TOYOTA PROACE CITY 2022 Manual de utilização (in Portuguese)
Page 191 of 352
191
Condução
6
O seu objetivo é reduzir a velocidade do impacto ou evitar a colisão quando o condutor não reagir.
NOTIC E
A velocidade será reduzida de 25 km/h (16 mph) no máximo, apenas para versões com câmara, ou de um máximo de 50 km/h (31 mph) para versões com câmara e radar.
Funcionamento
O sistema entra em funcionamento mediante as seguintes condições:– A velocidade reduzida numa zona urbana, quando é detetado um peão.– A velocidade reduzida numa zona urbana, quando é detetado um veículo parado.– A velocidade do veículo está entre 10 km/h e 85 km/h (6 mph and 53 mph) quando for detetado um veículo em movimento.Esta luz de aviso pisca (durante aproximadamente 10 segundos) assim que a função aplica os travões do veículo.Com caixa de velocidades automática e em caso de travagem de emergência automática e até que o veículo pare completamente, mantenha o pedal do travão pressionado para evitar que o veículo se mova novamente.Com caixa de velocidades manual e em caso de travagem de emergência automática e até que o veículo pare completamente, o motor pode ir abaixo.
NOTIC E
O condutor pode manter o controlo do veículo sempre que assim o pretender movendo subitamente o volante da direção e/ou pressionando o pedal do acelerador.
NOTIC E
O pedal do travão pode vibrar ligeiramente quando a função está a operar.Se o veículo parar completamente, a travagem automática mantém-se durante 1 a 2 segundos.
Desativação/Ativação
Por predefinição, o sistema é ativado automaticamente sempre que colocar o motor em funcionamento.As configurações são alteradas através do Condução / Veículo do menu do ecrã tátil.A desativação do sistema é assinalada pela iluminação da luz de aviso, sendo esta acompanhada de uma mensagem.
Avaria
Em caso de anomalia, esta luz de aviso acende no painel de instrumentos, sendo acompanhada de uma mensagem e de um sinal sonoro.Mande verificar num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou em qualquer reparador da sua confiança.Se estas luzes de aviso acenderem depois de o motor ter sido desligado e depois reiniciado, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança para verificar o sistema.Estas luzes de aviso acendem no painel de instrumentos para indicar que o cinto de segurança do condutor e/ou do passageiro da frente não está apertado (dependendo da versão). O sistema de travagem automática é desativada até que os cintos de segurança sejam apertados.
Page 192 of 352
192
Sistema de aviso de
saída de faixa de
rodagem ativado
WARNI NG
Consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
O sistema corrige a trajetória do veículo alertando o condutor logo que deteta a possibilidade de saída da faixa de rodagem ou a possibilidade de cruzar a berma (dependendo da versão).Para fazer isto, o sistema usa uma câmara situada na parte superior do para-brisas, identificando as linhas da faixa no chão e no lado da estrada (dependendo da versão).Este sistema é particularmente útil em autoestradas e estradas principais.
Condições de
funcionamento
– A velocidade do veículo tem de estar entre 70 e 180 km/h (43 e 112 mph).
– Estrada marcada com uma linha divisória central.– Segurar o volante da direção com ambas as mãos.– Indicadores de direção não ativados.– Sistema VSC ativado e operacional.
WARNI NG
O sistema ajuda o condutor apenas quando
houver perigo do veículo, inadvertidamente, oscilar dentro da sua faixa de rodagem. Este sistema não gere a distância de segurança, velocidade do veículo nem os travões.O condutor deve agarrar o volante da direção com ambas as mãos de uma forma que permita manter o controlo em circunstâncias em que o sistema não pode intervir (por exemplo, se a linha central delimitadora desaparecer).
Funcionamento
Assim que o sistema identificar que existe risco do veículo, inadvertidamente, atravessar uma das linhas delimitadoras ou se detetar o limite da faixa de rodagem (por ex. separador em relva), faz a correção necessária para reposicionar o veículo na sua trajetória inicial.O condutor vai sentir um ligeiro movimento do volante da direção.Esta luz de aviso pisca durante a correção da trajetória.
NOTIC E
O condutor pode evitar a correção da trajetória agarrando o volante da direção com firmeza (por ex. durante uma manobra).A correção será interrompida se os indicadores de direção forem acionados.
Enquanto os indicadores de direção estiverem em funcionamento e alguns segundos depois de os desligar, o sistema considera qualquer alteração à trajetória como sendo voluntária e não fez nenhum tipo de correção.
WARNI NG
Se o sistema detetar que o condutor está a agarrar o volante da direção com firmeza suficiente durante uma correção automática da trajetória, esta será interrompida. É
emitido um alerta para incentivar o condutor a retomar o controlo do veículo.
Page 193 of 352
193
Condução
6
Situações de condução e alertas relacionados
O quadro abaixo descreve os alertas e mensagens exibidos nas diferentes \
situações de condução.Estes alertas não são exibidos sequencialmente.
Estado da funçãoIndicadorMostrador e/ou mensagem associada (com painel de instrumentos matriz e/ou mostrador projetado)
Comentários
OFF (desligado)
(cinzento)
Função desativada.
ON (ligado)
(cinzento)
Sistema ativo, condições não reunidas:– velocidade inferior a 70 km/h (43 mph),– não são reconhecidas linhas delimitadores da faixa de rodagem,– sistemas ASR/DSC desativados ou o funcionamento do sistema VSC é ativado,– condução desportiva.
ON (ligado)
(cinzento)
Desativação automática/standby da função (ex. deteçã\
o de oscilação do atrelado, utilização de um pneu de reserva compacto fornecido juntamente com o veículo).
ON (ligado)
(verde)
Deteção das linhas delimitadoras da faixa de rodagem.Velocidade superior a 70 km/h (43 mph).
Page 194 of 352
194
Estado da funçãoIndicadorMostrador e/ou mensagem associada (com painel de instrumentos matriz e/ou mostrador projetado)
Comentários
ON (ligado)
(laranja)/(verde)
O sistema corrige a trajetória do lado em que existe risco de, inadvertidamente, atravessar a delimitação (linha cor de laranja).
ON (ligado)
(laranja)/(verde)"Segure o volante"
– Se, enquanto corrige a trajetória, o sistema detetar que o condutor está a agarrar o volante da direção há alguns segundos, interrompe a correção e devolve o controlo ao condutor.– Se, durante a correção da trajetória o sistema determinar que esta correção não é suficiente e que o veículo vai atravessar uma linha contínua (linha cor de laranja): o condutor é avisado de que tem de fazer uma correção adicional à trajetória.A duração dos avisos sonoros aumenta se fizer várias correções seguidas. Os avisos tornam-se contínuos e persistentes até que o condutor atue.Esta mensagem também pode ser exibida se tiver as mãos no volante da direção.
Page 195 of 352
195
Condução
6
Limites de utilização
O sistema entra automaticamente em standby nos casos que se seguem:– VSC desativado ou funcionamento ativado.– Velocidade inferior a 70 km/h (43 mph) ou superior a 180 km/h (112 mph),– Ligação elétrica de um atrelado.– Foi detetada a utilização de um pneu de reserva compacto (uma vez que a deteção não é imediata, recomendamos que desative o sistema).– Foi detetado um estilo de condução dinâmica, pressão sobre o pedal do travão ou acelerador.– Conduzir sobre linhas de demarcação.– Ativação dos indicadores de direção.– Atravessar uma linha interior numa curva.– Conduzir numa curva apertada.– Detetada inatividade por parte do condutor durante a correção.
NOTIC E
Durante uma correção, se o condutor estiver inativo (não está a segurar o volante da direção há mais de 10 segundos), aparece uma mensagem de aviso.Se o condutor continuar inativo (não está a segurar o volante da direção há mais de 2 segundos), a correção é interrompida.
WARNI NG
As situações que se seguem podem interferir com o funcionamento do sistema ou impedir que este seja ativado:– Contraste insuficiente entre a superfície da estrada e as bermas (por ex. sombra).– Linhas delimitadoras desgastadas, ocultas (neve, lama) ou várias linhas (obras na estrada, etc.).– circular perto do veículo que circula à sua frente (as linhas delimitadoras podem não ser detetadas)– Estradas que são estreitas, sinuosas, etc.
Risco de utilização não pretendida
O sistema deve ser desativado nas seguintes situações:– Quando substituir um pneu ou estiver a trabalhar junto de um pneu.– A rebocar ou com uma bicicleta no dispositivo de reboque, em especial sem o atrelado ligado
ou não aprovado.– Estrada em fracas condições, instável ou com pouca aderência (risco de aquaplaning, neve, gelo).– Condições meteorológicas adversas.– Quando conduzir num circuito de corridas.– quando circular numa estrada com pedras soltas.
Desativação / Ativação
â–º Pressione esta tecla para desativar / reativar o sistema em qualquer momento. A desativação é assinalada pela iluminação do indicador na tecla e pela luz de aviso no painel de instrumentos.Este sistema é reativado automaticamente sempre que ligar a ignição.
Avaria
Em caso de avaria, estas luzes de aviso acendem no painel de instrumentos, sendo acompanhadas de uma mensagem e de um sinal sonoro.Mande verificar o sistema num concessionário TOYOTAautorizado, reparador Toyota autorizado ou em qualquer reparador da sua confiança.
Page 196 of 352
196
Sistema de Monitorização
do Ângulo Morto
WARNI NG
Para mais informações, consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
Este sistema inclui sensores nos cantos dos para-choques e avisa o condutor quando existe outro veículo que é potencialmente perigoso
(veículo de passageiros, camião, motociclo) nos ângulos mortos do seu veículo (áreas ocultas desde campo de visão do condutor).
Aparece uma luz de aviso no espelho da porta do lado em questão:– fixo, imediatamente quando estiver a ser ultrapassado;– a piscar, 1 segundo depois quando ultrapassar lentamente um veículo e o indicador de direção estiver em funcionamento.
Ativação / Desativação
As configurações são alteradas através do Condução / Veículo do menu do ecrã tátil.Quando colocar o veículo em funcionamento, a luz de aviso acende em cada espelho retrovisor para indicar que o sistema está ativado.O estado do sistema fica memorizado quando desligar a ignição.
NOTIC E
O sistema desativa automaticamente quando rebocar com um dispositivo de reboque aprovado por TOYOTA.
Condições de
funcionamento
– Todos os veículos circulam na mesma direção em faixas de rodagem adjacentes.– A velocidade do veículo tem de estar entre 12 e 140 km/h (7 e 87 mph).– Quando ultrapassar um veículo, a diferença de velocidade é inferior a 10 km/h (6 mph).– Quando for ultrapassado por um veículo, a diferença de velocidade é inferior a 25 km/h (16 mph).– O trânsito está a fluir normalmente.– Ultrapassar um veículo durante um determinado período de tempo e esse veículo permanecer no ângulo morto.– Está a circular numa estrada em linha reta ou com curvas pouco acentuadas.– O seu veículo está a puxar um atrelado, caravana, etc.
Page 197 of 352
197
Condução
6
Limites de utilização
Não é emitido nenhum alerta nas condições que se seguem:
– Na presença de objetos estáticos (veículos estacionamento, barreiras, iluminação pública, sinais de trânsito, etc.).– Trânsito em sentido contrário.– Circular numa estrada sinuoso ou com curvas apertadas.– Quando ultrapassar ou for ultrapassado por um veículo longo (camião, autocarro, etc.) que é detetado no ângulo morto mas que também está presente no campo de visão do condutor.– Quando ultrapassar rapidamente.– Em trânsito intenso: os veículos detetados à frente e atrás são confundidos com um camião ou objeto estático.
Avaria
Em caso de avaria, esta luz de aviso acende no painel de instrumentos, sendo acompanhada de uma mensagem.Contacte um concessionário TOYOTAautorizado, reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança para que este proceda a uma verificação do sistema.
NOTIC E
O sistema pode sofrer a interferência de determinadas condições meteorológicas (chuva, granizo, etc.).Em particular, se circular numa estrada molhada ou se passar de uma área seca para uma área molhada, os alertas podem não funcionar (por exemplo, acumulação de gotas de água no ângulo morto podem ser identificadas como sendo um veículo).Em condições meteorológicas adversas ou invernosas, certifique-se que os sensores não estão cobertos com lama, gelo ou neve.Tenha cuidado para não cobrir a zona de reconhecimento nos espelhos da porta ou nas zonas de deteção nos para-choques da frente e traseiros com etiquetas adesivas ou outros objetos; estes podem comprometer o funcionamento do sistema.
Page 198 of 352
198
Deteção de distração
WARNI NG
Consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
Dependendo da versão, a função consiste ou no sistema sozinho "Coffee Break Alert" ou em
combinação com o sistema "Aviso de atenção do condutor" .
WARNI NG
Estes sistemas não foram concebidos para manter o condutor atento nem para evitar que o condutor adormeça ao volante. O condutor é responsável por parar caso se sinta cansado.Se se sentir cansado, faça uma pausa ou faça pausas a cada 2 horas.
Ativação/Desativação
As configurações são alteradas através do Condução / Veículo do menu do ecrã tátil.O estado do sistema fica memorizado quando desligar a ignição.
Coffee Break Alert
O sistema emite um alerta assim que detetar que o veículo não faz uma pausa há mais de 2 horas de condução a uma velocidade superior a 70 km/h (43 mph).Este alerta é feito via mensagem no mostrador que incentiva o condutor a fazer uma pausa, sendo acompanhado de um sinal sonoro.Se o condutor não seguir esta recomendação, o alerta é repetido a cada hora até o veículo parar.O sistema é redefinido quando as condições que se seguem estiverem reunidas:– Com o motor em funcionamento, veículo parado há mais de 15 minutos.– A ignição está desligada há alguns minutos.– O cinto de segurança do condutor não está colocado e a respetiva porta está aberta.
NOTIC E
Assim que a velocidade do veículo descer para um valor inferior a 70 km/h (43 mph), o sistema entra em standby.O tempo de condução é novamente contabilizado assim que a velocidade for superior a 70 km/h (43 mph).
Aviso de atenção do
condutor
Dependendo da versão, o sistema "Coffee Break Alert" é combinado com o sistema "Aviso de atenção do condutor" .
O sistema avalia o nível de atenção do condutor, cansaço ou distração através das variações da trajetória por comparação com as linhas delimitadoras da faixa de rodagem.Para fazer isso, o sistema utiliza a câmara localizada na parte superior do para-brisas.
Este sistema é particularmente adequado a estradas de elevadas velocidades (velocidade superior a 70 km/h (43 mph)).Num alerta de primeiro nível, o condutor é avisado pela mensagem “Seja vigilante!”, acompanhada por um sinal sonoro.Após três alertas do primeiro nível, o sistema desencadeia um outro alerta com a mensagem "Dangerous driving: take a break" (condução
Page 199 of 352
199
Condução
6
perigosa, faça uma pausa), acompanhada de um sinal sonoro mais pronunciado.
WARNI NG
As situações que se seguem podem interferir com o funcionamento do sistema ou impedir que este seja ativado:– fraca visibilidade (iluminação inadequada da estrada, queda de neve, chuva intensa,
nevoeiro denso, etc.);– encandeamento (faróis dos veículos que circulam em sentido contrário, sol baixo, reflexo na estrada molhada, sair de um túnel, alternância entre sombra e luz, etc.);– na área do para-brisas em frente à câmara: sujidade, humidade, coberta com gele, coberta de neve, danificada ou com autocolante.– linhas delimitadoras ausentes, desgastadas, ocultas (neve, lama) ou várias linhas (obras na estrada, etc.),– próximo do veículo que circula à sua frente (não são detetadas linhas);– estradas que são estreitas, sinuosas, etc.
NOTIC E
Em determinadas condições de condução (estradas irregulares ou ventos fortes), o sistema pode emitir determinados alertas independentemente do nível de atenção do condutor.
WARNI NG
As situações que se seguem podem interferir com o funcionamento do sistema ou impedir que este seja ativado:– linhas delimitadoras ausentes, desgastadas, ocultas (neve, lama) ou várias linhas (obras na estrada),– próximo do veículo que circula à sua frente (não são detetadas linhas delimitadoras),– estradas que são estreitas, sinuosas, etc.
Sensores de
estacionamento
WARNI NG
Consulte as recomendações genéricas relativas à utilização dos sistemas de apoio à condução e manobras.
Se utilizar os sensores do para-choques, este sistema sinaliza a sua proximidade face a obstáculos (por ex. peões, veículos, árvores, barreiras) presentes na sua área de deteção.
Sensores de
estacionamento traseiros
â–º Engrene a marcha-atrás para iniciar o sistema (confirmado por um sinal sonoro).O sistema é desativado quando desengrenar a
marcha-atrás.
Page 200 of 352
200
Assistência sonora
O sistema sinaliza a presença de obstáculos que estão dentro da zona de deteção dos sensores e na trajetória do veículo definida pela direção do volante da direção.
Dependendo da versão, no exemplo apresentado, apenas os obstáculos presentes na área sombreada serão sinalizados pela
assistência sonora.A informação de proximidade é prestada por um sinal sonoro intermitente cuja frequência aumenta à medida que o veículo se aproxima do obstáculo.Quando a distância entre o veículo e o obstáculo for inferior a 30 cm (0 ft 11"), o sinal sonoro passa a contínuo.
O som emitido pela coluna (esquerda ou direita) indica o lado em que o obstáculo está.
NOTIC E
Ajustar o sinal sonoroCom TOYOTA Connect Radio ou TOYOTA Connect Nav, se pressionar esta tecla abre o vidro para ajustar o volume do sinal sonoro.
Assistência visual
A assistência visual complementa a assistência sonora, sem levar em consideração a trajetória do veículo apresentando barras no ecrã que representam a distância entre o obstáculo e o veículo (branco: mais distância face aos obstáculos, laranja: os obstáculos estão perto, vermelho:os obstáculos estão muito perto).Quando o obstáculo estiver muito perto, o símbolo "Perigo" é exibido no ecrã.
Sensores de
estacionamento à frente
Para além dos sensores de estacionamento traseiros, os sensores de estacionamento à frente são ativados quando for detetado um obstáculo à frente do veículo e se estiver a circular a uma velocidade inferior a 10 km/h (6 mph).O funcionamento dos sensores de estacionamento à frente é interrompido se o veículo parar durante mais de 2 ou 3 segundos com uma velocidade de avanço para a frente engrenada, se um obstáculo deixar de ser detetado ou se a velocidade do veículo exceder os 10 km/h (6 mph).
NOTIC E
O som emitido pelo altifalante (à frente ou atrás) localiza o obstáculo em relação ao veículo, na sua trajetória, à frente ou atrás.