Hyundai Accent 2004 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 101 of 228

1- 88 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
Saída de ar ao nível da cara
Ao seleccionar esta modalidade, o ar será direccionado através dos ventiladores ao nível da cara.
B670D03A-APT COMANDO DO FLUXO DE AR Este comando é usado para dirigir o
fluxo do ar. O ar pode ser dirigido para o chão, para as saídas no tablier ou para o pára-brisas. São usados 5símbolos para representar as direcções:
Nível da Cara; Nível Duplo; Nível do
Chão; Nível do Chão e Pára-brisas eDesembaciador do pára-brisas.
Fresco Recirculado
Com a modalidade de ar "fresco"seleccionada, o ar exterior entra noveículo e é aquecido ou arrefecido, conforme as outras funções seleccionadas. Com a modalidade de ar "recirculado" seleccionada, o ar interior circula no veículo, através do sistema e éaquecido ou arrefecido, conforme as outras funções seleccionadas. NOTA: Ter em atenção que quando o sistema de ventilação é usadodurante muito tempo na modalidade de "recirculação", aumentará o embaciamento dosvidros e o ar do compartimento dos passageiros ficará velho (usado). Em complemento, o usoprolongado do ar condicionado na modalidade de "recirculação", pode resultar em que o ar docompartimento dos passageiros fique excessivamente seco. B670D01AHLC2082

Page 102 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 89
Saída de ar aos níveis da cara e do chão
O ar é direccionado através dos ventiladores ao nível da cara e ao nível do chão. Sendo assim, épossível ter ar fresco a saír dos ventiladores do tablier e ar quente pelas saídas do chão, ao mesmotempo. Saída de ar ao nível do chão
O fluxo de ar provém das saídas do
piso, dos bocais do desembaciador do pára-brisas, do bocal do desembaciador lateral e do ventiladorlateral.
B670D02A
B670D03A
B670D04A
Saída de ar aos níveis do chão e desembaciador
O fluxo de ar provém dos bocais do desembaciador do pára-brisas, das saídas do piso, do bocal dodesembaciador lateral e do ventilador lateral. Se for seleccionado o modo "Floor-Defrost (Chão e desembacia-dor)", o ar condicionado é automaticamente ligado. Se quiser desligar o ar condicionado, prima obotão A/C.

Page 103 of 228

1- 90 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
B690A02A-APT COMANDOS DO AQUECIMENTO
Saída de ar para o pára- brisas
O fluxo de ar provém dos bocais do desembaciador do pára-brisas, do bocal do desembaciador lateral eventilador lateral. Se for seleccionado o modo "Defrost (Desembaciador)", o ar condicionado é automaticamenteligado. Se quiser desligar o ar condicionado, prima o botão A/C. SB720D1-FP COMANDO DE TEMPERATURA
B670D05A
HLC2086
B690A01AO comando de temperatura é usado
para ligar e desligar o aquecimento e seleccionar o grau de aquecimento desejado. Para uso normal do aquecimento,
ponha o comando de entrada de arna posição "Fresco" e o comando de passagem de ar na posição "Chão". Para aquecimento rápido, o comandode entrada de ar deve estar entre a posição "Fresco" e "Recirculado".
Se os vidros embaciarem, ponha o
comando do fluxo de ar na posição "Desembaciamento" (O arcondicionado é automaticamente ligado.) e o comando da entrada de ar em "Fresco". Para dar o máximode calor, ponha o comando de temperatura em "Quente".
Frio Quente

Page 104 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 91
B720A04A-GPT DESCONGELAMENTO/ DESEMBACIAMENTO Para utilizar o sistema de aquecimento/ventilação paradescongelar ou desembaciar o pára- brisas.
B700A01A-APTAQUECIMENTO AOS NÍVEIS DA CARA E CHÃO
B720B01A
B670B01A
B710A01A
O seu HYUNDAI está equipado com um comando de aquecimentosimultâneo e a dois níveis; cara e chão. O que possibilita ter ar fresco pelas grelhas de ventilação do tabliere ar quente pelas do chão. Para usar esta particularidade:
o Regule o comando de entrada de ar para "Fresco".
o Regule o comando do fluxo de ar para "Cara e chão".
o Regule o comando de temperatura entre "Frio" e "Quente". SB720G2-FPVENTILAÇÃO Para usar o sistema de ventilação:
o Colocar o comando de admissão de ar na posição do modo "Fresco"
( ).
o Para direccionar todo o ar para os ventiladores do tablier, regule ocomando do fluxo de ar para "Cara".
o Regule a velocidade da ventoínha
para a velocidade desejada.
o Regule o comando de temperatura entre "Frio" e "Quente".

Page 105 of 228

1- 92 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
Para remover o embaciamento no interior do vidro do pára-brisas;
o Colocar o comando de admissão
de ar na posição de ar fresco
( ).
o Colocar o comando de fluxo de ar
na posição de descongelamento ( ). (O ar condicionado éautomaticamente ligado.)
o Colocar o comando de regulação da temperatura na posiçãodesejada.
o Seleccionar a velocidade do
ventilador entre as posições 1 e 4. Para remover o gelo ou o
embaciamento no exterior do vidro do pára-brisas;
B730A01FC-GPT Sugestões para a Utilização
o Para evitar a entrada de poeira ou gases desagradáveis no interior do carro, através do sistema de ventilação, coloque, temporáriamente, o comando daentrada de ar em "Recirculação". Não se esqueça de voltar a colocar o comando em "Fresco", depois dese passar a zona em questão, para que o ar fresco continue a entrar no veiculo. Consegue-seassim assegurar aos ocupantes um ambiente confortável.
B720B02A
o Colocar o comando de admissãode ar na posição de ar fresco
( ).
o Colocar o comando de fluxo de ar na posição de descongelamento ( ). (O ar condicionado é automaticamente ligado.)
o Colocar o comando da temperatura na posição mais quente.
o Seleccionar a velocidade do
ventilador entre as posições 3 e 4. NOTA: Quando o A/C está a funcionar continuamente na posição ( ) ou ( ), pode provocar o embac-iamento da parte externa do pára- brisas, devido à diferença de temperatura. Nesse caso rodar ocontrole para a posição ( ) e o ventilador para a posição mais baixa.

Page 106 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 93
ZB450A1-AP INTERRUPTOR DO AR CONDI- CIONADO (Se instalado)
Para arrefecer o interior:
o Fechar o comando dos ventiladoreslaterais, para evitar a entrada de ar exterior.
o Ligue o ventilador (em qualquer
velocidade).
o Ligar o ar condicionado, carregando no respectivo interruptor. Deveacender a luz avisadora.
o Colocar a entrada de ar em
"Fresco".
o Colocar comando de temperatura em "Frio"
ZB450B1-AP FUNCIONAMENTO DO AR
CONDICIONADO
(ARREFECIMENTO)
Para ligar o ar condicionado, carregar
no respectivo botão.
o O ar para o sistema de
aquecimento/ventilação é aspirado através das grelhas situadaimediatamente à frente do pára- brisas. Deve ter o cuidado de inspeccionar estas, regularmente,para evitar que fiquem obstruidas com folhas, neve, gelo ou quaisquer sujidades.
o Para evitar o embaciamento do
pára-brisas, colocar o controle deentrada de na posição ar frio ( ) e o ventilador na posição desejada.
B740B01A
HLC2090

Page 107 of 228

1- 94 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
SB730C1-FP DESUMIFICADOR Para desumidificar: o Ligar o interruptor de controle da
ventoinha.
o Premir o botão de ar condicionado, fazendo acender o indicador luminoso ao mesmo tempo.
o Regule o controle de recepção do ar para "Fresco".
o Ajustar o controle da saida do ar
para a posição "Cara".
o Seleccionar a velocidade da ventoinha desejada. (para obter resultados mais rápidos, seleccione uma velocidade maior).
o Ajustar a temperatura através do botão de controle, para proporcionar a qualidade de calordesejada. SB730D1-FP SUGESTÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO
o Se o interior do carro estiver muito quente quando entrar, abra as janelas durante alguns minutos para deixar sair o ar quente.
o Quando utilizar o ar condicionado, feche todas as janelas, paraevitar a entrada do ar quente.
o Quando se deslocar lentamente,
em transito intenso, engrene umavelocidade baixa. Aumenta-se assim o regime do motor o que, por sua vez, aumenta a velocidadedo compressor do ar condicionado.
o Nas grandes subidas, desligue o ar condicionado para evitar umpossivel sobreaquecimento do motor.
o Durante os meses de Inverno ou nos periodos em que o ar condicionado não seja utilizadoregularmente, ligue este sistema uma vez por outra, durante alguns minutos. Consegue-se assim fazercircular os lubrificantes, mantendo o sistema em condições perfeitas, a qualquer momento.
("Frio" implica máximo arrefecimento. A temperatura pode ser ajustada, deslocando ocomando de temperatura na direcção de "Quente").
o Ajuste a velocidade do ventilador se necessário. Para um mais rápido arrefecimento, utilize umavelocidade "alta", ou temporáriamente escolha o modo de "Recirculado".
B740C01A

Page 108 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 95
B760A04A-GPT FILTRO DO AR (PARA O EVAPORADOR E UNIDADE DEVENTILAÇÃO) (Se instalado)
O filtro do ar está localizado à frente
da unidade evaporadora, por trás do porta-luvas. A sua função é reduzir a entrada de
poluentes e filtrar o ar. Para substituir o filtro do ar, consulte
a página 6-25. CUIDADO:
o Substituir o filtro cada 20,000 km (12,000 milhas) ou uma vezpor ano. Se a viatura é utilizadaem condições severas, tais como, estradas poeirentas, ou piso em mau estado, serãonecessárias verificações e substituições mais frequentes.
o Quando o fluxo de ar diminui subitamente, é necessáriaproceder a uma verificação por um concessionário autorizadoHyundai.
Ar exterior
!
Interior da viatura
Evaporador FiltroVentilador
Ar interior
B760A01A

Page 109 of 228

1- 96 CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
SR010A1-FP SISTEMA DE SOM ESTÉREO Como funciona o Sistema de
rádio-estereofonia
Ionosfera
Recepção em FM
Os sinais de rádio AM e FM são emitidos a partir de antenas localizadas à volta da sua cidade.Estes sinais são interceptados pela antena no guarda-lamas do seu carro. Este sinal é depois recebido pelorádio e vai para os altifalantes.Quando um sinal forte alcança a suaantena, o sistema altamente sofisticado do seu sistema audio, assegura uma reprodução da maisalta qualidade. No entanto, em certos casos, o sinal que chega ao seu
Recepção em AM Ionosfera
receptor não é suficientemente forte e claro. Isto pode dever-se a factores, como sejam a distancia do emissor, apresença de outras estações com sinais fortes ou a presença de edificios, pontes outras grandesobstruções na área.
Emissor de FM
Area sem obstruções
Montanhas
Pontes metálicas
Zona obstruida Edificios
A recepção dos sinais de AM é,
normalmente, melhor do que em FM. Isto deve-se ao facto das ondas de AM serem transmitidas em baixasfrequencias. Estas ondas longas, de baixa frequencia podem seguir a curvatura da Terra, em vez deseguirem a direito para a atmosfera. Além disso, dão a volta aos obstáculos, assegurando assim uma cobertura mais perfeita. É por isso,que as emissões de AM podem ser recebidas a distancias muito maiores do que as de FM.
As emissões de FM são transmitidas
a frequencias mais elevadas e não curvam de acordo com a superficie da Terra. Nestas condições, asemissões em FM começam a desaparecer a distancias muito curtas do emissor. Além disso, o sinal deFM é mais fácilmente afectado por edificios, montanhas ou outros obstáculos. Tudo isto poderá levá-loa pensar que há qualquer problema com o seu receptor.
B750A02A
B750A03A
B750A01A

Page 110 of 228

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1- 97
o "Fading" (Diminuição de sinal) - À
medida que o seu carro se afasta do emissor, o sinal vaienfraquecendo e o som começa a desaparecer. Quando isto acontecer, sugerimos que sintoniseoutra estação com sinal mais forte.
o Sons agudos/estática - Os sinais
fracos de FM ou as grandesobstruções entre o emissor e o seu rádio, podem afectar o sinal, dando origem à recepção de sinaisagudos ou estática. A redução no botão de controle dos agudos poderá diminuir este efeito até queo problema seja ultrapassado. o Sobreposição de estações - à
medida que o sinal de FM vaienfraquecendo, outro sinal maisforte, próximo desta frequencia, começará a ser recebido. Isto deve- se ao facto que o seu rádio foiconcebido para fixar o sinal mais forte. Se tal acontecer , sintonisar outra estção com um sinal maisforte.
o Recepção múltipla - Sinais de rádio.
recebidos de diversas origenspodem causar distroções e sinais agudos. A causa desta anomalia é o facto de se estarem a recebersinais simultaneos, directos e reflectidos, da mesma estação, ou por sinais de duas estações diferentes mas com frequênciasmuito próximas. Se tal acontecer, sintonisar uma estação de frequência diferente até que estasituação deixe de existir.
B750A04A B750A05A

Page:   < prev 1-10 ... 61-70 71-80 81-90 91-100 101-110 111-120 121-130 131-140 141-150 ... 230 next >