Hyundai Santa Fe 2004 Manual do proprietário (in Portuguese)

Page 1 of 162

Nome:
Morada: Telefone:
Localidade Código Postal
Data de venda:
CONCESSIONÁRIO Morada
Localidade Código Postal IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO
ZA010A1-FP Este Manual de Instruções deve ser considerado como parte do seu carro e deve manter- se sempre no veiculo quando este for vendido.

Page 2 of 162

OA030A1-FP Manual de Instruções Funcionamento Manutenção Especificações Todas as informações constantes deste Manual de Instruções estavam correctas na altura da sua impressão. A Hyundai reserva- se o direito de introduzir quaisquer alterações, sem aviso prévio, como parte da sua política de constante melhoramento dos seus
produtos. Este Manual aplica-se a todos os Hyundai SANTA FE incluin-do-se todas as explicações referentes a equipamentos opcional e normal. Nestas condições, poderá encontrar referência a certos equipamentos que não se aplicam ao seu veiculo.
HSM405

Page 3 of 162

ZA020A1-APESPONSABILIDADE DA MANUTENÇÃO
Os requisitos de manutenção do seu Hyundai estão descritos na Secção 5. É da responsabilidade do proprietário/condutor assegurar que todas as operações demanutenção, especificadas pelo construtor, sejam levadas a cabo aos intervalosespecificados. Quando o veiculo for utilizado em condições particularmenteadversas, certas operações devem ser efectuadas com maior frequência. Osrequisitos de manutenção em tais condições, estão também incluidos na Secção5.

Page 4 of 162

ZA040B4-AP NOTA: Os futuros proprietários deste veículo, precisarão das informações deste Manual pelo que, quando
vender o seu Hyundai, deixe no mesmo o citado Manual. Obrigado. CUIDADO: Podem ocorrer danos graves no motor e caixa de velocidades como resultado da utilização de combustíveis e lubrificantes de má qualidade que não cumpram as especificaçõesHyundai. Deverá utilizar sempre combustíveis e lubrificantes de alta qualidade que cumpram asespecificações listadas na Página 9-3 da secção Especificações do Veículo do Manual doProprietário. Copyright 2002 Hyundai Motor Company. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, guardada em qualquer sistema de recuperação ou transmitida sob qualquer formaou por quaisquer meios sem a autorização prévia e por escrito da Hyundai Motor Company. ZA040A1-AP
PREFÁCIO
Obrigado por ter escolhido um Hyundai. Temos o maior prazer de o acolher no número, sempre crescente,
de automobilistas que conduzem veiculos Hyundai. A avançada engenharia e a técnica de altaqualidade,utilizada na construção de cada Hyundai é algo de que nos sentimos orgulhosos.
Este Manual de Instruções serve para lhe apresentar as caracteristicas e o funcionamento do seu novo
Hyundai. Sugerimos que leia este Manual cuidadosamente visto que as informações nele contidas muitocontribuirão para a satisfação de utilizar o seu novo veículo.
Recomendamos que todas as operações de Serviço e manutenção do seu carro sejam levadas a cabo
num Concessionário Hyundai.
HYUNDAI MOTOR COMPANY

Page 5 of 162

ZA060A1-FPCUIDADO: MODIFICAÇÕES NO SEU HYUNDAI
A modificação dos componentes poderá invalidar a garantia do Fabricante O seu Hyundai não deve ser modificado, seja de que forma for. As modificações
poderão afectar, negativamente, a segurança, duração e perfomance do seu Hyundai. Os componentes que forem sujeitos a modificações ou sejam instalados no veículo, tendo como consequência danos eventuais, deixam de estar cobertos pelagarantia dada pelo fabricante do veiculo.

Page 6 of 162

ZA080A1-APAVISO DE SEGURANÇA E DANOS NO VEíCULO
Neste manual, verá avisos AVISO, CUIDADO, e NOTA. São usados do seguinte modo: AVISO: Eum aviso relativamente a algo que pode causar ferimentos a pessoas se o aviso forignorado. E informado do que tem e não tem que fazer de maneira a evitar ou reduzir orisco a si mesmo e outras pessoas. CUIDADO: E um aviso relativamente a algo que poder á causar danos ao veículo ou equipamento. E informado do que tem e não tem que fazer de maneir a evitar ou reduzir o risco dedanos ao seu viículo e equipamento. NOTA: E um aviso que lhe dá informação útil.

Page 7 of 162

ZA050A1-FPCONTEUDO
SECÇÃO PAG
1. UMA VISITA GUIADA - Caracteristicas do seu HYUNDAI ........................................ 1-1
2. CONDUZIR O SEU HYUNDAI ...................................................................................... 2-1
3. EM CASO DE EMERGÊNCIA ...................................................................................... 3-1
4. PARA MANTER UMA BOA APARÊNCIA DO VEÍCULO ............................................. 4-1
5. MANUTENÇÃO ............................................................................................................ 5-1
6. MECANICA DE FIM DE SEMANA ............................................................................... 6-1
7. SISTEMA DE CONTROLE DE EMISSÃO .................................................................... 7-1
8. INFORMAÇÕES AO CLIENTE ..................................................................................... 8-1
9. ESPECIFICAÇÕES ...................................................................................................... 9-1
10. INDICE ....................................................................................................................... 10-1
1
2
3
4
5
6
7
10
8 9

Page 8 of 162

YA070A1-FPCUIDADO NA INSTALAÇÃO DE RÁDIO TRANSMISSOR
O seu veículo está equipado com injecção eléctónica e control de cruise. Se imprópriamente instalado, o rádio afectará o funcionamento dos sistemas electrónicos.Recomenda-se aquando da montagem o cumprimento das instrucções do fabricanteou o conselho do Concessionário Hyundai.

Page 9 of 162

A100A01L-GPT
Guia para as Peças Genuínas Hyundai
1. O que são as peças genuínas Hyundai? As peças genuínas Hyundai são as mesmas peças utilizadas pela Hyundai Motor Com-pany para fabricar os veículos. Estas peçassão concebidas e testadas para se ofereceruma óptima segurança, performance efiabilidade aos nossos cliente.
2. Porque é que devo utilizar peças genuínas? As peças genuínas Hyundai são desenhadas e fabricadas para cumprirem os rígidosrequisitos de fabrico originais. A utilizaçãode imitações, falsificações ou peças usadas não estão abrangidas por qualquer Garantiade Veículos Novos Hyundai ou qualqueroutra garantia Hyundai. Em adição, qualquerdano ou avaria de uma Peça GenuínaHyundai provocada pela montagem ou avariade uma imitação, falsificação ou utilizaçãode peças usadas não está abrangido pelaHyundai Motor Company.
3. Como é que eu sei que estou a comprar Peças Genuínas Hyundai? Procurar o logo “Hyundai Genuine Parts” na embalagem (ver em baixo) As especificações de exportação estão escritas apenas em inglês. As Peças Genuínas Hyundai são vendidasapenas pelos Agentes e Oficinas Hyundai.
A100A01LA100A02LA100A04L
A100A03L

Page 10 of 162

CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI 1-1
Para evitar o uso acidental de gasolina com
chumbo, o terminal das mangueiras de gasolina com chumbo é maior que o de gasolina semchumbo e não pode ser introduzido no bocal deenchimento do depósito de combustível.
NOTA: Para alguns países, os veículos HYUNDAI
são desenhados para usar gasolina com chumbo. Quando for usar gasolina comchumbo, pergun-te ao seu agente HYUNDAIse o seu veículo pode usar gasolina comchumbo ou não.
Use combustivel Diesel Para veículos Hyundai use combustível Diesel
de 52 a 54 Octanas.
No caso de existirem dois tipos de Diesel, use
o Diesel de verão ou inverno de acordo com as seguintes condições de temperatura.
o Acima de -5°C (23°F) .... Combustível Die- sel de verão.
o Abaixo de -5°C (23°F) ... Combustível Die- sel de inverno.
Tenha a máxima atenção ao nível de
combustível Diesel : No caso de o motor deixar de funcionar devido à falta de combustívelDiesel, todo o sistema de alimentação terá deser purgado (sangrado) para o motor voltar afuncionar.
ZB000A1-FP
1. UMA VISITA
GUIADA Características do
seu HYUNDAI
OB010A2-FP
RECOMENDAÇÕES DE COMBUSTÍVEL Use gasolina sem chumbo
Deve ser usada uma gasolina sem chumbo
com a graduação de 87 octanas (Número de octanas de Pesquisa de 91-RON) ou mais altano seu veículo HYUNDAI. Se usar gasolinacom chumbo, o catalizador não actuará e osistema de controlo de emissões não funcionarádevidamente. ZB010B1-AP
Utilização de Gasohol
O gasohol (mistura de 90% de gasolina sem
chumbo e 10% de etanol) pode ser usado noseu Hyundai. No entanto, se o motor do seucar-ro apresentar problemas de perfomance,recomenda-se a utilização de gasolina semchumbo a 100%. A utilização de combustiveissem a indicação da percentagem de alcool oualcoois que não sejam o etanol, não serecomenda.
YB010C2-FP
Não utilize o Metanol Os combustiveis que contenham Metanol (alcool
de madeira), não devem ser usados no seuHyundai. Este tipo de combustivel pode afectara perfomance do veiculo e danificar certoscomponentes do sistema de alimentação.
CUIDADO: A Garantia do seu Hyundai poderá não
abranger danos causados no sistema de alimentação, bem como problemas deperfomance, causados pela utilização deMetanol ou outros combustiveis quecontenham este produto.
B010A01O
Só gasolina
sem chumbo
1
CUIDADO: Não deixe entrar nenhuma água ou gasolina
no depósito de combustível. Se isto acontecer, será necessário drená-lo esangrar as linhas de alimentação para evitara rotura da bomba injectora e danificandotembém o motor.

Page:   1-10 11-20 21-30 31-40 41-50 ... 170 next >