ESP Peugeot 3008 Hybrid 4 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
[x] Cancel search | Manufacturer: PEUGEOT, Model Year: 2014, Model line: 3008 Hybrid 4, Model: Peugeot 3008 Hybrid 4 2014Pages: 378, PDF Size: 22.36 MB
Page 70 of 378

Os ecrãs multifunções
68
Ecrã a cores 16/9 escamoteável (com WIP Nav+ ou WIP Com 3D)
Apresenta as seguintes informações: - hora, - data, - altitude, - a temperatura exterior (o valor visualizado pisca em caso de perigo de gelo), - as funções áudio, - as informações do sistema de orienação embarcado; - ajuda gráfica ao estacionamento, - o resultado da medida do local de estacionamento disponível, - as informações do directório e do telefone, - os menus de configuração do ecrã e do sistema de navegação,
Comandos
A partir da fachada do sistema de navegação:
premir a tecla dedicada "RADIO" , "MUSIC" , " N AV " , "TR AFFIC" , "SETUP"ou "PHONE" para aceder ao menu correspondente,
e com WIP Nav+ : - as mensagens de alerta, - a visualização da imagem da câmara traseira, - as informações do computador de bordo, - o menu de configuração dos equipamentos do veículo. premir esta tecla para abandonar a operação em curso e regressar à visualização anterior.
Para qualquer manipulação do ecrã escamoteável (abertura, fecho, regulação da posição...), consulte o parágrafo "Acesso ao ecrã escamoteável".
O ecrã apresenta igualmente as informações do sistema híbrido. Para mais informações sobre as visualizações, consulte a rubrica "Sistema híbrido".
Para mais detalhes acerca destas aplicações, consulte a rubrica "O áudio e a telemática".
rodar o botão para deslocar a selecção, premir o botão para validar a selecção, ou
Visualizações no ecrã
Page 75 of 378

2
Os ecrãs multifunções73
Computador de bordo, algumas definições…
Quando a autonomia é inferior a 30 km, são apresentados zeros. Mediante um complemento de combustível de pelo menos 5 litros, a autonomia é calculada de novo e é apresentada se ultrapassar os 100 km.
Autonomia
(km ou milhas) Número de quilómetros que ainda se pode percorrer com o combustível que resta no depósito. Em função do consumo médio dos últimos quilómetros percorridos.
Consumo instantâneo
(I/100km ou km/l ou mpg) Calculado desde os últimos segundos decorridos.
Consumo médio
(km/l ou mpg) Calculado desde a última reposição a zeros dos dados do percurso.
Distância percorrida
(km ou milhas) Calculada desde a última reposição a zeros dos dados do percurso.
Velocidade média
(km/h ou mph) Calculada desde a última reposição a zeros dos dados do percurso.
Distância restante a percorrer
(km ou milhas) Trata-se da distância que falta percorrer até ao destino final. Esta distância é calculada instantaneamente pelo sistema de navegação caso se active um comando ou este seja introduzido pelo utilizador. Se a distância não for indicada, são apresentados traços em vez de algarismos.
Esta função apenas é apresentada a partir de 30 km/h.
Este valor pode variar no seguimento de uma alteração da condução ou do relevo, ocasionando uma variação considerável do consumo instantâneo.
Se os traços se mantiverem apresentados durante muito tempo em vez dos algarismos, contactar a rede P E U G E O T.
O sistema híbrido e o seu motor eléctrico não permitem ter uma autonomia maior, respeite as instruções do computador de bordo.
Page 77 of 378

3
O conforto75
O sistema de ar condicionado não contém cloro e não representa perigo para a camada de ozono.
Conselhos para a ventilação e o ar condicionado
Para que estes sistemas sejam plenamente eficazes, respeite as regras de utilização e de manutenção seguintes:
Se após uma paragem prolongada ao sol, a temperatura interior permanecer muito elevada, não hesitar em arejar o habitáculo durante alguns instantes.
Coloque o comando do fluxo de ar a um nível suficiente para assegurar uma boa renovação do ar no habitáculo.
Para obter uma distribuição de ar homogénea, zelar em não obstruir as grelhas de entrada de ar exterior situadas na base do pára-brisas, os ventiladores e as saídas de ar, bem como a extracção do ar situado na mala.
Privilegie a entrada de ar exterior porque uma utilização prolongada
da circulação de ar pode provocar o embaciamento do pára-brisas e dos vidros laterais.
Não cobrir o sensor de luminosidade, situado no painel de bordo; este serve à regularização do sistema de ar condicionado.
Ponha em funcionamento o sistema de ar condicionado 5 a 10 minutos, uma a duas vezes por mês para o manter em
per feitas condições de funcionamento.
Zelar pelo bom estado do filtro do habitáculo e mandar substituir periodicamente os elementos filtrantes. (Consultar o capítulo " Ver if ic aç ões").
Recomendamos que prefira um filtro de habitáculo combinado. Graças ao seu segundo filtro activo específico, ele contribui para a purificação do ar respirado pelos ocupantes e à limpeza do habitáculo (redução dos sintomas alérgicos, dos maus odores e
depósitos de gordura).
O ar condicionado utiliza a energia do motor aquando do seu funcionamento. Daqui resulta um aumento do consumo do veículo.
Em caso de tracção de uma carga máxima em forte declive com temperatura elevada, o corte do ar condicionado permite recuperar potência motriz e melhorar, portanto, a capacidade de reboque.
A condensação criada pelo ar condicionado provoca, quando parado, um escorrer de água normal sob o veículo.
Para assegurar o bom funcionamento do sistema de ar condicionado, recomendamos igualmente que o faça controlar com regularidade.
Se o sistema não produzir frio, não o active e contacte uma oficina qualificada ou a rede PEUGEOT.
Page 78 of 378

O conforto
76
O ar condicionado só funciona com o sistema híbrido activado (luz indicadora Ready acesa). A sua eficácia será limitada em caso de utilização do modo eléctrico (consulte a rubrica "ECO OFF").
O condutor e o passageiro dianteiro podem regular separadamente a temperatura consoante as suas conveniências.
4. Programa automático visibilidade
Para desembaciar ou descongelar rapidamente o pára-brisas e os vidros laterais (humidade, passageiros numerosos, gelo...), o programa automático de conforto pode ser insuficiente.
Funcionamento automático
Prima a tecla "AUTO" . A luz avisadora da tecla acende-se.
2-3. Regulação do lado do condutor-passageiro
Ar condicionado automático bizona
Recomendamos a utilização deste modo: ele regula automaticamente e de maneira optimizada o conjunto das funções, a temperatura no habitáculo, o débito de ar, a distribuição de ar e recirculação do mesmo, de acordo com o valor de conforto que seleccionou. Este sistema foi previsto para funcionar eficazmente em todas as estações, com os vidros fechados.
O valor indicado no ecrã corresponde a um nível de conforto e não a uma temperatura em graus Celsius ou Fahrenheit. Rode o comando 2 ou 3 para a esquerda ou para a direita para, respectivamente, diminuir ou aumentar este valor. Um ajuste em redor do valor 21 permite obter um conforto ideal. Todavia, consoante a sua necessidade, um ajuste entre 18 e 24 é habitual. Para um conforto optimizado, preconiza-se evitar uma diferença de ajuste esquerda/direita superior a 3.
1. Programa automático conforto
Seleccione, então, o programa automático de visibilidade. O sistema gere automaticamente o ar condicionado, o débito de ar, a entrada de ar e distribui a ventilação de forma ideal para o pára-brisas e vidros laterais. Para o interromper o seu funcionamento, prima novamente a tecla "visibilidade" ou a tecla "AUTO" , a luz avisadora da tecla apaga-se ou a da tecla "AUTO" acende-se.
Com o motor frio, para evitar uma grande difusão de ar frio, o débito de ar só atingirá o seu valor optimizado progressivamente. Com o tempo frio, dá primazia à difusão de ar quente unicamente para o pára-brisas, os vidros laterais e os pés dos passageiros.
Ao entrar no veículo, se a temperatura interior for muito mais fria ou mais quente que o valor de conforto, não é útil modificar o valor apresentado para atingir, mais rapidamente, o conforto desejado. O sistema compensa automaticamente e o mais rapidamente possível a diferença de temperatura.
Page 80 of 378

O conforto
78
9. Monozona/Bizona
Prima esta tecla para igualar o valor de conforto do lado do passageiro com o lado do condutor (monozona). A luz avisadora da tecla acende-se.
8. Recirculação de ar
Uma pressão nesta tecla para fazer recircular o ar interior. A luz avisadora da tecla correspondente ao modo acende.
- Fecho/entrada de ar (modo automático). Carregue nesta tecla e a luz avisador acende. - Fecho forçado de entrada de ar (modo manual). Carregue nesta tecla para fazer circular o ar interior; a luz avisadora acende. A recirculação do ar permite isolar o habitáculo dos cheiros e fumos exteriores. Quando possível, prima a tecla "Auto" para permitir a entrada de ar exterior e evitar o embaciamento.
Neutralização/reactivação
do sistema
Rode o manípulo do débito de ar para a esquerda até que todas as luzes avisadoras se apaguem. Esta acção neutraliza todas as funções do sistema O conforto térmico deixa de ser assegurado. Um ligeiro fluxo de ar, devido ao movimento do veículo, permanece todavia perceptível. Rode o manípulo do débito de ar para
a direita ou prima a tecla "AUTO " para reactivar o sistema com os valores precedendo a neutralização.
Evite conduzir durante muito tempo com o sistema neutralizado.
Page 87 of 378

3
O conforto85
Rebatimento do banco a
partir da mala
Cada parte do banco (1/3 ou 2/3) tem o seu próprio comando para desbloquear as costas encosto e respectivo assento a partir da mala. Certificar-se de que nada impede as costas de rebater (encostos de cabeça, cintos de segurança, ...). Verificar também se não existe qualquer objecto capaz de prejudicar o movimento do banco, tanto por cima como por baixo. Puxar o comando a partir da mala.
Bancos traseiros
Encosto de cabeça traseiro
Do mesmo modo, são desmontáveis: Para elevar um encosto de cabeça: Puxar para cima até ao batente. Depois, premir o pino A .
Banco rebatível do lado esquerdo (2/3) ou direito (1/3) para modular o espaço de carga da mala.
Este encosto possui uma posição alta (conforto e segurança) e uma posição baixa (visibilidade para trás).
Nunca conduzir com os encostos de cabeça retirados; estes devem estar colocados na posição alta, com passageiros nos bancos traseiros.
Page 88 of 378

O conforto
86
Rebater o banco
Certificar-se de que nenhum objecto incomoda a manobra do banco, tanto em cima como em baixo. Fazer avançar o banco dianteiro correspondente, se necessário. Verificar o posicionamento do cinto no lado do encosto. Colocar os encostos de cabeça na posição baixa ou, se necessário, retirá-los. Puxar para a frente o comando 1 para destrancar as costas 2 que oscila facilmente no assento 3 .
Reinstalar o banco
Aquando do reposicionamento do banco traseiro, prestar atenção para não dobrar os cintos e posicionar correctamente os fechos.
O assento baixa-se para ser coberto pelas costas; beneficia assim de um piso de mala plano, se o piso móvel estiver na posição intermédia.
Reposicionar as costas e fixá-las, o assento coloca-se igualmente no lugar. Verificar que o avisador vermelho, situado ao nível do comando 1 , já não está visível. Montar novamente ou reinstalar os encostos de cabeça.
Page 90 of 378

O conforto
88
Retrovisores
Retrovisores exteriores
Equipados cada um com um espelho regulável que permite a visualização da zona traseira lateral necessária para as situações de ultrapassagem ou de estacionamento. Os retrovisores podem ser rebatidos para estacionar em passagens estreitas.
Rebatimento
- Automaticamente: trancar o veículo utilizando o telecomando ou a chave. - Manual: com a embraiagem ligada, puxar o comando A para trás.
Regulação
Abertura
- Automaticamente: destrancar o veículo utilizando o telecomando ou a chave. - Manualmente: com a ignição ligada, puxar o comando A para trás.
Coloque o comando A para a direita ou para a esquerda para seleccionar o retrovisor correspondente. Desloque o comando B nas quatro direcções para efectuar a regulação. Coloque novamente o comando A na posição central. Desembaciamento - Descongelamento
O desembaciamento - descongelamento do óculo traseiro só pode ser accionado com o sistema híbrido activo. Se o seu veículo se encontrar equipado com esta função, o desembaciamento - descongelamento dos retrovisores exteriores é efectuado através da pressão no comando de descongelamento do óculo traseiro (ver o ponto "Desembaciamento - Descongelamento do óculo traseiro").
Os objectos observados estão na realidade mais perto do que parecem. Tenha esse facto em conta para avaliar correctamente a distância relativamente aos veículos que se encontram atrás.
Se os retrovisores forem rebatidos
com o comando A , estes não se abrem aquando do destrancamento do veículo. É necessário puxar novamente o comando A .
As funções de rebatimento e abertura dos retrovisores exteriores utilizando o telecomando podem ser neutralizadas através da rede PEUGEOT ou de uma oficina qualificada. Aquando de uma lavagem automática do seu veículo, rebata os retrovisores.
Sendo necessário, é possível rebater manualmente os retrovisores.
Page 91 of 378

3
O conforto89
Regulação
Regule o retrovisor para orientar correctamente o espelho na posição "dia".
Modelo dia/noite manual
Posição dia/noite
Puxe a alavanca para passar à posição antiencandeamento "noite". Empurre a alavanca para passar à posição normal "dia".
Retrovisor interior
Espelho regulável que permite visualizar a zona traseira central. Engloba um dispositivo antiencandeamento que escurece o espelho do retrovisor e reduz a perturbação do condutor devido ao sol, às luzes dos outros veículos...
Modelo dia/noite automático
Graças a um sensor, que mede a luminosidade proveniente da traseira do veículo, este sistema garante de forma automática e progressiva a passagem entre as utilizações de dia e de noite.
Por medida de segurança, os retrovisores deverão ser regulados para reduzir "o ângulo morto".
Para garantir uma visibilidade óptima nas manobras, o retrovisor fica mais claro automaticamente quando a marcha-atrás é engrenada.
Page 93 of 378

4
Os acessos91
Supertrancamento com o telecomando
Premir o cadeado fechado para trancar totalmente o veículo ou premir durante mais de dois segundos o cadeado fechado para também fechar automaticamente os vidros (consoante versão).
Trancamento simples com a chave
Rode a chave para a direita na fechadura da porta do lado do condutor para trancar totalmente o veículo.
Trancar o veículo
Prima o cadeado fechado para trancar totalmente o veículo.
Prima durante mais de dois segundos o cadeado fechado para também fechar automaticamente os vidros (consoante a ve r s ã o).
Trancamento simples com o telecomando
No espaço de cinco segundos, premir novamente o aloquete fechado para supertrancar o veículo.
Se uma porta ou a mala não estiverem correctamente fechadas, o trancamento
não se efectuará. Não obstante, o alarme (se6 o houver) é activado após cerca de 45 segundos. Em caso de destrancamento involuntário e na ausência de qualquer acção em relação às portas ou à mala, o veículo voltará a trancar-se automaticamente após cerca de trinta segundos. Caso o alarme tenha sido previamente activado, não será reactivado automaticamente.
As luzes de mudança de direcção acendem durante alguns segundos. Consoante a versão, os retrovisores exteriores são rebatem-se e o alarme é activado.
O rebatimento e a abertura dos retrovisores exteriores com o telecomando podem ser neutralizados pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.