Peugeot 308 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
Page 171 of 400
169
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
O sistema desactiva-se automaticamente: - ao desligar a ignição, - se o motor for abaixo, - se não for efectuada nenhuma manobra nos 5 minutos seguintes à selecção do tipo de manobra, - após uma imobilização prolongada do veículo durante a manobra, - se a função de antipatinagem das rodas (ASR) for accionada, - se a velocidade do veículo ultrapassar o limite autorizado, - quando o condutor interromper a rotação do volante, - se o condutor pressionar o comando do Park Assist. - para além de 4 ciclos de manobra, - ao abrir a porta do condutor, - se uma das rodas dianteiras encontrar um
obstáculo. O avisador de funcionamento apaga-se no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem acompanhada por um sinal sonoro. O condutor deverá retomar o controlo do volante do veículo.
Desactivação
Se o sistema for desactivado durante uma manobra, o condutor deverá reactivá-lo manualmente para reiniciar a medição em curso.
O sistema é neutralizado automaticamente: - em caso de engate de reboque, - se a porta do condutor estiver aberta, - se a velocidade do veículo for superior a 70 km/h. Para uma neutralização prolongada do sistema, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Em caso de problema de funcionamento do sistema, este avisador é apresentado no quadro de bordo e é apresentada uma mensagem, acompanhada por um sinal sonoro.
Anomalias de
funcionamento
Em caso de problema de funcionamento da direcção assistida, este avisador é apresentado no quadro de bordo acompanhado por uma mensagem de alerta.
Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina
qualificada.
Neutralização
Se a distância lateral, entre o seu veículo e o lugar de estacionamento for demasiada, o sistema poderá não conseguir medir o lugar. Qualquer objecto que ultrapasse o gabarito do veículo não é levado em consideração pelo Park Assist durante uma manobra.
Com mau tempo e no Inverno, assegure-se de que os sensores não se encontram tapados por sujidade, gelo ou neve. Em caso de problema de funcionamento, solicite a verificação do sistema pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
O avisador da função acende-se de forma intermitente durante alguns segundos. Se o problema de funcionamento ocorrer durante a utilização do sistema, o avisador apaga-se.
Page 172 of 400
170
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Retrovisores
Regulação Equipados cada um com um espelho regulável que permite a visualização da zona traseira lateral necessária para as situações de ultrapassagem ou de estacionamento. Os retrovisores podem ser rebatidos para estacionar em passagens estreitas.
Desembaciamento - Descongelamento
Retrovisores exteriores
O desembaciamento - descongelamento dos retrovisores exteriores é efectuado, com o motor em funcionamento, através
da pressão no comando de descongelamento do óculo traseiro (ver rubrica "Desembaciamento - Descongelamento do óculo traseiro").
Os objectos observados estão na realidade mais perto do que parecem. Tenha esse facto em conta para avaliar correctamente a distância relativamente aos veículos que se encontram atrás.
Desloque o comando A para a direita ou para a esquerda para seleccionar o retrovisor correspondente. Desloque o comando B nas quatro direcções para efectuar a regulação. Coloque novamente o comando A na posição central.
Page 173 of 400
171
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
A função de rebatimento e abertura dos retrovisores exteriores através do telecomando pode ser neutralizada pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
A partir do exterior; destranque o veículo através da chave electrónica ou do sistema de Acesso e arranque mãos livres. A partir do interior; com a ignição ligada, puxe o comando A na posição central para trás.
Abertura Rebatimento
A partir do exterior; tranque o veículo através da chave electrónica ou do sistema de "Acesso e arranque mãos livres". A partir do interior; com a ignição ligada, puxe o comando A na posição central para trás.
Se os retrovisores forem rebatidos com o comando A , estes não se abrem aquando do destrancamento do veículo. Será necessário puxar novamente o comando A .
Em caso de necessidade, é possível rebater manualmente os retrovisores.
Page 174 of 400
172
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Retrovisor interior
Espelho regulável que permite visualizar a zona traseira central. Engloba um dispositivo antiencandeamento que escurece o espelho do retrovisor e reduz a perturbação do condutor devido ao sol, às luzes dos outros veículos...
Modelo dia/noite manual
Regulação
Regule o retrovisor para orientar correctamente o espelho na posição "dia".
Por medida de segurança, os retrovisores deverão ser regulados para reduzir "o ângulo morto".
Para garantir uma visibilidade óptima nas manobras, o retrovisor fica mais claro automaticamente quando a marcha-atrás é engrenada.
Posição dia/noite
Puxe a alavanca para passar à posição antiencandeamento "noite". Empurre a alavanca para passar à posição normal "dia".
Modelo dia/noite automático
Graças a um sensor, que mede a luminosidade proveniente da traseira do veículo, este sistema garante de forma automática e progressiva a passagem entre as utilizações de dia e de noite.
Page 175 of 400
173
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Iluminação Dispositivo de selecção e comando das diferentes luzes dianteiras e traseiras que garantem a iluminação e a sinalização do veículo.
Iluminação principal
Tem à sua disposição diferentes luzes: - luzes de presença, para ser visto, - luzes de cruzamento, para ver sem encandear os outros condutores, - luzes de estrada, para ver bem em caso de estrada livre.
Iluminação adicional
São instaladas outras luzes para responder às condições particulares de condução: - duas luzes de nevoeiro traseiras para uma melhor sinalização em tempo de nevoeiro,
- luzes de nevoeiro dianteiras para uma melhor visibilidade em tempo de nevoeiro e para optimizar a iluminação das intersecções e das manobras de estacionamento, - luzes diurnas para ser visto de dia.
Automatismos de
iluminação
Estão também disponíveis diferentes modos de comando automático das luzes segundo as opções seguintes: - iluminação de acompanhamento (à distância), - iluminação de cortesia, - iluminação de dia (luzes diurnas), - acendimento automático das luzes.
Page 176 of 400
174
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Modelo sem iluminação AUTO
Modelo com iluminação AUTO
Anel de selecção do modo de iluminação principal
Rodar o anel para colocar o símbolo pretendido em frente à marca.
Luzes apagadas.
Acendimento automático das luzes.
Luzes de presença.
Luzes de cruzamento e de estrada.
Manípulo de inversão das luzes
Com as luzes desligadas ou com as luzes de presença, o condutor pode ligar directamente as luzes de estrada ("sinal de luzes") mantendo o manípulo puxado.
Visualizações
A iluminação da luz avisadora correspondente no quadro de bordo confirma a aplicação do modo de iluminação seleccionado.
Puxar para comutar o acendimento das luzes de cruzamento/ luzes de estrada.
Page 177 of 400
175
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Anel de selecção das luzes de nevoeiro
As luzes de nevoeiro traseiras funcionam com as luzes de presença. As luzes de nevoeiro dianteiras funcionam com as luzes de cruzamento (em modo manual ou em modo auto)
Luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras
Aquando de um corte automático das luzes (com o modelo AUTO) ou de um corte manual das luzes de cruzamento, as luzes de nevoeiro e as luzes de presença permanecerão acesas. Rode o anel para trás para apagar as luzes de nevoeiro, as luzes de presença apagar-se-ão igualmente.
Luz de nevoeiro só traseira
Para a acender, rodar o anel para a frente. Aquando da desconexão automática das luzes (com o modelo AUTO), a luz de nevoeiro traseira e as luzes de cruzamento (médios) permanecem acesas. Para a apagar, rodar o anel para trás.
Efectue uma impulsão, rodando o anel: para a frente, uma 1ª vez para acender as luzes de nevoeiro dianteiras. para a frente uma 2ª vez para acender as luzes de nevoeiro traseiras, para trás, uma 1ª vez para apagar as luzes de nevoeiro traseiras. para trás uma 2ª vez para apagar as luzes de nevoeiro dianteiras.
Page 178 of 400
176
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Em tempo claro ou de chuva, tanto de dia como de noite, é proibido ligar as
luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras. Nestas situações, a potência destas luzes poderia perturbar os outros condutores. Devem ser utilizadas apenas em tempo de nevoeiro ou de queda de neve. Nestas condições climatéricas, deverá acender manualmente as luzes de nevoeiro e as luzes de cruzamento, uma vez que o sensor de luminosidade pode detectar luz suficiente. Não se esqueça de apagar as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras quando as mesmas deixarem de ser necessárias.
Quando se esquecer de desligar as luzes
A emissão de um sinal sonoro, aquando da abertura de uma porta dianteira, avisa o condutor de que se esqueceu de desligar as luzes do veículo, com ignição desligada, em modo de iluminação manual das luzes. Neste caso, a extinção das luzes silencia o sinal sonoro. Com a ignição desligada, se as luzes de cruzamento permanecerem acesas, o veículo passa para o modo "ECO".
Em determinadas condições climáticas (baixa temperatura, humidade) o embaciamento da super fície interna do vidro das luzes dianteiras e traseiras é normal; este embaciamento desaparece alguns minutos após o acendimento das luzes.
As luzes apagam-se quando desligar a ignição mas tem sempre a possibilidade de as reactivar accionando o comando de iluminação.
Page 179 of 400
177
5
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Luzes diurnas (díodos
electroluminescentes)
Acendem-se automaticamente aquando do arranque do motor, quando o comando de iluminação se encontrar na posição " 0 " ou " AUTO ".
Manutenção temporária da iluminação das luzes de cruzamento, após desligar a ignição do veículo, que facilita a saída do condutor em caso de fraca luminosidade.
Iluminação de
acompanhamento manual
Colocação em serviço
Com a ignição desligada, efectuar um "sinal de luzes" com o comando de iluminação. Um novo "sinal de luzes" pára a função.
Paragem
A iluminação de acompanhamento manual pára automaticamente passado um determinado tempo.
Page 180 of 400
178
A visibilidade
308_pt_Chap05_visibilite_ed02-2013
Acendimento automático
das luzes
Accionamento
Rode o anel para a posição "AUTO" . A activação da função é acompanhada pela apresentação de uma mensagem.
Através de um sensor de luminosidade, em caso de detecção de uma luminosidade externa fraca, as luzes da chapa de matrícula, de presença e de cruzamento acendem-se automaticamente, sem acção do condutor. Podem, igualmente, acender-se em caso de
detecção de chuva, em simultâneo com o funcionamento automático dos limpa-vidros dianteiros. Assim que a luminosidade se tornar suficiente ou após a paragem dos limpa-vidros, as luzes apagam-se automaticamente.
Paragem
Rode o anel para outra posição. A neutralização da função é acompanhada pela apresentação de uma mensagem.
Anomalia de funcionamento
Em caso de problema de funcionamento do sensor de luminosidade, as luzes acendem-se, este avisador acende-se
Em condições de nevoeiro ou neve, o sensor de luminosidade pode detectar uma luz suficiente. As luzes não se acenderão, assim, automaticamente. Não tape o sensor de luminosidade, acoplado ao sensor de chuva e situado a meio do limpa-vidros por trás do retrovisor interior; as funções associadas deixariam de ser comandadas.
Luz de acompanhamento
automática
Quando a função de acendimento automático das luzes estiver activada, em caso de fraca luminosidade, as luzes de cruzamento
acendem-se automaticamente ao desligar a ignição.
A activação ou neutralização, assim como a duração da iluminação de acompanhamento, podem ser parametrizadas através do menu "Ajuda à condução" e, em seguida, "Parametrização veículo" da página secundária. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem.