142
O sistema parou completamente o veÃculo e mantém-no imobilizado: o controlo da velocidade de cruzeiro está suspenso.O condutor tem de acelerar para o veÃculo iniciar a marcha e, de seguida, reativar o controlo da velocidade de cruzeiro.
Limites de utilização
O controlo da velocidade de cruzeiro funciona de dia e de noite, em nevoeiro ou chuva moderada.Algumas situações não podem ser geridas pelo sistema e requerem a intervenção do condutor.Elementos não detetados pelos sistema:– Peões, alguns ciclistas, animais.– VeÃculos estáticos (trânsito congestionado, avaria, etc.).
– VeÃculos a atravessar a sua faixa de rodagem.
– VeÃculos a circular na direção oposta.Situações nas quais o condutor deve suspender o controlo da velocidade de cruzeiro:
– Curvas apertadas. – Quando se aproxima de uma rotunda.
– Quando circular atrás de um veÃculo estreito.Reative o controlo da velocidade de cruzeiro quando as condições assim o permitirem.Situações nas quais o condutor é advertido para retomar imediatamente o controlo:– Desaceleração excessiva do veÃculo que circula à sua frente.
– Quando um veÃculo passar subitamente para a sua frente.
WARNI NG
Preste muita atenção:– Quando existirem motociclos e veÃculos intercalados ao longo da faixa de rodagem.– Quando entrar num túnel ou atravessar uma ponte.
WARNI NG
Se ocorrer uma das avarias que se seguem, não utilize o sistema:– A seguir a um impacto no para-brisas perto da câmara.– As luzes dos travões não estão a funcionar.
W ARNI NG
Se o veÃculo tiver alguma das alterações que se seguem, não utilize o sistema: – Transportar objetos compridos nas barras no tejadilho.– Rebocar.– Parte da frente do veÃculo alterada (por exemplo, faróis ou pintura do para-choques da frente).
Avaria
Em caso de avaria do controlo da velocidade de cruzeiro são exibidas setas em vez da velocidade definida.