Peugeot 308 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: PEUGEOT, Model Year: 2014, Model line: 308, Model: Peugeot 308 2014Pages: 400, PDF Size: 10.19 MB
Page 111 of 400

109
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Para os veículos Diesel, em temperaturas negativas, o arranque só será efectuado após a extinção do avisador de
pré-aquecimento. Se esta luz avisadora acender após uma pressão no "START/STOP", deverá manter o pedal do travão ou da embraiagem em baixo até extinção da luz avisadora e não efectuar uma nova pressão no "START/STOP" até o arranque completo do motor.
Com a chave electrónica no interior do veículo, desembraie a fundo e mantenha o pedal carregado até o motor arrancar.
Arranque
Prima o botão " START/STOP ".
É imperativa a presença da chave electrónica do sistema "Acesso e arranque mãos livres" na zona de reconhecimento. Por razões de
segurança, não saia desta zona deixando o veículo em funcionamento. Em caso de não detecção da chave electrónica na zona, é visualizada uma mensagem. Desloque a chave electrónica na zona para poder ligar o motor.
Arranque-paragem do motor,
"Acesso e arranque mãos livres"
A coluna de direcção desbloqueia e o motor arranca imediatamente. (Ler o aviso para as versões Diesel).
Se uma das condições de arranque não for aplicada, é visualizada uma mensagem de lembrança no quadro de bordo. Em certos casos, é necessário manobrar o volante premindo o botão "START/STOP"para ajudar ao desbloqueio da coluna de direcção, é avisado por uma mensagem.
Page 112 of 400

110
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Se o veículo não estiver imobilizado, o motor não se desliga.
Paragem
Imobilize o veículo.
Com a chave electrónica no interior do veículo, prima o botão " START/STOP ".
O motor desliga-se e a coluna de direcção bloqueia-se.
Posição de contacto
(acessórios)
Se utilizar a posição de acessórios durante muito tempo, o sistema passará automaticamente para o modo de economia para evitar que a bateria fique completamente descarregada.
Uma pressão no botão "START/STOP", sem nenhuma acção nos pedais, permite ligar a ignição e, assim, activar os acessórios.
Pressione o botão "START/STOP", o quadro de bordo acende-se mas não é possível efectuar o arranque do motor.
Pressione novamente o botão, para desligar a ignição e poder, assim, trancar o veículo.
Page 113 of 400

111
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Esquecimento da chave
Se se esquecer da chave electrónica no leitor, aparecerá uma mensagem para o avisar ao abrir a porta do condutor.
Arranque de emergência
Quando a chave electrónica se encontra na zona de reconhecimento e não é possível efectuar o arranque do seu veículo, após uma pressão do botão "START/STOP" :
Introduza a chave electrónica no leitor. Desembraie a fundo. Prima o botão "START/STOP". É efectuado o arranque do motor.
Apenas em caso de emergência, o motor pode ser desligado sem condições. Para tal, prima durante três segundos o botão "START/STOP". Neste caso, a coluna de direcção bloqueia-se quando o veículo se imobiliza.
Se a chave electrónica não se encontrar na zona de reconhecimento quando fechar uma abertura ou quando solicitar a paragem do motor (posteriormente), aparece uma mensagem no quadro de bordo.
Paragem de emergência Telecomando não
reconhecido
Prima durante três segundos o botão "START/STOP" se pretender forçar a paragem do motor.
Page 114 of 400

112
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Protecção anti-roubo
Antiarranque electrónico
As chaves possuem um chip electrónico que possui um código secreto. Ao ligar a ignição, este código deve ser reconhecido para que o arranque seja possível. Este antiarranque electrónico bloqueia o sistema de controlo do motor, alguns instantes
após o desligar da ignição e impede o arranque do motor por intrusão. No caso de problema de funcionamento é advertido através de uma mensagem no ecrã do quadro de bordo. Nesse caso, não é possível efectuar o arranque do veículo; consulte rapidamente a rede PEUGEOT.
Por motivos de segurança ou de roubo, nunca deixe a sua chave electrónica no interior do veículo, mesmo quando permanecer perto do mesmo.
É recomendável que a guarde consigo: no bolso, na mala, ...
Page 115 of 400

113
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Travão de estacionamento manual
Com o pé no travão, puxe a alavanca do travão de estacionamento para imobilizar o veículo.
Com o pé no travão, puxe ligeiramente a alavanca do travão de estacionamento, prima o botão de desactivação e, em seguida, baixe totalmente a alavanca.
Sempre que estacionar numa zona inclinada, vire as rodas para as imobilizar contra o passeio, accione o travão de estacionamento, engrene uma velocidade e desligue a ignição. Com o veículo em movimento, o acendimento deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica que o travão continua engrenado ou que foi mal desengrenado.
Carregar no pedal do travão facilita o engrenamento/desengrenamento do travão de estacionamento manual.
Desengrenamento Engrenamento
Page 116 of 400

114
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Travão de estacionamento eléctrico
Não deixe uma criança sozinha no interior do veículo, com a ignição ligada, uma vez que esta poderá desengrenar o travão de estacionamento. Avisador de funcionamento
Este avisador acende-se no quadro de bordo e no manípulo simultaneamente para confirmar o engrenamento do travão de estacionamento.
Este sistema permite o engrenamento do travão de estacionamento quando o motor for desligado e o desengrenamento assim que o veículo for colocado em movimento.
Em caso de reboque, de estacionamento numa zona de forte inclinação ou se o seu veículo estiver muito carregado, vire as rodas para o passeio e engrene uma velocidade. Em situação de reboque, o seu veículo está homologado para poder estacionar em inclinações inferiores a 12%.
Este apaga-se para confirmar o desengrenamento do travão de estacionamento.
O acendimento intermitente deste avisador no manípulo é apresentado aquando de uma solicitação manual de engrenamento ou de desengrenamento.
Em caso de falha de bateria, o travão de estacionamento eléctrico deixa de funcionar. Por motivos de segurança, se o travão de estacionamento não estiver engrenado; imobilize o veículo, engrenando uma velocidade ou instalando um calço contra uma das rodas. Entre em contacto com a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Funcionamento automático
A qualquer momento, o condutor pode intervir para engrenar ou desengrenar o travão de estacionamento, accionando o manípulo de comando.
- Puxando brevemente o
manípulo para engrenar.
- Pressionando brevemente o manípulo, ao mesmo tempo que pressiona o pedal de travão, para desengrenar.
Page 117 of 400

115
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
A zona em frente do comando do travão de estacionamento eléctrico não se destina a arrumação de objectos.
Funcionamento automático
Desengrenamento automático
O desengrenamento completo do travão de estacionamento é confirmado pela extinção do avisador de travagem e do avisador Pdo manípulo, acompanhada pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado".
Com o veículo parado, motor em funcionamento, não acelere desnecessariamente, uma vez que pode desengrenar o travão de estacionamento.
Engrenamento automático
O engrenamento do travão de estacionamento é confirmado pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P do manípulo, acompanhado pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
Com o motor bloqueado ou em modo STOP do Stop & Start, o engrenamento automático não é efectuado.
Em funcionamento automático, pode, a qualquer instante, utilizar o manípulo para engrenar ou desengrenar manualmente o travão de estacionamento.
Assegure-se previamente que o arranque do motor foi efectuado e que a porta do condutor se encontra correctamente fechada. O travão de estacionamento desengrena-se
automatica e progressivamente quando o veículo é colocado em movimento: Pressione a fundo o pedal de embraiagem, engrene a 1ª velocidade ou a marcha-atrás; pressione o pedal do acelerador e liberte o pedal de embraiagem.
Com o veículo parado, o travão de estacionamento engrena-se automaticamente ao desligar o contacto.
Page 118 of 400

116
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Etiqueta no painel da porta
Antes de sair do veículo, verifique se o travão de estacionamento se encontra engrenado: os avisadores do travão de estacionamento devem estar acesos de forma fixa no quadro de bordo e no manípulo. Se o travão de estacionamento não estiver engrenado, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem ao abrir a porta do condutor.
Funcionamento manual
O engrenamento do travão de estacionamento é confirmado pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P do manípulo, acompanhado pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
Desengrenamento manual
Se pressionar o manípulo, sem pressionar o pedal de travão, o travão de estacionamento não é desengrenado e é
apresentada uma mensagem.
Com o veículo parado: puxe brevemente o manípulo.
A aceitação do pedido de engrenamento é assinalado pelo acendimento intermitente do avisador no manípulo.
Com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento, para desengrenar o travão de estacionamento: pressione o pedal de travão, empurre brevemente o manípulo. O desengrenamento completo do travão de estacionamento é confirmado pela extinção do avisador de travagem e do avisador P do manípulo, acompanhado pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado" e de um bip permanente até ao fecho das portas.
Engrenamento manual
Page 119 of 400

117
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Imobilização do veículo (casos específicos)
O engrenamento do travão de estacionamento é confirmado pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P do manípulo, acompanhado pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
O desengrenamento completo do travão de estacionamento é confirmado pela extinção do avisador de travagem e do avisador Pdo manípulo, acompanhada pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado".
Em determinadas situações, poderá ter de accionar manualmente o travão de estacionamento.
Motor em funcionamento
Em caso de muito frio, é recomendável
que não engrene o travão de estacionamento (gelo). Para imobilizar o seu veículo, engrene uma velocidade ou instale um calço contra uma das rodas.
Sem engrenar o travão (gel)
Desligue a ignição.
Desengrene manualmente o travão de estacionamento, pressionando o manípulo de comando ao mesmo tempo que mantém o pé no pedal de travão.
Para imobilizar o veículo com o motor em funcionamento, puxe brevemente o manípulo.
Desligue o motor. O acendimento do avisador no quadro de bordo e no manípulo confirma o engrenamento do travão de estacionamento. Ligue novamente a ignição, sem ligar o motor.
Page 120 of 400

118
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Travagem de emergência
Em caso de avaria de travagem pelo pedal do travão ou numa situação excepcional (exemplo: doença do condutor, em condução acompanhada...), puxar, de forma contínua, o manípulo permite travar o veículo. A travagem fica activa enquanto o manípulo estiver puxado e é interrompida quando o manípulo for libertado. Os sistemas ABS e CDS garantem a estabilidade do veículo aquando da travagem de emergência. Em caso de avaria da travagem de emergência, a mensagem "Defeito do travão de estacionamento" é apresentada.
A travagem de emergência deverá ser utilizada apenas em situações excepcionais.
Aplique novamente este procedimento para reactivar o funcionamento automático. A reactivação do funcionamento automático é confirmada pela extinção do avisador no quadro de bordo.
Neutralização do funcionamento automático
Em determinadas situações, como com tempo de muito frio ou reboque (caravana, desempanagem), pode ser necessário desactivar o funcionamento automático do sistema. Efectue o arranque do motor. Engrene, através do manípulo, o travão de estacionamento se este estiver desengrenado. Liberte completamente o pedal de travão. Mantenha o manípulo pressionado no sentido de desengrenamento durante, pelo menos, 10 segundos e, no máximo, 15 segundos. Liberte o manípulo. Pressione o pedal de travão e mantenha-o pressionado. Puxe o manípulo no sentido de engrenamento durante 2 segundos.
A desactivação das funções automáticas é confirmada pelo acendimento deste avisador no quadro de bordo.
Liberte o manípulo e o pedal de travão.
A partir deste momento, apenas os comandos manuais, através do manípulo de comando, permitem engrenar e desengrenar o travão de estacionamento.
Em caso de avaria dos sistemas ABS e CDS, assinalada pelo acendimento de um ou ambos os avisadores correspondentes no quadro de bordo, a estabilidade do veículo deixa de ser assegurada. Neste caso, a estabilidade deverá ser assegurada pelo condutor, repetindo sucessivamente a acção de "puxar-soltar" o manípulo até à imobilização do veículo.