TOYOTA PROACE CITY VERSO 2019 Manual de utilização (in Portuguese)
Page 101 of 272
101
Segurança
5
Localizações dos sistemas de segurança para crianças ISOFIX
De acordo com as normas europeias, este quadro indica as opções de instalação dos sistemas de segurança para crianças ISOFIX em veículos equipados com suportes de fixação ISOFIX.No caso dos sistemas de segurança para crianças ISOFIX de categoria "universal" e "semi-universal", a categoria de tamanho é determinada por uma letra A para G, está indicada no sistema de segurança para crianças ao lado do logótipo ISOFIX.
Pesos e idade
Inferior a 10 kg (22 lb)
(grupo 0)Até, cerca de, 6 meses de idade
Inferior a 10 kg (22 lb)(grupo 0)
Inferior a 13 kg (29 lb)(group 0+)Até 1 ano de idade
De 9 a 18 kg (de 20 a 39 lb)(grupo 1)
A partir de 1 a 3 anos de idade
Tipo de sistema de segurança para crianças ISOFIXBerçovoltado para trásvoltado para trásvoltado para a frente
Tamanho ISOFIXFGCDECDABB1
Fila 1 (a)Sem ISOFIX
Fila 2 (b)Banco traseiro atrás do banco do condutor
IL (c)ILIUF/IL
Banco traseiro
central (f) e banco traseiro do lado do passageiro
IL (d)
Fila 3 (b) (e)Sem ISOFIX
Page 102 of 272
102
Chave
(a) Consulte a legislação em vigor no país antes de colocar uma cr\
iança nesta posição.(b) Para instalar um sistema de segurança para crianças voltado para trás ou para a frente num banco traseiro, ajuste o banco traseiro para a posição mais recuada possível com o respetivo encosto vertical.(c) Se instalar uma alcofa neste banco pode comprometer a utilização de um ou mais bancos exteriores desta fila.(d) Ajuste o banco do passageiro da frente sem regulador de ajuste para a po\
sição completamente para trás.(e) É proibido instalar o sistema de segurança para crianças com perna de suporte na 3ª fila.(f) Em algumas versões, o banco central não está equipado com suportes de fixação ISOFIX.IUF Sistema de segurança para crianças adequado para instalação\
de um sistema de segurança para crianças ISOFIX de categoria univ\
ersal voltado para a frente e preso utilizando a correia superior.IL Banco adequado para sistema de segurança para crianças ISOFIX de \
categoria "semi-iniversal" que pode ser:– voltado para trás, preso com correia superior ou perna de suporte. – voltado para a frente com perna de suporte.– alcofa presa com correia superior ou perna de suporte.Para mais informações sobre Sistemas de segurança para crianças com ISOFIX e, em particular as correias superiores, consulte a respetiva secção.
Page 103 of 272
103
Segurança
5
Sistema de segurança para crianças i-Size child
Os sistemas de segurança para criança i-Size têm 2 engates que prendem nos 2 anéis A.Estes bancos i-Size também têm:– correia superior que está presa ao anel B.– ou perna de suporte que apoia no piso do veículo compatível com a \
posição i-Size aprovada.A sua função é evitar que o sistema de segurança para crianç\
as se mova para a frente em caso de colisão.Para mais informações sobre Suportes de fixação ISOFIX, consulte a respetiva secção.
Localizações dos sistemas de segurança para crianças i-Size
De acordo com as normas europeias, este quadro indica as opções de instalação dos sistemas de segurança para crianças i-Size em veículo equipados com i-Size aprovados.
Posição do bancoSistema de segurança para crianças i-Size
Fila 1 (a)Banco do passageiroNão é i-Size
Fila 2 (b) (c) (d)i-U
Fila 3 (b)Não é i-Size
Chave
(a) Consulte a legislação em vigor no país antes de colocar uma cr\
iança nesta posição.(b) Para instalar um sistema de segurança para crianças voltado para trás ou para a frente num banco traseiro, ajuste o banco traseiro para a posição mais recuada possível com o respetivo encosto vertical.
(c) Ajuste o banco da frente para a altura máxima.(d) Em algumas versões, o banco central não está equipado com suportes de fixação ISOFIX.i-U Adequado para sistemas de segurança i-Size de categoria "universal" v\
oltados para a frente e voltados para trás.i-UF Adequado apenas para sistemas de segurança i-Size de categoria "unive\
rsal" voltados para a frente.
Page 104 of 272
104
Dispositivo de bloqueio
manual
Sistema mecânico que evita a abertura da porta lateral deslizante utilizando a respetiva alavanca interior.
Trancar/destrancar
► Rode o comando na extremidade da porta lateral para cima para para trancar , ou para baixo para para destrancar .
Dispositivo de bloqueio
elétrico para proteção das
crianças
O comando remoto evita a abertura das portas traseiras (porta (s) lateral(is) deslizante(s), portas traseiras de abertura lateral ou taipal traseiro) utilizando os comandos interiores.
Ativação/Desativação
► Com a ignição ligada, pressione esta tecla para ativar/desativar o dispositivo de proteção para crianças.Quando a luz do indicador acender, o bloqueio para crianças é ativado.
NOTIC E
Quando o bloqueio para crianças estiver ativado continua a ser possível abrir as portas pelo exterior.
NOTIC E
Em caso de impacto grave, o dispositivo de trancamento para proteção das crianças é automaticamente desativado.
WARNI NG
Se o indicador estiver em qualquer outro estado indica que o dispositivo de trancamento para proteção das crianças está com problemas.Leve o seu veículo para uma inspeção a TOYOTA concessionário ou oficina autorizada.
WARNI NG
Este sistema é independente e não substitui o controlo de trancamento central.Não conduza com a porta lateral deslizante aberta.Confirme o estado do dispositivo de trancamento para proteção das crianças sempre que ligar a ignição.Remova sempre a chave da ignição quando sair do veículo ainda que seja por um curto espaço de tempo.
Page 105 of 272
105
Condução
6
Recomendações de
condução
► Cumpra com as normas de condução e esteja sempre atento ao trânsito.► Monitorize as condições e mantenha as mãos no volante da direção para poder reagir caso algo aconteça.► Conduza linearmente, antecipando a necessidade de travar e mantendo uma distância de travagem superior, sobretudo em condições meteorológicas adversas.► Pare o veículo para realizar as operações que requerem atenção (tais como os ajustes).► Durante viagens longas faça pausas a cadas 2 horas.
Importante!
WARNI NG
Nunca deixe o motor em funcionamento num espaço fechado sem ventilação suficiente. Os motores de combustão interna emitem gases de escape tóxicos, tais como monóxido de carbono. Perigo de envenenamento e morte!
WARNI NG
Em condições invernosas (temperaturas inferiores a-23°C), deixe o motor em funcionamento durante 4 minutos antes de iniciar a marcha para garantir o bom funcionamento e durabilidade dos componentes mecânicos do veículo (motor e caixa de velocidades).
WARNI NG
Nunca circule com o travão de estacionamento aplicado. Risco de sobreaquecimento e danos no sistema de travagem!
WARNI NG
Não estacione o veículo por cima de uma superfície inflamável (relva ou folhas secas, etc.) nem deixe o motor em funcionamento. O sistema de escape pode estar muito quente, mesmo vários minutos depois de desligar o motor. Risco de incêndio!
WARNI NG
Nunca deixe o veículo sem supervisão com o motor em funcionamento. Se tiver de sair do veículo e deixar o motor em funcionamento, aplique o travão de estacionamento e engrene a alavanca das velocidades em neutro ou na posição N ou P (dependendo do tipo de caixa de velocidades).
WARNI NG
Nunca deixe as crianças no veículo sem supervisão de um adulto..
Em estradas inundadas
Recomendamos vivamente que não circule em estradas inundadas, uma vez que pode danificar gravemente o motor ou a caixa de velocidades, bem como os sistemas elétricos do veículo.
Se não conseguir evitar circular numa estrada inundada:
Page 106 of 272
106
► certifique-se que a profundidade da água não é superior a 15 cm (0 ft 5”), tendo em consideração a ondulação que pode ser gerada pelos outros utilizadores,► desative a função Stop & Start , ► conduza o mais lentamente possível sem deixar o motor ir abaixo. Nunca exceda os 10 km/h (6 mph),► não pare nem desligue o motor.Quando sair de uma estrada inundada assim que as condições de segurança o permitirem, aplique várias vezes as luzes dos travões para secar os calços e discos dos travões.Se tiver dúvidas sobre o estado do veículo, contacte um TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada.
Em caso de reboque
WARNI NG
Se rebocar um atrelado requer mais esforço do veículo e mais atenção por parte do condutor.
NOTIC E
Cumpra com os pesos máximos permitidos.Altitudes: reduz a carga máxima em 10%
por cada 1 000 m (3,280 ft) de altitude; a densidade do ar diminui com a altitude e o desempenho do motor diminui.
WARNI NG
Veículos novos: não puxe um atrelado sem antes circular com o seu veículo, no mínimo, 1000 km (620 milhas).
NOTIC E
Se a temperatura exterior estiver elevada,
deixe o motor ao ralenti durante 1 a 2 minutos para parar o veículo e o ajudar a arrefecer.
Antes de arrancar
Peso na parte da frente do veículo
► Distribua a carga pelo atrelado por forma a que os itens mais pesados fiquem o mais próximo possível do eixo e que o peso da parte da frente do veículo se aproxime do peso máximo permitido mas sem o ultrapassar.
Pneus
► Verifique a pressão dos pneus do seu veículo e do atrelado e cumpra com as pressões recomendadas.
Luzes
► Verifique o funcionamento da sinalização elétrica do atrelado e a regulação do nível dos faróis do seu veículo.
NOTIC E
Se utilizar um TOYOTA dispositivo de reboque genuíno, os sensores de estacionamento traseiros são desativados automaticamente para evitar o sinal sonoro.
Durante a condução
Arrefecimento
Rebocar um atrelado numa subida aumenta a temperatura do líquido de refrigeração. A carga máxima rebocável depende do grau de inclinação e da temperatura exterior. A capacidade de arrefecimento da ventoinha não aumenta com as rotações do motor.► Reduza a velocidade e baixe as rotações do motor para limitar o aquecimento.Preste sempre atenção à temperatura do líquido de refrigeração.Se esta luz de aviso e STOP luz de aviso acenderem, pare o veículo e desligue o
motor o mais rapidamente possível.
Travões
As distâncias de travagem aumentam quando rebocar um atrelado. Para evitar o sobreaquecimento dos travões, é recomendável que utilize a travagem com o motor.
Page 107 of 272
107
Condução
6
Ventos laterais
Tenha em consideração que o veículo desestabiliza com mais facilidade com os ventos.
Proteção antirroubo
Imobilizador eletrónico
O comando remoto contém um chip eletrónico com um código especial. Quando ligar a ignição, este código tem de ser reconhecido para que seja possível iniciar a marcha.Poucos segundos depois de desligar a ignição, este sistema bloqueia o sistema de controlo do motor. Consequentemente, não é possível colocar o motor em funcionamento em caso de arrombamento.Em caso de falha será informado por esta luz de aviso, sinal sonoro e mensagem no ecrã.O veículo não entra em funcionamento; contacte um TOYOTA concessionário o mais rapidamente
possível.
Ligar/desligar o motor
Início
O travão de estacionamento tem de ser aplicado.► Com caixa de velocidades manual, engrene
a alavanca em neutro, pressione o pedal
da embraiagem até ao piso e mantenha o pedal pressionado até o motor entrar em funcionamento.► Com caixa de velocidades automática, coloque o seletor de velocidade na posição P e, de seguida, pressione o pedal do travão.
Com a chave convencional/comando
remoto
1.STOP posição.
2.Ignição ligada posição.
3.Início posição.
► Insira a chave no interruptor da ignição. O sistema reconhece o código de arranque.► Desbloqueie a coluna da direção rodando o volante e a chave ao mesmo tempo.
NOTIC E
Em determinadas circunstâncias pode ser necessário mover o volante da direção com firmeza para mover as rodas (por ex. quando estiver encostado a um passeio).
► Coloque a chave na posição 2, Ignição ligada, para ativar o sistema de pré-aquecimento do motor.► Aguarde até que a luz de aviso do painel de instrumentos apague e, de seguida rode a chave para a posição 3 sem pressionar o pedal do acelerador para acionar o motor de arranque até que o motor entre em funcionamento. Assim que o motor entrar em funcionamento, liberte a chave.
NOTIC E
Se o motor ainda não estiver quente, a lâmpada de aviso não acende. Em determinadas condições meteorológicas, recomendamos que faça o seguinte:– Em condições meteorológicas amenas, não deixe o motor ao ralenti para aquecer. Arranque de seguida e circule a uma velocidade moderada.– Dependendo da versão, se ativar o ar condicionado e a temperatura exterior for superior a 35 °C, o motor ao ralenti pode aumentar até às 1300 rpm, dependendo dos requisitos de arrefecimento.
Page 108 of 272
108
– Em condições de inverno, a luz de aviso do pré-aquecimento pode permanecer acesa durante mais tempo quando ligar a ignição; aguarde até que esta apague para iniciar a marcha.– Em condições de inverno particularmente adversas (temperatura inferior a -23 °C), para garantir o correto funcionamento e durabilidade dos componentes mecânicos do seu veículo (motor e caixa de velocidades), deixe o motor em funcionamento durante 4 minutos antes de arrancar.Nunca deixe o motor em funcionamento numa área fechada sem ventilação adequada: os motores a combustão interna emitem gases tóxicos, tais como monóxido de carbono. Perigo de envenenamento e morte!
NOTIC E
Com motores a gasolina, após um arranque a frio, o pré-aquecimento do catalizador pode provocar vibrações do motor quando estiver parado com o motor em funcionamento durante mais de 2 minutos (velocidade ao ralenti aumentada).
WARNI NG
Se o motor não entrar imediatamente em funcionamento, desligue a ignição.Aguarde alguns segundos antes de acionar novamente o motor de arranque. Se o motor não entrar em funcionamento após várias tentativas, não continue a tentar; pode danificar o motor de arranque e o motor.Contacte um TOYOTA concessionário ou oficina devidamente qualificada.
WARNI NG
Para evitar qualquer risco de interferência dos pedais:– utilize apenas tapetes adequados às fixações; estas devem ser utilizadas sempre,– nunca coloque um tapete por cima de outro.A utilização de tapetes não aprovados por TOYOTA pode interferir com o acesso aos
pedais e ocultar o funcionamento do controlo da velocidade de cruzeiro/limitador de velocidade.Os tapetes aprovados por TOYOTA têm 2 fixações por baixo do banco.
Com Acesso e arranque mãos livres
► Coloque o comando remoto no interior do veículo na zona de reconhecimento.► Pressione "START/STOP” tecla.
Com caixa de velocidades manual, desbloqueia a coluna da direção e o motor entra em funcionamento quase que instantaneamente.Com caixa de velocidades automática EAT8, o motor entra em funcionamento quase que instantaneamente.
NOTIC E
Se o motor ainda não estiver quente, a lâmpada de aviso não acende. Em algumas condições meteorológicas é aconselhável seguir estas recomendações:– Em condições meteorológicas amenas, não deixe o motor ao ralenti para aquecer. Arranque de seguida e circule a uma velocidade moderada. Dependendo da versão, se ativar o ar condicionado e a temperatura exterior for superior a 35 °C,
o motor ao ralenti pode aumentar até às 1300 rpm, dependendo dos requisitos do ar condicionado.
Page 109 of 272
109
Condução
6
– Em condições meteorológicas invernosas, quando ligar a ignição, a luz do indicador de pré-aquecimento fica acesa durante mais tempo. Aguarde até que esta apague para colocar o motor em funcionamento.– Em condições de inverno particularmente adversas (temperatura inferior a -23 °C), para garantir o correto funcionamento e durabilidade dos componentes mecânicos do veículo, motor e caixa de velocidades, deixe o motor em funcionamento durante 4 minutos antes de arrancar.Nunca deixe o motor em funcionamento numa área fechada sem ventilação adequada: os motores a combustão interna emitem gases tóxicos, tais como monóxido de carbono. Perigo de envenenamento e morte!
NOTIC E
Com motores a gasolina, após um arranque a frio, o pré-aquecimento do catalizador pode provocar vibrações do motor quando estiver parado com o motor em funcionamento durante mais de 2 minutos (velocidade ao ralenti aumentada).
WARNI NG
Para Veículos diesel, quando a temperatura for inferior a zero, o motor só entra em funcionamento quando a luz de aviso de pré-aquecimento apagar.Se esta luz de aviso continuar acesa depois de pressionar a tecla "START/STOP", pressione o pedal do travão ou da embraiagem até que a luz de aviso se apaque, sem pressionar novamente a tecla "START/STOP" até que o motor entre em funcionamento.
NOTIC E
A presença de “Acesso e arranque mãos livres” comando remoto do sistema é imperativo na zona de reconhecimento.Nunca saia do veículo com o motor em funcionamento e o comando remoto na sua posse.Se o comando remoto sair da zona de reconhecimento, será exibida uma mensagem.Volte a colocar o comando remoto dentro da zona de reconhecimento para poder colocar o motor em funcionamento.
NOTIC E
Se as condições de funcionamento não estiverem reunidas, será exibida uma mensagem no painel de instrumentos. Em algumas circunstâncias, é necessário rodar o volante da direção enquanto pressiona a tecla "START/STOP " para auxiliar ao destrancamento da coluna da direção. É exibida uma mensagem.
Desligar
► Imobilize o veículo com o motor ao ralenti.► Com caixa de velocidades manual, idealmente mova a alavanca para a posição neutra.► Com caixa de velocidades automática, idealmente selecione a posição P.
Com a chave convencional/comando
remoto
► Rode completamente a chave para a posição
1 (Stop) e remova-a da ignição.► Para bloquear a coluna da direção, rode o volante da direção até que este bloqueie.
NOTIC E
Para facilitar o destrancamento da coluna da direção, recomendamos que coloque as rodas em linha reta antes de desligar o motor.
Page 110 of 272
11 0
► Confirme se o travão de estacionamento está devidamente aplicado, sobretudo num declive.
WARNI NG
Nunca desligue a ignição antes de imobilizar o veículo por completo. Com o motor desligado, os sistemas de assistência à travagem e direção também desligam: risco de perder o controlo do veículo.
NOTIC E
Como medida de segurança, nunca saia do veículo, ainda que por um curto espaço de tempo, sem levar o comando remoto consigo.
NOTIC E
Evite prender objetos pesados na chave do comando remoto que podem fazer com que esta dobre quando estiver no interruptor da ignição e provocar uma avaria.
Deixou a chave na ignição
NOTIC E
Quando abrir a porta do condutor é exibida uma mensagem de alerta, acompanhada de um sinal sonoro para o avisar que deixou a chave ignição na posição 1 (Stop).Se deixar a chave na ignição na posição 2 (Ignição ligada), a ignição pode desligar
automaticamente ao fim de 1 hora.Para voltar a ligar a ignição, coloque a chave na posição 1 (Stop)e, de seguida, na posição 2 (Ignição ligada).
Com Entrada sem chave e arranque
► Com o comando remoto na zona de reconhecimento, pressione "START/STOP" tecla.Com a caixa de velocidades manual, o motor desliga e a coluna da direção bloqueia.Com a caixa de velocidades automática EAT8, o motor desliga.
NOTIC E
Se o veículo não estiver imobilizado, o motor não entra em funcionamento.
Se ligar a ignição com
Acesso e arranque mãos
livres
Com Acesso e arranque mãos livres a chave eletrónica no interior do veículo, se pressionar a tecla "START/STOP”, sem mover os pedais, a ignição é ligada.► Se pressionar esta tecla novamente desliga a ignição e pode trancar o veículo.
Arranque alternativo com
Entrada sem chave e
arranque
Se o seu veículo não detetar a chave eletrónica na zona de reconhecimento porque a pilha do comando remoto está fraca, existe um leitor alternativo no lado esquerdo do volante da direção que lhe permite colocar o veículo em funcionamento.
► Encoste o comando remoto ao leitor e, de seguida:► Com caixa de velocidades manual, engrene a alavanca em neutro, pressione o pedal da embraiagem até ao piso e mantenha o