TOYOTA HILUX 2022 Manual de utilização (in Portuguese)

Page 361 of 800

3594-5. Utilização dos sistemas de apoio à condução4 ConduçãoDesligar os sistemas TRC, A-TRC, VSC e Controlo de Oscilação do AtreladoVeículos sem mostrador de informações múltiplasPara desligar os sistemas TRC, A-TRC, VSC e Controlo de Oscilação doAtrelado, prima o interruptor e mantenha-o pressionado durante mais de3 segundos com o veículo parado. As luzes dos indicadores “TRC OFF” e VSC OFF acendem.*Pressione novamente o interruptor para voltar a ligar o sistema.Veículos com mostrador de informações múltiplasPara desligar os sistemas TRC, A-TRC, VSC e Controlo de Oscilação doAtrelado prima o interruptor e mantenha-o pressionado durante mais de3 segundos com o veículo parado.A luz do indicador VSC OFF acende e a mensagem ”TRC turned off” (“TRCdesligado”) é exibida no mostrador de informações múltiplas.*Pressione novamente o interruptor para voltar a ligar o sistema.*: Em veículos com sistema de segurança pré-colisão, a assistência à trava-gem pré-colisão e a travagem pré-colisão também são desativadas. A luzde aviso PCS acende e a mensagem é exibida no mostrador de informa-ções múltiplas (P. 283)Se a luz do indicador “TRC OFF” acender ou se for exibida uma mensa-gem no mostrador de informações múltiplas a indicar que o TRC/A-TRCfoi desativado mesmo que não tenha pressionado o indicador Os sistemas TRC, A-TRC e controlo de assistência em descidas estão tempora-riamente desativados. Se a luz do indicador permanecer acesa ou se a informa-ção continuar a ser apresentada, contacte um concessionário Toyota autorizado,reparador Toyota autorizado ou qualquer reparador da sua confiança.Sons e vibrações causados pelos sistemas ABS, assistência à trava-gem, VSC, Controlo de Oscilação do Atrelado, TRC, A-TRC e controlo deassistência ao arranque em subidasPode ser audível um som proveniente do compartimento do motor quandopressionar repetidamente o pedal do travão, quando colocar o motor emfuncionamento ou imediatamente após o veículo iniciar a marcha. Este somnão indica que tenha ocorrido uma avaria em qualquer destes sistemas. As seguintes condições podem ocorrer quando os sistemas acima indica-dos estiver em funcionamento. Nenhuma delas indica que tenha ocorridouma avaria.• Pode sentir vibrações na carroçaria e no volante da direção.• Pode ouvir um ruído de motor depois do veículo ter parado.• O pedal do travão pode pulsar ligeiramente após a ativação do ABS.• O pedal do travão pode baixar ligeiramente após a ativação do ABS.

Page 362 of 800

3604-5. Utilização dos sistemas de apoio à conduçãoReativação automática dos sistemas TRC, A-TRC, VSC e Controlo deOscilação do AtreladoDepois de desligar os sistemas de TRC, A-TRC, VSC e Controlo de Oscila-ção do Atrelado, estes serão reativados automaticamente nas seguintessituações:Quando colocar o interruptor do motor na posição “LOCK” (veículos semsistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou o desligar (veícu-los com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).Se apenas desligar o sistema TRC/A-TRC este será ativado quando a velo-cidade do veículo aumentar.Se desligar os sistemas TRC, A-TRC, VSC e Controlo de Oscilação doAtrelado (P. 452), a reativação automática não ocorre quando a veloci-dade do veículo aumentar.Condições de funcionamento do controlo de assistência ao arranqueem subidasQuando as 4 seguintes condições estiveram reunidas, o controlo de assis-tência ao arranque em subida entra em funcionamento:Veículos com caixa de velocidades automática: A alavanca das velocidadesestá noutra posição que não P ou N (quando inicia a marcha para a frenteou para trás numa subida íngreme).Veículos com caixa de velocidades manual: A alavanca das velocidadesestá noutra posição que não R quando inicia a marcha para a frente numasubida íngreme, ou a alavanca das velocidades está na posição R quandoinicia a marcha para trás numa subida íngreme.O veículo está parado.O pedal do acelerador não está a ser pressionado.O travão de estacionamento não está aplicado.Cancelamento automático do controlo de assistência ao arranque emsubidasO controlo de assistência ao arranque em subidas desliga quando ocorreruma das seguintes situações: Veículos com caixa de velocidades automática: Quando colocar a alavancadas velocidades na posição P ou N. Veículos com caixa de velocidades manual: Quando colocar a alavanca dasvelocidades em R, enquanto iniciar a marcha para a frente numa subidaíngreme ou quando colocar a alavanca das velocidades noutra posição quenão R, enquanto iniciar a marcha para trás numa subida íngreme.Quando pressionar o pedal do acelerador.Quando aplicar o travão de estacionamento.Passados, no máximo, 2 segundos após ter libertado o pedal do travão.

Page 363 of 800

3614-5. Utilização dos sistemas de apoio à condução4 ConduçãoCondições de funcionamento do sinal de travagem de emergênciaQuando as condições que se seguem estiverem reunidas, o sinal de trava-gem de emergência entra em funcionamento:As luzes de emergência estão desligadas.A velocidade real do veículo é superior a 55 km/h.A partir da desaceleração do veículo, o sistema determina que se trata deuma travagem súbitaSistema de cancelamento automático do sinal de travagem de emergênciaO sinal de travagem de emergência desliga em qualquer uma das seguintessituações:Quando ligar os sinais de perigo.A partir da desaceleração do veículo, o sistema determina que não se tratade uma travagem súbita.AV I S OO ABS não funciona corretamente quandoOs limites de desempenho de aderência dos pneus tiverem sido ultrapas-sados (tais como pneus excessivamente gastos numa estrada coberta deneve).O veículo aquaplana enquanto circula a uma velocidade elevada numaestrada molhada ou escorregadia.A distância de paragem quando o ABS está em funcionamento podeexceder a distância de paragem em condições normaisO ABS não foi concebido para diminuir a distância de paragem do veículo.Mantenha sempre uma distância de segurança face ao veículo que circulaà sua frente, sobretudo nas seguintes situações:Quando circular em estradas sujas, com gravilha ou cobertas com neveQuando circular com correntes de pneusQuando circular sobre lombas na estradaQuando circular em estradas com buracos ou desniveladas

Page 364 of 800

3624-5. Utilização dos sistemas de apoio à conduçãoAV I S OOs sistemas TRC/A-TRC/VSC podem não atuar eficazmente quandoPode não ser possível manter o controlo e a força direcionais quando circu-lar em superfícies escorregadias, mesmo que os sistemas TRC/A-TRC/VSC estejam em funcionamento.Conduza com cuidado em situações em que possa perder a potência eestabilidade.O controlo de assistência ao arranque em subidas pode não atuar efi-cazmente quandoNão confie exclusivamente no controlo de assistência ao arranque emsubidas. Este sistema pode não atuar de forma eficaz em declives acen-tuados ou em estradas cobertas de neve.Ao contrário do travão de estacionamento, o controlo de assistência aoarranque em subidas não se destina a manter o veículo imóvel duranteum longo período de tempo. Não tente usar o controlo de assistência aoarranque em subidas para manter o veículo imóvel num declive, uma vezque poderá provocar um acidente.Quando os sistemas TRC/VSC/Controlo de Oscilação do Atreladoforem ativadosA luz do indicador de derrapagem pisca. Conduza sempre com cuidado.Uma condução descuidada pode causar um acidente. Preste atenção se aluz do indicador piscar.Quando desligar os sistemas TRC/A-TRC/VSC/Controlo da Oscilaçãodo Atrelado Tenha muito cuidado e conduza a uma velocidade adequada às condiçõesda estrada. Uma vez que estes sistemas têm por função garantir a estabili-dade do veículo e a força motriz, não desligue os sistemas TRC/A-TRC/VSC/Controlo da oscilação do atrelado, a menos que seja estritamentenecessário.Substituição dos pneusCertifique-se que todos os pneus são da medida, marca, tipo de piso ecapacidade de carga especificados. Para além disso, certifique-se quetodos os pneus estão atestados à pressão adequada.Se o veículo estiver equipado com pneus diferentes, os sistemas ABS,TRC, A-TRC, VSC, controlo da oscilação do atrelado, controlo de assistên-cia ao arranque em subidas e controlo de assistência em descidas não fun-cionam devidamente. Para mais informações sobre a substituição dos pneus ou jantes, contacteum concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou qual-quer reparador da sua confiança.Manuseamento dos pneus e suspensãoSe utilizar pneus com algum problema ou alterar a suspensão, o funciona-mento dos sistemas de apoio à condução será afetado e poderá ocorreruma avaria num dos sistemas.

Page 365 of 800

3634-5. Utilização dos sistemas de apoio à condução4 ConduçãoAV I S OPrecauções com o Controlo de Oscilação do AtreladoO sistema de controlo da oscilação do atrelado não reduz a oscilação doatrelado em todas as situações.Dependendo de muitos fatores, tais como as condições do veículo, atre-lado, superfície da estrada e meio ambiente da condução, o controlo daoscilação do atrelado pode não ser eficaz. Consulte o manual do proprietá-rio do atrelado para obter informações sobre como rebocar o seu atreladocorretamente.Se o atrelado oscilar (veículos com Controlo de Oscilação do Atrelado)Cumpra com as seguintes precauções. O não cumprimento das mesmas pode resultar em morte ou ferimentosgraves.Agarre firmemente o volante da direção. Conduza em linha reta.Não tente controlar a oscilação do atrelado rodando o volante da direção.Comece imediatamente a libertar o pedal do acelerador de forma gradualpara reduzir a velocidade.Não aumente a velocidade. Não utilize os travões.Se não fizer correções extremas com o volante da direção ou os travões, oveículo e atrelado deverão estabilizar. (P. 303)

Page 366 of 800

3644-5. Utilização dos sistemas de apoio à conduçãoSistema de controlo de assistência em descidasPrima o interruptor “DAC”. O indi-cador do sistema de controlo deassistência em descidas acende eo sistema entra em funciona-mento.Quando o sistema estiver em fun-cionamento, a luz do indicador dederrapagem pisca e as luzes destop/luzes de stop superior acen-dem. Também pode soar um sinalsonoro. Isto não indica que hajauma avaria.Prima o interruptor “DAC” para desligar o sistema enquanto este esti-ver em funcionamento. O indicador do sistema de controlo de assis-tência em descidas pisca à medida que o sistema terminagradualmente o seu funcionamento e apaga quando o sistema estivercompletamente desligado.Prima o interruptor “DAC” para ligar o sistema enquanto o indicadordo sistema de controlo de assistência em descidas estiver a piscarpara ligar novamente o sistema.: Se equipadoO sistema de controlo de assistência em descidas ajuda a evitarque o veículo atinja uma velocidade excessiva em descidasacentuadas. O sistema entra em funcionamento quando o veículo circular auma velocidade inferior a 30 km/h e o modo de transferênciasestiver em L4 ou H4.Funcionamento do sistemaDesligar o sistema

Page 367 of 800

3654-5. Utilização dos sistemas de apoio à condução4 ConduçãoSugestão de utilização (veículos com caixa de velocidades automática)O sistema entra em funcionamento quando a alavanca das velocidades esti-ver noutra posição que não P. Contudo, para uma utilização eficaz do sis-tema, é recomendada a seleção de uma gama de velocidades mais baixa.O sistema pode não funcionar quandoO modo da caixa de transferências estiver na posição H2.O diferencial traseiro estiver bloqueado. (se equipado)Se o indicador do sistema de controlo de assistência em descidas piscarNas situações que se seguem, o indicador pisca e o sistema não funciona:• O modo da caixa de transferência está na posição L4 ou H4.• O diferencial traseiro está bloqueado. (se equipado)• A alavanca das velocidades está em P. (veículos com caixa de velocida-des automática)• O pedal do acelerador ou do travão está a ser pressionado.• A velocidade do veículo é superior a 30 km/h.• O sistema de travagem entrou em sobreaquecimento.Nas situações que se seguem o indicador pisca para alertar o condutor,mas o sistema entra em funcionamento:• A alavanca das velocidades está em N. (veículos com caixa de velocida-des automática)• O pedal da embraiagem está a ser pressionado. (veículos com caixa develocidades manual)• O interruptor “DAC” foi desligado enquanto o sistema estava em funcio-namento.• O sistema deixa gradualmente de funcionar. O indicador pisca durante ofuncionamento e, de seguida desliga, quando o sistema estiver comple-tamente desligado.Quando o sistema de controlo de assistência em descidas funciona con-tinuamentePode provocar o sobreaquecimento do atuador do travão. Neste caso, o fun-cionamento do sistema de controlo de assistência em descidas é interrom-pido, soa um sinal sonoro e o indicador do sistema de controlo de assistênciaem descidas começa a piscar e a indicação “TRC turned off” (TRC desli-gado) é apresentada no mostrador de informações múltiplas. Reduza a utili-zação do sistema até que o indicador do sistema de controlo de assistênciaem descidas permaneça ligado e a mensagem desapareça. (Durante esteperíodo de tempo pode conduzir o veículo de forma normal.)Sons e vibrações causados pelo sistema de controlo de assistência emdescidas Pode ouvir um som vindo do compartimento do motor quando o motorentrar em funcionamento ou logo depois do veículo iniciar a marcha. Estesom não indica que haja uma avaria no sistema de controlo de assistênciaem descidas.As situações que se seguem podem ocorrer quando o DAC estiver em fun-cionamento. Nenhuma delas indica que tenha ocorrido uma avaria• Pode sentir vibrações na carroçaria e volante da direção.• Pode ouvir um ruído de motor depois do veículo parar.

Page 368 of 800

3664-5. Utilização dos sistemas de apoio à conduçãoAvaria no sistemaNos casos que se seguem, leve o seu veículo a um concessionário Toyotaautorizado, reparador Toyota autorizado ou a qualquer reparador da sua con-fiança para que este proceda a uma inspeção.O indicador do sistema de controlo de assistência em descidas não acendequando colocar o interruptor do motor na posição “ON” (veículos sem sis-tema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITIONON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).O indicador do sistema de controlo de assistência em descidas não acendequando pressionar o interruptor “DAC”.O indicador de derrapagem acende.AV I S OQuando utilizar o sistema de controlo de assistência em descidasNão confie exclusivamente no sistema de controlo de assistência em des-cidas, uma vez que o desempenho do veículo tem as suas limitações.Confirme sempre as condições da estrada e conduza com segurançaVeículos com caixa de velocidades manual: Conduza numa velocidadebaixa. Conduzir em velocidades altas quando utiliza o sistema de controlode assistência em descidas poderá fazer com que o motor vá abaixo, oque poderá reduzir a eficácia dos travões e bloquear os pneus. Conse-quentemente poderá ocorrer um acidente.Veículos com caixa de velocidades manual: Numa inclinação acentuada,utilize eficazmente a travagem com o motor. Se circular na posição N oucom o pedal da embraiagem pressionado numa inclinação acentuada, acarga no travão aumenta, o que pode comprometer o controlo da veloci-dade do veículo. Consequentemente poderá ocorrer um acidente. O sistema pode não funcionar nas seguintes superfícies, o que podelevar a um acidente provocando morte ou ferimentos gravesSuperfícies escorregadias, tais como estradas molhadas ou enlameadasSuperfícies geladasEstradas não pavimentadas

Page 369 of 800

3674-5. Utilização dos sistemas de apoio à conduçãoDiferencial autoblocanteEste sistema pode ser utilizado na Pre Runner e no modo 2WD nosmodelos 4WD.Para ligar o sistema AUTO LSD,pressione rapidamente e liberte. A luz dos indicadores“AUTO LSD” e VSC OFF acen-dem. Pressione novamente para desligar o sistema.Se as rodas motrizes derraparem,o indicador de derrapagem piscapara indicar que o diferencialautoblocante controlou a derrapa-gem.: Se equipadoO diferencial autoblocante ajuda a ter tração utilizando o sis-tema de controlo da tração para controlar o desempenho domotor e travar quando umas das rodas motrizes começar a der-rapar. Este sistema só deve ser utilizando quando uma dasrodas motrizes derrapar num fosso ou numa superfície irregular.Funcionamento do sistemaQuando o diferencial autoblocante estiver em funcionamento

Page 370 of 800

3684-5. Utilização dos sistemas de apoio à conduçãoSe desligar e voltar a colocar o motor em funcionamentoO diferencial autoblocante e os indicadores desligam automaticamente.Reativação do sistema VSC associada à velocidade do veículoQuando ligar o diferencial autoblocante, os sistemas VSC e TRC são auto-maticamente ativados se a velocidade do veículo aumentar.Se o sistema de travagem sobreaquecerO sistema deixa de estar em funcionamento e soa um sinal sonoro de avisopara alertar o condutor. Nesse momento, o indicador “AUTO LSD” pisca e aindicação “TRC turned off” (“TRC desligado”) é exibida no mostrador de infor-mações múltiplas. Pare o veículo num local seguro. (Não existe nenhum pro-blema em continuar com uma condução normal.) O sistema é restauradoautomaticamente ao fim de algum tempo.AV I S OPara evitar um acidenteSe não o fizer, será necessário mais esforço da direção, bem como con-trolo das curvas.Utilize o diferencial autoblocante apenas quando uma das rodas motrizesderrapar num fosso ou numa superfície irregular.Não conduza continuamente com o diferencial autoblocante ativado.AT E N Ç Ã OAtivação durante a conduçãoNão ative o diferencial autoblocante se uma roda estiver a derrapar. Imobi-lize as rodas antes de ativar o diferencial autoblocante.

Page:   < prev 1-10 ... 321-330 331-340 341-350 351-360 361-370 371-380 381-390 391-400 401-410 ... 800 next >