TOYOTA PROACE 2020 Manual de utilização (in Portuguese)
Manufacturer: TOYOTA, Model Year: 2020, Model line: PROACE, Model: TOYOTA PROACE 2020Pages: 430, PDF Size: 48.48 MB
Page 231 of 430

231
MEM
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Em caso de forte aceleração, tal como numa descida, por exemplo, o limitador de velocidade não poderá impedir o veículo de ultrapassar a velocidade programada.O limitador é neutralizado momentaneamente e a velocidade programada visualizada acende-se de forma intermitente.Um sinal sonoro acompanha a intermitência da velocidade quando a ultrapassagem do limite de velocidade não se dever a uma acção do condutor.
O acendimento intermitente de traços assinala um problema de funcionamento do limitador.Dirija-se de imediato a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Anomalia de
funcionamento
Ultrapassagem temporária
da velocidade programada
Paragem
F Para exceder temporariamente o patamar de velocidade programada, pressione o pedal do acelerador a fundo.O limitador é neutralizado momentaneamente e a velocidade programada visualizada fica intermitente.Um sinal sonoro acompanha a intermitência da velocidade quando a ultrapassagem do limite de velocidade não se dever a uma acção do condutor (forte inclinação...).Assim que o veículo recuperar o nível de velocidade programado, o limitador funciona novamente: a visualização da velocidade regressa ao estado fixo.
F Rode o botão 1 para a posição "0": As informações associadas ao limitador de velocidades deixam de ser apresentadas.
- pressionando a tecla 5, se o seu veículo possuir o Reconhecimento de Sinais de Trânsito:F a velocidade memorizada é apresentada no quadro de bordo,F pressione uma segunda vez a tecla 5 para gravar a velocidade.O valor é apresentado automaticamente no quadro de bordo.
Para mais informações acerca do Reconhecimento de Sinais de Trânsito, consulte a secção correspondente.
A utilização de tapetes não homologados pela Toyota pode perturbar o funcionamento do limitador de velocidade.Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais:- procure a correcta fixação dos tapetes,- nunca sobreponha vários tapetes.
6
Condução
Page 232 of 430

232
MEM
MEM
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Regulador de velocidade ("CRUISE")
Sistema que mantém automaticamente a velocidade do veículo no valor programado pelo condutor, sem acção no pedal do acelerador.
Comandos no volante
1. Selecção do modo regulador2. Programação de uma velocidade / Diminuição do valor.3. Programação de uma velocidade / Aumento do valor.4. Pausa/retoma da regulação5. Caso se adeque ao seu veículo, exibe a lista de velocidades memorizadas ou velocidades memorizadas sugeridas pelo sistema de Reconhecimento de Sinais de
Trânsito.
O regulador não pode, em caso algum, substituir o respeito pelas limitações de velocidade, nem a vigilância do condutor.Recomendamos que posicione sempre os pés junto aos pedais.
Para mais informações acerca do Reconhecimento de Sinais de Trânsito, consulte a secção correspondente.
Desligar a ignição anula qualquer valor de velocidade programado.
Para mais informações acerca do Limitador de Velocidade Ajustável (ASL), consulte a secção correspondente.
Condução
Page 233 of 430

233
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa manual, deve ser engrenada pelo menos a terceira ou quarta velocidade.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática ou pilotada, deve ser engrenada pelo menos a segunda velocidade.
6. Indicação de pausa/retoma da regulação7. Indicação de selecção do modo regulador8. Valor da velocidade de referência
Visualizações no quadro de bordo
Dispositivo de informação visual centrada no horizonte visual
Ligar
F Rode o botão 1 para a posição "CRUISE": a selecção do modo regulador é realizada, sem que este seja colocado em funcionamento (Pausa).F Prima a tecla 2 ou 3: a velocidade actual do seu veículo passa a ser a velocidade de referência.O regulador encontra-se activado (ON).
Ao pressionar o pedal do acelerador, é possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada.Para regressar à velocidade programada basta, então, diminuir a pressão no pedal do acelerador até a velocidade de regulação programada ser novamente atingida.
O accionamento do regulador é manual: necessita de uma velocidade mínima do veículo de 40 km/h.
6
Condução
Page 234 of 430

234
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Pausa
A colocação em pausa do regulador é obtida por acção manual no comando ou por acção nos pedais de travão ou de embraiagem ou, em caso de accionamento do sistema ESC, por motivos de segurança.
- através de uma pressão na tecla 5, se o seu veículo estiver equipado com o reconhecimento de limite de velocidade:F a velocidade memorizada é apresentada no quadro de bordo,
F Pressione uma segunda vez a tecla 5 para gravar a velocidade.O valor é rapidamente apresentado no quadro de bordo.
Sendo activado, poderá interromper momentaneamente o regulador através da tecla 4: o ecrã confirma a interrupção (Pausa).
Se o regulador for activado, poderá, em seguida, modificar a velocidade inicial:- através das teclas 2 ou 3:F através de pressões breves sucessivas, para modificar + ou - 1 km/h,F através de uma pressão contínua, para modificar em inter valos de + ou - 5 km/h.
Modificação da velocidade
inicial (referência)
- quer através de uma pressão na tecla 5, se o seu veículo estiver equipado com a memorização das velocidades:F os seis limites memorizados são
visualizados no ecrã táctil,F escolha um valor: este é visualizado no quadro de bordo. O ecrã de selecção fecha-se passados alguns instantes.A modificação é, então, levada em consideração.
Para mais informações acerca do Reconhecimento de Sinais de Trânsito, consulte a secção correspondente.
Condução
Page 235 of 430

235
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Ultrapassagem da
velocidade programada
Em caso de ultrapassagem da velocidade programada, a velocidade visualizada acende-se de forma intermitente.Assim que o veículo recuperar o nível da velocidade programada, a velocidade visualizada passa para o estado fixo.
Desligar
F Rode o botão 1 para a posição "0": A visualização das informações associadas ao regulador de velocidade deixa de ser apresentada.
O acendimento intermitente de traços assinala um problema de funcionamento do regulador. Dirija-se de imediato a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.
Anomalia de
funcionamento
Quando a regulação se encontra accionada, tenha atenção se mantiver pressionada uma das teclas de modificação da velocidade programada: poderá resultar numa mudança muito rápida da velocidade do seu veículo.Não utilize o regulador de velocidade em estradas escorregadias ou com tráfego denso.
Em caso de descida acentuada, o regulador de velocidade não poderá impedir o veículo de ultrapassar a velocidade programada.Em caso de subida acentuada ou de reboque, a velocidade programada poderá não ser atingida ou mantida.
A utilização de tapetes não homologados pela Toyota pode perturbar o funcionamento do limitador de velocidade.Para evitar qualquer risco de bloqueio dos pedais:- procure posicionar os tapetes correctamente,- nunca sobreponha vários tapetes.
6
Condução
Page 236 of 430

236
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Adaptive cruise control ("CRUISE")
Este sistema permite manter automaticamente a velocidade do veículo no valor programado pelo condutor.Além disso, permite respeitar (quando é possível) um tempo inter veículos seleccionado pelo condutor entre o seu veículo e o que o antecede.
O estado da função é memorizado quando a ignição é desligada.
Activação/Neutralização
O botão de selecção do regulador deve estar na posição "CRUISE", caso contrário a selecção não será levada em consideração.A activação ou a neutralização da função são efectuadas pelo menu de configuração do veículo.
Com ecrã táctil
1. Seleção do modo regulador.2. Programação de uma velocidade / Diminuição do valor.3. Programação de uma velocidade / Aumento do valor.4. Pausa / retoma da regulação.5. Caso se adeque ao seu veículo, exibe a lista de velocidades memorizadas ou velocidades memorizadas sugeridas pelo sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito.6. Selecção da distância inter veículos ("Próximo", "Normal", "Distante")
Comandos no volante
Por defeito, a distância inter veículos encontra-se definida para Normal.Caso contrário, o último valor parametrizado será considerado ao iniciar a função.
A ativação ou desativação do sistema faz-se no menu de configuração do veículo.
Condução
Page 237 of 430

237
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa de velocidades automática ou pilotada, deve ser engrenada pelo menos a segunda velocidade.
Se o seu veículo estiver equipado com uma caixa manual, deve ser engrenada pelo menos a terceira ou quarta velocidade.
7. Indicação de pausa / retoma da regulação.8. Indicação de seleção do modo regulador, ou fase de ajuste da velocidade do veículo.9. Valor da velocidade de referência.
Visualizações no quadro de bordo
Dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual
O controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo é ligado manualmente, para tal é necessário que o veículo se encontre entre 40 km/h e 150 km/h.Se a configuração da velocidade de cruzeiro for acima dos 150 km/h, o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo muda para o modo de controlo da velocidade de cruzeiro (sem ajuste automático da distância de segurança entre veículos).
Ligar
Para mais informações sobre o Dispositivo de informações visuais centradas no horizonte visual (Head Up Display) consulte a rubrica correspondente.
Para mais informações sobre o Regulador de velocidade, consulte a rubrica correspondente.
O controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo deve ser selecionado no menu "Driving" (condução).
F Rode o botão 1 para a posição "CRUISE": a selecção do modo regulador é efectuada, sem que este seja accionado (Pausa).F Pressione uma das teclas 2 ou 3: a velocidade actual do seu veículo passa a ser o valor de referência.O regulador é activado (ON).
6
Condução
Page 238 of 430

238
MEM
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Se o regulador estiver activado, poderá, em seguida, alterar a velocidade inicial quer:- através das teclas 2 ou 3:F através de pressões breves sucessivas, para modificar em inter valos de + ou - 1 km/h,F através de uma pressão contínua, para modificar em inter valos de + ou - 5 km/h.
Modificação da velocidade
de cruzeiro apenas
- através de uma pressão na tecla 5, se o seu veículo estiver equipado com a memorização das velocidades:F os seis limites memorizados são apresentados no ecrã táctil,F escolha um valor de velocidade: este valor é apresentado no quadro de bordo,O ecrã de selecção fecha-se passados alguns instantes.A modificação é, então, levada em consideração.
Para mais informações acerca do Reconhecimento de Sinais de Trânsito e na sua memorização, consulte a secção correspondente.
Por prudência, é recomendável que seleccione uma velocidade de
referência relativamente próxima da velocidade actual do seu veículo.
- pressionando a tecla 5, se o seu veículo possuir o Reconhecimento de Sinais de Trânsito:F a velocidade a memorizar é apresentada no quadro de bordo,F pressione uma segunda vez a tecla 5 para gravar a velocidade.O valor é imediatamente apresentado no quadro de bordo.
Distância interveículos
Através de um radar, com um alcance de 100 metros aproximadamente, situado na dianteira do veículo, este sistema detecta um veículo que se desloque à sua frente.Este sistema adapta automaticamente a velocidade do veículo à do veículo que o antecede.Se o veículo que o antecede se deslocar mais lentamente, o sistema reduz progressivamente a velocidade do seu veículo através do travão motor (como se o condutor pressionasse a tecla menos "-").Se o seu veículo estiver próximo ou a aproximar-se rapidamente do veículo da frente, o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo é desativado automaticamente. O condutor é, então, informado através de um sinal sonoro e de uma mensagem.Se o veículo à frente acelerar ou mudar de faixa, o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo acelera o seu veículo de forma progressiva de modo a voltar à velocidade programada.Se o condutor utilizar um indicador do sinal de mudança de direção para efetuar a ultrapassagem de um veículo que circula a uma velocidade menor, o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo permite que o seu veículo se aproxime temporariamente do veículo da frente de modo a auxiliar a manobra de ultrapassagem, sem nunca exceder a velocidade programada.
Condução
Page 239 of 430

239
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
Estes valores permanecem memorizados independentemente do estado da função.
F Pressione a tecla 6 para seleccionar um novo valor de distância inter veículos compreendido entre 3 níveis ("Próximo", "Normal", "Distante").
Modificação da distância interveículosNo caso de presença de um veículo detectado pelo radar de distânca interveículos, se a velocidade seleccionada for muito superior à deste veículo, o sistema não é activado e é apresentada a mensagem de alerta "Ativação recusada, condições inadequadas" até as condições de segurança permitirem a activação do sistema.
O valor de referência da distância inter veículos é memorizado quando a ignição é desligada.
Ultrapassagem da
velocidade programada
Basta libertar o pedal do acelerador para regressar à velocidade de referência.
Pressionando o pedal do acelerador, é possível ultrapassar momentaneamente a velocidade programada.
O controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo pode ser colocado em pausa manualmente com o controlo ou automaticamente:- através de uma acção no pedal de travão ou de embraiagem,- em caso de accionamento do sistema ESC, por motivos de segurança,- quando for atingida uma distância interveículos limite (calculado em função da velocidade relativa entre o seu veículo e o veículo que o antecede e do valor de referência de distância inter veículos seleccionado),- quando a distância entre o seu veículo e o veículo que o antecede se tornar muito reduzida,- quando a velocidade do veículo que o antecede for muito reduzida,- quando a velocidade do seu veículo for muito reduzida.
Pausa
Em caso de ultrapassagem involuntária da velocidade de referência, em caso de forte
inclinação, por exemplo, o acendimento intermitente da velocidade no quadro de bordo alerta-o para essa situação.
6
Condução
Page 240 of 430

240
Proace_pt_Chap06_conduite_ed2019_V02
A tabela que segue descreve os alertas e as mensagens visualizadas, em função das situações de condução.A visualização destes alertas não é sequencial.
Situações de condução e alertas associados
PictogramaMensagem associadaComentários
Nenhum veículo detectado: o sistema funciona como um regulador de velocidades standad.
Detecção de um veículo, no limite de alcance do radar: o sistema funciona como um regulador de velocidades standard.
" VELOCIDADE AJUSTADA"Detecção de um veículo muito próximo ou cuja velocidade é inferior à velocidade de referência regulada.O sistema utiliza o travão motor para abrandar o seu veículo (no limite de 30 km/h) e para o manter à velocidade do veículo que o antecede, para respeitar o tempo inter veículos programado.Ao abrandar automaticamente atrás de um veículo, a sua velocidade real pode ser superior à "velocidade regulada" apresentada.
" VELOCIDADE AJUSTADA"Quando a velocidade ajustada atinge o seu limite de regulação (velocidade de referência - 30 km/h), a velocidade ajustada começa a piscar, tal como o valor da velocidade de referência para assinalar que a desactivação automática da função
está iminente.
"Regulador de velocidade em pausa".Se o sistema ultrapassar o limite do ajuste de velocidade possível e na ausência de reacção do condutor (activação da luz de mudança de direcção, alteração de faixa, redução da velocidade do veículo), o sistema é colocado automaticamente em pausa.A visualização da mensagem de desactivação é acompanhada por um sinal sonoro.
Condução