Hyundai Santa Fe 2009 Manual do proprietário (in Portuguese)
Page 181 of 309
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
11
!
YC110C1-FP
o "R" (Marcha atràs) Serve para fazer recuar o veículo. O carro deverá estar completamente parado, antes de colocar a alavanca na posição "R". ZC110B1-AP O funcionamento em cada posição é o seguinte:
o "P" ( Parado/Estacionado ) Para manter o veículo num determinado lugar quando estacionado ou no momento do arranque, coloquea alavanca na posição "P". Ao estacionar o veículo, accione o travão de mão e coloque a alavanca na posição"P".
CUIDADO:
Nunca coloque o selector damudança na posição "P" até o veículo estar completamente parado. Se não considerar este aspecto, poderádanificar sériamente a caixa de velocidades.
NOTA:
Pressione o pedal do travão para mover a alavanca selectora. (Se o seu veículo tiver instalado o sistema shift lock)A alavanca selectora pode ser deslocada livremente.
As primeiras passagem de relação(velocidade) de um veículo novo, ou se a bateria foi desligada oudesmontada, podem ser de alguma forma abruptas. Isto é normal, CUIDADO:
Nunca mova a alavanca para as posições "R" ou "P" com o carro emandamento.
!
Quando a chave de ignição está na posição ON", as luzes indicadoras no painel de instrumentos indicam em queposição se encontra a alavanca selectora. Quando a caixa de velocidades éutilizada no modo desportivo, a relação de caixa seleccionada é mostrada no indicador numérico.
OCM051042L
Na zona principal, a alavanca selectoratem 4/5 posições, e está equipada comum botão para evitar selecções incorrectas inadvertidamente.
e a sequência de passagem das velocidades ficará normal apósalguns ciclos de passagem das velocidades efectuadas pelo T.C.M. (Módulo de Comando daTransmissão).
Page 182 of 309
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
12
YC110D1-FP
o "N" (Ponto Morto/Neutro) Na posição "N" a caixa de velocidades estará em ponto morto, o que significaque a caixa não está engrenada. Pode arrancar nesta posição, embora não seja aconselhável, salvo se o motor forabaixo com o carro em movimento. C090E01CM-APT
o "D" (Condução) É usada para a condução normal. O carro deverá estar completamente parado, antes de colocar a alavanca naposição “D”. A caixa passa pelas 4 velocidades de forma sequêncial, dando melhoreconomia e força.
C090F01L-GPT Modo Desportivo Quer a viatura esteja parada ou em movimento, o modo desportivo é seleccionado empurrando a alavancaselectora da posição "D" para a zona manual. Para voltar à posição "D", empurrar a alavanca selectora de novopara a zona principal. No modo desportivo, movendo a alavanca selectora para a frente e paratrás faz com que as passagens de velocidades sejam rápidas é fáceis. Em contraste com as caixas develocidades manuais, o modo desportivo permite a passagem das velocidades com o pedal do aceleradorpremido. OCM053006
UP (+)
: Empurrar a alavanca
selectora para passar àrelação seguinte.
DOWN (-) : Puxar a alavanca
selectora para passar àrelação anterior.
SKIP : Movendo a alavanca
selectora rapidamentepara a frente ou para trás duas vezes, é possível não engrenar uma dasvelocidades, ex: 1ª para 3ª ou 3ª para 1ª.
Page 183 of 309
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
13
CUIDADO:
o No modo desportivo, a passagem das velocidades para cima (1ª para 2ª ou 3ª para 4ª por exemplo) não se faz automaticamente. O condutor deve executar aspassagem das velocidades de acordo com o estado da estrada, tendo o cuidado de manter arotação do motor abaixo da zona vermelha.
o Para protecção do motor, a caixa passa automaticamente para a velocidade superior quando asrpm do motor atingem a zona encarnada.
o Movendo rapidamente para trás a alavanca selectora (-) duas vezes épossível saltar uma velocidade, i.e., 3ª para 1ª, 4ª para 2ª ou 5ª para3ª. Uma súbita travagem do motor e/ou uma rápida aceleração podem provocar uma perda de tracção,por isso, as reduções de caixa devem ser feitas cuidadosamente tendo em conta a velocidade doveículo.
! NOTA:
o No modo desportivo, só as 4/5
velocidades para a frente podem ser seleccionadas. Para efectuar marchaatrás ou para estacionar a viatura, mover a alavanca selectora para as posições "R" ou "P"respectivamente.
o No modo desportivo, a passagem
para as velocidades inferiores érealizada automaticamente quando a velocidade do veículo diminui. Quando a viatura se imobiliza, a 1ªvelocidade é seleccionada automaticamente.
o Para manter os níveis de perfor- mance e de segurança, o sistemapode não executar cestas passagens de velocidade quando é accionada aalavanca selectora.
o Quando conduzir em estrada
escorregadias, empurrar a alavancaselectora para a frente + (UP). Isto faz com que a caixa de velocidades engrene a 2ª velocidade a qual émais apropriada a uma condução suave indicada para as estradas escorregadias. Puxar a alavancaselectora para o lado - (DOWN) para engrenar de novo a 1ª velocidade. C090H01L-GPT NOTA:
o Para uma utilização suave e
segura, premir o pedal de travão quando passa da posição "N" ou"P" para uma relação para a frente ou para a posição "R" (marcha atrás).
o A chave de ignição tem que estar na posição "ON" e o pedal detravão totalmente premido porforma a mover a alavanca selectora da posição "P" para qualquer uma da outras posições.
o É sempre possível passar das posições "R", "N", "D" para aposição "P". O veículo deveráestar completamente imobilizado para evitar danos na caixa de velocidades.
Page 184 of 309
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
14
C090I02L-GPT
CUIDADO:
o Seleccionar as posições "R" , "D" e "P" apenas quando a viatura está completamente imobilizado.
o Não acelerar o motor com a marcha atrás seleccionada ou qualqueruma das velocidades para a frentecom os travões accionados.
o Accionar sempre os travões
quando passa das posições "P"ou "N" para as posições "R" ou "D".
o Não utilize a posição "P" (Estacio- namento) em substituição dotravão de estacionamento. Accione sempre o travão deestacionamento, seleccione a posição "P" e desligue a ignição quando abandona o veículo,mesmo que momentaneamente. Nunca deixar o veículo sem vigilância enquanto o motor estáem funcionamento.
! o Ao arrancar numa subida íngreme,
o veículo poderá querer rolar para trás. A colocação da alavanca dasmudanças em 2ª (segunda velocidade), no modo Sport, ajudará a impedir o veículo derolar para trás.
o Verificar o nível do fluido da caixa
de velocidades automáticaregularmente, e adicionar fluido se necessário.
C090J01NF-GPT Libertação da alavanca selectora (Se instalado) Se não conseguir mover a alavanca selectora da posição "P" (Park - Estacionamento) para qualquer outra posição ao mesmo tempo quepressiona a fundo o pedal do travão e com a chave de ignição na posição "ON", remova a tampa da consola ecom um objecto fino, como por exemplo uma chave de fendas, empurre para baixo o botão de libertação da alavancaselectora. Em seguida, e ao mesmo tempo que pressiona o pedal do travão, desloque a alavanca selectora para aposição desejada. OCM053005
Page 185 of 309
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
15
O botão de libertação da alavanca selectora volta automaticamente à suaposição original quando a alavanca selectora é retirada da posição "P" (Estacionamento). Volte a colocar atampa da consola. Se necessitar de utilizar o botão de libertação da alavanca selectora, issopoderá indicar que o seu veículo tem um problema. Leve o seu veículo ao seu concessionário Hyundai para serverificado. o Utilize sempre o travão de mão, não
utilize a posição "P" como suasubstituta. Aumente as precauções quando conduzir sobre pa-vimento escorregadio. Tome especial atençãoquando acelerar, travar ou engrenar mudanças. Num piso escorregadio, uma mudança engrenadabruscamente pode conduzir à perda de tracção e, consequentemente, à perda do controlo do veículo.
o Poderá obter um melhor desempenho do veículo e uma maior economia decombustível se premir e libertarsempre o pedal do acelerador de uma forma suave.
C090N04O-APT Práticas para uma boa condução
o Nunca mude a alavanca selectora
da posição "P" ou "N" para qualquer outra posição, estando com o pé no acelerador.
o Quando o veículo estiver em movimento, nunca mude a alavancapara a posição "P".
o Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes deutilizar a posição "R" ou "D".
o Nunca desça um piso inclinado com a caixa de velocidades em pontomorto, pois pode ser extremamente perigoso.Movimente o carro sempre com uma mudança engrenada.
o Não esforçe demasiado os travões, pois pode causar-lhesobreaquecimento e mau funcionamento. Ao descer um pisoinclinado engrene uma mudança mais baixa. Ao fazê-lo, o próprio motor irá ajudar a travar o carro.
o Quando passar para uma mudança mais baixa, abrande, pois casocontrário, esta não engrenará bem.
Page 186 of 309
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
16SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO (ABS)
C120A01FC-APT O sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) destina-se a evitar o bloqueio de uma roda durante uma travagem de emergência ou em pisos muitoirregulares. Um computador controla a velocidade das rodas e a pressão do óleo aplicada a cada uma das rodas.Nestas circunstências, numa situação de emergência, o ABS aumentará a segurança durante as travagens. NOTA:
o Durante a operação do ABS (ESP),
poderá sentir pequenos impulsos no pedal do travão quando aplicaros travões. Poderá igualmente ouvir um ruído no compartimento do motor durante a travagem. Estassituações são normais e indicam que o sistema de travagem anti- bloqueio (Electronic Stability Pro-gram – Programa Electrónico de Estabilidade) está a funcionar correctamente.
AVISO:
o Evitar efectuar curvas a alta velocidade.
o Não efectuar movimentos rápidos com o volante, tais como mudanças bruscas de faixa ou curvas apertadas a alta velocidade.
o Utilizar sempre o cinto de segurança.
o O risco de capotamneto é grandemente aumentado se perder o controlo do veiculo a altas velocidades.
o A perda do controle do veiculo é comum quando duas ou maisrodas saem da estrada, e ocondutor vira demais as rodas para reentrar na estrada.
o No caso de uma saída de estrada, não tente virar as rodasabruptamente para tentar voltar á estrada. Neste caso é maisaconselhável, primeiro abrandar de velocidade, e só então entrar na estrada.!
o Nunca exceda os limites de velocidade estabelecidos.
o Uma aceleração excessiva em condições de pouca aderência dos pneus, como por exemplo ao tentarsair de um atoleiro de lama ou conduzir sobre a neve, poderá danificar seriamente atransmissão. Neste casos, e se o veículo ficar imobilizado, tente outras soluções, como, porexemplo, um reboque.
o Se o seu veículo ficar enterrado na
neve, lama, areia, etc., poderá tentar libertá-lo balançando-o para a frente e para trás. Não tenteexecutar este procedimento com objectos ou pessoas demasiado próximas do veículo. Ao executaras manobras para balançar o veículo para a frente e para trás este poderá libertar-sebruscamente e causar ferimentos às pessoas ou danos aos objectos que se encontrem nasproximidades.
Page 187 of 309
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
17
AVISO:
O sistema de travões ABS (ESP) não evitaré acidentes devido a manobras de condução impróprias e perigosas.Mesmo que o controlo do veiculo seja melhorado com o sistema ABS em travagens de emergência,mantenha sempre uma distancia segura para os veículos de frente. A velocidade do veiculo deve sersempre moderada em estradas de condições difíceis. As distancias de travagem em veículos equipadoscom o sistema anti-bloqueio das rodas são maiores do que em veículos sem este sistema nasseguintes condições:!
o Condução em estradas em más condições, estradas com terra ou estradas cobertas de neve.
o Condução com correntes para o gelo.
o Condução em estradas em que a superfície da estrada é picada ou com alturas diferentes no asfalto.
Nestas estradas a condução deve serfeita em velocidades reduzidas. A segurança de um veiculo equipadocom o sistema ABS (ESP) não deve ser testado em condução de alta velocidade ou em curvas. Esteprocedimento pode pôr em perigo a sua segurança bem como a de outros.
o Durante o funcionamento do
sistema ABS (ESP), poderá sentir-se um ligeiro pulsar ou vibração no pedal dos travões, durante travagens bruscas ou quando opiso da estrada é muito irregular. Poderá também ouvir-se um ruido no compartimento do motor. Estassituações são normais e indicam que o ABS está a funcionar em condições.
PROGRAMA ELECTRÓNICO DE ESTABILIDADE (ESP)
C310A01JM-APT (Se instalado)
OCM059043L
O sistema do Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) foi concebido para estabilizar o veículo nas curvas.O ESP verifica o caminho que quer seguir e o caminho que o veículo está realmente a seguir.O ESP aplica os travões a cada uma das rodas, como necessário, e intervém no sistema de gestão do motor paraestabilizar o veículo.
Page 188 of 309
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
18
O sistema do Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) é um sistemaelectrónico concebido para ajudar o condutor a manter o veículo sob controlo em condições adversas. Não deve serconsiderado como um substituto para uma condução em segurança. Diversos factores que incluem a velocidade, oestado da estrada e a forma como o condutor actua sobre o volante afecta a possibilidade do ESP ter uma acçãoeficaz sobre a perda de controlo do veículo. Continua a ser responsabilidade sua conduzir e fazer curvas avelocidades razoáveis e manter uma margem de segurança suficiente.
CUIDADO:
Se conduzir com pneus com piso diferente ou de dimensões diferentes pode fazer com que o sistema EPS não funcione correctamente. Aosubstituir os pneus, certifique-se de que têm a mesma dimensão que os pneus originais.
!AVISO:
O programa electrónico de estabilidade é apenas uma ajuda à condução, devem ser observadastodas as habituais precauções ao conduzir com mau tempo e em estradas com pouca aderência. C310D01JM-APT Indicadores e Avisos Os indicadores devem acender-se quando a chave de ignição é rodadapara a posição ON ou START mas devem apagar-se após decorridos três segundos.Se os indicadores não se acenderem, ou se o indicador ESP ou ESP-OFF não se apagar após 3 segundos, deverálevar o seu veículo a um concessionário Hyundai autorizado para ser verificado. Caso ocorra uma situação imprevistano dispositivo durante a condução, o indicador ESPOFF acende-se como um aviso. Se o indicador ESP-OFF seacender, estacione o seu veículo num local seguro e desligue o motor. Em seguida, ponha novamente o motorem funcionamento e verifique se o indicador ESP-OFF se apaga. Se o indicador se mantiver aceso mesmodepois do motor ter sido novamente posto em funcionamento, deverá levar o seu veículo a um concessionárioHyundai autorizado para ser verificado.
C310B01JM-APT Modo ESP ON/OFF Quando o ESP está ligado, o indicador ESP no painel de instrumentos "pisca". Se desligar o sistema premindo ointerruptor ESP, o indicador ESP-OFF acende-se e mantém-se aceso. No modo ESP-OFF, o programa de controlode estabilidade será desactivado. Deverá ajustar o seu modo de condução adequadamente. Para voltar a ligar osistema, prima novamente o interruptor. O indicador ESPOFF apaga-se. NOTA: O modo ESP será automaticamente ligado quando o motor é parado e novamente posto em funcionamento.
!
Page 189 of 309
2
CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
19SISTEMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTACIONAMENTO EM MARCHA-ATRÁS
C400A02P-GPT (Se instalado) O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás ajuda o condutor durante os movimentosefectuados pelo veículo em marcha-atrás ao emitir um aviso sonoro sempre que for detectado um objecto a uma distância de120 cm atrás do veículo. Este sistema é um sistema suplementar e não tem como objectivo nem evita que o condutor tenhamuito cuidado e preste muita atenção ao efectuar as manobras. O alcance de detecção e os objectos detectáveis pelossensores traseiros são limitados. Sempre que efectuar manobras em marcha-atrás, preste muita atenção ao que se encontraatrás de si da mesma forma que faria num veículo sem Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás.
OCM052138 AVISO:
O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás é apenas uma função complementar.O funcionamento do Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás pode ser afectado pordiversos factores (incluindo condições ambientais). O condutor é sempre responsável pelaverificação da área atrás do veículo antes de efectuar as manobras em marcha-atrás. Funcionamento do Sistema de Assistência ao Estacionamento emMarcha-atrás Condições de funcionamento
o Este sistema é activado ao fazer uma manobra de marcha-atrás com a chave da ignição na posição ON. Se o veículo se deslocar a uma velocidade superior a 5 km/h (3 mph),o sistema poderá não ser activado correctamente.
Sensor
o Quando o Sistema de Assistência
ao Estacionamento em Marcha-atrás está activado a distância de detecção é de aproximadamente 120 cm.
o Quando dois objectos são detectados
ao mesmo tempo, o que estiver maispróximo é reconhecido primeiro.
Tipos de sons de aviso
o Quando um objecto está a uma distância de 120 cm a 81 cm do pára- choques traseiro: Besouro intermitente
o Quando um objecto está a uma distância de 80 cm a 41 cm do pára-choques traseiro: Besouro com bips mais frequentes
o Quando um objecto está a uma distância de 40 cm do pára-choquestraseiro: Besouro com som contínuo.
Situações em que o Sistema de Assistência ao Estacionamento emMarcha-atrás não funciona. O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás poderá não funcionar correctamentenos casos em que:
!
Page 190 of 309
2 CONDUZINDO O SEU HYUNDAI
20
1. A humidade tiver congelado o sen-sor. (Voltará a funcionar normalmente quando a humidade derreter.)
2. O sensor estiver coberto com
matérias estranhas, como porexemplo neve ou água, ou se a cobertura do sensor estiver bloqueada. (Voltará a funcionarnormalmente quando as matérias estranhas forem removidas ou o sensor deixar de estar bloqueado.)
3. Estiver a conduzir em estradas com superfícies irregulares (estradas nãopavimentadas, gravilha, piso irregu-lar, ladeiras).
4. Quando existirem nas proximidades
objectos que produzam ruídoexcessivo (buzinas de veículos, motores de motociclos ruidosos ou travões a ar de camiões) que possaminterferir com o funcionamento do sensor.
5. Durante chuvas fortes ou pulverização de água.
6. Existirem transmissores de rádio ou
telemóveis junto do sensor.
7. O sensor esteja coberto com neve.
8. Estiver a rebocar um atrelado. A distância de detecção pode ser reduzida quando:
1. O sensor estiver manchado com
matérias estranhas, tais como neveou água. (A sensibilidade voltará aonormal quando forem removidas essas matérias)
2. A temperatura do ar exterior estiver demasiado quente ou demasiado fria.
Os seguintes objectos poderão não ser reconhecidos pelo sensor:
1. Objectos afiados ou estreitos tais como cordas, correntes ou mastros de pequenas dimensões.
2. Objectos, que tenham tendência a
absorver as frequências emitidas pelosensor tais como vestuário e materiais esponjosos ou neve.
3. Objectos não detectáveis com tamanho inferior a 1 m e com umdiâmetro inferior a 14 cm. CUIDADO:
1. O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás poderá não emitir um somsequencial devido à velocidade e às formas dos objectos detectados.
2. O Sistema de Assistência ao
Estacionamento em Marcha-atráspoderá não funcionar correctamente se a altura dos pára-choques doveículo ou a instalação do sensor tiverem sido modificadas ou danificadas. Quaisquerequipamentos ou acessórios que não tenham sido instalados de fábrica poderão também interferir com odesempenho do sensor.
3. O sensor poderá não reconhecer
objectos que estejam a uma distânciainferior a 40 cm do sensor, ou o sensor poderá detectar uma distância incorrecta. Tenha cuidado.
4. Quando o sensor estiver congelado ou coberto com neve, sujidade ouágua, o sensor poderá não funcionaraté que essas matérias sejam removidas devendo para isso utilizar um pano macio.
5. Não empurre, risque ou bata no sensor. Poderá danificar o sensor.
!