manutenção Peugeot 308 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: PEUGEOT, Model Year: 2014, Model line: 308, Model: Peugeot 308 2014Pages: 400, PDF Size: 10.19 MB
Page 2 of 400

Este espaço pessoal apresenta conselhos e outras informações úteis para a manutenção do seu veículo.
O guia de utilização online
Pode encontrar o seu guia de utilização na página da Internet da Peugeot, rubrica "MyPeugeot". Consultar o guia de utilização online permite-lhe, igualmente, aceder às últimas informações disponíveis, facilmente identificáveis pelos marcadores, assinalados pelo seguinte pictograma:
Se a rubrica "MyPeugeot" não estiver disponível na página da Peugeot do seu país, pode consultar o seu guia de utilização através do seguinte endereço: http://public.servicebox.peugeot.com/ddb/
a ligação "Documentação de bordo" na página inicial (não lhe será solicitado que indique nenhuma informação), o idioma, o veículo e a respectiva silhueta, o período de edição de o seu guia de utilização correspondente à data de entrada em circulação do seu veículo.
Seleccione:
Aqui poderá aceder a o seu guia de utilização online, assim como às últimas informações disponíveis, representadas pelo pictograma:
Page 11 of 400

9
.Ajuda visual
308_pt_Chap00b_aide visuelle_ed02-2013
Manutenção - Características
Dimensões 286 Elementos de identificação 287
Falta de combustível Diesel 270
Verificação dos níveis 280 -282 - óleo - líquido do travão - líquido de arrefecimento - líquido lava-vidros, lava-faróis - aditivo (Diesel com filtro de partículas) Verificação dos elementos 283 -284 - bateria - filtro de ar - filtro de óleo - filtro de partículas (Diesel) - pastilhas/discos de travões
Substituição das lâmpadas 235-244 - dianteiras - traseiras
Bateria de 12 V 251-254 Modo corte de corrente, economia 255 Fusíveis do compartimento do motor 245, 249 -250
Abertura do capot 267 Sub-capot gasolina 268 Sub-capot Diesel 269 Motorizações 285 AdBlue 271-279
Pesos 285
Page 13 of 400

11
.Eco-condução
308_pt_Chap00c_eco conduite_ed02-2013
Limitar as causas de consumo excessivo
Distribua o peso por todo o veículo. Coloque a bagagem mais pesada no fundo da mala, o mais perto possível dos assentos traseiros. Limite a carga do veículo e minimize a resistência aerodinâmica (barras de tejadilho, porta-bagagens, porta-bicicletas, reboque...). Prefira a utilização de uma caixa de tejadilho. Retire as barras de tejadilho e a grade porta-bagagens após utilização.
No fim do Inverno, retire os pneus de neve e volte a montar os pneus de Verão.
Respeitar as instruções de manutenção
Verifique regularmente, e a frio, a pressão dos pneus, consultando a etiqueta situada na porta do lado do condutor. Efectue esta verificação, especialmente: - antes de uma longa viagem, - a cada mudança de estação, - após um período de paragem prolongado. Não esqueça também a roda sobresselente e os pneus do reboque ou da caravana.
Efectue regularmente a manutenção do veículo (óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro do habitáculo...) e siga o calendário das operações indicadas no livro de manutenção e de garantias.
No momento de enchimento do depósito de combustível, não insista para além do 3º disparo da pistola para evitar o derrame.
Ao volante de um veículo novo, só após os primeiros 3 000 quilómetros é que obterá uma melhor regularidade no consumo médio de combustível.
Page 14 of 400

12
O controlo de funcionamento
308_pt_Chap01_controle de marche_ed02-2013
Quadro de bordo
1. Manómetro de combustível. 2. Indicador analógico de velocidade (km/h ou mph). 3. Indicador de nível de óleo do motor. 4. Indicador de mudança de velocidade. Relação da caixa de velocidades automática.
5. Indicador digital de velocidade (km/h ou m p h). 6. Instruções do regulador ou do limitador de velocidade.
A. Reóstato de iluminação geral. B. Reposição do conta-quilómetros diário. Informação instantânea: - de manutenção, - de autonomia com aditivo antipoluição.
7. Indicador de manutenção, e Totalizador de quilometragem (km ou milhas). Estas funções são visualizadas sucessivamente ao ligar a ignição. 8. Conta-quilómetros diário (km ou milhas). 9. Conta-rotações (x 1000 rpm), graduação de acordo com a motorização
(gasolina ou Diesel). 10. Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento.
Mostradores e visores Teclas de comando
Page 29 of 400

27
1
O controlo de funcionamento
308_pt_Chap01_controle de marche_ed02-2013
Indicador de manutenção
Relativamente aos prazos das revisões previstas no plano de manutenção do construtor do veículo, esta contagem é decrescente em função deste prazo. É calculado a partir da última reposição a zeros do indicador, em função dos quilómetros percorridos e do tempo decorrido desde a última revisão.
Prazo de revisão superior a 3000 km
Quando a ignição é ligada não aparece qualquer informação de manutenção no ecrã.
Prazo de revisão inferior a 1000 km
Exemplo: restam-lhe 900 km a percorrer antes da próxima revisão. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, o ecrã indica:
Prazo de revisão entre 1000 km e 3000 km
Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, a chave que simboliza as operações de revisão acende-se. A linha de visualização do conta-quiómetros total indica-lhe o número de quilómetros restantes antes da próxima revisão. Exemplo: restam-lhe 2800 km antes da próxima revisão. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, o ecrã indica:
5 segundos após ter ligado a ignição, a chave apaga-se ; o totalizador quilométrico retoma o seu funcionamento normal. O ecrã indica, então, as quilometragens total e diária.
5 segundos após ter ligado a ignição, o conta-quilómetros total retoma o seu funcionamento normal. A chave permanece acesa para lhe assinalar que uma revisão deverá ser efectuada em breve.
Somente para as versões Diesel Blue HDi (consoante o destino), o nível de degradação do óleo do motor é igualmente tido em conta.
Page 30 of 400

28
O controlo de funcionamento
308_pt_Chap01_controle de marche_ed02-2013
Prazo de revisão ultrapassado
Sempre que ligar a ignição e durante 5 segundos, a chave acende-se de forma intermitente para lhe assinalar que a revisão deverá ser efectuada muito rapidamente. Exemplo: ultrapassou o prazo de revisão de 300 km. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos, o ecrã indica:
A chave pode acender-se, no caso de ter ultrapassado o tempo decorrido desde a última revisão, tal como indicado no livro de manutenção e de garantias. Para as versões Blue HDi, a chave pode igualmente acender-se antecipadamente,
em função do nível de degradação do óleo do motor, que depende das condições de condução do veículo.
5 segundos após ter ligado a ignição, o conta-quilómetros total retoma o seu funcionamento normal. A chave permanece acesa . Para as versões Diesel Blue HDi, a luz avisadora Service acende-se igualmente, a partir do momento em que a ignição é ligada.
Reposição a zeros do indicador de manutenção
Após esta operação, se quiser desligar
a bateria, trancar o veículo e esperar pelo menos cinco minutos, para que a reposição a zeros seja tomada em conta.
Informações de manutenção
A qualquer momento, é possível aceder às informações de manutenção. Premir o botão de reposição a zeros do contador de quilómetros diário. As informações de manutenção são apresentadas durante alguns segundos, desaparecendo de seguida.
Após cada revisão, o indicador de manutenção deve ser reposicionado a zeros. Caso tenha realizado pessoalmente a revisão do seu veículo: desligar a ignição, premir o botão de reposicionamento a zeros do conta-quilómetros diário e mantê-lo premido, ligar a ignição; o visor quilométrico inicia uma contagem inversa, quando o visor indicar "=0" , libertar o botão; a chave desaparece.
Page 31 of 400

29
1
O controlo de funcionamento
308_pt_Chap01_controle de marche_ed02-2013
Indicador de nível do óleo
do motor
Nas versões equipadas com uma sonda eléctrica, a informação de nível do óleo é apresentada durante alguns segundos no quadro de bordo, ao ligar a ignição, ao mesmo tempo que a informação sobre a manutenção.
Qualquer verificação deste nível só é válida se o veículo estiver num solo horizontal, com o motor desligado há mais de 30 minutos.
Nível de óleo correcto
É indicado pela visualização de uma mensagem no quadro de bordo.
Falta de óleo
É indicada pela visualização de uma mensagem no quadro de bordo. Se essa falta de óleo for confirmada pela sonda manual (vareta do óleo), reponha imperativamente o nível para evitar a deterioração do motor.
Anomalia na sonda de nível de óleo
É indicada pela visualização de uma mensagem no quadro de bordo. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Sonda manual
2 marcas de nível na vareta do óleo: - A = maxi; nunca ultrapasse este nível, - B = mini; reponha o nível através do orifício de enchimento de óleo, com o tipo de óleo adaptado à sua motorização.
Consulte a rubrica Verificações para localizar a sonda manual e o enchimento do óleo em função da sua motorização.
Page 76 of 400

74
Os acessos
308_pt_Chap02_ouvertures_ed02-2013
Qualidade do combustível
utilizado pelos motores a gasolina
Os motores a gasolina são per feitamente compatíveis com os biocombustíveis a gasolina do tipo E10 ou E24 (com 10% ou 24% de etanol), em conformidade com as normas europeias EN 228 e EN 15376. Os combustíveis do tipo E85 (com até 85% de etanol) são exclusivamente reservados aos veículos comercializados para a utilização deste tipo de combustível (veículos BioFlex). A qualidade do etanol deve respeitar a norma europeia EN 15293. Apenas para o Brasil, os veículos especificados são comercializados para funcionar com os combustíveis com até 100% de etanol (tipo E100).
Qualidade do combustível
utilizado para os motores Diesel
Os motores Diesel são per feitamente compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras (gasóleo em conformidade com a norma EN 590 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN 14214) podendo ser distribuídos na bomba (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácidos Gordos). A utilização de biocombustível B30 é possível em determinados motores a Diesel; no entanto, esta utilização é condicionada pela aplicação rigorosa das condições de manutenção específicas. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada. A utilização de um outro tipo de (bio)combustível (óleos vegetais ou animais puros ou diluídos, combustível doméstico...) é formalmente proibida (risco de danos do motor e do circuito de combustível).
Page 98 of 400

96
O conforto
308_pt_Chap03_confort_ed02-2013
Para que estes sistemas sejam plenamente eficazes, respeite as regras de utilização e de manutenção seguintes: Para obter uma distribuição de ar homogénea, procure não obstruir as grelhas de entrada de ar exterior situadas na base do pára-brisas, os insufladores, os ventiladores e as saídas de ar, bem como a extracção de ar situada na mala. Não tape o sensor de raios solares, situado no painel de bordo; este serve para a regularização do sistema de ar condicionado automático. Coloque o sistema de ar condicionado em funcionamento durante pelo menos 5 a 10 minutos, uma a duas vezes por mês, para o manter em per feitas condições de funcionamento. Procure o bom estado do filtro do habitáculo e solicite periodicamente a substituição dos elementos filtrantes. Recomendamos que opte por um filtro de habitáculo combinado. Graças ao seu aditivo activo específico, contribui para a purificação do ar respirado pelos ocupantes e para a limpeza do habitáculo (redução dos sintomas alérgicos, dos maus odores e depósitos de gordura). Para assegurar o bom funcionamento do sistema de ar condicionado, recomendamos igualmente que solicite a sua verificação de acordo com as preconizações livro de manutenção e de garantias. Se o sistema não produzir frio, desactive-o e consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
Conselhos para a ventilação e o ar condicionado
Se após uma paragem prolongada ao sol, a temperatura interior permanecer demasiado elevada, não hesite em ventilar o habitáculo durante alguns instantes. Coloque o comando de débito de ar num nível suficiente para assegurar uma renovação de ar ideal no habitáculo. O sistema de ar condicionado não contém cloro e não representa perigo para a camada de ozono.
A condensação criada pelo ar condicionado provoca, quando parado, um escorrimento de água normal sob o veículo.
Em caso de reboque de carga máxima numa forte inclinação, com temperaturas elevadas, o corte do ar condicionado permite recuperar potência do motor, melhorando, assim, a capacidade de reboque.
Stop & Start
Os sistemas de aquecimento e de ar condicionado só funcionam com
o motor a trabalhar. Para manter o conforto térmico dentro do habitáculo, pode neutralizar temporariamente a função Stop & Start (ver a rubrica correspondente).
Page 123 of 400

121
4
Condução
308_pt_Chap04_conduite_ed02-2013
Ajuda ao arranque em zona inclinada
Sistema que mantém o veículo imobilizado por um curto espaço de tempo (cerca de 2 segundos) aquando de um arranque numa zona inclinada, o tempo suficiente para passar do pedal de travão para o pedal do acelerador. Este sistema é indisponível ou de série. Só está activo quando: - o veículo está completamente imobilizado com o pé no pedal de travão, - estão reunidas determinadas condições de inclinação, - a porta do condutor se encontra fechada. Este sistema de ajuda ao arranque em zona inclinada não pode ser desactivado.
Em subidas, com o veículo imobilizado, este é mantido durante um cur to período de tempo aquando da liber tação do pedal de travão: - Com caixa de velocidades manual, se estiver em primeira velocidade ou ponto
morto, - Com caixa de velocidades automática na posição D ou M .
Funcionamento
Em descidas, com o veículo imobilizado e marcha-atrás engrenada, este é mantido durante um cur to período de tempo, aquando da liber tação do pedal de travão.
Anomalia de funcionamento
Quando ocorrer uma anomalia no sistema, o avisador acende-se acompanhado por uma mensagem. Consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada para verificação do
sistema.
Não saia do veículo durante a fase de manutenção temporária de ajuda ao arranque em zona inclinada. Se necessitar de sair do veículo com o motor em funcionamento, accione manualmente o travão de estacionamento. Depois certifique-se de que o avisador do travão de estacionamento (e o avisador P no manípulo do travão eléctrico) se encontram acesos de forma fixa.