Peugeot 508 2014 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: PEUGEOT, Model Year: 2014, Model line: 508, Model: Peugeot 508 2014Pages: 352, PDF Size: 13.67 MB
Page 101 of 352

3
99
O conforto
508_pt_Chap03_confort_ed01-2014
Modo de aquecimento
programável
É um sistema adicional e autónomo que reaquece a saída de água quente do motor diesel, a fim de melhorar as prestações de desembaciamento e pré-aquecer o habitáculo.
Esta luz só acende quando o sistema for programado em modo de aquecimento programável.
Com o contacto ligado, prima o manípulo da esquerda no volante para aceder ao menu geral.
Programação
No "Main Menu" (Menu geral), seleccione "Pre-heating / Pre-ventilation" (Pré-aquecimento/Pré-ventilação),
Oculte "Activation" (Activação) e, se necessário para a programação, seleccione "Parameters" (Parâmetros),
Seleccione "Heating" (Aquecimento) para pré-aquecer o motor e o habitáculo ou "Ventilation" (Ventilação) para ventilar o
habitáculo,
Aquecimento/Ventilação programável
Modo de ventilação
programável
Este modo permite ventilar o habitáculo com ar exterior para melhorar a temperatura de acolhimento em condições estivais.
Page 102 of 352

100
O conforto
508_pt_Chap03_confort_ed01-2014
Seleccione: - imediato para iniciar o aquecimento ou a ventilação (depois de "OK" validado), - o primeiro relógio para programar/memorizar a sua hora de partida, - o segundo relógio para programar/memorizar uma segunda hora de partida. Em função da hora de partida escolhida, o sistema calcula automaticamente o momento ideal de arranque.
A activação imediata e programada do modo de ventilação depende das condições de temperatura no interior e exterior do veículo.
Desligar sempre o aquecimento programável durante o abastecimento de combustível, a fim de evitar o risco de incêndio ou de explosão. Para evitar os riscos de intoxicação ou de asfixia, o aquecimento não deve ser
utilizado, mesmo por curtos períodos, em meio fechado, como uma garagem ou oficina, não equipado com um sistema de aspiração dos gases de escape. Não estacione o veículo numa super fície inflamável (ervas secas, folhas mortas, papéis, etc.) por causa do risco de incêndio.
Graças aos dois relógios e consoante as épocas, por exemplo, pode seleccionar uma ou outra hora de partida. Uma mensagem no visor do quadro de bordo confirma a selecção.
Só é possível activar um único pré-aquecimento/pré-ventilação programado(a) ou imediato(a) entre dois arranques do veículo.
O aquecimento e a ventilação em modo imediato ou programável não se activam quando: - o nível de combustível é insuficiente, - a carga da bateria é baixa.
A programação do aquecimento e da ventilação exige a neutralizaçãoprévia da vigilância volumétrica e anti-levantamento do alarme (ver a rubrica "Alarme").
Page 103 of 352

4
101
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Arranque-paragem do motor Com caixa manual , coloque a alavanca de velocidades em ponto morto. Com caixa manual pilotada , coloque a alavanca de velocidades em N . Com caixa de velocidades automática , coloque a alavanca de velocidades em P ou N .
Inserir a chave na ignição. Rodar a chave a fundo para o quadro de bordo na posição 3 (Arranque) . Assim que o motor ligar, soltar a chave.
Arranque com a chave
Paragem com a chave
Imobilizar o veículo. Rodar a chave a fundo para si na posição 1 (Stop) . Retirar a chave do contactor.
Para os veículos Diesel, com muito frio, o arranque só será efectuado após a extinção do avisador de pré-aquecimento.
Esquecimento da chave
Em caso de esquecimento da chave na ignição, ouve-se um sinal sonoro aquando da abertura da porta do condutor.
Se uma das condições de arranque não for aplicada, é visualizada uma mensagem de lembrança no quadro de bordo. Em
certos casos, é necessário manobrar o volante premindo o botão "START/STOP" para ajudar ao desbloqueio da coluna de direcção, é avisado por uma mensagem.
Se o veículo não estiver imobilizado, o motor não se desliga. Com a chave electrónica no interior do veículo, carregue no pedal do travão para os veículos com caixa automática ou caixa manual pilotada ou desembraie a fundo para os veículos com caixa manual e mantenha o pedal carregado até o motor arrancar.
Arranque com a chave
electrónica
Prima o botão " START/STOP ".
Paragem com a chave
electrónica
Imobilize o veículo.
Com a chave electrónica interior do veículo, prima o botão " START/STOP ".
O motor desliga-se e a coluna de direcção bloqueia-se.
Posição acessórios
Com a chave electrónica no interior do veículo, uma pressão no botão "START/STOP", sem nenhuma acção nos pedais, permite a activação ou desactivação da ignição e activar os acessórios.
Page 104 of 352

102
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Protecção anti-roubo
Antiarranque electrónico
As chaves possuem um chip electrónico que possui um código secreto. Ao ligar a ignição, este código deve ser reconhecido para que o arranque seja possível. Este antiarranque electrónico bloqueia o sistema de controlo do motor, alguns instantes após o desligar da ignição e impede o arranque do motor por intrusão.
No caso de problema de funcionamento é advertido através de uma mensagem no ecrã do quadro de bordo. Nesse caso, não é possível efectuar o arranque do veículo; consulte rapidamente a rede PEUGEOT. Arranque de emergência com a chave electrónica
Quando a chave electrónica se encontra na zona definida e o seu veículo não arranca, após uma pressão do botão "START/STOP" : Abra o alojamento situado debaixo do botão "START/STOP". Introduza a chave electrónica no espaço A . Prima o botão "START/STOP".
Uma vez ligado o veículo, pode retirar a chave electrónica e fechar o alojamento.
Paragem de emergência com a chave electrónica
Apenas em caso de emergência, o motor pode ser desligado sem condições. Para isso, prima durante três segundos o botão "START/STOP". Neste caso, a coluna de direcção bloqueia-se quando o veículo se imobiliza. Se a chave electrónica não se encontrar na zona definida quando solicita a paragem do motor, aparece uma mensagem no quadro de bordo. Prima durante três segundos o botão "START/STOP" se pretender forçar a paragem do motor (atenção, o rearranque não será possível sem a chave).
A chave electrónica deve ficar no interior do veículo quando utilizada.
Page 105 of 352

4
103
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Aconselhamos que não engrene o travão de estacionamento em caso de muito frio (gelo) e em caso de reboque. (desempanagem, caravana, ...). Para estas situações, desactive as funções automáticas ou desengrene manualmente o travão de estacionamento.
Antes de sair do veículo, verifique que os avisadores P do travão de estacionamento se encontram acesos de forma fixa no quadro de bordo e no manípulo A . A . A
O travão de estacionamento eléctrico conjuga dois modos de funcionamento: - Engrenamento/Desengrenamento automático O engrenamento é automático aquando da paragem do motor, o desengrenamento é automático quando o veículo é colocado em movimento (activados por defeito),
- Engrenamento/Desengrenamento manual O engrenamento manual do travão de estacionamento faz-se puxando o manípulo de comando A . O desengrenamento faz-se empurrando e, depois, soltando o manípulo e, ao mesmo tempo, pressionando o pedal do travão. Aquando da abertura da porta do condutor, ouve-se um sinal sonoro e uma mensagem é apresentada se o travão não estiver engrenado.
Programação do modo
Consoante o país de comercialização do veículo, o engrenamento automático ao desligar o motor e desengrenamento automático ao colocar o veículo em movimento podem ser desactivadas.
Com o veículo parado, motor em funcionamento ou desligado, puxe o manípulo A .
Engrenamento manual
A activação/desactivação é feita através do menu situado no ecrã do quadro de bordo.
O engrenamento e o desengrenamento do travão de estacionamento é efectuado manualmente.
O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:
- pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A .
- pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
Ao abrir a porta do condutor, com o motor em funcionamento, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem se o travão de estacionamento não se encontrar engrenado. Excepto se, com uma caixa de velocidades automática, a alavanca de velocidades estiver na posição P (Park).
Travão de estacionamento eléctrico
Se este avisador se acender no quadro de bordo, o modo automático está desactivado.
Page 106 of 352

104
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento, para desengrenar o travão de estacionamento, pressione o pedal do travão , empurre e depois solte o manípulo A . O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado:
Desengrenamento manual
- pela extinção do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A ,
- pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado".
Se utilizar o manípulo A , sem pressionar o pedal de travão, o travão de estacionamento não é desengrenado e uma mensagem aparece no quadro de bordo.
Em caso de necessidade, poderá efectuar um engrenamento máximo do travão de estacionamento. Esta pode ser obtido puxando continuamente o manípulo A , até que seja apresentada a mensagem "Travão de estacionamento engrenado ao máximo" e um sinal sonoro. O engrenamento máximo é indispensável: - num veículo com uma caravana atrelada ou com um reboque, quando as funções automáticas estão activadas e necessita efectuar uma engrenagem manual, - quando as condições de inclinação forem susceptíveis de variar durante o estacionamento (exemplos: transporte num barco, camião, reboque).
Engrenamento máximo
Antes de sair do veículo, verifique que os avisadores de travão de estacionamento se encontram acesos de forma fixa no quadro de bordo e no manípulo A . Não deixe uma criança sozinha no interior do veículo, com a ignição ligada, uma vez que esta poderá desengrenar o travão de estacionamento.
Engrenamento automático,
motor desligado
- pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A ,
- pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado".
Com o veículo parado, o travão de estacionamento engrena-se automaticamente ao desligar o motor. O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:
Em caso de reboque, de veículo carregado ou de estacionamento numa zona com uma forte inclinação, efectue um engrenamento máximo e vire as rodas para o passeio e engrene uma velocidade depois de estacionar. Após um engrenamento máximo, o tempo de desengrenamento é mais longo.
Page 107 of 352

4
105
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Desengrenamento
automático
O travão de estacionamento desengrena-se automática e progressivamente quando o veículo é colocado em movimento: Caixa de velocidades manual: pressione a fundo o pedal de embraiagem, engrene a 1ª velocidade ou a marcha-atrás, pressione o pedal do acelerador e solte a embraiagem. Caixa manual pilotada : seleccione a posição A , M ou R depois pressione o pedal do acelerador. Caixa de velocidades automática : seleccione a posição D , M ou R depois pressione o pedal do acelerador. O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado:
- pela extinção do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A ,
- pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desengrenado".
Com o veículo parado, motor em funcionamento, não acelere desnecessariamente, uma vez que corre o risco de desengrenar o travão de estacionamento.
Antes de sair do veículo, verifique se os avisadores do travão de estacionamento se encontram acesos de forma fixa no quadro de bordo e no manípulo A .
Imobilização do veículo
motor em funcionamento
Com o motor em funcionamento e o veículo parado, é indispensável engrenar o travão de
estacionamento manualmente , puxando o manípulo A , para imobilizar o veículo. O engrenamento do travão de estacionamento é assinalado:
- pelo acendimento do avisador de travagem e do avisador P no manípulo A ,
- pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento engrenado"
Ao abrir a porta do condutor, é emitido um sinal sonoro e é apresentada uma mensagem, se o travão de estacionamento não se encontrar engrenado. Excepto se, com uma caixa de velocidades automática, a alavanca de velocidades de encontrar na posição P (Park).
Situações particulares
Em determinadas situações (arranque do motor, ...), o travão de estacionamento pode ajustar sozinho o seu nível de esforço. Este é
um funcionamento normal. Para deslocar o seu veículo alguns centímetros sem ligar o motor, com a ignição ligada, pressione o pedal de travão e desengrene o travão de estacionamento, empurrandoe, em seguida, soltando o manípulo A . O desengrenamento completo do travão de estacionamento é assinalado pela extinção do avisador no manípulo A do avisador no quadro de bordo e pela apresentação da mensagem "Travão de estacionamento desactivado". Em caso de problema de funcionamento do travão de estacionamento na posição engrenada ou de uma avaria da bateria, é sempre possível efectuar um desengrenamento de emergência. De modo a garantir o seu bom funcionamento e, a sua segurança, o número de engrenamentos/desengrenamentos sucessivos do seu travão de estacionamento está limitado a oito vezes. Em caso de abuso, é alertado pela mensagem "Travão de estacionamento avariado" e um avisador pisca.
Page 108 of 352

106
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Travagem de emergência
Em caso de avaria de travagem pelo pedal do travão, puxe de forma contínua o manípulo Apara parar o veículo. O controlo dinâmico de estabilidade garante a estabilidade aquando da travagem de emergência. Em caso de avaria da travagem de emergência, a mensagem "Defeito do travão de estacionamento" é apresentada.
Em caso de avaria do sistema CDS assinalada pelo acendimento deste avisador, a estabilidade da travagem não é garantida. Neste caso, a estabilidade deverá ser
assegurada pelo condutor, repetindo sucessivamente a acção de "puxar-soltar" o manípulo A .
Desengrenamento de emergência
Se o seu veículo assim estiver equipado, recupere o calço B do veículo, situado no piso da mala. Em terreno inclinado, calce o veículo colocando o calço à frente ou atrás de uma roda dianteira, no sentido contrário à inclinação. Em terreno plano, calce o veículo colocando o calço à frente ou atrás de uma roda dianteira.
No caso de avaria do travão de estacionamento eléctrico ou avaria da bateria, um comando mecânico de emergência permite desengrenar manualmente o travão de
estacionamento. Imobilize o veículo (ou bloqueie-o, com o pedal do travão pressionado), motor em funcionamento, engrenando a primeira velocidade (caixa de velocidades manual), a posição P (caixa de velocidades automática) ou M ou R (caixa manual pilotada). Desligue o motor mais mantenha a ignição ligada. Se a imobilização do veículo for impossível, não accione o comando e consulte rapidamente a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada.
A travagem de emergência deverá ser utilizada apenas em situações excepcionais.
Page 109 of 352

4
107
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Passe os dedos por baixo do rebordo do
fole (por baixo da tampa da alavanca de velocidades). Desengate a tampa afastando as linguetas (situadas em baixo), depois, retire o conjunto tampa-fole.
Após um desbloqueio de emergência, a manutenção do veículo não é mais garantida a partir do momento que o desbloqueio mecânico de emergência
é iniciado e o comando mecânico não permita a reactivação do travão de estacionamento. Não efectue qualquer acção, no manípulo A ou de paragem/rearranque do motor quando o comando de desbloqueio está accionado. Consultar a rede PEUGEOT ou uma oficina qualificada. O comando C não lhe permite engrenar o travão de estacionamento. Para engrenar o travão de estacionamento eléctrico (após resolução da avaria da bateria), efectue uma tiragem longa no manípulo do comando A até à intermitência do A até à intermitência do Aavisador do travão de estacionamento (!) no quadro de bordo, depois, efectue uma segunda tiragem longa até ao acendimento fixo deste avisador.
Rode o conjunto tampa-fole para aceder
ao manípulo. Puxe com força o comando C para desbloquear o travão. Um forte estalido confirma o desbloqueio do mesmo. Assegure-se de que coloca o comando novamente no respectivo alojamento. Instale novamente o conjunto tampa-fole.
Page 110 of 352

108
Condução
508_pt_Chap04_conduite_ed01-2014
Anomalias de funcionamento
Em caso de acendimento da luz avisadora de defeito do travão de estacionamento eléctrico e de um dos avisadores apresentados nestas tabelas, coloque o veículo numa situação de segurança (solo plano, velocidade engrenada) e consulte uma oficina qualificada ou a rede PEUGEOT.
SituaçõesConsequências
Visualização da mensagem " Defeito travão de estacionamento " e dos seguintes avisadores: - As funções automáticas são desactivadas. - A ajuda ao arranque numa zona inclinada está indisponível. - O travão de estacionamento eléctrico só pode ser utilizado manualmente.
Visualização da mensagem " Defeito de travão de estacionamento " e dos seguintes avisadores: - O desengrenamento manual do travão de estacionamento eléctrico está disponível apenas através de pressão no pedal do acelerador e soltando o manípulo. - A ajuda ao arranque numa zona inclinada está indisponível. - As funções automáticas e o engrenamento manual permanecem disponíveis.
Visualização da mensagem " Defeito travão de estacionamento " e dos seguintes avisadores: - As funções automáticas são desactivadas. - A ajuda ao arranque em declive está indisponível.