Peugeot 508 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: PEUGEOT, Model Year: 2014, Model line: 508, Model: Peugeot 508 2014Pages: 352, PDF Size: 13.67 MB
Page 231 of 352

9
229
Verificações
Caixa de velocidades manual
A caixa de velocidades não tem manutenção (ausência de descarga). Consultar o manual de manutenção para ter conhecimento da periodicidade de verificação deste elemento.
Caixa manual pilotada
de 6 velocidades
A caixa de velocidades não tem manutenção (sem mudança de óleo). Consulte o guia de manutenção para ter conhecimento da periodicidade de verificação deste elemento.
Caixa de velocidades
automática
A caixa de velocidades não tem manutenção (ausência de descarga). Consultar o manual de manutenção para ter conhecimento da periodicidade de verificação deste elemento.
O desgaste dos travões depende do tipo de condução, em particular para os veículos utilizados na cidade, em curtas distâncias. Pode ser necessário inspeccionar o estado dos travões, mesmo entre as revisões do veículo. Aquando de uma fuga no circuito, a redução do nível de líquido dos travões indica o desgaste das placas.
Placas dos travões
Para obter informações relativas à verificação do nível de desgaste dos discos dos travões, consulte a rede PEUGEOT ou uma oficina
qualificada.
Estado de desgaste dos
discos dos travões
Travão de estacionamento
eléctrico
Este sistema não necessita de nenhum controlo específico. No entanto, em caso de problemas não hesite em solicitar a verificação do sistema pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Utilize apenas produtos recomendados pela PEUGEOT ou produtos de qualidade e características
equivalentes. Para optimizar o funcionamento de elementos tão importantes como o circuito de travagem, a PEUGEOT selecciona e propõe produtos específicos. Para não danificar os elementos eléctricos, é expressamente proibidoutilizar a lavagem a alta pressão no compartimento do motor.
Travão de estacionamento
Um percurso demasiado elevado do travão de estacionamento ou a constatação de perda de eficácia
deste sistema impõe a regulação mesmo entre revisões. A verificação deste sistema deve ser efectuado pela rede PEUGEOT ou por uma oficina qualificada.
Para mais informações, consulte a rubrica "Travão de estacionamento eléctrico- § Anomalias de funcionamento".
Page 232 of 352

230
Verificações
Aditivo AdBlu ®
para motores Diesel Blue HDi
Para garantir o respeito do ambiente sem alterar o desempenho nem penalizar o consumo de combustível do seu motor Diesel, a PEUGEOT optou por equipar os seus veículos com um sistema eficaz para tratamento de gases de escape, associando o filtro de partículas (FAP) e o tratamento de óxidos de azoto (NOx) através do aditivo AdBlue ® . A PEUGEOT respeita, assim, a regulamentação EURO 6, que impõe aos motores Diesel uma redução importante destes gases.
Apresentação do
sistema SCR
O seu veículo está equipado com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Selectiva), para transformar poluentes (óxidos de azoto, denominados de NOx), em vapor de água e azoto, inofensivos para a saúde.
Aquando da manutenção do seu veículo na rede ou numa oficina qualificada, será efectuado um enchimento completo do depósito de aditivo AdBlue ® para permitir o ® para permitir o ®
correcto funcionamento do sistema SCR.
A partir de cerca de 20 000 km, é necessário repor o nível de aditivo AdBlue ® .
O AdBlue ® encontra-se num
reservatório independente (situado no exterior do veículo, por baixo da mala) e específico, com uma capacidade de cerca de 17 litros.
Page 233 of 352

9
231
Verificações
Indicador de autonomia de AdBlue ®
Quando o reservatório de AdBlue ® estiver cheio, a autonomia do veículo é de cerca de 20 000 km. ® estiver cheio, a autonomia do veículo é de cerca de 20 000 km. ®
Para respeitar as normas sobre as emissões de poluentes, deve seguir rigorosamente as mensagens de alerta. Nunca conduza até esgotar totalmente o aditivo AdBlue ®
Após desligar a ignição, não será possível efectuar novamente o arranque do veículo enquanto não for reposto o nível de aditivo AdBlue ® .
O acendimento deste avisador indica-lhe que a autonomia de aditivo AdBlue ®
é inferior a 2400 km. Deverá proceder rapidamente ao enchimento ou
reposição do nível do reservatório de aditivo AdBlue ® . Ver rubrica "Reposição do nível de aditivo AdBlue ® ".
Entre 2 400 km e 600 km, a luz avisadora acende-se a cada arranque, juntamente com uma mensagem que indica o número de quilómetros que pode percorrer.
Entre 600 km e 0 km, a luz avisadora acende-se de forma intermitente juntamente com uma luz avisadora de serviço e uma mensagem que indica o número de quilómetros que pode percorrer.
Aos 0 km, o arranque é impossível enquanto não for reposto um mínimo de 3,8 litros de aditivo AdBlue ® (equivalente a ® (equivalente a ®
aproximadamente 5000 km de autonomia de aditivo AdBlue ® ). ® ). ®
Pode consultar a autonomia restante premindo este botão situado no quadro de bordo, caso o seu veículo esteja equipado com esta funcionalidade.
Page 234 of 352

232
Verificações
Avaria do sistema SCR
O acendimento destas luzes avisadoras assinala que o seu veículo começa a poluir . poluir . poluir
Tem 1100 km para consultar a rede ou uma oficina qualificada para regular o sistema de injecção. O alerta repetir-se-á a cada 100 km. Para além desses 1100 quilómetros, deixará de ser possível efectuar o arranque do veículo enquanto não solicitar o respectivo controlo.
Indicação de avaria do SCR .
Alerta de avaria antipoluição. Arranque interdito Arranque interdito dentro de 1100 km.
Arranque interdito dentro de 0 km (ou dentro de 0 km (ou "No start in 0 km").
" Avaria antipoluição " "Ava r i a antipoluição: Arranque impossível dentro de xxxx (km/mi) "
Congelamento do aditivo AdBlue ®Congelamento do aditivo AdBlue ®Congelamento do aditivo AdBlue
Quando o veículo tiver sido submetido recentemente a temperaturas exteriores inferiores a -11°C e o avisador antipoluição estiver aceso, o aditivo AdBlue ® pode estar ® pode estar ®
congelado. Estacione o veículo num local mais quente (garagem, ...) durante
cerca de meio dia (duração variável consoante a temperatura do local) até o aditivo ficar novamente líquido. A extinção do avisador antipoluição não é imediata e ocorrerá após vários quilómetros de deslocação do veículo.
Page 235 of 352

9
233
Verificações
Precauções de utilização
O líquido de aditivo AdBlue ® não é inflamável, ® não é inflamável, ®
é incolor e inodoro (se o conservar num local fresco). Para mais informações, consulte as indicações apresentadas no recipiente de AdBlue ® . Utilize apenas aditivo conforme a norma ISO 22241 (AdBlue ® proposto pela rede ® proposto pela rede ®
Após Venda da marca ou por uma oficina qualificada).
Não descarte a embalagem de aditivo AdBlue ® juntamente com o lixo ® juntamente com o lixo ®
doméstico. Elimine-o num contentor próprio para esse efeito ou dirija-se ao seu Ponto de Venda.
Não transporte a embalagem de aditivo AdBlue ® permanentemente no seu ® permanentemente no seu ®
veículo para evitar eventuais riscos de degradação da qualidade do produto. Para conservar ou armazenar o aditivo AdBlue ® , siga as informações da etiqueta da embalagem. Nunca misture água com o aditivo AdBlue ® . Não deite aditivo AdBlue ® no depósito ® no depósito ®
de gasóleo.
Não inale ou ingira o produto. O aditivo AdBlue ® é irritante e ® é irritante e ®
ligeiramente corrosivo. Em caso de contacto, pode causar ferimentos na pele, nos olhos ou no sistema respiratório. Se o aditivo AdBlue ® entrar em ® entrar em ®
contacto com os olhos ou a pele, lave imeditamente com muita água durante pelo menos 15 minutos e consulte um médico. Para mais informações, consulte as indicações apresentadas no recipiente de AdBlue ® .
Page 236 of 352

234
Verificações
Reposição do nível de aditivo AdBlue ®
Para encher o reservatório de aditivo AdBlue ® , recomendamos-lhe que consulte ® , recomendamos-lhe que consulte ®
a rede Após Venda da marca ou uma oficina qualificada. Esta operação de abastecimento faz parte das operações de manutenção do veículo (consulte o guia de manutenção). Em caso de esgotamento completo do aditivo AdBlue ® (mensagem "arranque ® (mensagem "arranque ®
interdito" ou "No start in 0 km"), deixará de ser possível efectuar o arranque do veículo. Para poder efectuar novamente o arranque, tem a possibilidade de efectuar o abastecimento mínimo de 3,8 litros de aditivo AdBlue ® (equivalente a ® (equivalente a ®
aproximadamente 5 000 km de autonomia de aditivo AdBlue ® ) por si próprio, antes ® ) por si próprio, antes ®
de visitar a rede Após Venda para efectuar o enchimento completo do depósito de aditivo AdBlue ® , no mais curto espaço de ® , no mais curto espaço de ®
tempo possível. Se tiver de efectuar pessoalmente a reposição do nível, coloque o veículo numa super fície plana (não em cima de uma berma de um passeio, numa zona inclinada,...) para efectuar um enchimento adequado. Não encha o reservatório quando a
temperatura exterior for inferior a -10°C.
Quando a luz avisadora "UREA" se acender, deve abastecer rapidamente ou repor o nível do reservatório.
Retire a chave da ignição ou, se presente no veículo, pressione o botão START/STOP para desligar o motor. Eleve o tapete da mala e, em seguida, a tampa ou a roda sobresselente para ter acesso ao bujão do reservatório. Desaperte e retire o bujão preto. Desaperte e retire o 2º bujão (azul).
Se for necessário, utilize a ponta chave de fendas da argola de reboque situada na mala.
Retire a tampa do recipiente de aditivo AdBlue ® . Para encher o reservatório, siga as
informações da etiqueta do recipiente.
Se o aditivo AdBlue ® tiver vazado fora ® tiver vazado fora ®
do reservatório, limpe rapidamente com água fria para evitar a cristalização do produto e a degradação dos materiais circundantes.
Se o aditivo AdBlue ® já tiver formado ® já tiver formado ®
cristais, elimine-os com uma esponja e água quente.
Limpe as eventuais gotas de aditivo AdBlue ® . Terminada a reposição do nível, enrosque primeiro o bujão azul e, em seguida, o preto. Aguarde cerca de 5 minutos sem efectuar nenhuma intervenção no veículo (abertura de porta, rádio,…) antes de ligar a ignição.
Page 237 of 352

10
235
Características técnicas
Motores a gasolina1,6 l VTi 120 cv1,6 l THP 15 6 cv1,6 l THP 160 cv
Caixas de velocidades Manual pilotada (6 velocidades) Manual (6 velocidades) Automática (6 velocidades) Manual (6 velocidades)
Tipos Variantes Versões 8D5FH8/P - 8E5FH8/P 8D5FS8/P - 8E5FS8/P 8D5FV8 - 8E5FV8 8D5FNA - 8E5FNA 8D5FVA - 8E5FVA -
Cilindrada (cm 3 ) 1 598 1 598 1 598
Diâmetro x curso (mm) 77 x 85,8 77 x 85,8 77 x 85,8
Pot. máx: norma CE (kW) 85 88 11 0 115 -
Regime de pot. máx. (rpm) 6 000 6 000 -
Binário máx.: norma CE (Nm) 160 240 -
Regime de binário máx. (rpm) 4 250 140 0 -
Combustível sem chumbo Sem chumbo Sem chumbo Sem chumbo
Catalisador sim sim sim
Capacidades de óleo (em litros)
Motor (com troca de filtro) 4,25 4,25 4,25
Motorizações e caixas de velocidades a gaoslina
Page 238 of 352

236
Características técnicas
* O peso em ordem de marcha é igual à tara + condutor (75 kg). ** O peso de reboque com travões pode ser aumentado, de acordo com o limite de MTR A, desde que se reduza a MTAC do veículo tractor; atenção, o reboque com o veículo tractor pouco carregado pode diminuir a respectiva aderência à estrada.
Pesos e cargas rebocáveis (em kg) a gasolina
Os valores de MTR A e de cargas rebocáveis indicadas são válidos para uma altitude máxima de 1000 metros; a carga rebocável mencionada deve ser reduzida em 10 % por incrementos de 1000 metros suplementares. No caso de um veículo tractor, é proibido ultrapassar a velocidade de 100 km/h (respeitar a legislação em vigor no país em utilização). Temperaturas exteriores elevadas podem originar o baixo desempenho do veículo para proteger o motor; quando a temperatura exterior for superior a 37 °C, deve limitar o peso rebocado.
Motores a gasolina1,6 l VTi 120 cv1,6 l THP 15 6 cv
Caixas de velocidades Manual pilotada (6 velocidades) Manual (6 velocidades) Automática (6 velocidades)
Tipos Variantes Versões 8D5FH8/P - 8E5FH8/P 8D5FS8/P - 8E5FS8/P 8D5FV8 - 8E5FV8 8D5FNA - 8E5FNA 8D5FVA - 8E5FVA
Modelo Berlina SW Berlina SW Berlina SW
- Tara 1 390 1 410 1 400 1 420 1 410 1 430
- Peso em ordem de marcha * 1 465 1 485 1 475 1 495 1 485 1 505
- Peso máximo tecnicamente admissível em carga (MTAC) 1 945 2 055 1 995 2 080 2 015 2 100
- Peso total de circulação autorizado (MTR A) em inclinação 12% 3 345 3 355 3 595 3 580 3 615 3 600
- Reboque com travão (no limite de MTR A) em inclinação 10% ou 12% 1 400 1 300 1 600 1 500 1 600 1 500
- Reboque com travão ** (com relação de carga dentro dos limites de MTR A) 1 675 1 575 1 875 1 775 1 875 1 755
- Reboque sem travão 730 74 0 735 74 5 74 0 750
- Peso recomendado no ponto de engate 75 75
Page 239 of 352

10
237
Características técnicas
Motor a gasolina1,6 l THP 160 cv
Caixa de velocidades Manual (6 velocidades)
Tipos Variantes Versões -
Modelo Berlina SW
- Tara - -
- Peso em ordem de marcha * - -
- Peso máximo tecnicamente admissível em carga (MTAC) - -
- Peso total de circulação autorizado (MTR A) em inclinação 12% - -
- Reboque com travão (no limite de MTR A) em inclinação 10% ou 12% - -
- Reboque com travão ** (com relação de carga dentro dos limites de MTR A) - -
- Reboque sem travão - -
- Peso recomendado no ponto de engate -
* O peso em ordem de marcha é igual à tara + condutor (75 kg). ** O peso de reboque com travões pode ser aumentado, de acordo com o limite de MTR A, desde que se reduza a MTAC do veículo tractor; atenção, o reboque com o veículo tractor pouco carregado pode diminuir a respectiva aderência à estrada.
Pesos e cargas rebocáveis (em kg) a gasolina
Os valores de MTR A e de cargas rebocáveis indicadas são válidos para uma altitude máxima de 1000 metros; a carga rebocável mencionada deve ser reduzida em 10 % por incrementos de 1000 metros suplementares. No caso de um veículo tractor, é proibido ultrapassar a velocidade de 100 km/h (respeitar a legislação em vigor no país em utilização). Temperaturas exteriores elevadas podem originar o baixo desempenho do veículo para proteger o motor; quando a temperatura exterior for superior a 37 °C, deve limitar o peso rebocado.
Page 240 of 352

238
Características técnicas
Motor Diesel1,6 l HDI 110 cv
Caixa de velocidades Manual (5 velocidades) Manual pilotada (6 velocidades)
Tipos Variantes Versões 8D9HL0 - 8E9HL0 8D9HR8/PS - 8E9HR8/PS
Modelo Berlina SW Berlina SW
Cilindrada (cm3) 1 560 1 560
Diâmetro x curso (mm) 75 x 88,3 75 x 88,3
Pot. máx: norma CE (kW) 84 84
Regime de pot. máx. (rpm) 3 600 3 600
Binário máx.: norma CE (Nm) 240 270
Regime de binário máx. (rpm) 1 750 1 750
Combustível Gasóleo
Catalisador sim
Filtro de partículas sim
Capacidades de óleo (em litros)
Motor (com troca de filtro) 3,25
Motorizações e caixas de velocidades Diesel