Peugeot 308 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
Page 151 of 400
149
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
PictogramaMensagem associadaComentários
"SISTEMA INACTIVO: Velocidade inadequada" Se a velocidade do seu veículo estiver fora do intervalo de funcionamento. Em caso de velocidade inadequada, é apresentada uma mensagem enquanto a velocidade não estiver em conformidade (abaixo de 70 km/h ou acima de 150 km/h, aproximadamente. No entanto, em fase de desaceleração, a função desactiva-se abaixo de 45 km/h).
" Sistema desactivado " Aquando da desactivação da função, em modo de visualização "CONDUÇÃO".
SISTEMA INACTIVO: Visibilidade reduzida O sistema fica em modo de vigilância automaticamente se o sensor não detectar correctamente o veículo precedente (condições meteorológicas muito difíceis, sensor desregulado,...).
Page 152 of 400
150
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
O veículo da frente pode, em determinadas condições, não ser detectado, como por exemplo: - num cruzamento, - ao mudar de faixa, - se o veículo à sua frente estiver fora do alcance do sensor (alcance máximo: aproximadamente 100 m).
Limites de funcionamento
Em caso de anomalia do sistema, este avisador é apresentado acompanhado por uma mensagem.
Anomalia de funcionamento
Solicite a verificação do sistema pela rede
PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Aquando da primeira utilização após reparação do sistema, pode ser apresentada uma mensagem para lhe indicar que o sistema está em fase de inicialização. A função fica, então, indisponível. Assim que a mensagem deixar de ser apresentada, o sistema fica novamente operacional. Se a mensagem não deixar de ser apresentada, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O funcionamento do radar situado no pára-choques dianteiro pode ser perturbado em determinadas condições climáticas, por exemplo, acumulação de neve, de gelo, de lama, etc. Limpe o pára-choques dianteiro removendo a neve, a lama, ...
Page 153 of 400
151
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Alerta de risco de colisão e travagem automática de emergência
Alerta de risco de colisão
O alerta de risco de colisão pode ser activado
ou desactivado pelo condutor. A partir da página secundária do menu " Ajuda à condução ": Seleccione o menu " Parametrização veículo ". Assinale a linha " Aler ta risco de colisãoe travagem automática" e valide.
Este sistema foi concebido para melhorar a segurança de condução. É da responsabilidade do condutor controlar permanentemente o estado da circulação, avaliar a distância e a velocidade relativa dos outros veículos. O sistema de alerta de risco de colisão não pode substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
Este sistema funciona a partir dos 30 km/h, apenas com alvos que se desloquem no mesmo sentido que o seu veículo, e não detecta alvos fixos. Está instalado um radar na dianteira do veículo.
Sistema que permite avisar o condutor que o seu veículo corre o risco de entrar em colisão com o veículo que o precede.
Page 154 of 400
152
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
A partir da página secundária do menu " Ajuda à condução ": Seleccione o menu " Parametrização veículo ". Assinale a linha " Aler ta risco de colisão e travagem automática".
Os limites de accionamento do alerta determinam a forma como pretende ser avisado relativamente à presença de um veículo à sua frente. Pode escolher um dos três limites seguintes: - 1 : "Longe", para ser avisado de forma antecipada (condução prudente). - 2 : "Normal". - 3 : "Próx.", para ser avisado mais tardiamente (condução desportiva).
Parametrização dos limites de acionamento do alerta
Pressione a lupa.
Modifique o limite de accionamento do alerta e pressione " Te r m i n a r " para Te r m i n a r " para Te r m i n a rmemorizar o limite e sair do menu. Pressione " Validar " para gravar a Validar " para gravar a Validaralteração.
Page 155 of 400
153
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
A passagem de um nível de alerta para o nível seguinte é efectuada se os parâmetros de condução não forem modificados (velocidades inalteradas, ausência de alteração de faixa...)
Quando a velocidade do seu veículo for muito elevada aquando da aproximação de outro veículo, o primeiro nível de alerta pode não ser apresentado: o nível de alerta 2 pode ser apresentado directamente. Por outro lado, o alerta de nível 1 nunca é apresentado com o limite de accionamento "próximo". Más condições meteorológicas (muita chuva, neve acumulada diante o radar) podem entravar o funcionamento do sistema, com a visualização desta mensagem de alerta " SISTEMA INACTIVO: Visibilidade reduzida ". A função continua disponível até ao desaparecimento da mensagem.
O sistema de alerta de risco de colisão não pode substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
Alertas
Em função do risco de colisão detectado pelo sistema e do limite de alerta seleccionado, podem ser accionados vários níveis de alerta.
Nível 1 : alerta visual apenas (laranja) que lhe indica que o veículo que o precede está muito próximo. É apresentada a mensagem " Veículo próximo ".
Nível 2 : alerta visual (vermelho) e sonoro que lhe indica que uma colisão está iminente. É apresentada a mensagem " Tr a v e ! ".
Este nível de alerta baseia-se no tempo interveículos, entre o seu veículo e o que se encontra à sua frente.
Este nível de alerta baseia-se no tempo antes da colisão. Tem em consideração a dinâmica do veículo, a velocidade do seu veículo e do que se encontra à sua frente, as condições ambientais, a situação de vida (em curva, pressão nos pedais, etc.) para accionar o alerta no momento mais pertinente.
Page 156 of 400
154
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
A travagem automática de emergência é uma função que tem como objectivo reduzir a velocidade de impacto ou evitar a colisão frontal em caso de não intervenção do condutor, utilizando um meio de detecção tipo
radar e agindo sobre o sistema de travagem do veículo.
Travagem automática de
emergência
Este avisador acende-se de forma intermitente quando o veículo "começa" a travar, mas nunca pára o veículo completamente.
Deve continuar a carregar a fundo no pedal de travão até paragem completa do veículo.
Condições de activação
A travagem automática de emergência só funciona nas seguintes condições: ● motor em funcionamento, ● ausência de defeitos ao nível do programa de estabilidade electrónica, ● velocidade mínima de 20 km/h, ● regime do motor suficiente, ● nunca numa viragem apertada.
Pressione a lupa.
Modifique o limite de accionamento do alerta e pressione a linha " Travagem automática ". Pressione em " Te r m i n a r " para memorizar o Te r m i n a r " para memorizar o Te r m i n a rlimite e sair do menu. Pressione em " Validar " para gravar a Validar " para gravar a Validaralteração.
Quando a função de travagem automática de emergência não está activada, este avisador acende-se com luz fixa.
A partir da página secundária do menu "Ajuda à condução": Seleccione o menu " Parametrização veículo ". Assinale a linha " Aler ta risco de colisão e travagem automática ".
Page 157 of 400
155
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Anomalia de funcionamento
Em caso de anomalia, é informado sobre a situação através da visualização do avisador de Serviço, acompanhado por uma mensagem.
Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O funcionamento do radar situado no pára-choques dianteiro pode ser perturbado em determinadas condições climáticas, por exemplo, acumulação de neve, de gelo, de lama, etc. Limpe o pára-choques dianteiro
removendo a neve, a lama, ...
Page 158 of 400
156
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Controlo dos ângulos mortos
Funcionamento
Um avisador luminoso fixo é apresentado no retrovisor do lado em questão: - de uma forma imediata, quando o veículo for ultrapassado, - após cerca de um segundo, quando for efectuada uma ultrapassagem lenta a um veículo.
Este sistema de ajuda à condução informa o condutor relativamente à presença de outro veículo nas zonas de ângulo morto do seu veículo (zonas ocultas do campo de visão do condutor), sempre que este apresentar um potencial perigo.
Este avisador acende-se no quadro de bordo. Sensores, colocados no pára-choques dianteiro e traseiro, controlam as zonas de ângulo morto.
Este sistema foi concebido para melhorar a segurança de condução e não deverá, em caso algum, substituir a utilização dos retrovisores exteriores e interiores. É da responsabilidade do condutor controlar permanentemente o estado da circulação, avaliar a distância e a velocidade relativa dos outros veículos, antecipar as suas manobras antes de decidir mudar de via. O sistema de controlo dos ângulos mortos nunca deverá substituir a vigilância e a responsabilidade do condutor.
A activação da função é efectuada passando pelo menu [ Ajuda à condução]passando pelo menu [ Ajuda à condução]passando pelo menu [ de [o ecrã táctil | a tablete táctil]
Pressione este botão para activar a função; o avisador associado acende-se.
Page 159 of 400
157
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
O alerta é apresentado por um avisador que se acende no retrovisor do lado em questão assim que um veículo - automóvel, camião, bicicleta - for detectado e estiverem reunidas as seguintes condições: - todos os veículos circulem no mesmo sentido, - a velocidade do seu veículo estiver entre 12 km/h e 140 km/h, - a diferença de velocidade entre o seu veículo e os outros for inferior a 10 km/h, - o fluxo de circulação for fluido, - no caso de manobra de ultrapassagem, se esta se prolongar e o veículo ultrapassado parar na zona de ângulo morto, - se circular numa via em linha recta ou em curva ligeira, - o seu veículo não possuir um reboque, caravana...
Não será apresentado nenhum alerta nas seguintes condições: - na presença de objectos estacionários (veículos estacionados, guias de
segurança, postes de iluminação, painéis...), - com veículos no sentido de circulação inverso, - em condução numa estrada sinuosa ou em caso de curvas pronunciadas,
- em caso de ultrapassagem de um (ou por um) veículo demasiado longo (camião, autocarro...) que seja detectado simultaneamente numa zona de ângulo morto atrás e esteja presente no campo de visão do condutor à frente, - em caso de circulação muito densa: os veículos, detectados à frente e atrás, são confundidos com um camião ou objecto fixo,
- aquando de uma manobra de ultrapassagem rápida.
Page 160 of 400
158
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Para neutralizar a função, pressione novamente este botão; o respectivo avisador apaga-se, assim como o avisador associado no quadro de bordo.
Em caso de problema de funcionamento, este avisador acende-se de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.
Anomalia de funcionamento
Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
O sistema será neutralizado automaticamente em caso de reboque com um dispositivo de reboque homologado pela PEUGEOT.
O sistema pode ser perturbado temporariamente aquando de determinadas condições climáticas (chuva, granizo...). Em particular, circular numa estrada molhada ou passar de uma zona seca para uma zona molhada poderá dar origem a falsos alertas (por exemplo, presença de uma nuvem de gotículas de água no ângulo morto interpretado como um veículo). Com mau tempo ou no Inverno, assegure-se que os sensores não ficam cobertos de lama, gelo ou neve. Procure não tapar a zona de aviso, situada nos retrovisores exteriores, assim como as zonas de detecção situadas nos pára-choques dianteiro e traseiro, com etiquetas adesivas ou outros objectos; esta situação poderá perturbar o funcionamento correcto do sistema.
O estado do sistema permanece memorizado ao desligar a ignição.
Lavagem de alta pressão Durante a lavagem do seu veículo, não direccione a pistola de lavagem a menos de 30 cm dos sensores.