Hyundai Santa Fe 2006 Manual do proprietário (in Portuguese)
Manufacturer: HYUNDAI, Model Year: 2006, Model line: Santa Fe, Model: Hyundai Santa Fe 2006Pages: 349, PDF Size: 11.25 MB
Page 241 of 349

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
26CONDUÇÃO DE INVERNO
ZC170A1-AP No inverno, as condições climatéricas mais severas podem trazer problemas para a sua viatura, para além de grande desgaste. Para minimizar estesproblemas da condução de inverno, siga os seguintes conselhos: C160B01A-GPT Condições de gelo ou neve Para conduzir em neve profunda, é necessário utilizar pneus próprios para a neve ou protegê-los com correntes.Caso os pneus para a neve sejam necessários, é importante seleccionar pneus equivalentes em tamanho e tipoaos originais. A selecção errada dos pneus poderá afectar a segurança da viatura e a sua manutenção. Por outrolado, acelerações rápidas, travagens, guinadas bruscas, também poderão ser muito perigosas. Durante adesaceleração, trave com o motor.
Travagens bruscas na neve ou no gelo podem levar o carro a perder aderência,por isso,convém que mantenha uma distância suficientemente segura em relação ao carro da frente, paraalém de travar muito suavemente.ADERÊNCIA NAS CURVAS
ZC160A1-AP Evite travar ou engrenar mudanças nas curvas, especialmente com piso escorregadio e molhado. O ideal será fazer sempre as curvas com umaaceleração moderada. Seguindo este conselho, estará a prolongar a vida dos seus pneus.
o Não deixe o motor ao ralenti para
além do tempo necessário.Se estiver parado (sem ser no tráfego), desligue o motor e volte a ligar só quando se preparar parapartir.
o Lembre-se, o seu HYUNDAI não
necessita de um longo período deaquecimento. Depois de pôr o motor em funcionamento, deixe-o trabalhar durante 10 a 20 segundos antes deengrenar qualquer velocidade. Contudo, em climas mais frios, é aconselhável fazer um aquecimentoprévio, durante algum tempo.
o Não sobrecarregue o motor, ou seja,
não o obrigue a esforços emmudanças muitos altas conduzindo a baixa velocidade. Quando conduzir a uma velocidade maismoderada, deve utilizar uma mudança mais baixa. Sobrecarregar o motor é, pois, obrigálo a trabalharem rotações mais baixas que as dos limites recomendados.
o Utilize o ar condicionado de forma moderada, pois como trabalha coma força do motor, a economia de combustível é reduzida quandoutilizado.
Page 242 of 349

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
27
ZC170C1-AP Utilize anticongelante de alta qualidade O seu HYUNDAI vem provido de fábrica com anticongelante de alta qualidade no sistema de refrigeração.É o único tipo de anticongelante que deve ser utilizado porque previne a óxidação dos componentes do sistemade refrigeração, lubrifica a bomba de água e evita o congelamento. Verifique sempre o nível do anticongelante, deacordo com as instruções do Capítulo 5. Antes de começar o inverno, deverever o nível do anticongelante, de modo a prevenir antecipadamente as temperaturas do inverno. ZC170D1-AP Controle da bateria e dos cabos O inverno aumenta o consumo da sua bateria. Inspeccione visual-mente abateria e os cabos conforme é indicado no Capítulo 6. O nível de carga da bateria deve serverificado pelo seu serviço HYUNDAI. ZC170E1-AP Mude o óleo para um óleo de inverno, se necessário Em alguns climas, é recomendável, usar durante o inverno, um óleo comíndice de viscosidade mais baixa. Para recomendações consulte o Capítulo 9. Caso não saiba que tipo de óleodeve usar, consulte o seu representante HYUNDAI.
ZC170F1-AP Verifique as velas e o sistema da ignição Verifique as velas como é indicado na Capítulo 6 e substitua-as senecessário. Verifique também, todos os cabos e componentes do sistema de ignição, para prevenir qualquerdano. C160G02A-APT Para evitar o congelamento das fechaduras Para evitar o congelamento as fechaduras, aplicar um fluido descongelante aprovado ou glicerina na ranhura da fechadura. Se afechadura estiver coberta de gelo, pulverizá-la com um fluido descongelante aprovado para removero gelo. Se a fechadura estiver congelada internamente, poderá descongelá-la utilizando uma chaveaquecida. Manobrar a chave aquecida com cuidado para evitar queimar ou dedos.
Lembre que
as correntes dão mais
força ao veículo mas não impedem deperder a aderência. NOTA: O uso de correntes não é permitido em todos os locais. Antes de asutilizar, reveja a legislação de cada localidade sobre o assunto.
Page 243 of 349

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
28
ZC170I1-AP Não deixe o travão de mão congelar accionado Sob certas condições, o travão de mão pode vir a congelar, impedindo omecanismo de trabalhar. Esta situação acontece facilmente quando há uma acumulação de neve ou gelo perto dostambores de travão traseiros ou quando o sistema está húmido/ molhado. Se achar que o travão demão pode vir a congelar, utilize-o temporáriamente, enquanto põe o se- lector de mudanças na posição "P"(caixa automática) ou na 1ª ou em marcha atràs (caixa manual), bloqueando as rodas para que o carronão se mova. Pode então, inactivar o travão de mão.ZC170J1-AP Não deixe acumular gelo ou neve por baixo do carro Em algumas condições, pode acumular-se neve ou gelo por baixodos guarda lamas, o que poderá interferir no sistema da direcção. É possível acontecer quando ascondições climatéricas são muito se- veras, nesse caso, convém verificar periódicamente se não existe nenhumaobstrução aos componentes do sistema de direcção.
ZC170K1-AP Equipamento de emergência Dependendo da severidade do clima, deve sempre levar equipamento deemergência adequado. Alguns dos elementos imprescindíveis são: correntes, cabos para reboque,lanterna, luzes de emergência, pá, limpa vidros, luvas, roupa de trabalho, quebra-neve, martelo, cobertor, etc.
NOTA: A temperatura de utilização da chave equipada com imobilizador é de -40°C a +80°C. Se aquecer achave equipada com imobilizador a mais de +80 °C para abrir uma fechadura congelada, poderáprovocar danos no transmissor existente no seu interior. ZC170H1-AP Utilize só anticongelantes aprovados para os limpa-parabrisas Mantenha a água dos limpa-parabrisas com anticongelantes aprovados, de acordo com as instruções de utilização. O anticongelante dos limpa-parabrisasencontra-se à sua disposição nos concessionários HYUNDAI e na maioria das lojas de peças paraautomóveis. Não utilize anticongelante de motor, pois pode danificar os acabamentos.
Page 244 of 349

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
29USO DE LUZES
SC190A1-FP Para o correcto funcionamento, verifique regularmente todas as luzes do seu automóvel, mantendo-as sempre limpas. Em dias de poucavisibilidade, ligue os mínimos para o ajudar na condução. Lembre-se de que deve vêr e ser visto.VIAGENS EM AUTO- ESTRADAS
ZC180A1-AP Inspecção antes de uma viagem: 1. Pneus: Verifique a pressão dos pneus para viajar em auto-estrada. A baixa pressão dos pneus ocasiona-lhessobreaquecimento e a possibilidade de rebentamento. Evite a utilização de pneus já gastos, pois podem perder aaderência e até mesmo rebentar. NOTA: Nunca exceda a pressão do ar indicada para o pneu.
2. Combustível, refrigerante do motor e óleo:
Conduzir a alta velocidade implica um consumo 1,5 vezes maior que o da condução urbana. Não se esqueça deverificar, tanto o óleo como o refrigerante do motor. 3. Correia do ventilador: A correia solta ou danificada pode provocar o sobreaquecimento do mo-tor.REBOCAR UM ATRELADO OU UM VEÍCULO
YC200A1-AP Se tenciona rebocar com o seu veículo, certifique-se primeiro de que o conjunto veículo e reboque cumprem os requisitos legais em vigor no país.
CUIDADO:
Não realize nenhuma actividade dereboque durante os primeiros 2000Kms. Se não respeitar este procedimento, poderá provocar sérios danos no motor e transmissão de seu automóvel.
!
Page 245 of 349

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
30
YC200D2-AP Correntes de segurança Se o gancho de ligação entre o reboque e o automóvel falhar, o reboque irácertamente desviar-se da sua faixa de rodagem pondo em perigo a circulação dos outros veículos.Para evitar esta perigosa situação é recomendável o uso de correntes de segurança entre o automóvel e oreboque.
NOTA: Se rebocar um atrelado ou um veículo, o seu automóvelnecessitará de um melhor e mais frequente serviço de manutenção, devido ao peso adicional.Refira-se ao capitulo "Manutenção em condições de dificil utilizaçã", pág. 5-7.
CUIDADO:
o Nunca conectar o sistema de travões do atrelado directamenteao sistema de travões de veículo.
o Quando rebocar um atrelado
circulando por pisos inclinados(excedendo 12%) preste muita atenção no manómetro de temperautura de água no motorpara se certificar de que o motor não aquece demasiado. Se o ponteiro do manómetro detemperatura se maver em direcção a "H" (HOT), pare o carro e encoste rápidamente emantenha o motor em ralentim até arrefecer. Poderá seguir viagem uma vez o motorsuficientemente arrefecido.
!
YC200B2-AP Ganchos para reboque Selecione o gancho e a articulação de encaixe certificando-se da compatibilidade entre ambas as peças, tanto no seu veículo como no reboque.Utilize um gancho não equalizador que tenha a lingueta de carga centrada uniformemente, em relação ao chas-sis de veículo. O gancho deve ser encaixado no carro com toda a segurança pelo que deveser instalado por um técnico qualificado. NÃO UTILIZE GANCHOS PARA INSTALAÇZÃO TEMPORÁRIANEM DE FIXAÇÃO AO PÁRA- CHOQUES. YC200C3-AP Travões de reboque Se o seu reboque está equipado com um sistema de travões certifique-se de que está em conformidade com as regulamentações locais e assegure-se de que está devidamente instalado e a funcionar correctamente.
Page 246 of 349

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
31
Lingueta de carga
Peso total do
rebaque C190E01L
C190E01CM-GPT Limite de peso do atrelado O peso nas linguetas pode ser aumentado ou diminuído redistribuindo o peso da carga no reboque. Para isso verifique o peso total da carga noreboque e o peso absorvido pela lingueta. NOTA:
1. Não deve carregar o atrelado com
mais paso atrás do que à frente. Cerca de 60% da carga no atreladodeverá estar na metade da frente do atrelado e os restantes 40% atrás.
C190E02L
Peso bruto da barra
Peso bruto do
veículo
2. O peso bruto total do veículo com
o atrelado não deve exceder a repartição do peso bruto do veículo (GVWR) indicado na placa deidentificação do veículo (ver pág. 8-2). O peso bruto total carga, gancho, lingueta de carga e outroequipamento opcional.
3. O peso do eixo frontal ou traseiro
nunca deverá exceder arepartição do peso bruto sobre cada eixo (GAWR) indicado na placa de identificação do veículo(ver pág. 8-2). É possível que o peso da carga a rebocar não exceda o GVWR mas exceda oGAWR. Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e/ou demasiada bagagem na bagageira podemsobrecarregar o eixo traseiro. Redestribua a carga e verifique novamente o peso do eixo.
4. A máxima carga vertical estática no sistema de acoplamento é;Gasolina - 2,7L : 80kgDiesel - T/M : 88kg T/A : 80kg
5. Vão máximo permitido no ponto
de engate : 1.103 mm.
OCM052029L
Ponto de união
Page 247 of 349

2 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
32
C190F01A-GPT CONSELHOS PARA REBOCAR
1. Antes de rebocar, verifique o estadodo gancho e correntes de segurança bem como o bom funcionamento das luzes avisadoras (travões, mudança de direcção e depresença).
2. Conduza o veículo sempre a uma
velocidade moderada (menos de100 Kms/H).
3. Rebocar um atrelado requere mais
combustível do que em condiçõesnormais de condução.
4. A fim de manter a eficiência de
redução do motor e o rendimento decarga eléctrica não utilize a 5 a
velocidade (ca. velocidades manu-al) ou "overdrive" (caixa automática).
5. Mantenha os objectos dentro do atrelado devidamente arrumadospara evitar que se desloquem du-rante a condução.
6. Verifique a condição e a pressão de
ar dos pneus do atrelado e do carro.Verifique também o pneu sobressalente.
!!CUIDADO:
As especificações a seguir indicadas são as recomendadas para rebocar um atrelado. O peso de carga doatrelado não pode exceder os valores no quadro abaixo. AVISO:
Uma distribuição imprópria da carga no interior do atrelado e do seu carropode afectar sériamente a perfor- mance da direcção e dos travões causando um grave acidente.
Motor
Gasolina Gasolina T/M
T/A
Diesel Atrelado
2000(4.409) 2200(4.850)2000(4.409)
750(1.653) kg. (Lbs)
Carga máxima rebocável
Com travões Sem travões(com ABS)
Gancho
80(176)88(194) 80(176)
30(66)
T/MT/A
Diesel
Page 248 of 349

2
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
33
7. A combinação veículo/atrelado é mais afectada por ventos cruzados ou laterais. Quando passar por um veículo de maiores dimensões, mantenha uma velocidadeconstante e a direcção a direito. Se existir demasiado vento lateral abrande para sair da turbuléncia dear provocada pelo outro veículo.
8. Quando estacionar, especialmente
numa colina, siga todas asprecauções normais. Vire as rodas de frente para a periferia, accione o travão de mão firmemente e engatea 1 a
velocidade ou marcha atrás.
Adicionalmente coloque calços nospneus do atrelado.
9. Verifique os sitema eléctrico dos travões do atrelado.
10.Durante a viagem, venifique
ocasionalmente se a carga está segura e se as luzes do atrelado funcionam.
11.Evite arranques e travagens bruscas.
12.Evite mudanças de direcção
repentinas. 13. Evite manter o pedal de travão
pressionado longamente oufrequentemente. Isto poderá causar sobreaquecimento dos travões reduzindo a eficiência dos travões.
14.Use uma mudança baixa e utilize o efeito de redução do motor emdescidas. Em subidas utilize umamudança baixa e reduza a velocidade.
15.Se tiver de para numa subida, não mantenha o veículo no lugarpressionando o acelarador. Isto pode causar um sobreaquecimentoda caixa automática. Use o travão de mão ou o pedal de travão.
NOTA: Quando rebocar verifique o nível de óleo da caixa de velocidades mais frequentement. CUIDADO:
Se houver sobreaquecimento domotor durante o reboque (ponteiro do manómetro de temperaturapróximo da zona vermelha), tomando as seguintes precauções poderá reduzir ou eliminar oproblema.
1. Desligue o ar condicionado.
2. Reduza a velocidade.
3. Use mudança baixa quando em subidas.
4. Em tráfego congestionado e
quando parado, coloque a caixa de velocidades em neutro e mantenha o motor ligeiramente acelerado.
!
Page 249 of 349

3
QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
3
Se o motor não arrancar ............................................... 3-2
Utilização de bateria auxiliar para arranque do motor ... 3-3
Se o motor sobreaquecer .............................................. 3-4
Pneu sobresselente ...................................................... 3-6
Se tiver um furo ............................................................. 3-8
Mudança de uma roda ................................................... 3-9
Se o seu veículo necessitar de ser rebocado.............3-13
Se perder as suas chaves .......................................... 3-18
Page 250 of 349

3 QUE FAZER NUMA EMERGÊNCIA
2SE O MOTOR NÃO ARRANCAR
SD020A1-FP
AVISO:
Se o motor não arrancar, não puxe ou empurre o carro para que este semova, pois pode resultar numa colisão ou em qualquer outro tipo de dano. YD020B1-FP Se o motor não arrancar, ou trabalhar muito lentamente 1. Se o carro tiver caixa de velocidades
automática, assegure-se de que o selector das mudanças está na posição “P" ou “N", e o travão de mão accionado.
2. Verifique as ligações da bateria.
3. Acenda a luz interior. Se a luz se apagar quando ligar o motor, isso significará que a bateria está descarregada.
4. Verifique as ligações do motor de arranque para se certificar de queestão bem apertadas.
5. Não empurre o veículo para o pôr a trabalhar. Veja as instruções sobre“como fazer uma associação de baterias em paralelo para arranquedo motor" nas páginas seguintes. D010C02A-APT Se, ao accionar o motor de arranque o motor rodanormalmente mas não arranca 1. Verifique o nível de combustível. 2. Verifique todas as ligações da bobina
de ignição e das velas (motores a gasolina) ou verifique todas as ligações das velas de aquecimento e relé das velas de aquecimento(motores Diesel). Volte a ligar correctamente qualquer ligação que esteja desligada ou solta.
3. Verifique as linhas de combustível no compartimento do motor.
4. Se mesmo assim não conseguir pôr o motor a trabalhar, chame um concessionário da Hyundai, ou outra assistência qualificada.
!
OCM055016