector de velocidades que optimiza as mudanças de velocidade em função das necessidades e o modo AUTO do selector de modo HYbrid4. Ao arrancar, acelere normalmente até à velocidade autorizada (Zona POWER entre 20 e 40 %). Em velocidade estabilizada, adopte uma condução suave graças à dosagem subtil do acelerador (Zona ECO ou CHARGE ) e conduza em modo eléctrico o mais possível quando circula a baixa velocidade. Anticipe as travagens privilegiando travar com o motor (Zona CHARGE ), para aproveitar a recuperação de energia gratuita mantendo mais ou menos uma ligeira pressão no acelerador.
Dominar a utilização dos equipamentos eléctricos
Antes de partir, se o habitáculo estiver superaquecido, ventile-o, baixando os vidros e abrindo os ventiladores, antes de utilizar o ar condicionado. Com uma velocidade superior a 50 km/h, volte a fechar os vidros e deixe os ventiladores abertos. Procure utilizar os equipamentos que permitem limitar a temperatura dentro do habitáculo (ocultador do tecto de abrir, cor tinas...). Desligue o ar condicionado, excepto se a regulação for automática, depois de ter atingido a temperatura de conforto pretendida. Desligue os comandos de descongelamento e de desembaciamento, se o accionamento não for automático. Desligue todos os comandos de aquecimento do assento.
Enquanto passageiro, se não ligar os suportes multimédia (filmes, música, jogos de vídeo,...), ajuda a reduzir o consumo de energia eléctrica, e portanto o combustível. Desligue os aparelhos portáteis antes de sair do veículo.
Eco-condução
A eco-condução é um conjunto de práticas quotidianas que permitem que o automobilista optimize o consumo de combustível e que reduza a emissão de CO2.
Evite colocar o motor diesel em funcionamento com o veículo parado, sobretudo no Inverno. O veículo aquece mais rapidamente quando estiver em movimento.
Não conduza com os faróis e as luzes de nevoeiro ligados quando as condições de visibilidade forem suficientes.

Page 43 of 378

.
41
Sistema híbrido
Limitar as causas de
consumo excessivo
Distribua o peso por todo o veículo; coloque a bagagem mais pesada no fundo da bagageira, o mais perto possível dos bancos traseiros. Limite a carga do veículo e minimize a resistência aerodinâmica (barras de tejadilho, porta-bagagens, porta-bicicletas, reboque...). Prefira a utilização de uma caixa de tejadilho. Retire as barras de tejadilho e o porta-bagagens antes da utilização.
No fim do Inverno, retire os pneus de neve e volte a montar os pneus de Verão.
Respeitar as instruções de
manutenção
Verifique regularmente, e a frio, a pressão dos pneus, consultando a etiqueta situada na porta do lado do condutor. Efectue esta verificação, especialmente: - antes de uma viagem longa, - a cada mudança de estação, - após um período de estacionamento prolongado.
Ao volante do seu veículo novo, só passados os 3 000 primeiros quilómetros é que obterá uma melhor regularidade no consumo médio de combustível.
Efectue regularmente a manutenção do veículo (óleo, filtro de óleo, filtro de ar...) e siga o calendário das operações preconizadas pelo fabricante.
No momento de enchimento do depósito, não insista para além do 3º disparo da pistola para evitar entornar.

Page 44 of 378

Sistema híbrido
42
Consumo do seu híbrido no ecrã
Consumo médio dos últimos 5 minutos.
"60 % Hybrid Use" corresponde a 60 % do tempo de circulação com a contribuição do sistema híbrido e 40 % do tempo apenas com o motor Diesel (sem contribuição
do sistema híbrido).
Sistema híbrido activo, quando o percurso "2" é visualizado, carregue mais de 2 segundos no comando para repor o histórico a zeros.
Reposição em zero
Para obter mais informações sobre o computador de bordo, consulte a rubrica correspondente.

Page 45 of 378

.Sistema híbrido43
Bateria de alta tensão de 200 V
A bateria de alta tensão 200 V não se recarrega no sector. De tipo Ni-MH (Niquel Hidretos de Metal), a bateria está localizada sob o piso da mala junto do motor eléctrico.
Carga A recarga realiza-se automaticamente em circulação . A recuperação poderá ser mais rápida através de acelerações. O nível médio de carga é de 4 a 5 barras, preservando assim uma margem de recuperação de energia em desaceleração ou em descida (energia gratuida).
A bateria carrega-se quando o veículo desacelera, o motor eléctrico passa a ser gerador e transforma a energia cinética em energia eléctrica (excepto se o veículo circular a mais de 120 km/h). A bateria não se recarrega no sector. A bateria pode também ser carregada automaticamente, se for necessário, com o auxílio do alternador-motor de arranque (Stop & Start) do motor a Diesel.
Esta recuperação permite assim utilizar uma energia "gratuita". O tempo de carregamento da bateria é muito rápido e contínuo. Uma bateria descarregada (por exemplo, após uma circulação ZEV ou uma forte solicitação) irá recuperar com rapidez um nível de carga suficiente para recuperar todas as capacidades de utilização dos diferentes modos híbridos.
Para preservar a duração da vida útil da bateria, o nível de carga nunca desce abaixo de 20% de carga, mesmo se o nível for visualizado com 0 barras após uma circulação ZEV. Se a carga da bateria estiver perto da carga máxima, o nível de
desaceleração do acelerador poderá ser reduzido.

Page 46 of 378

Sistema híbrido
44
Este sistema não funciona de forma contínua, adapta automaticamente a potência de
ventilação consoante as necessidades da bateria. Pode-se ouvir a ventilação a funcionar atrás, mesmo se o veículo já está parado após andamento. Em caso de obstrução desta aspiração, a bateria pode sobreaquecer, danificar-se e isso pode provocar uma perda de desempenho do sistema híbrido.
Ventilação da bateria de alta tensão
A bateria de alta tensão está equipada com um sistema de refrigeração a ar, composto por uma aspiração (situada sob o banco traseiro esquerdo) e por um ventilador (situado atrás do compartimento de mala esquerdo).
Alta tensão
As tensões úteis para o funcionamento do motor eléctrico são entre 150 a 270 Volts. Respeite as etiquetas de advertência colocadas no veículo. Tenha muito cuidado com a alta tensão e as altas temperaturas das peças com corrente.
Antes de qualquer intervenção, desligue a ignição (luz avisadora Ready apagada).
Os cabos de alta tensão passam por baixo do veículo (parte inferior da carroçaria); não os danifique aquando de actividades todo-o-terreno (como travessias). Nunca tocar, desmontar, retirar ou substituir as peças, cabos ou conectores de alta tensão cor-
de-laranja, mesmo em caso de acidente.
Cabos de alta tensão Para uma boa utilização da bateria de alta tensão, siga estas recomendações: - não obstruir a aspiração com corpos estranhos, isto pode provocar o sobreaquecimento da bateria e a perda de desempenho do sistema híbrido, - não deitar líquidos, isto pode provocar danos na bateria.
Posicione os sistemas de elevação (macaco, ponte, ...) nos locais previstos para não danificar os cabos.

Page 47 of 378

.Sistema híbrido45

Precauções/advertências sob capot
O alternador-motor de arranque do seu veículo híbrido é igualmente alimentado em alta tensão. Se a ignição do veículo não for desligada, pode rearrancar o motor repentinamente.
Desligue a ignição (luz avisadora Readyapagada) antes de qualquer abertura do capot motor.
A bateria de alta tensão não deve, em caso algum, ser carregada por uma fonte exterior e deve ser manipulada apenas por um técnico Após Venda. Pode provocar queimaduras graves, assim como descargas eléctricas que podem resultar em ferimentos graves ou mortais. A bateria de alta tensão do tipo Ni-MH (Níquel-Hidreto Metálico) usada deve ser eliminada de forma adequada através do departamento de Após Venda, para que a reciclagem não provoque quaisquer riscos para o ambiente.
Corte de emergência
Precauções bateria
Em caso de acidente, um sistema de desactivação bloqueia a corrente de alta tensão e corta a bomba de combustível, o seu veículo não consegue arrancar. Para rearrancar o sistema híbrido, consulte a rede PEUGEOT.
Antes de proceder a qualquer intervenção no compartimento do motor, desligue a ignição e verifique que a luz avisadora Ready do painel de bordo está apagada, caso contrário há o risco de ferimentos graves. Desligue também a ignição aquando da entrada de combustível de modo a evitar um rearranque do motor.

Page 48 of 378

Sistema híbrido
46

Estação ou túnel de elevação
Algumas estações ou túneis (veículo transportado por um tapete transportador) exigem que o travão esteja "desapertado" durante a elevação.
Estações ou túneis de elevação nos quais o motor Diesel deve estar desligado.
Estações ou túneis de elevação nos quais o motor Diesel não precisa de ser desligado.
Sistema híbrido activo, avisador Readyaceso, travão de estacionamento desapertado: - Coloque o selector de velocidades na posição N (modo Auto ou Sport). - Carregue no pedal do travão e, em seguida, no botão ECO OFF.
Se estiver desligado, o motor Diesel arranca. Se estiver a funcionar, o motor Diesel continua a funcionar sem limite de tempo.
Sistema híbrido activo, avisador Readyaceso, travão de estacionamento desapertado: - Coloque o selector de velocidades na posição N . - Desligue o motor (pressão em START/STOP ou com uma chave para veículos sem Acesso e arranque mãos livres). O travão de estacionamento aperta-se automaticamente e o avisador Ready apaga-se no quadro de bordo. - Volte a ligar o contacto (pressão em START/STOP ou com a chave na posição intermédia) sem carregar no pedal de travão. O avisador Ready continua apagado. - Desaperte o travão de estacionamento com o comando manual na consola central, mantendo o pé no pedal do travão. - Desligue o contacto (pressão em START/STOP sem ter o pé no pedal do travão, ou com a chave) verificando que o travão de estacionamento fica bem desapertado.

Page 49 of 378

.Sistema híbrido47
Reboque
Antes de qualquer intervenção, com a ignição ligada, pressione o pedal de travão, coloque o selector de velocidades na posição N e, em seguida, desactive o sistema híbrido. Em caso de necessidade devido a um acesso difícil, o veículo pode ser deslocado algumas dezenas de metros a uma velocidade inferior a 10 km/h.
As rodas dianteiras e traseiras não devem estar em contacto com o solo, utilize uma plataforma para rebocar o veículo.
Utilize as argolas de reboque apenas para libertar o veículo ou para o colocar numa plataforma.

Page 50 of 378

O controlo de funcionamento
48
Painel que agrupa visores e avisadores de funcionamento do veículo.
Quadro de bordo
Visores
4. Velocímetro do veículo Indica a velocidade instantânea do veículo em movimento (km/h ou mph). 5. Ecrã 6. Botão de reposição a zeros da visualização ou nova visualização do indicador de manutenção Reposição a zeros da função seleccionada (contador de quilómetros diário ou indicador
de manutenção) ou torna a visualizar o indicador de manutenção.
1. Indicador de potência disponível. Indica em percentagem, a potência disponível. Para mais informações, consulte o capítulo " Hí br i do". 2. Temperatura do líquido de arrefecimento Indica a temperatura do líquido de arrefecimento do motor (grau Celsius).
3. Nível de combustível Indica a quantidade de combustível restante no depósito.
Para obter mais informações, consultar a rubrica correspondente ao botão ou à função e à visualização associada.
7. Reóstato de iluminação do quadro de bordo Para regular a intensidade de iluminação do posto de condução, se as luzes estiverem acesas. 8. Avisador Ready Indica que o veículo está pronto para circular.

Page:   < prev 1-10 ... 11-20 21-30 31-40 41-50 51-60 61-70 71-80 81-90 ... 380 next >