stop start TOYOTA PROACE 2020 Manual de utilização (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: TOYOTA, Model Year: 2020, Model line: PROACE, Model: TOYOTA PROACE 2020Pages: 430, PDF Size: 48.48 MB
Page 84 of 430

84
Proace_pt_Chap02_ouvertures_ed2019_V02
Recomendações gerais
Qualquer manobra das portas deve ser efectuada imperativamente com o veÃculo parado.É estritamente desaconselhado, para a sua segurança e a dos seus passageiros, bem como para o bom funcionamento das portas, circular com a porta aberta.Verificar sempre que a porta é accionada com toda a segurança e esteja atento, sobretudo, a não deixar crianças ou animais sem vigilância na proximidade dos comandos das portas.O alerta sonoro, o acendimento da luz avisadora de "porta aberta" e a mensagem no ecrã ser vem para o lembrar. Para desativar estes avisos,
contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.Tranque o seu veÃculo aquando de uma lavagem automática.
Antes de qualquer abertura ou fecho e durante qualquer movimento das portas, assegurar-se de que ninguém, nenhum animal ou objecto se encontra situado através do quadro do bidro ou impede a manobra desejada, tanto no interior como no exterior do veÃculo.Em caso de desrespeito desta recomendação, feridas ou danos poderão ser provocadas se uma parte do corpo ou um objecto se encontrasse preso ou entalado.A abertura eléctrica das portas é impossÃvel para além dos 3 km/h:- Um arranque com a/as porta(s) aberta(s) necessita voltar a baixar a velocidade para menos de 30 km/h para fechar a/as porta(s).- Qualquer tentativa de abertura eléctrica através do manÃpulo
interior, em movimento, solda-se por uma porta que se abre manualmente.- O alerta sonoro, o acendimento da luz avisadora de "porta aberta" e a mensagem no ecrã acompanham esta situação. Para desblouear a porta e poder manuseá-la novamente, é necessário parar o veÃculo.
Porta(s) lateral(ais) deslizante(s) manual(ais) ou eléctrica(s)
Os comandos eléctricos são inibidos em caso de colisão. A abertura e o fecho manuais permanecem possÃveis.
Durante o arranque do motor, o movimento de uma porta é interrompido e recupera o seu funcionamento quando o motor se encontra em funcionamento.
Consoante a motorização, em modo Stop do Stop & Start, se a porta estiver fechada e efectuar um pedido de abertura, a porta entreabre-se e pára. Quando o motor passar automaticamente para o modo Start, a porta recupera o seu movimento.
Aberturas
Page 132 of 430

132
Proace_pt_Chap03_ergonomie-et-confort_ed2019_V02
Desembaciamento - Descongelamento dianteiro
Estas serigrafias na fachada indicam-lhe o posicionamento dos comandos para desembaciar ou descongelar rapidamente o pára-brisas e os vidros laterais.
Aquecimento/ventilação ou
ar condicionado manual
Com o Stop & Start, enquanto o desembaciamento se encontrar activado, o modo STOP não se encontra disponÃvel.
Ar condicionado
automático bizona
F Coloque os comandos de débito de ar, de temperatura e de distribuição de ar na posição serigrafia dedicada.
O sistema gere automaticamente o ar condicionado, o débito de ar e distribui a ventilação de uma forma ideal para o pára-brisas e os vidros laterais.
O sistema é reactivado com os valores anteriores à neutralização.
F Prima esta tecla para desembaciar ou descongelar mais rapidamente o pára-brisas e os vidros laterais.
F Para o interromper, carregue novamente nesta ou em "AUTO".F Para o ar condicionado, pressione esta tecla; o respectivo avisador acende-se.
Pára-brisas e gicleres com aquecimentoPara mais informações sobre o Comando do limpa-vidros e, nomeadamente, o pára-brisas e os gicleres com aquecimento, consulte a rubrica correspondente.
Ergonomia e conforto
Page 135 of 430

135
Proace_pt_Chap03_ergonomie-et-confort_ed2019_V02
Para que estes sistemas sejam plenamente eficazes, respeite as regras de utilização e de manutenção seguintes:F Para obter uma distribuição de ar homogénea, procure não obstruir as grelhas de entrada de ar exterior situadas na base do pára-brisas, os insufladores, os ventiladores e as saÃdas de ar, bem como a extracção de ar situada na parte traseira.F Não tape o sensor de raios solares, situado na parte superior do pára-brisas; este ser ve para a regularização do sistema de ar condicionado automático.F Coloque o sistema de ar condicionado em funcionamento durante pelo menos 5 a 10 minutos, uma a duas vezes por mês, para o manter em per feitas condições de funcionamento.
F Procure o bom estado do filtro do habitáculo e solicite periodicamente a substituição dos elementos filtrantes. Recomendamos que privilegie um filtro do habitáculo combinado. Graças ao seu aditivo activo especÃfico, contribui para a purificação do ar respirado pelos ocupantes e para a limpeza do habitáculo (redução dos sintomas alérgicos, dos maus odores e das acumulações de gordura).F Para assegurar o bom funcionamento do sistema de ar condicionado, recomendamos igualmente que solicite a sua verificação de acordo com as preconizações guia de manutenção e de garantias.F Caso o sistema não produzir ar frio, desligue-o e contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Conselhos para o aquecimento, ventilação e ar condicionado
Se após uma paragem prolongada ao sol, a temperatura interior permanecer demasiado elevada, não hesite em ventilar o habitáculo durante alguns instantes.Coloque o comando de débito de ar num nÃvel suficiente para assegurar uma renovação de ar ideal no habitáculo.O sistema de ar condicionado não contém cloro e não representa perigo para a camada de ozono.
A condensação criada pelo ar condicionado provoca, quando parado, um escorrimento de água normal sob o veÃculo.
Em caso de reboque de carga máxima numa forte inclinação, com temperaturas elevadas, o corte do ar condicionado permite recuperar potência do motor, melhorando, assim, a capacidade de reboque.
Stop & Start
Os sistemas de aquecimento e de ar condicionado só funcionam com o motor a trabalhar.Para manter o conforto térmico dentro do habitáculo, pode neutralizar temporariamente a função Stop & Start.Para mais informações sobre o Stop & Star t, consulte a rubrica correspondente.
Ventiladores
Para fechar o ventilador, desloque o comando ara o exterior do veÃculo. Poderá sentir uma ligeira resistência.
3
Ergonomia e conforto
Page 196 of 430

196
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Conselhos de condução
Respeite o código da estrada e seja vigilante independentemente das condições de circulação.Mantenha a sua atenção à circulação e as suas mãos no volante para estar preparado para reagir a qualquer momento e em qualquer eventualidades.Aquando de um longo trajecto, é recomendado que efectue uma pausa a cada duas horas.Em caso de intempéries, adopte uma condução suave, antecipe as travagens e aumente as distâncias de segurança.
Nunca circule com o travão de estacionamento engrenado - Risco de aquecimento excessivo e danos so sistema de travagem!Risco de incêndio!Uma vez que o sistema de escape do
seu veÃculo fica muito quente, mesmo vários minutos após a paragem do motor, não estacione ou deixe o motor em funcionamento em locais onde, por cima dos materiais inflamáveis, estejam presentes: er vas, folhas, etc...
Nunca deixe um veÃculo sem vigilância, com o motor em funcionamento. Se necessitar de sair do veÃculo, com o motor em funcionamento, engrene o travão de estacionamento e coloque a caixa de velocidades em ponto morto ou na posição N ou P, consoante o tipo de caixa de velocidades.
Condução em solo
inundado
É fortemente recomendado que não conduza em solo inundado uma vez que poderá danificar gravemente o motor, a caixa de velocidades e os sistemas eléctricos do seu veÃculo.
Importante!Se tiver, imperativamente, de passar num local inundado:
- verifique que a profundidade de água não excede 15 cm, tendo em consideração as ondulações que possam ser causadas por outros utilizadores,- desactive a função Stop & Start,- circule lentamente sem parar. Não ultrapasse, em caso algum, a velocidade de 10 km/h,- não pare nem desligue o motor.À saÃda de um local com solo inundado, assim que as condições de segurança o permitirem, trave ligeiramente algumas vezes para secar os discos e as pastilhas de travão.Em caso de dúvida acerca do estado do veÃculo, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro
profissional devidamente qualificado e equipado.
Condução
Page 202 of 430

202
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Para os veÃculos Diesel, em temperaturas negativas, o arranque só será efectuado após a extinção do avisador de pré-aquecimento.Se esta luz avisadora acender
após uma pressão no "START/STOP", deverá manter o pedal do travão ou da embraiagem em baixo até extinção da luz avisadora e não efectuar uma nova pressão no "START/STOP" até o arranque completo do motor.
Arranque
F Em seguida, prima o botão "START/STOP".
Arranque-paragem do motor,
"Smart Entry & Start System"
A coluna de direcção desbloqueia-se e o arranque do motor é efectuado de forma quase imediata.F Coloque o telecomando no interior do veÃculo, na zona de reconhecimento.
F Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa manual, desembraie a fundo e mantenha o pedal pressionado até ao arranque do motor.
F Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática, coloque o selector na posição P e, em seguida, pressione a fundo o pedal de travão.
F Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades pilotada, coloque o selector na posição N e, em seguida, pressione a fundo o pedal de travão.
Condução
Page 203 of 430

203
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
É imperativa a presença do telecomando do sistema "Smart Entry & Start System" na zona de reconhecimento.Nunca saia do veÃculo com o motor em funcionamento e o telecomando consigo.Se o telecomando sair da zona de reconhecimento é apresentada uma mensagem.Desloque o telecomando na zona para poder ligar o motor.
Se uma das condições de arranque não for aplicada, é visualizada uma mensagem no quadro de bordo. Em certos casos, é necessário manobrar o volante premindo o botão "START/STOP" para ajudar ao desbloqueio da coluna de direcção, é avisado por uma mensagem.
Se o veÃculo não estiver imobilizado, o motor não se desliga.
Paragem
F Imobilize o veÃculo.
F Com o telecomando na zona de reconhecimento, prima o botão "START/STOP".
O motor desliga-se e a coluna de direcção bloqueia-se.
Ligar a ignição
(sem arranque)
Com a ignição ligada, o sistema passará automaticamente para o modo de economia de energia para manter um nÃvel de carga suficiente da bateria.
Com o comando remoto do "Sistema de Chave Iteligente para Entrada e Arranque" no interior do veÃculo, premindo a tecla "START/STOP" sem pressionar os pedais, permite ligar a ignição.Esta funcionalidade permite, igualmente, activar os acessórios (exemplos: rádio, iluminação...).
F Pressione o botão "START/STOP", o quadro de bordo acende-se mas não é possÃvel efectuar o arranque do motor.
F Pressione novamente o botão, para desligar a ignição e poder trancar o veÃculo.
Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais:- utilize apenas tapetes adaptados à s fixações já presentes no veÃculo; a sua utilização é imperativa,- nunca sobreponha vários tapetes.A utilização de tapetes não
homologados pela Toyota pode impedir o acesso aos pedais e prejudicar o funcionamento do regulador/limitador de velocidade.Os tapetes homologados pela Toyota têm duas fixações situadas por baixo do assento.
6
Condução
Page 204 of 430

204
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Arranque de emergência
Se o veÃculo não detectar a chave electrónica na zona reconhecimento quando a pilha do telecomando estiver gasta é posicionado do lado esquerdo por trás do volate um leitor de emergência para efectuar o arranque.
F Em seguida, prima o botão "START/STO P ". É efectuado o arranque do motor.
Se o telecomando não se encontrar na zona de reconhecimento quando fechar uma abertura ou quando solicitar a paragem do motor (posteriormente), aparece uma mensagem no quadro de bordo.
Paragem forçada
Telecomando não
reconhecido
F Se pretender forçar o motor a encerrar, prima e mantenha pressionada a tecla "START/STOP" por cerca de 3 segundos, e depois contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
F Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa manual, coloque a alavanca de velocidades em ponto morto e, em seguida, pressione a fundo o pedal da embraiagem.
F Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática, coloque o selector na posição P e, em seguida, pressione a fundo o pedal de travão.
F Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades pilotada, coloque o selector na posição N e, em seguida, pressione a fundo o pedal de travão.
Apenas em caso de emergência e com o veÃculo parado, pode interromper o funcionamento do motor.
Para tal, prima durante três segundos o botão "START/STOP".
Neste caso, a coluna de direcção bloqueia-se quando o veÃculo se imobiliza.
F Coloque o telecomando no leitor e mantenha-o nessa posição e, em seguida:
Condução
Page 208 of 430

208
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Indicador de alteração de velocidade
Consoante a situação de condução e o equipamento do veÃculo, o sistema pode preconizar que salte uma ou várias velocidade(s).Pode seguir esta indicação sem passar pelas velocidades intermédias.
- Pressiona o pedal do acelerador.
- O veÃculo encontra-se na terceira velocidade.
- O sistema pode propor o engrenamento de uma velocidade superior.
A informação é apresentada no quadro de bordo sob a forma de uma seta.Nos veÃculos equipados com caixa de velocidades manual, a seta pode ser acompanhada pela velocidade preconizada.
O sistema adapta as instruções de alteração de velocidade em função das condições de deslocação (inclinação, carga, ...) e das solicitações do condutor (solicitação de potência, aceleração, travagem, ...).O sistema não propõe, em caso algum:- o engrenamento da primeira velocidade,- o engrenamento da marcha-atrás.
Sistema que permite reduzir o consumo de combustÃvel ao preconizar a velocidade mais adequada.
Exemplo:
Em determinadas versões Diesel com
caixa manual, o sistema pode propor-lhe a passagem para ponto-morto (aparece N no painel de comandos) para favorecer a colocação do motor em vigilância (modo STOP do Stop & Start), em determinadas condições de condução.
Esta função não pode ser desactivada.
As indicações de engrenamento de uma velocidade não devem ser consideradas obrigatórias.Com efeito, a configuração da estrada, a densidade da circulação e a segurança constituem elementos determinantes na escolha da melhor velocidade.O sistema do indicador de mudança de velocidade não substitui a vigilância do condutor.
Condução
Page 218 of 430

218
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Stop & StartPassagem do motor
para o modo STOP
Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa manual, a sua velocidade deverá ser inferior a 20 km/h ou parado (consoante o motor), a luz avisadora "ECO" acende-se no quadro de bordo e o motor é colocado automaticamente em vigilância quando colocar a alavanca de velocidades em ponto morto e libertar o pedal de embraiagem.Para seu conforto, em manobras de estacionamento, o modo STOP fica indisponÃvel durante alguns segundos após o desengrenamento da marcha-atrás.O modo Stop & Start não modifica as funcionalidades do veÃculo como, por exemplo, a travagem, a direcção assistida...É possÃvel sentir um ligeiro desfasamento entre a paragem e o desligar do motor.
Se o seu veÃculo se encontrar equipado com Stop & Start, um contador de tempo acumula as
durações de entrada em modo STOP durante o trajecto.O contador repõe-se em zero a cada arranque do motor.
Contador de tempo do Stop & StartO Stop & Start coloca o motor momentaneamente em vigilância - modo STOP - aquando das fases de paragem da deslocação do veÃculo (sinais vermelhos, engarrafamentos, outros...). O arranque do motor é efectuado automaticamente - modo START - assim que pretender colocar o veÃculo novamente em movimento. O arranque é efectuado de uma forma instantânea, rápida e silenciosa.Per feitamente adaptado a uma utilização urbana, o Stop & Start permite reduzir o consumo de combustÃvel, as emissões de gases poluentes e o nÃvel sonoro com o veÃculo parado.
Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática e estiver parado; a luz avisadora "ECO" acende-se no quadro de bordo e o motor é colocado automaticamente em vigilância quando pressionar o pedal de travão ou colocar o selector de velocidades na posição N.
Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades pilotada e se encontrar a uma velocidade inferior a 8 km/h; a luz avisadora "ECO" acende-se no quadro de bordo e o motor é colocado automaticamente em vigilância quando pressionar o pedal de travão ou colocar o selector de velocidades na posição N.
(minutos / segundos ou horas / minutos)
Nunca efectue uma reposição do nÃvel do depósito de combustÃvel quando o motor se encontrar em modo STOP;
desligue imperativamente a ignição.
Condução
Page 219 of 430

219
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Passagem para o
modo START do motor
O modo START é accionado automaticamente em determinadas condições pontuais (exemplos: carga da bateria, temperatura do motor,assistência à travagem, regulação do ar condicionado) que permitem garantir o controlo do sistema ou do veÃculo e, especificamente, quando:- abrir a porta do condutor,- abrir uma porta lateral deslizante,- retirar o cinto de segurança do condutor,- a velocidade do veÃculo ultrapassar 25 km/h ou 3 km/h (consoante o motor) com uma caixa de velocidades manual,- a velocidade do veÃculo ultrapassar 3 km/h com uma caixa de velocidades automática,
Casos particulares: accionamento automático do modo START
Neste caso, o avisador "ECO" acende-se de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.
Este funcionamento é perfeitamente normal.
Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa manual, a luz avisadora "ECO" apaga-se no quadro de bordo e o novo arranque do motor é efectuado automaticamente quando pressionar completamente o pedal de embraiagem.
Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática, a luz
avisadora "ECO" apaga-se no quadro de bordo e o novo arranque do motor é efectuado automaticamente quando:- libertar o pedal de travão com o selector de velocidades na posição D ou M,- estiver na posição N e o pedal de travão libertado e, em seguida, deslocar o selector de velocidades para a posição D ou M,- engrenar a marcha-atrás.
Se o seu veÃculo estiver equipado com uma caixa de velocidades pilotada, a luz avisadora "ECO" apaga-se no quadro de bordo e o novo arranque do motor é efectuado automaticamente quando:- libertar o pedal de travão com o selector de velocidades na posição A ou M,- estiver na posição N e o pedal de travão libertado e, em seguida, deslocar o
selector de velocidades para a posição A ou M,- engrenar a marcha-atrás.
Casos particulares: modo STOP indisponÃvel
O modo STOP não se activa em determinadas condições pontuais (exemplos: carga da bateria, temperatura do motor, assistência à travagem, temperatura exterior) que impedem que o controlo do sistema seja assegurado, principalmente, quando:- o veÃculo se encontrar num declive acentuado (a descer ou a subir),- a porta do condutor se encontrar aberta,- uma porta lateral deslizante estiver aberta,- o cinto de segurança do condutor se encontrar removido,- a velocidade do veÃculo não tiver ultrapassado os 10 km/h desde o último arranque do motor pelo condutor,- o travão de estacionamento eléctrico se encontrar engrenado ou em fase de engrenamento,- a manutenção do conforto térmico no habitáculo o exigir,- o desembaciamento se encontrar activo,
Neste caso, o avisador "ECO" funciona de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se.
Este funcionamento é perfeitamente normal.
6
Condução