TOYOTA PROACE VERSO 2020 Manual de utilização (in Portuguese)
Manufacturer: TOYOTA, Model Year: 2020, Model line: PROACE VERSO, Model: TOYOTA PROACE VERSO 2020Pages: 418, PDF Size: 40.33 MB
Page 241 of 418

241
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Este nível de alerta baseia-se no tempo antes da colisão. Leva em consideração a dinâmica do veículo, as velocidades do seu veículo e a do veículo que o antecede, as condições ambientais, a situação de vida (em cur va, pressão nos pedais, etc.) para accionar o alerta no instante mais pertinente.
Nível 2: alerta visual e sonoro que lhe indica a iminência de uma colisão.É apresentada uma mensagem que lhe indica que deverá travar.
Quando a velocidade do seu veículo for demasiado elevada ao aproximar-se de outro veículo, o primeiro nível de alerta pode não ser apresentado: o nível de alerta 2 pode ser apresentado diretamente.Por outro lado, o nível 1 de alerta nunca é apresentado com o limite de accionamento " Próximo ".Condições meteorológicas degradadas (chuva muito forte, neve acumulada em frente ao radar e à câmara) podem impedir o funcionamento do sistema, com a visualização de uma mensagem de problema de funcionamento. A função permanece indisponível até ao desaparecimento da mensagem.
Programação dos limites de accionamento do alerta
Os limites de accionamento do alerta determinam a forma como pretende ser informado sobre a presença de um veículo em movimento ou parado à sua frente, ou um peão na sua via de circulação.Pode seleccionar um destes três limites:- " Distante ", para ser informado de forma antecipada (condução prudente).
- " Normal ".- " Próximo ", para ser informado mais tardiamente.
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
O limite atual pode ser modificado através do menu de configuração do veículo através do sistema áudio ou do ecrã tátil.
6
Condução
Page 242 of 418

242
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Este sistema, também denominado de travagem automática de emergência, tem como objectivo reduzir a velocidade de impacto ou evitar a colisão frontal do seu veículo (entre 5 km/h e 140 km/h) em caso de ausência de intervenção do condutor.Através do radar e da câmara, este sistema age sobre a travagem do veículo.
Sistema de travagem
autónoma
A qualquer instante o condutor pode recuperar o controlo do veículo exercendo uma forte acção no volante e/ou no pedal do acelerador.
O funcionamento do sistema pode manifestar-se através de ligeiras vibrações no pedal de travão.Em caso de paragem completa do veículo, a travagem automática é mantida 1 a 2 segundos.Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades manual, em caso de travagem de emergência até à paragem completa do veículo, este pode ir abaixo.Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática, em caso de travagem automática de emergência até à paragem completa do veículo, o arranque é efectuado novamente; pressione o pedal de travão.
Quando a função de travagem automática de emergência não estiver activada, é informado através da visualização fixa desta luz avisadora acompanhada por uma mensagem.
Se o radar e a câmara tiverem confirmado a presença de um veículo ou de um peão, esta luz avisadora acende-se de forma intermitente quando o sistema for activado.
Importante: em caso de accionamento da travagem automática de emergência, deverá recuperar o controlo do seu veículo e travar com o pedal para completar ou concluir a travagem automática.
Condução
Page 243 of 418

243
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Desactivação/Activação do
alerta e da travagem
Por defeito, em cada arranque, a função é activada automaticamente.
Sistema de travagem autónoma de emergência com detecção de peões
No caso de o condutor não travar com força suficiente para evitar o acidente, este sistema completará a travagem.Esta travagem apenas ocorre se efectuar uma pressão no pedal de travão.
Em caso de anomalia, é informado através da visualização desta luz avisadora acompanhada por um sinal sonoro e por uma mensagem.Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Anomalia de funcionamento
A câmara pode ser perturbada ou não funcionar nas seguintes situações:- más condições de visibilidade (iluminação insuficiente do solo, queda de neve ou de chuva, nevoeiro, ...),- encandeamento (luzes de um veículo que circule em sentido inverso, sol de frente, reflexos em solo molhado, saída de túneis, alternância entre sombras e luzes, ...),- zona do pára-brisas situada em frente à câmara: suja, embaciada, congelada, com neve, danificada ou tapada com um autocolante.O funcionamento do radar, situado no pára-choques dianteiro, pode ser perturbado em determinadas condições climáticas, exemplos: acumulação de neve, de gelo, de lama, ...
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
Este sistema pode ser desativado ou ativado através do menu de configuração do veículo.
6
Condução
Page 244 of 418

244
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Limpe o pára-choques dianteiro, retirando a neve, a lama, ...
Se um dos dois sensores (câmara ou radar) estiver tapada ou a sua visibilidade for reduzida enquando a de outro sensor está normal, o sistema continuará a funcionar, mas com um desempenho reduzido. Isto não é assinalado através de nenhuma mensagem ou luz avisadora.Para garantir o funcionamento correcto do radar, não pinte novamente a pintura do pára-choques do veículo.
Limpe regularmente o pára-brisas em frente à câmara.Não deixe neve acumular-se sbre o capô do motor ou no tejadilho do veículo uma vez que pode tapar a câmara de detecção.
Condução
Page 245 of 418

245
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Aviso de saída de faixa de rodagem
Com sistema áudio
Activação/Desactivação
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-se e o sistema é activado.
F Pressione este botão, a
respectiva luz avisadora apaga-se e o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
Para desactivar o sistema:
A activação ou desactivação da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
Sistema que reconhece as linhas contínuas ou descontínuas, situadas nas vias de circulação, através de uma câmara e acciona um alerta de caso de desvio do veículo.Se a luz de mudança de direcção não for activada a uma velocidade superior a 80 km/h e se verificar um risco de transposição involuntária das linhas no solo, o sistema acciona o alerta.A utilização deste sistema é, principamente, ideal nas auto-estradas e vias rápidas.
Detecção - Alerta
O alerta é dado pela luz avisadora que acende de forma intermitente no painel de instrumentos, acompanhada por um sinal sonoro.
Não é transmitido nenhum alerta quando a luz de mudança de direcção estiver activada e durante cerca de 20 segundos após a desactivação da luz de mudança de direcção.
O sistema de Aviso de Saída de Faixa de Rodagem não pode em circunstância alguma substituir a atenção necessária por parte do condutor.É necessário respeitar o código da estrada e efectuar uma pausa a cada duas horas.
6
Condução
Page 246 of 418

246
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Anomalia do
funcionamento
Com ecrã táctil
Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
A luz avisadora deste botão acende-se de forma intermitente.
A tecla acende-se de forma intermitente e é apresentado um defeito.
Consoante o equipamento do seu veículo:
A detecção pode ser perturbada:- se as marcas no solo estiverem gastas e com pouco contraste com o revestimento da estrada,- se o pára-brisas estiver sujo,- em determinadas condições meteorológicas extremas: nevoeiro, fortes chuvas, neve, sombras, fortes raios solares e exposição directa ao sol (sol baixo, saída de túnel, ...). ou
A ativação ou a desativação da função é efetuada através do menu de configuração do veículo.
Condução
Page 247 of 418

247
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Alerta da concentração do condutor
O sistema é reinicializado se se verificar uma das condições seguintes:- motor em funcionamento, veículo imobilizado há mais de 15 minutos,- ignição desligada há alguns minutos,- cinto de segurança do condutor removido e a respectiva porta aberta.
Quando a velocidade do veículo for inferior a 65 km/h, o sistema é colocado em standby.O tempo de deslocação é novamente contabilizado a partir do momento em que a velocidade for superior a 65 km/h.
Este sistema não pode, em caso algum, substituir a vigilância do condutor.Não conduza se se sentir cansado.
O sistema acciona um alerta assim que detectar que o condutor não efectua nenhuma pausa há mais de duas horas de condução a uma velocidade superior a 65 km/h.
É recomendado que efectue uma pausa assim que se sentir cansado ou, pelo menos, a cada duas horas.Dependendo da versão, o veículo tem apenas o "Sistema de aviso de tempo de condução" , ou tem este combinado com o "Alerta da concentração do condutor".
Aviso de tempo de
condução
Activação/Desactivação
Este alerta traduz-se na visualização de uma mensagem que lhe propõe que seja efectuada uma pausa, acompanhada por um sinal sonoro.Se o condutor não seguir esta recomendação, o alerta é repetido todas as horas até à paragem do veículo.
Com sistema de áudio ou ecrã tátil
A ativação ou a desativação da função é efetuada através do menu de configuração do veículo.
6
Condução
Page 248 of 418

248
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Através de uma câmara colocada na parte superior do pára-brisas, o sistema avalia o estado de vigilância do condutor ao identificar os desvios de trajectória relativamente às marcações no solo.Esta função é particularmente adaptada para vias rápidas (velocidade superior a 65 km/h).
Alerta da concentração do
condutorDependendo da versão, o "Sistema de aviso de tempo de condução" pode ser combinado com o "Alerta da concentração do condutor".
O sistema não pode, em caso algum, substituir a vigilância do condutor.Nunca pegue no volante se estiver cansado ou sob efeito de medicamentos que possam provocar sonolência.
A partir do momento em que o sistema estima que o comportamento do veículo traduz um determinado limite de cansaço ou de distracção do condutor acciona o primeiro nível de alerta.
Após três alertas de primeiro nível, o sistema acciona um novo alerta com a mensagem " Faça uma pausa! ", acompanhada por um
sinal sonoro mais pronunciado.
Em determinadas condições de condução (piso degradado ou ventos fortes), o sistema pode emitir alertas independentemente do estado de vigilância do condutor.
O sistema pode ser perturbado ou não funcionar nas seguintes situações:- más condições de visibilidade (iluminação insuficiente do solo, queda de neve, chuva forte, nevoeiro intenso, ...),- encandeamento (luzes de um veículo que circula em sentido inverso, sol de frente, reflexos no solo molhado, saída de túnel, alternância entre sombras e luzes, ...),- zona do pára-brisas situada em frente à câmara: suja, embaciada, congelada, com neve, danificada ou tapada com um autocolante,- marcações no solo ausentes,
gastas, tapadas (neve, lama) ou múltiplas (zonas de obras, ...),- distância reduzida com o veículo que o antecede (marcações no solo não detectadas),- ruas estreitas, sinuosas, ...
O condutor é, então, informado através da mensagem " Tenha cuidado! ", acompanhada de um sinal sonoro.
Condução
Page 249 of 418

249
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Função de monitorização do ângulo morto
Um avisador luminoso fixo é apresentado no retrovisor do lado em questão:- de uma forma imediata, quando o veículo for ultrapassado,- após cerca de um segundo, quando for efectuada uma ultrapassagem lenta a um veículo.
Este sistema de ajuda à condução informa o condutor relativamente à presença de outro veículo nas zonas de ângulo morto do seu veículo (zonas ocultas do campo de visão do condutor), sempre que este apresentar um potencial perigo.
O alerta é apresentado por um avisador que se acende no retrovisor do lado em questão assim que um veículo - automóvel, camião, bicicleta - for detectado e estiverem reunidas as seguintes condições:- todos os veículos circulem no mesmo sentido e em vias contíguas,- a velocidade do seu veículo estiver entre 12 km/h e 140 km/h,- quando ultrapassa um veículo com com uma diferença de velocidade inferior a 10 km/h,- quando um veículo o ultrapassar com um diferença de velocidade inferior a 25 km/h,- o fluxo de circulação for fluido,- no caso de manobra de ultrapassagem, se esta se prolongar e o veículo ultrapassado regressar à zona de ângulo morto,- se circular numa via em linha recta ou em curva ligeira,- o seu veículo não possuir um reboque, caravana...
Este sistema foi concebido para melhorar a segurança de condução e não deverá, em caso algum, substituir a utilização dos retrovisores exteriores e interiores. É da responsabilidade do condutor controlar permanentemente o estado da circulação, avaliar a distância e a velocidade relativa dos outros veículos, antecipar as suas manobras antes de decidir mudar de via.A Função de monitorização do ângulo morto não substitui a vigilância do condutor.
6
Condução
Page 250 of 418

250
ProaceVerso_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Não será apresentado nenhum alerta nas seguintes condições:- na presença de objectos imobilizados (veículos estacionados, guias de segurança, postes de iluminação, painéis...),- com veículos no sentido de circulação inverso,- em condução numa estrada sinuosa ou em caso de curvas pronunciadas,
- em caso de ultrapassagem de um (ou por um) veículo demasiado longo (camião, autocarro...) que seja detectado simultaneamente numa zona de ângulo morto atrás e esteja presente no campo de visão do condutor à frente,- em caso de circulação muito densa: os veículos, detectados à frente e atrás, são confundidos com um camião ou objecto fixo,- aquando de uma manobra de ultrapassagem rápida.
A activação ou desactivação da função é efectuada pelo menu de configuração do veículo.
Activação/Desactivação
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora acende-
se e o sistema é activado.
F Pressione este botão, a respectiva luz avisadora apaga-se e o sistema é desactivado.
Para activar o sistema:
Para desactivar o sistema:
Com sistema áudio
Condução