Hyundai Elantra 2004 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2004, Model line: Elantra, Model: Hyundai Elantra 2004Pages: 286, PDF Size: 10.79 MB
Page 101 of 286

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
87
!AVISO:
o Mantenha o interruptor principal desligado quando não estiver a utilizar o controlo de velocidade.
o Não utilize o controlo de
velocidade em situações em quepossa não ser seguro manter o veículo a uma velocidade constante, por exemplo aoconduzir com tráfego intenso ou em piso escorregadio (chuva gelo ou neve) ou em estradas sinuosasou com subidas ou descidas com uma inclinação superior a 6%.
o Dê uma atenção especial às
condições do trânsito sempreque utilizar o sistema de controlo de velocidade.
o Ao utilizar o controlo de velocidade com um veículo comcaixa manual, não passe paraponto morto sem premir o pedal da embraiagem, pois isso faz com que o motor atinja rotaçõesexcessivas. Se isso acontecer, prima a embraiagem ou liberte o interruptor principal.
B660F01E-APT Para Seleccionar uma Velocidade Inferior 1. Empurre o interruptor para baixo
para a posição "SET (COAST)" e mantenha-o nessa posição. O veículo desacelera.
2. Quando tiver alcançado a velocidade desejada, liberte o interruptor decontrolo. Enquanto mantiver premido o interruptor de controlo, avelocidade do veículo vai diminuindo gradualmente. B660B01E o Quando o controlo de velocidade
está activado, se for premido opedal do travão, é normal ouvir o sistema de controlo develocidade a ser desactivado, isto é uma indicação do funcionamento normal dosistema.
o Quando o sistema de controlo
de velocidade está a ser utilizado,se a posição "SET (COAST)" for activada ou reactivada depois de ter sido aplicado o travão, o sistema de controlo da velocidade é activado passadostrês segundos. Este atraso é nor- mal.
Page 102 of 286

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
88COMANDOS DE AQUECIMENTO E REFRIGERAÇÃO
B710A02E
B710A01E-GPT (Se instalado)
SB710B1-FPVENTILADOR LATERAL Os ventiladores laterais estão localizados em cada extremidade do tablier. Os botões dos ventiladoreslaterais servem para direccionar e controlar a quantidade de ar que passa pelos ventiladores laterais.Os ventiladores abrem-se quando o botão é deslocado para a posição ( ). Os ventiladores são fechados quandoo botão é deslocado para a aposição ( ). Mantenha estes ventiladores semprelimpos.
1. Bocal do desembaciador lateral
2. Ventiladores laterais
3. Ventilador do desembaciar do pára-brisas
4. Ventilador central SB710A1-FP VENTILADOR CENTRAL Os ventiladores centrais estão localizados ao centro do tablier. Paracontrolar e direccionar o fluxo de ar, rode os botões de controlo conforme o desejado.
Page 103 of 286

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
89COMANDO AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO
Este modelo tem três comandos para o sistema de aquecimento e arrefecimento;
1. Comando de passagem de ar.
2. Comando de entrada de ar.
3. Comando de temperatura.
4. Comando de velocidade do ventilador.
HXDOM046 B670D01EHXDFL539
1
2
3
4
ZB440A1-AP Tipo giratório (Se instalado)
B670D01E-APTComando do fluxo de ar Este comando é usado para dirigir o fluxo do ar. O ar pode ser dirigido para o chão, para as saídas no tablier ou para o pára-brisas. São usados 5símbolos para representar as direcções: Nível da Cara; Nível Duplo; Nível doChão; Nível do Chão e Pára-brisas e Desembaciador do pára-brisas. Saída de ar ao nível da cara
Ao seleccionar esta modalidade, o ar será direccionado através dosventiladores ao nível da cara.
Page 104 of 286

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
90
HXDFL541
HXDFL543HXDFL540
Saída de ar aos níveis da cara e do chão
O ar é direccionado através dos ventiladores ao nível da cara e ao nível do chão. Saída de ar ao nível do chão
O fluxo de ar provém das saídas do piso, dos bocais do desembaciador do pára-brisas, do bocal do desembaciador lateral e do ventiladorlateral. Saída de ar aos níveis do chão e desembaciador
O fluxo de ar provém dos bocais do desembaciador do pára-brisas, das saídas do piso, do bocal do desembaciador lateral e do ventiladorlateral. Se o modo "Chão a Desembaciador" está seleccionado, o ar condicionadoliga-se automaticamente e muda para o modo "Fresco".
Page 105 of 286

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
91
Saída de ar para o pára-brisas
O fluxo de ar provém dos bocais do desembaciador do pára-brisas, dobocal do desembaciador lateral e ventilador lateral. Se o modo "Pára-brisas" forseleccionado, o ar condicionado liga- se automaticamente e muda para o modo "Fresco".
HXDFL542
B670C01E
Com a modalidade de ar "Fresco" seleccionada, o ar exterior entra noveículo e é quecido ou arrefecido, conforme as outras funções seleccionadas. Com a modalidade "Recirculado" seleccionada, o ar interior circula noveículo, através do sistema e é aquecido ou arrefecido, conforme as outras funções seleccionadas. NOTA:
o Deverá ter em atenção que a utilização prolongada do sistema de aquecimento em modo de"Recirculação" poderá embaciar o pára-brisas e as janelas laterais, ficando o ar viciado nocompartimento dos passageiros. Além disso, a utilização prolongada do ar condicionadocom o modo de "Recirculação" seleccionado poderá fazer com que o ar no compartimento dospassageiros fique excessiva- mente seco.
B670C02E-APT Comando de entrada de ar Este comando é usado para seleccionar ar fresco exterior ou recirculação de ar interior. AR FRESCO ( )
: A luz indicadora
do botão apaga-se quando o comando de admissão de ar está no modo arfresco. RECIRCULAÇÃO ( ) : O indicador
luminoso no botão acende com o comando de entrada de ar está nesta posição.
Page 106 of 286

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
92
SB720D1-FP Comando de temperatura
B670A01E
B670E01E
O comando de temperatura é usado para ligar e desligar o aqueci-mento e seleccionar o grau de aquecimento desejado. ZB440B1-AP Ventilador (Controlo de velocidade) Este comando é usado para ligar e desligar o ventilador e para seleccionara sua velocidade. A velocidade da turbina regula, o vol- ume de ar movido pelo sistema. Ofluxo de ar é controlado manualmente rodando o comando da turbina entre as posições " 1" e " 4 ".
o Quando a chave de ignição é
ligada (ON) o controlo de entradade ar passa para o modo "Ar Fresco" (Fresh) ( ) nas posiç- ões chão, chão-desembaciar edesembaciar. Esta é uma situação de funcionamento nor- mal.
Page 107 of 286

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
93BI-LEVEL HEATING
B700A01E
B710A01E
COMANDOS DO AQUECIMENTO
B700A02E-APT SB720G2-FP
SB720E2-FP Para uso normal do aquecimento, ponha o comando de entrada de ar na posição "Fresh" ( ) e o comando de
passagem de ar na po sição "Floor"
( ). Para aquecimento rápido, o comando de entrada de ar deve estar na posição "Recirc" ( ). Se os vidros embaciarem, ponha o comando do fluxo de ar na posi-ção"Def" ( ). (O ar condicionado liga-se automaticamente e muda para o modo "Fresco"). Para dar o máximo de calor, ponha o comando de temperatura em "Warm".
B690A01E
O seu HYUNDAI, está equipado com comandos de aquecimento para os ventiladores aos níveis da cara e dochão. Para usar esta particularida-de:
o Colocar o comando de admissão de
ar na posição do modo "Fresco"
( ).
o Regule o comando do fluxo de ar para "Nível da Cara e Chão" ( ).
o Regule a velocidade da ventoínha
para a velocidade desejada.
o Regule o comando de temperatura entre "Cool" e "Warm". Para usar o sistema de ventilação:
o Colocar o comando de admissão de
ar na posição do modo "Fresco"
( ).
o Para direccionar todo o ar para os ventiladores do tablier, regule ocomando do fluxo de ar para "Face"
( ).
o Regule a velocidade da ventoínha para a velocidade desejada.
o Regule o comando de temperatura entre "cool" e "Warm".
VENTILAÇÃO
Page 108 of 286

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
94
B740C01E
DESCONGELAMENTO/DESEMBACIAMENTO
B720A01E
B720A03S-APT Para utilizar o sistema de aquecimento/ ventilação para deescongelar ou desembaciar o pára-brisas. Para remover o embaciamento no interior do vidro do pára-brisas;
o Colocar o comando de fluxo de ar
na posição de descongelamento ( ) (O ar condicionado liga-se automaticamente e muda para o modo "Fresco").
o Colocar o comando de regulação da temperatura na posiçãodesejada.
o Seleccionar a velocidade do ventilador entre as posições 1 e 4. Para remover o gelo ou oembaciamento no exterior do vidrodo pára-brisas;
o Colocar o comando de fluxo de ar
na posição de descongelamento ( ) (O ar condicionado liga-seautomaticamente e muda para o modo "Fresco").
o Colocar o comando da temperatura na posição mais quente.
o Seleccionar a velocidade do
ventilador entre as posições 3 e 4. NOTA: Quando o A/C está a funcionar continuamente na posição ( ) ou ( ), pode provocar o embaciamentoda parte externa do pára-brisas, devido à diferença de temperatura. Nesse caso rodar o controle para aposição ( ) e o ventilador para a posição mais baixa.
Page 109 of 286

1
CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
95
B740A02E
B740B01E
B730A02S-APT Sugestões para a Utilização
o Para evitar a entrada de poeira ougases desagradáveis no interior do carro, através do sistema de ventilação, coloque, temporária- mente, o comando da entrada de arem "Recirc" ( ). Não se esqueça de voltar a colocar o comando em "Fresh" ( ), depois de se passara zona em questão, para que o ar fresco continue a entrar no veiculo. Consegue-se assim assegurar aosocupantes um ambiente confortável.
o O ar para o sistema de aquecimento/
ventilação é aspirado através dasgrelhas situada imediatamente à frente do pára--brisas. Deve ter o cuidado de inspeccionar estas,regularmente, para evitar que fiquem obstruidas com folhas, neve, gelo ou quaisquer sujidades.
o Para evitar o embaciamento do pára- brisas, colocar o controle de entradade na posição ar frio ( ) e oventilador na posição desejada. SB730A1-FP Interrupto do ar condicionado (Se instalado) Para ligar o ar condicionado, carregar no respectivo botão.
SB730B2-FP Funcionamento do ar condicionadoArrefecimento Para arrefecer o interior:
o Fechar o comando dos ventiladores
laterais, para evitar a entrada de ar exterior.
o Rodar o comando de velocidade do ventilador.
o Ligar o ar condicionado, carregando
no respectivo interruptor. Deve acender a luz avisadora.
o Colocar o comando de admissão de
ar na posição do modo "Fresco"
( ).
AIR COMDICIONADO
Page 110 of 286

1CARACTERÍSTICAS DO SEU HYUNDAI
96
o Colocar o controle do fluxo de ar emFace.
o Ajustar o interruptor da ventoinha para a velocidade desejada. Para uma acção mais rápida, optar poruma das velocidades mais altas.
o Regular a temperatura para um valor
que seja confortável. SB730C2-FP Desumificador Para desumidificar:
o Ligar o interruptor de controle da
ventoinha.
o Premir o botão de ar condicionado, fazendo acender o indicador luminoso ao mesmo tempo.
o Colocar o comando de admissão de ar na posição do modo "Fresco"
( ).
o Ajustar o controle da saida do ar para a posição "FACE"
o Seleccionar a velocidade da
ventoinha desejada. (para obter resultados mais rápidos, seleccione uma velocidade maior).
o Ajustar a temperatura através do botão de controle, para proporcionara qualidade de calor desejada.
SB730D1-FP Sugestões sobre a utilização
o Se o interior do carro estiver muito
quente quando entrar, abra as janelas durante alguns minutos para deixar sair o ar quente.
o Quando utilizar o ar condicionado, feche todas as janelas, para evitara entrada do ar quente.
o Quando se deslocar lentamente, em transito intenso, engrene umavelocidade baixa. Aumenta-se assim o regime do motor o que, porsua vez, aumenta a velocidade do compressor do ar condicionado.
o Nas grandes subidas, desligue o ar condicionado para evitar umpossivel sobreaquecimento do mo- tor.
o Durante os meses de Inverno ou nos periodos em que o arcondicionado não seja utilizadoregularmente, ligue este sistema uma vez por outra, durante alguns minutos. Consegue-se assim fazercircular os lubrificantes, mantendo o sistema em condições perfeitas, a qualquer momento.